Ir para conteúdo

- - - - -

DUVIDA QUINTA MARCHA

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
25 respostas neste tópico

#1 leniltokun

leniltokun

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 47801
  • 8 posts
    • :
  • De:Americana / SP
  • UF:SP
  • Carro:Celta VHC 2p
  • Ano/Modelo:2004/2004
  • Postou:3 vezes neste tópico
  • Postado 10 dezembro 2010 - 10:22

Bom gente tenhu um celta 2004, n entenduh muito sobre carro  o q sei é praticamente nada, e meu celta quando eu  coloko em quinta marcha ele fika fazenduh um barulho tipo rangendo  até eu atingir uma velocidade alta ai ele para, ja me disseram q é

tenhu q trocar os dentes da quinta marcha q se gastaram de +
    q eu estou mudando para quinta  com uma rotaçao muito baixa domotor por isso ele fas um barulho de como se estivesse muito fraco rangendo pra pegar força...

q isso é do celta msm q todos os celtas tem um motor muito fraco e na quinta ele faz esse barulho q eu n preciso mecher em nada pq é comun...

mas agora eu n sei  o q eu fasso alguem poderia me dar opinioes do q pode ser ?
    tenhu um amigo e o celta dele é 2005 e n faz esse barulho  q o meu fas e é so na quinta marcha isso..

Agradeço des de jah a tds q puder responder

obrigaduh thumbsup.gif

#2 thiago_vox

thiago_vox

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 44200
    • 450 posts
      • Tempo Online: 1Dias 15h 40m 59s
    • De:Curitiba
    • UF:PR
  • Postado 10 dezembro 2010 - 10:33

meu caro, opniões, como em qualquer caso, vc tem que filtrar o que ouve...

essa lorota aí de que todos os celtas fazem esse barulho, é mentira, e que o celta tem um motor fraco, depende da referencia de comparação, eu não diria isso..

até pq eu tbm tenho um celta 2004 e ando a 40 km/h em quinta marcha, isso gira em torno de 1500 rpm +/-

eu diria pra vc ir o mais rapido possivel numa oficina veirificar o nível do oleo de transmissão na caixa de marcha... pelo que vc diz é bem plausível que não tem mais oleo nela e a quinta marcha ta sem lubrificaçao e fazendo esse barulho...

o celta tem um um problema no cambio que TODOS vazam oleo de transmissão, uns mais, outros menos...

se vc não verificar aí, uma hora vc vai perder a caixa de marcha do seu carro..

repito, pode ser isso, como pode não ser, mas alguma coisa ta errada pra dar esse barulho, não custa nada verificar a tempo

#3 leniltokun

leniltokun

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 8 posts
      • :
  • Postado 10 dezembro 2010 - 10:38

QUOTE(thiago_vox @ Dec 10 2010, 11:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>

essa lorota aí de que todos os celtas fazem esse barulho, é mentira, e que o celta tem um motor fraco, depende da referencia de comparação, eu não diria isso..

até pq eu tbm tenho um celta 2004 e ando a 40 km/h em quinta marcha, isso gira em torno de 1500 rpm +/-

eu diria pra vc ir o mais rapido possivel numa oficina veirificar o nível do oleo de transmissão na caixa de marcha... pelo que vc diz é bem plausível que não tem mais oleo nela e a quinta marcha ta sem lubrificaçao e fazendo esse barulho...

o celta tem um um problema no cambio que TODOS vazam oleo de transmissão, uns mais, outros menos...

repito, pode ser isso, como pode não ser, mas alguma coisa ta errada pra dar esse barulho, não custa nada verificar a tempo

Obrigaduh cara vou fazer isso agr mesmo pra ver se é esse realmente o problema , pq trocar a parte da quinta marcha vai me custar 250 reais = (

#4 thiago_vox

thiago_vox

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 450 posts
  • Postado 10 dezembro 2010 - 11:16

