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Frequência de Som audível ao ser Humano


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23 respostas neste tópico

#1 alexhastenreiter

alexhastenreiter

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  • Postado 23 agosto 2011 - 22:46

    Tava voltando de uma viagem hoje e pensando. Falam para comprar um som assim, alto falante assim e daquele jeito. Sempre indicam essa marca, aquela, mas nunca ninguém fala  (pelo menos até agora não percebi) o que ouve normalmente. Eu ouço rock (AC/DC, Pink Floyd, Metallica, etc) e normalmente em MP3. Todos sabem que no mp3, umas das formas de diminuir o tamanho é cortando algumas frequências não audíveis no caso, para nós. Posso estar maluco e bem provável errado por não me aprofundar e nem ter expertise no assunto comecei a caçar

    Faixa de frequência audível humanaohmy.gif ouvido humano, devido às suas limitações físicas, é capaz de detectar sons em uma faixa de frequência que varia de 20 Hz a 20 KHz, sendo que estes valores podem variar de indivíduo para indivíduo e também com a idade (com o envelhecimento perdemos a capacidade de ouvir frequências mais altas). Desta forma, não faz sentido armazenar dados referentes a sons fora desta faixa de frequência, pois ao serem reproduzidos, os mesmos não serão percebidos por um ser humano. Esta é a primeira limitação da audição humana do qual o sistema MP3 faz uso para alcançar altas taxas de compressão. De acordo com o Teorema de Nyquist*, para garantir a reprodução de um sinal, temos de amostrá-lo pelo menos a duas vezes sua frequência máxima. Ou seja, neste caso, como a frequência máxima de interesse é 20 KHz, basta amostrar a 40 KHz. Utilizam-se 44.100 Hz como taxa de amostragem, pois levam-se em consideração 10% de tolerância e busca-se um valor produto dos quatro primeiros números primos. (Obs. (2x3x5x7)^2 = 44100). Desta forma, esta taxa de amostragem funciona como um filtro passa-baixas, que remove todos os componentes de frequência fora da faixa de interesse, neste caso, acima de 20 Khz.

    *Segundo o Teorema de Nyquist, a frequência de amostragem de um sinal analógico, para que possa posteriormente ser reconstituído com o mínimo de perda de informação, deve ser igual ou maior a duas vezes a maior frequência do espectro desse sinal.

    Bem, aí vem o mp3 cortando tudo...

    Limiar de audição na faixa de frequência audível: Outro fator utilizado pela codificação MP3 é a curva de percepção da audição humana dentro da faixa de frequências audíveis, ou limiar de audição. Apesar da faixa de audição humana variar entre 20 Hz e 20 KHz, a sensibilidade para sons dentro desta faixa não é uniforme. Ou seja, a percepção da intensidade de um som varia com a frequência em que este se encontra. Desta forma, o MP3 utiliza-se desta propriedade para obter compressão em arquivos de áudios. Esta abordagem é bastante intuitiva, sendo que o que se faz é descartar amostras que se encontrem abaixo deste limiar



    Mascaramento em frequência e mascaramento temporal: Por fim, uma última propriedade da audição humana ainda é utilizada pelo método é o chamado mascaramento auditivo, ou “audiabilidade diminuída de um som devido à presença de outro”, podendo este ser em frequência ou no tempo. O mascaramento em frequência ocorre quando um som que normalmente poderia ser ouvido é mascarado por outro, de maior intensidade, que encontra-se em uma frequência próxima. Ou seja, o limiar de audição é modificado (aumentado) na região próxima à frequência do som que causa o ocorrência do mascaramento, sendo que isto se deve à limitação da percepção de frequências do ouvido humano. O mascaramento em frequência depende da frequência em que o sinal se encontra, podendo variar de 100 Hz a 4 KHz. Em função deste comportamento, o que o método de compressão do MP3 faz é identificar casos de mascaramento em frequência e descartar sinais que não serão audíveis devido a este fenômeno. Além do mascaramento em frequência, temos ainda o mascaramento no tempo, sendo que este ocorre quando um som forte é precedido por um mais fraco que encontra-se em uma frequência próxima à do primeiro. Se o intervalo de tempo entre os dois for suficientemente pequeno, este som mais fraco não será percebido pela audição humana. Se um som é mascarado após um som mais forte, temos o chamado pós-mascaramento. No caso de um som ser mascarado antes do som mais forte, temos o que chamamos de pré-mascaramento. O pré-mascaramento existe só por um curto momento, cerca de 20ms, enquanto que o pós-mascaramento tem efeito por até 200ms. O método de compressão do MP3 utiliza-se portanto deste fenômeno, identificando casos onde o mesmo ocorre e descartando sons que seriam mascarados, o que permite reduzir a informação de áudio consideravelmente sem mudança audível.

