Ir para conteúdo

- - - - -

Celta 2010 TBI e Atuador da marcha lenta

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 hilario

hilario

Novato

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 57756
  • 7 posts
    • :
  • UF:SP
  • Carro:Celta VHC-E 4p
  • Ano/Modelo:2010/2010
  • Postou:5 vezes neste tópico
  • Postado 14 fevereiro 2011 - 21:26

Olá a todos. Sou novo aqui no fórum e estou tendo um probleminha com meu celta: ele está oscilando a marcha lenta e falhando. Acontece que quando acelero para tomar velocidade ele não falha. Não sou mecânico mas conheço um pouquinho do assunto, apesar que conheço melhor os motores mais antigos (tenho um chevette 93 e faço toda a mecânica de manutenção nele).
    Levei o Celta a um mecânico que passou o ratreador nele e não foi acusado nenhum defeito. Suspeito do atuador da marcha lenta mas, definitivamente, não consigo localizá-lo no corpo de borboleta. Gostaria de saber se a TBI do Celta 2010 é igual à do Gol16V, ou seja, uma peça só. Se não for, por favor, me ajudem a localizá-la.
    Desde já agradeço a paciência e ateção.
    Abraços

#2 bruno2000

bruno2000

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 16249
    • 436 posts
      • Tempo Online: 6m 33s
    • UF:MG
    • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 14 fevereiro 2011 - 21:42

Antes de tudo, eu acabaria com o combustivel que esta no tanque, trocaria o filtro, colocaria novo combustivel e caso nao resolvesse  levaria ate uma concessionaria GM para tentar uma reprogramacao.

#3 hilario

hilario

Novato

• Socio CeltaClube
    • 7 posts
      • :
  • Postado 14 fevereiro 2011 - 21:53

QUOTE(bruno2000 @ Feb 14 2011, 10:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Antes de tudo, eu acabaria com o combustivel que esta no tanque, trocaria o filtro, colocaria novo combustivel e caso nao resolvesse  levaria ate uma concessionaria GM para tentar uma reprogramacao.

Bruno, obrigado pela atenção. Essa parte de trocar filtro e combustível eu já fiz (velas também). Tive um problema semelhante num gol1.0 16v que resolvi trocando a TBI pois este não tinha atuador de marcha lenta. Gostaria de saber se nesse Celta (2010) também não tem atuador de marcha lenta.
    E, claro, se não conseguir resover sozinho irei à concessionária, meu problema é que é carro de trabalho e tenho que resolver logo.

#4 marcoshl

marcoshl

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 55345
    • 1197 posts
      • Tempo Online: 2Dias 16h 55m 36s
    • UF:PR
    • Carro:Celta VHC-E 2p
    • Ano/Modelo:2010/2011
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 00:35

hilario, não sei te dar certeza se o celta tem atuador de marcha lenta, eu acredito que tenha, e deve estar embutido na TBI. Tenta jogar um car 80 em todo o conjunto da admissão, pra dar uma limpada, e verifica se não está tendo entrada de ar falsa por outro local.

#5 bolinha23

bolinha23

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 20054
    • 1685 posts
      • Tempo Online: 16h 52m 14s
    • De:mauá sp
    • Carro:Celta VHC 2p
    • Ano/Modelo:2003/2003
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 11:16

cara seu celta é o vhc-e se for teras que trocar o corpo de borboletas inteiro, pois gastou ou quebrou a engrenagem da borboleta!!!!!!

abrassss
    EM BRIGA DE SACI, QUALQUER CHUTE É VOADORA!!!!!

****Assinatura Removida por estar Contra as Regras****

#6 Marquinhus

Marquinhus

Celta Elite

• Celta Elite
      • ID do Membro: 16932
    • 5132 posts
      • Tempo Online: 19h 55m 4s
    • De:São Paulo
    • Carro:Honda
    • Ano/Modelo:2007/2007
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 11:18

Estou com o mesmo problema no meu corsa .

A lenta da umas osciladas parece que vai morrer e não morre , chega até dar umas vibradas no carro ! E também acontece isso quando uso freio motor . Durante aceleração ele não falha , só em baixíssimas rotações quando piso fundo com uma marcha alta , dai você sente ele meio bobo e depois alisa .

Isso aconteceu depois que fiz uma revisão nele : velas , cabos de velas , limpeza de TBI e de bicos , óleo , filtro de óleo , filtro de combustivel , etc ...

Porém voltei aonde fiz isso e verificamos tudo e estava tudo ok , passamos o scaner e não acusou nada .

Se alguém puder ajudar eu e o amigo do tópico , nós agradecemos .
    Imagem Postada
    I- vtec 200 c​v e 20kgfm :icon_mrgreen:

#7 hilario

hilario

Novato

• Socio CeltaClube
    • 7 posts
      • :
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 17:21

Resolvi seguir a sugestão do Bruno e levei o carro à concessionária. Para minha tristeza, a minha suspeita se confirmou: é o corpo de borboleta mesmo e, como o Bolinha disse, terei que trocar tudo. Só não consigo entender como uma peça como essa pode dar defeito com 7 meses de uso (minha primeira reclamação na concessionária). O mecânico da concessionária trocou o sensor do corpo de borboleta e, seis meses depois, isto é, agora, voltou a dar o mesmo defeito. É meu carro que tá 'zicado' ou é assim mesmo?. Vale dizer que só abasteço com álcool Shell do Carrefour.
    Parro, sinto lhe informar mas creio que o seu problema tem a mesma solução, boa sorte.
    De qualquer maneira, obrigado a todos que tentaram me ajudar.