QUOTE(leniltokun @ Dec 10 2010, 11:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(thiago_vox @ Dec 10 2010, 11:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Obrigaduh cara vou fazer isso agr mesmo pra ver se é esse realmente o problema , pq trocar a parte da quinta marcha vai me custar 250 reais = (

cara, acho que vc nem deve considerar essa ideia, penso que trocar engrenagem só se tiver com os dentes trincados ou quebrados, o que sinceramente duvido que seja... se tivesse trincado ja teria quebrado... e se tivesse quebrado acho que vc nao estaria rodando com o carro...

depois posta o resultado aí pra caso alguem estiver com o mesmo problema e vir procurar no forum, achar a soluçao  thumbsup.gif

#5 lepaulo19

lepaulo19

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 22630
    • 2767 posts
      • Tempo Online: 5Dias 12h 7m 21s
    • Carro:Chevrolet
    • Ano/Modelo:2011/2011
  • Postou:5 vezes neste tópico
  • Postado 10 dezembro 2010 - 13:04

QUOTE(gustavo25 @ Dec 10 2010, 12:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    é mal da "geração Orkut"...

plus.gif

Sem contar o fato de "nunca antes na história desse país" as escolas terem professores absurdamente mau remunerados, preparados e alunos "uhuuuu" cheers.gif que não estão "nem aí".

Mas voltando ao tópico, acredito eu que isto esta mais com cara de quem quer engatar 5ª marcha a 20km hora, tem um amigo que disse aqui em um post que engata 5ª a 40km blink.gif , putz... aja motor pra aguentar isso... há uma confusão na cabeça das pessoas, pensam que se engatar marchas altas antes, estão "economizando o carro", pelo contrário, isso estraga mais o motor do que quem estica o giro lá em cima.

Abraço !!!
    thumbsup.gif
    Imagem Postada

#6 thiago_vox

thiago_vox

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 450 posts
  • Postado 10 dezembro 2010 - 15:54

amigo, eu não sei que motor tem no seu celta, mas no meu veio um vhc com cambio curto... isto, a 40 km/h, confere 1500 rpm... o meu carro é bem sadio a essa rotaçao, se o seu não é, acho que é o caso de seguir o colega do tópico e ir numa oficina...

e se for mesmo falta de força no motor em quinta marcha, o sintoma não é rangidos e sim falta de força com trancos na transmissão.. além do mais, garanto pra você que eu cometendo equivoco andando a 40 km/h em quinta marcha, faço meu carro muito economico..

#7 lepaulo19

lepaulo19

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 2767 posts
  • Postado 10 dezembro 2010 - 16:10

QUOTE(thiago_vox @ Dec 10 2010, 04:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    amigo, eu não sei que motor tem no seu celta, mas no meu veio um vhc com cambio curto... isto, a 40 km/h, confere 1500 rpm... o meu carro é bem sadio a essa rotaçao, se o seu não é, acho que é o caso de seguir o colega do tópico e ir numa oficina...

e se for mesmo falta de força no motor em quinta marcha, o sintoma não é rangidos e sim falta de força com trancos na transmissão.. além do mais, garanto pra você que eu cometendo equivoco andando a 40 km/h em quinta marcha, faço meu carro muito economico..

É realmente o meu carro é diferente do seu, não aceita 5ª a 40km mas nem fud... o seu aceita? Ótimo, continue "economizando". Sem stress !!!

Abraço !!!
    thumbsup.gif
    Imagem Postada

#8 leniltokun

leniltokun

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 8 posts
      • :
  • Postado 11 dezembro 2010 - 08:28

Bom o óleo n é msm = (
    Agora fui em mais um mecanico e ele disse q n tem q trocar os dentes da engrenagem ele disse q é apenas o rolamento da quinta marcha ....

meu motor tbm é vhc , bem eu n coloko quinta a 20  km por hora, mas msm   colokanduh em quinta com baixa velocidade o celta de um amigo meu n fes o msm barulho ....
    agora n sei acho q vou trocar esse rolamento mesmo talvez de certo ai depois eu posto aki !!