    Me corrijam, mas se eu tiver um Kit 2 Vias 5 1/4 Jbl - 125w Rms - 560 Gti que custa 5 mil dilmas ou um kit duas vias razoável onde os dados informados são confiáveis, não vou sentir muita diferença ouvindo mp3, onde a compressão cortou as faixas de frequência e elas não existem mais?

    hoje eu apanho...


    #2 gustavo25

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  • Postado 24 agosto 2011 - 09:05

    QUOTE(alexhastenreiter @ Aug 23 2011, 10:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Me corrijam, mas se eu tiver um Kit 2 Vias 5 1/4 Jbl - 125w Rms - 560 Gti que custa 5 mil dilmas ou um kit duas vias razoável onde os dados informados são confiáveis, não vou sentir muita diferença ouvindo mp3, onde a compressão cortou as faixas de frequência e elas não existem mais?

    está certo

    por isso que quem tem som hi-fi quase nunca escuta mp3, exceto de forem de 320kbps; geralmente use-se arquivos em formato Flac
    Imagem Postada

    #3 Capone_R2audio

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  • Postado 24 agosto 2011 - 10:34

    Só lembrando que o kit custando 5mil dilmas e outro q custa 100 dilmas, haverá uma diferença absurda de um para outro.
    Exemplo:
    - o kit de 5mil vai tocar a mp3 com todo defeito q ela tiver
    - o kit de 100, não vai conseguir tocar bem nem essa mesma mp3, quanto mais algo melhor...

    A diferença audível de um para outro é "como eles tocam" o mesmo som.

    [ som | rodas | pneus | molas | xenon K2 | acessórios ]
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    ...a única loja virtual especializada em som de qualidade!!


    #4 alexhastenreiter

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  • Postado 24 agosto 2011 - 10:53

    Hummmmmmm.... agora sim....

    Galera nova que entra aí caçando som tinha que atentar para isso... É bem perceptível quando se ouve o som de Cd original e um mp3....  Eu que, por exemplo, ouço David Gilmour perco muita qualidade com os mp3.

    #5 ]O_ThaW[

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  • Postado 24 agosto 2011 - 12:49

    derepente o kit de 100 reais toque ate melhor q o de 5000.
    nao q ele seja melhor... mas o de 5000 vai ser capaz de reproduzir, e vai reproduzir, toda informação ruim q tiver no arquivo.. eqto o de 100 reais nao vai reproduzir com essa fidelidade, e por isso vc ateh acha q eh melhor...

    a outra diferença indiscutivel, eh o fato de o de 5k reproduzir mto menos artificialemente o som do que o kit de 100.... o q resta perguntar, eh saber se quem vai estar ouvindo vai conseguir distinguir todas essas informações...
    "Atenção: Isto é um FÓRUM, não um SERVIÇO DE ATENDIMENTO PESSOAL! Use a p*#$@ do sistema de busca... plz"
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    #6 alexhastenreiter

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  • Postado 24 agosto 2011 - 13:39

    pois é, os mais experts conseguem sentir até a "pulada" no meio da musica em um CD e brigam falando que vinil é melhor, tem mais fidelidade e tal...

    #7 DiegoRato

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  • Postado 24 agosto 2011 - 13:41

    Na verdade o pessoal tinha que atentar mais a essas 2 informações que o dono do tópico e OThaw colocaram.