#8 maragato

maragato

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 10285
    • 4265 posts
      • Tempo Online: 2h 7m 2s
    • De:Boa Viagem, Recife/PE
    • UF:PE
    • Carro:Chevrolet
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 19:47

QUOTE(hilario @ Feb 15 2011, 05:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Resolvi seguir a sugestão do Bruno e levei o carro à concessionária. Para minha tristeza, a minha suspeita se confirmou: é o corpo de borboleta mesmo e, como o Bolinha disse, terei que trocar tudo. Só não consigo entender como uma peça como essa pode dar defeito com 7 meses de uso (minha primeira reclamação na concessionária). O mecânico da concessionária trocou o sensor do corpo de borboleta e, seis meses depois, isto é, agora, voltou a dar o mesmo defeito. É meu carro que tá 'zicado' ou é assim mesmo?. Vale dizer que só abasteço com álcool Shell do Carrefour.
    Parro, sinto lhe informar mas creio que o seu problema tem a mesma solução, boa sorte.
    De qualquer maneira, obrigado a todos que tentaram me ajudar.

tava na garantia ainda? como foi o precesso lá?

se tu pagou, qto foi?

só a titulo de curiosidade
    oi!?
    Montana Conquest 2010
    Vectra ELITE 2.4 16v 2006

#9 hilario

hilario

Novato

• Socio CeltaClube
    • 7 posts
      • :
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 20:38

Maragato, é o seguinte: o caso é meio difícil pois por uma desinformação perdi a primeira revisão e, portanto, a garantia que, aliás,  venceu dia 05/02/2011, ou seja, há 10 dias. Apesar disso a minha primeira reclamação foi ainda dentro da garantia, em setembro do ano passado, e, naquela época, o mecânico só trocou o sensor do corpo de borboleta. No momento a concessionária não quer efetuar a troca da peça por conta da primeira reclamação, alegando a perda de garantia. Amanhã entrarei em contato com o atendimento ao consumidor da Chevrolet para tentar solucionar o caso. Por enquanto não paguei nada e nem pretendo pagar pois, apesar de a garantia ter vencido e eu ter perdido a primeira revisão o problema foi constatado antes. Se for necessário farei valer o código de defesa do consumidor e primeiro recorrerei ao Procon. Caso não resolva vou recorrer ao tribunal de pequenas causas. Não é possível que uma peça dessas dure apenas sete meses.
    O que você acha?

#10 bruno2000

bruno2000

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 16249
    • 436 posts
      • Tempo Online: 6m 33s
    • UF:MG
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 22:22

Independente da garantia do carro, a peça que vc colocou era nova e original, ela tem que ter garantia.

Quanto à garantia do carro, eu tive um problema apos trocar de combustivel e desligar o carro, necessitando reprogramar o modulo. Detalhe: a garantia tinha acabado 2 meses antes. Levei à concessionaria, onde nem sequer cogitaram cobrar, visto que fiz e faco as revisoes e as trocas intermediarias(inclusive ja tinha feito 1 troca depois do fim da garantia).

Nessas horas é legal seguir o manual a risca.

#11 hilario

hilario

Novato

• Socio CeltaClube
    • 7 posts
      • :
  • Postado 15 fevereiro 2011 - 22:33

QUOTE(bruno2000 @ Feb 15 2011, 11:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Independente da garantia do carro, a peça que vc colocou era nova e original, ela tem que ter garantia.

Quanto à garantia do carro, eu tive um problema apos trocar de combustivel e desligar o carro, necessitando reprogramar o modulo. Detalhe: a garantia tinha acabado 2 meses antes. Levei à concessionaria, onde nem sequer cogitaram cobrar, visto que fiz e faco as revisoes e as trocas intermediarias(inclusive ja tinha feito 1 troca depois do fim da garantia).

Bruno, se fosse só uma reprogramação do módulo eles não me cobrariam nada. Isso me foi dito pelo atendente que agenda a manutenção.

#12 bruno iuri

bruno iuri

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 52697
    • 13 posts
      • :
    • UF:MS
    • Carro:Celta G2
    • Ano/Modelo:2009/2009
  • Postado 19 fevereiro 2011 - 12:25

QUOTE(hilario @ Feb 15 2011, 11:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(bruno2000 @ Feb 15 2011, 11:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Bruno, se fosse só uma reprogramação do módulo eles não me cobrariam nada. Isso me foi dito pelo atendente que agenda a manutenção.