#9 sidney araujo

sidney araujo

Celta SS

• Celta SS
      • ID do Membro: 20691
    • 1104 posts
      • Tempo Online: 3h 44m 41s
    • De:Maceió
    • UF:AL
    • Carro:Prisma LT
    • Ano/Modelo:2011/2012
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 11 dezembro 2010 - 16:55

Eu não costumo fazer isso, mas meu carro anda normal seu perder força em 40km/h na 5ª marcha.

#10 lepaulo19

lepaulo19

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 2767 posts
  • Postado 13 dezembro 2010 - 07:39

QUOTE(sidney araujo @ Dec 11 2010, 05:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eu não costumo fazer isso, mas meu carro anda normal seu perder força em 40km/h na 5ª marcha.

Andar anda, mas resta só saber quantos km a menos ele vai durar se fazer isso com frequência. Dá uma olhada no manual e veja se isso é recomendado.

Abraço !!!
    thumbsup.gif

QUOTE(leniltokun @ Dec 11 2010, 09:28 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Bom o óleo n é msm = (
    Agora fui em mais um mecanico e ele disse q n tem q trocar os dentes da engrenagem ele disse q é apenas o rolamento da quinta marcha ....

meu motor tbm é vhc , bem eu n coloko quinta a 20  km por hora, mas msm   colokanduh em quinta com baixa velocidade o celta de um amigo meu n fes o msm barulho ....
    agora n sei acho q vou trocar esse rolamento mesmo talvez de certo ai depois eu posto aki !!

Isso mesmo, assim que tiver o resultado, posta aí pra "nozes".

Abraço !!!
    thumbsup.gif
    Imagem Postada

#11 The Stig

The Stig

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 44659
    • 139 posts
      • Tempo Online: 3h 30m 45s
    • De:Juiz de Fora - MG
    • UF:MG
    • Carro:Celta Flexpower 2p
    • Ano/Modelo:2008/2009
  • Postado 14 dezembro 2010 - 19:51

Passei pelo mesmo problema que o autor do tópico.

Um zunido agudo muito chato (tipo 'uooooon'), ia aumentando conforme a velocidade mas depois parava (ou o ronco do motor que ficava mais alto que ele, não?).

Fui até uma oficina aqui de caixa de marchas que é boa a ponto das próprias concessionárias da cidade encaminharem caixa de marcha pra eles.

Pois bem, um técnico deles deu uma volta comigo no carro e constatou os ruídos e até algumas dificuldades de engate.

A resposta dele: Tem muito carro até 0km que dá isso. As vezes numa marcha, as vezes em todas. Mas quase todos os casos envolvem carros com caixa curta. Segundo ele, pelas engrenagens serem maiores e girarem bem mais rapidamente, somado a isso o controle de qualidade inferior em relação a outros segmentos, tais ruídos podem acontecer, mas não comprometem MESMO o funcionamento da caixa.

Ele já tentou as seguintes soluções em casos assim:

1 - Trocar engrenagem da marcha barulhenta: Em alguns casos resolveu, outros voltou a dar problema. É comum as engrenagens e rolamentos já virem de fábrica fazendo o barulho. Custo? R$1600 +/- com mão de obra. Por isso, só foi feito em garantia. Eles mesmos falam pra quem tá fora da garantia a não trocar, não vale o custo. Te falo que uma caixa de marcha em desmanches e Mercado Livre é coisa de R$500 a 800, você pode pegar uma caixa mais longa também, o carro ficar econômico (se assim quiser) e tal.

2 - Trocar o óleo da caixa. Elas tão vindo com óleo SAE 75W80 pra engrenagens helicoidais (se não me engano....), um óleo muito caro, de 70 a 80 Reais o litro. Segundo ele, desnecessariamente fino, mais por conta de economia de combustível e melhor desempenho. O óleo SAE 80 era usado nos Celtas mais antigos, e custa coisa de R$15 o litro. A troca, com mão de obra e tudo sairia por R$60. Diz ele que isso pode não eliminar, mas diminui bastante o ruído em muitos casos.