    1° - Não tem porque gastar milhares de dilmas se você vai escutar somente MP3.
    2º - Será que você vai realmente perceber a diferença.

    #8 Fortes

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  • Postado 24 agosto 2011 - 14:15

    tipo, eu tenho uma dúvida aqui sobre isso até...

    minhas músicas todas são em MP3, todas que estão no meu carro estão com qualidade de 320kbps. e o que tá no meu PC, uns 85~90% estão em 320kbps e o resto em 128/192/256kbps...

    Algumas músicas o Pioneer mostra como "VBR". Isso seria melhor do que a qualidade de 320kbps, pior, ou o que será isso?

    Não respondo dúvidas Técnicas via MP(Mensagem Privada). Utilize o fórum. http://www.celtaclub...hp?showforum=14


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    #9 Geo_KBÇA

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  • Postado 24 agosto 2011 - 16:13

    QUOTE(geocurado @ Sep 20 2010, 08:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Ta aí galera... uma comparação entre os formatos MP3 128kbps - MP3 284kbps - WAV...

    A direita a faixa de frequencia q cada arquivo consegue chegar...

      
    MP3 (128 kbps)


      
    MP3 (284 kbps)


      
    WAV (1411 kbps) (Mesma qualidade que .Flac)

    Compressão das Músicas - Todas originadas de um .Flac

    se quizerem d outro formato só falar...

    thumbsup.gif


    só pra uma comparação aí entre os formatos...

    thumbsup.gif

    #10 Druidah

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  • Postado 24 agosto 2011 - 17:30

    Eu falei algo sobre isso (custo do sistema versus expectativas e ou forma de uso do mesmo pelo proprietário) num outro tópico mas parece que ninguem deu muita idéia.

    O kit mais caro vai mostrar todos os "defeitos" do mp3, tornando a audição cansativa.
    Em uma analogia, pegue um arquivo de video e RMVB e toque-o em uma televisão de tubo CRT comum, depois toque o mesmo video em uma tv full hd e verá a diferença. A full hd vai mostrar a falta de resolução do RMVB, a CRT como ja tem baixa resolução nativa, vai deixar muitos defeitos passarem batidos. Você não vai comprar uma Full-HD para assistir VHS de faroeste vai?

    Por isso que os audiófilos usam geralmente gravações de estudios renomados em gravações HI-FI, pois só assim conseguem tirar proveito das milhares de dilmas que gastaram no seu sistema.Muitas vezes o conteúdo dessas gravações é Jazz ou Clássico.

    MP3 está para um audiófilo assim como água benta está para o capeta.



    Grande abraço

    Clayton
    "Nosce te ipsum"


    #11 alexhastenreiter

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  • Postado 24 agosto 2011 - 19:34

    Bem, então meus Bravox 5" 2 vias de 60wrms na porta com um pequeno amplificador e dois de 5" da Sony do feirão da Americanas direto no DVD já me quebra o galho. Depois vou colocar um sub de 10" em amplificador banda 4 vias ( 2 para os kit duas vias e um bridge para o sub) e separar o outro amplificador. Esse set tá mais que suficiente para mim e meus mp3....

    #12 Druidah

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  • Postado 24 agosto 2011 - 21:59

    Então Alex,

    Depende muito do que você espera de um sistema e o que você vai ouvir e como vai ouvir. (estilo musical, midia que vai usar, volume...)
    O set que vc descreveu que vai usar de inicio, para meu pai por exemplo é muito mais que o suficiente!

    Dependendo do seu nivel de exigencia, vai ser suficiente pra você também, principalmente apos a adiçao do subwoofer.
    Só pesquise mais modelos de amplificadores antes de optar pelo banda ok?

    Grande abraço
    "Nosce te ipsum"


    #13 MaxXxYu

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  • Postado 25 agosto 2011 - 00:37

    meu  morel é uma merda pra ouvir mp3....devo reconhecer

    Alpine CDA-9854L + Audison LrX 5.1k + Morel Hybrid Ovation II 6 + Morel Ultimo 10

    by Leandro Paganini & R2Audio


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    #14 alexhastenreiter

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  • Postado 25 agosto 2011 - 08:40

    QUOTE(Druidah @ Aug 24 2011, 09:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Então Alex,

    Depende muito do que você espera de um sistema e o que você vai ouvir e como vai ouvir. (estilo musical, midia que vai usar, volume...)
    O set que vc descreveu que vai usar de inicio, para meu pai por exemplo é muito mais que o suficiente!