Bruno

A uma semana atras aconteceu isso com meu carro( o de mudar o cumbustivel e nao andar os benditos 7Km), o carro nao quis pegar ai levei no mecanico, acusou a sonda(troquei por uma original gm e ainda continua nao mostrando a miliamperagem mas a mistura sim), e ai o ar condicionado parou de funcionar depois desse problema, vou levar segunda na gm um mecanico amigo meu falou que e o modulo( estou com medo de ser e ter que trocar por um novo que e muito caro) e tipo meu carro esta com 53332km,(oleo e todas a revisoes somente feitas na gm).. estou meio desanimado com o carro pois tenho muito cuidado com ele e so dem me dado pau...nao esta sendo companheiro com quem cuida tanto dele...kkkkk..
    Abs
    Bruno Garcia

#13 Caeddy

Caeddy

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 64017
    • 2 posts
      • :
  • Postado 08 agosto 2011 - 12:23

QUOTE(bruno2000 @ Feb 15 2011, 10:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Olá... essa da troca do combustível já aconteceu comigo no Celta 2009, e ao levar à GM falaram q não tinha muito jeito... O correto é não trocar o combustível próximo à sua residência...  E sim bem antes (uns 15 minitos) para dar tempo do carro reconhecer o novo combustível...  
    Mas no seu caso, eles reprogramaram e parou esse problema de reconher o combustível quando trocava o mesmo e logo em seguida o desligava???  Abraço...

#14 Caeddy

Caeddy

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 64017
    • 2 posts
      • :
  • Postado 08 agosto 2011 - 12:33

Então... O meu Celta não tá apresentando rendimento quando se acelera... O problema é intermitente... Mas tá direto com isso... Troquei velas, cabos, limpeza de bicos no Mexânico aki do lado e nada... Ele passou o Scanner e não apresentou nada... Aí pra eu não gastar mais e não resolver, fui na GM e ao passar o Scanner deles, na hora já apresentou o erro de aceleração, causado por problema no Corpo do TBI. Pra trocar a peça é 730 pilas mais 150 de mão de obra...  Tô vendo em outros lugares pra trocar mais em conta...   Mas o cara da GM me garantiu q é isso... Inclusive no balcão tinha um corpo igualzinho (24579416) que havia sido retirado de outro Celta com o mesmo problema e tinha resolvido....

Em relação à troca do combustível já aconteceu comigo no Celta, e ao levar à GM nessa mesma ocasião me falaram q não tinha muito jeito... Que o correto é não trocar o combustível próximo à residência...  E sim abastecer bem antes (uns 15 minitos) para dar tempo do carro reconhecer o novo combustível...  
    Mas em algum outro caso de vocês, eles reprogramaram ou fizeram algo que parou esse problema de reconher o combustível quando trocava o mesmo e logo em seguida o desligava???  Abraço...    caeddy@gmail.com

#15 fasrubbo

fasrubbo

Celta SS

• Celta SS
      • ID do Membro: 25800
    • 1299 posts
      • Tempo Online: 1Dias 20h 23m 16s
    • De:Campinas
    • Carro:Fiat
  • Postado 08 agosto 2011 - 14:15

Nos aceleradores eletrônicos existe um sensor de posição de borboletas q informa ao módulo a posição da borboleta.

Nos 1.8 pifam de bacia.....nos 1.0 não sei dizer, mas em lenta e qdo está com bem pouco do acelerador ele dah umas engasgadas, como se vc pisasse e soltasse o acelerador.

Scanner nenhum no mundo detecta isso como falha, pois ele continua funcionando porém com informções incorretas.
    Fábio Rubbo

Celta 2012, o Black Turtle
    : http://www.celtaclub...howtopic=106533

#16 ddferraz

ddferraz

Celta Advantage

• Socio CeltaClube

• ID do Membro: 41498
    • 628 posts
      • Tempo Online: 13Dias 6h 5m 48s
    • De:São Paulo - Zona Norte - Lauzane
  • Postado 08 agosto 2011 - 14:28

Cara o meu é o VHC-E e tava com o mesmo problema, e quando vc virava a chave antes de dar a partida ficava fazendo um barulho como se tivesse algo solto na TBI, e em marcha lenta o carro tava uma merda, eu desmontei a TBI para ver se a engrenagem tava com os dentes quebrados, mas não estava, então eu limpei ela inteira, apertei uns parafusos que pareciam estar soltos, o barulho e o probnlema sumiram o carro ta bom pra caramba agora.

Usei esse tópico do corsa clube, la eles mostram como desmontar, fiz a mesma coisa que o cara do tópico fez

http://webcache.googleusercontent.com/sear...w.google.com.br

(coloquei o link de cache do google que ai vc nao precisa se cadastrar para ver o tópico  thumbsup.gif )

Se nao der certo de abrir aqui tem umas fotos do tópico do cara:

http://img683.imageshack.us/i/11052011047.jpg/
    http://img842.imageshack.us/i/11052011048.jpg/
    http://img856.imageshack.us/i/11052011049.jpg/
    http://img98.imageshack.us/i/11052011050.jpg/
    http://img542.imageshack.us/i/11052011051.jpg/

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 17 usuário(s)