O que eu fiz? Nada. A falta de tempo me impediu de ir lá novamente, acabou que hoje eu nem ligo pra isso mais. E olha que de lá pra cá foram 15 mil km e eu sou um cara muito enjoado pra ruídos...

Se for o caso, dá uma olhada no nível do óleo da caixa. E complete ou troque, o que for indicado pelo mecânico. Aliás, vá direto a oficina da concessionária, e procure um mecânico. Te responderão melhor sobre o que pode ser e se tiver por aí também, a oficina que os atende nessas necessidades.

Espero ter ajudado! Abraço e boa sorte!
    [ Editor Autozine - http://www.autozine.com.br ]
    | Celta 08/09 2p Prata Polaris | Sony CDX-GT457UX + Bravox CS50 B + Bravox B4X69T + Corzus SW250 + Sub 10" Orion selado |
    | Rodas Astra Sunny/Advantage @ Pirelli Phantom 195/50 R15 | NGK Iridium IX @ 1.2mm + cabos isolados DIY | Palhetas Aerotwin |
    | Faróis de neblina | Console do Prisma | Instrumentação do Celta 2012 e painel Ice Blue |

#12 digovhc

digovhc

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 44467
    • 361 posts
      • Tempo Online: 32m 48s
    • De:Curitiba-PR
    • Ano/Modelo:2004/2005
  • Postado 15 dezembro 2010 - 22:19

cara, eu as vezes engato a 5ª marcha aos 40 e 50 km e não faz nenhum barulhinho...fica normal...mas ja um carro de um amigo meu faz o tal barulho, se fosse só no seu dava até pra entender...poderia ser algo, mais como no carro dele acontece a mesma coisa...então ja não sei explicar...

Não ande mais, do que o seu anjo pode voar, e se um dia a velocidade me matar, não chore! Pois naquele momento eu estava sorrindo.

#13 phael.laguna

phael.laguna

Celta Spirit

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 53756
    • 748 posts
      • Tempo Online: 5Dias 11h 16m 40s
    • Ano/Modelo:2005/2005
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 16 dezembro 2010 - 08:00

Bom dia galera,

Ontem a noite me deparei com a mesma situação, fui buscar minha namorada no Centro de Caieiras e na volta quando entrei na pista e engatei a 5ª marcha começou o tal ruído a + ou - 60Km/h. O estranho é que quando a velocidade aumenta ou diminui o ruído "some"...
    Meu pai vai levar o carro daqui a pouco no mecanico perto de casa que só trabalha com cambio e assim que tiver uma resposta eu coloco aqui!

Pelo menos pelo que eu lí aqui fiquei um pouco mais tranquilo, pois segundo a maioria não parece ser um problema grave.

#14 Vento

Vento

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 9385
    • 321 posts
      • :
    • De:Rio de Janeiro
    • UF:RJ
    • Carro:Renault
    • Ano/Modelo:2010/2011
  • Postado 16 dezembro 2010 - 08:50

No meu celta a velocidade mínima para jogar a 5 marcha era de 50km/h. Abaixo disso força o motor e o carro faz barulho sim, pedindo logo uma redução de marchas. Mas não entendo qual é a obsessão por andar de 5 abaixo dos 50 km/h.
    "I shot the sheriff, but I swear it was in self-defense"

#15 Recluse

Recluse

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 38996
    • 454 posts
      • :
    • UF:GO
    • Carro:Celta MPFI
    • Ano/Modelo:2000/2001, 2001/2001
  • Postado 16 dezembro 2010 - 10:42

40km com 5? coloca na sua bicicleta de 18 velocidades a coroa menor e a coroa maior pra vc ver e tenta pedalar... seu carro vai se sentir do mesmo jeito que vc, forçado.
    Alguem quer fazer uma assinatura decente pra mim? agradeço bem! =D