    Dependendo do seu nivel de exigencia, vai ser suficiente pra você também, principalmente apos a adiçao do subwoofer.
    Só pesquise mais modelos de amplificadores antes de optar pelo banda ok?

    Grande abraço



    O banda não seria uma boa não? Vi muito pelo nome e pelo preço. Taramps parecido custa quase a metade.

    #15 gustavo25

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  • Postado 25 agosto 2011 - 08:45

    QUOTE(alexhastenreiter @ Aug 25 2011, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    O banda não seria uma boa não? Vi muito pelo nome e pelo preço. Taramps parecido custa quase a metade.

    pra SQ não
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    #16 Druidah

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  • Postado 25 agosto 2011 - 09:34

    QUOTE(alexhastenreiter @ Aug 25 2011, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    O banda não seria uma boa não? Vi muito pelo nome e pelo preço. Taramps parecido custa quase a metade.


    Não sei o modelo do banda que você está olhando, mas eles geramente são classe D e amps classe D não são muito bons em reprodução de altas frequencias não, reproduzem, mas...
    O taramps até onde eu sei também é classe D.

    Procure um amplificador classe AB MOSFET, tem inúmeras opçoes no mercado.
    Audiobank seria uma opção legal, mas tem outras, vai de quanto você quer gastar.

    Meu sonho é um amp classe A, é gastador, mas a qualidade de som... sem comentários. Acho que nem fabrica mais isso, alguem sabe?

    Grande abraço
    "Nosce te ipsum"


    #17 ricardoww

    ricardoww

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  • Postado 25 agosto 2011 - 09:43

    QUOTE(Druidah @ Aug 25 2011, 09:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(alexhastenreiter @ Aug 25 2011, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    O banda não seria uma boa não? Vi muito pelo nome e pelo preço. Taramps parecido custa quase a metade.


    Não sei o modelo do banda que você está olhando, mas eles geramente são classe D e amps classe D não são muito bons em reprodução de altas frequencias não, reproduzem, mas...
    O taramps até onde eu sei também é classe D.

    Procure um amplificador classe AB MOSFET, tem inúmeras opçoes no mercado.
    Audiobank seria uma opção legal, mas tem outras, vai de quanto você quer gastar.

    Meu sonho é um amp classe A, é gastador, mas a qualidade de som... sem comentários. Acho que nem fabrica mais isso, alguem sabe?

    Grande abraço

    Não te indico classe A
    puxa muita corrente e sua eficiencia teórica é de de aprox. 60%, já com o classe AB voce tem o menor consumo do classe B com a fidelidade do classe A, com eficiencia teórica de aprox. 75%


    #18 Druidah

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  • Postado 25 agosto 2011 - 10:28

    QUOTE(ricardoww @ Aug 25 2011, 09:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Não te indico classe A
    puxa muita corrente e sua eficiencia teórica é de de aprox. 60%, já com o classe AB voce tem o menor consumo do classe B com a fidelidade do classe A, com eficiencia teórica de aprox. 75%


    Os classe A não chegam nem a 60% na prática, mas tem fidelidade superior ao classe AB, o AB possui uma melhor relação consumo x rendinento.
    Nem deve fabricar isso mais!
    Saudade do amp gradiente 366...  rolleyes.gif
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    #19 DiegoRato

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  • Postado 25 agosto 2011 - 10:30

    Se não me engano já vi um gradiente e um kenwood classe A no autoforum.

    #20 Druidah

    Druidah

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  • Postado 25 agosto 2011 - 10:33

    QUOTE(DiegoRato @ Aug 25 2011, 10:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Se não me engano já vi um gradiente e um kenwood classe A no autoforum.

    O gradiente é quase certo de ser um JVC remarcado, como era tradicional na marca.  icon_mrgreen.gif
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