The Majestic:

http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=98368

#16 lepaulo19

lepaulo19

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 2767 posts
  • Postado 16 dezembro 2010 - 10:47

QUOTE(Recluse @ Dec 16 2010, 11:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    40km com 5? coloca na sua bicicleta de 18 velocidades a coroa menor e a coroa maior pra vc ver e tenta pedalar... seu carro vai se sentir do mesmo jeito que vc, forçado.

plus.gif

Obrigado, é isso !!!!!!!!!

icon_mrgreen.gif

QUOTE(phael.laguna @ Dec 16 2010, 09:00 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Bom dia galera,

Ontem a noite me deparei com a mesma situação, fui buscar minha namorada no Centro de Caieiras e na volta quando entrei na pista e engatei a 5ª marcha começou o tal ruído a + ou - 60Km/h. O estranho é que quando a velocidade aumenta ou diminui o ruído "some"...
    Meu pai vai levar o carro daqui a pouco no mecanico perto de casa que só trabalha com cambio e assim que tiver uma resposta eu coloco aqui!

Pelo menos pelo que eu lí aqui fiquei um pouco mais tranquilo, pois segundo a maioria não parece ser um problema grave.

Joga a 5ª acima de 70km, vai ver que não fará nenhum barulho, vai na fé !!!
    Imagem Postada

#17 NETO-CE

NETO-CE

Coordenador CE

• Coordenador CE

• ID do Membro: 55261
    • 1817 posts
      • Tempo Online: 3Dias 11h 52m 20s
    • De:Caucaia - CE
    • UF:CE
    • Carro:Celta 1.4 2p
  • Postado 16 dezembro 2010 - 11:38

O ideal é que a mudança da 4ª para 5ª marcha seja feita na casa dos 70Km/h thumbsup.gif

#18 DiegoRato

DiegoRato

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 45174
    • 1586 posts
      • Tempo Online: 3Dias 5h 14m 24s
    • De:Porto Alegre
    • UF:RS
    • Carro:Celta VHC-E 4p
    • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postado 16 dezembro 2010 - 15:45

Eu troco para quinta marcha depois que passa dos 60km, e o carro fica de boa. E no manuel diz que está certo.

#19 phael.laguna

phael.laguna

Celta Spirit

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 53756
    • 748 posts
      • Tempo Online: 5Dias 11h 16m 40s
  • Postado 17 dezembro 2010 - 07:32

Bom dia galera,

Conforme prometido, levei o carro no mecanico ontem e quando comecei a contar o acontecido ele nem me deixou terminar e já foi dizendo:

-Já sei, quando a velocidade chega na casa dos 50~60Km/h o barulho começa e conforme aumenta ele para...

-Isso é normal, pq a engrenagem de 5ª marcha é grande e pesada, conforme o carro não tem velocidade e torque suficiente para tal marcha a engrenagem vibra um pouco e pega na coroa, pode ficar tranquilo que seu cambio está OK!!!

E é isso galera, me tirou um peso das costas!!!

#20 lepaulo19

lepaulo19

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 2767 posts
  • Postado 17 dezembro 2010 - 07:38

QUOTE(phael.laguna @ Dec 17 2010, 08:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Bom dia galera,

Conforme prometido, levei o carro no mecanico ontem e quando comecei a contar o acontecido ele nem me deixou terminar e já foi dizendo:

-Já sei, quando a velocidade chega na casa dos 50~60Km/h o barulho começa e conforme aumenta ele para...

-Isso é normal, pq a engrenagem de 5ª marcha é grande e pesada, conforme o carro não tem velocidade e torque suficiente para tal marcha a engrenagem vibra um pouco e pega na coroa, pode ficar tranquilo que seu cambio está OK!!!

E é isso galera, me tirou um peso das costas!!!

Obrigado a este profissional, que mostrou mais uma vez que não se deve engatar 5ª (pelo menos quem quer não prejudicar o carro) com o carro lento.

icon_mrgreen.gif
    Imagem Postada

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 11 usuário(s)