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Motor FLEX - Carro não liga depois de trocar o tipo de combustível


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21 respostas neste tópico

#1 pinheiro000

pinheiro000

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  • Postado 03 outubro 2011 - 11:15

    Olá pessoal, procurei e não encontrei nenhum post com tal informação.

    Outro dia fui ao posto e ao invés de colocar alcool, a frentista colocou gasolina. O posto é perto de casa e a injeção não chegou a reconhecer o combustível.
    Claro que no outro dia o carro não pegou, no momento percebi que era o combustível, sabia que deveria ter andado um pouco para a mistura ser reconhecida.
    Pensei um pouco, tentei deixar ligado sem dar partida, desligar o cabo da bateria para fazer o reset e nada.
    A solução foi retirar o relé da bomba de combustível (primeiro da esquerda superior, em cima dos fusíveis, de cor rosa/roxa). Depois de alguns segundos dando partida, o combustível injetado é queimado e o motor está "limpo".
    Depois é só recolocar o relé, deixar a chave na posição "II" por alguns minutos e dar a partida, caso não funcione é só repetir o processo. thumbsup.gif

    Estou postando pois vi que algumas pessoas chegaram a guinchar o veículo para a concessionária para uma tal "reprogramação" da central (na verdade é um reset de parâmetros).
    Caso o assunto já tenha sido discutido, peço desculpas, juro que pesquisei!

    Henrique.

    #2 mts

    mts

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  • Postado 03 outubro 2011 - 11:24

    #FicaDica  thumbsup.gif

    #3 denis.fusco

    denis.fusco

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  • Postado 03 outubro 2011 - 11:25

    QUOTE(mts @ Oct 3 2011, 11:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    #FicaDica  thumbsup.gif

    plus.gif
    "Se aspirado fosse bom, aviões usariam Webber..."


    Ex-Celta 03/03 VHC 1.0T 1,4kg
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    Ex-Gol 89/89 2.0T 331cv
    Ex-Gol 09/10 1.0 17''+ som + dvd
    Ex-Gol 94/94 1.8T 1kg

    Atual Celta 10/11 vhc-e 1.0 originébas...

    #4 JMVIEIRA

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  • Postado 03 outubro 2011 - 14:06

    não precisa de nada disso... basta dar partida no motor com o pé cravado no acelerador.

    mantenha o pé cravado até o motor pegar. se o solo demorar mais de 15s, desligue a chave, espere 10s e tente novamente repetindo o procedimento de pé cravado. normalmente o carro pega na 2ª tentativa.

    #5 pinheiro000

    pinheiro000

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  • Postado 03 outubro 2011 - 15:32

    QUOTE(JMVIEIRA @ Oct 3 2011, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    não precisa de nada disso...


    JMVIEIRA, você sabe me dizer se este procedimento funciona com dbw (acelerador eletrônico)? Já que nesse caso o cabo do acelerador não responde diretamente ao pedal, principalmente no momento da partida. Cheguei a tentar dar umas pisadas, e dei partida mais de 10 vezes sem sucesso antes de realizar o procedimento que descrevi.

    #6 LeFaquim

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  • Postado 03 outubro 2011 - 15:42

    isso pode até funcionar quando vc muda do alcool pra gasolina, mas quando vc mudar da gasolina para o alcool é bem provavel que não de certo, pois a unidade sempre reconhece o maior valor que é a gasolina, pelo menos na Linha flex da Vw era assim, o valor de mistura do A/F da Vw era 90 para alcool e 132 para gasolina. e a unidade mesmo resetada ela fica automaticamente em gasolina.

    Bem provavel mesmo que quando mudar da gasolina para o alcool não de certo.
    mas do alcool para gasolina Ficadik mesmo
    thumbsup.gif
    Imagem Postada
    [x] Susp. FIXA legalizado 50cm
    [x]Xenon 6.000k farol neblina No Legalized.
    Meu Celta(Mais baixo pg. 10 ): http://www.celtaclub...=0#entry1583190

    #7 wagnerkill

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  • Postado 03 outubro 2011 - 23:44

    QUOTE(pinheiro000 @ Oct 3 2011, 03:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(JMVIEIRA @ Oct 3 2011, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    não precisa de nada disso...


    JMVIEIRA, você sabe me dizer se este procedimento funciona com dbw (acelerador eletrônico)? Já que nesse caso o cabo do acelerador não responde diretamente ao pedal, principalmente no momento da partida. Cheguei a tentar dar umas pisadas, e dei partida mais de 10 vezes sem sucesso antes de realizar o procedimento que descrevi.



    O meu é vhc-e e uma vez tmb fiz esta "cagada" de sair do posto e ir pra casa, fiquei um tempão pra fazer pegar, girando a chave e dando várias bombadas no acelerador, demorou mas pegou.
    WAGNERKILL - DRAGÕES DA REAL - OSASCO


    A OESTE VESTE VERMELHO

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    #8 Ironman1976

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  • Postado 04 outubro 2011 - 16:10

    coloque fotos....fica mais facil...
    Prisma Maxx 1.4 - 2010 (c/ar e direção). Protetor de parachoque e de volante Pedal Esportivo Soleira Adesivo (Porta Mala) Sensor de estacionamento 8 Led SMD (pingos) 22 Led SMD na ré e na placa Alarme na porta mala Porta mala automática VE (nas 4 portas) Protetor de Bateria (original GM) Aero Twin Farol de neblina Xenon 4.300k (neblina) Torp. de 16 led na luz de cortesia de teto e da porta-mala.

    #9 JMVIEIRA

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  • Postado 05 outubro 2011 - 11:15

    QUOTE(pinheiro000 @ Oct 3 2011, 03:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(JMVIEIRA @ Oct 3 2011, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    não precisa de nada disso...


    JMVIEIRA, você sabe me dizer se este procedimento funciona com dbw (acelerador eletrônico)? Já que nesse caso o cabo do acelerador não responde diretamente ao pedal, principalmente no momento da partida. Cheguei a tentar dar umas pisadas, e dei partida mais de 10 vezes sem sucesso antes de realizar o procedimento que descrevi.



    o procedimento serve pra todo carro injetado, seja ele flex ou monocombustivel. até pra carro carburado o procedimento é válido... chama-se "lavagem do cilindro",  lavando com ar atmosferico, pra o ar fazer evaporar o excesso de combustivel.

    na mudança de alcool pra gasolina sem reconhecimento faz o carro encharcar, dar excesso. a unidade de comando está  programada para suspender a pulsação dos injetores se receber sinal proximo de 5volts do TPS(sensor de posição da borboleta, carros de acelerador a cabo) ou do acelerador eletronico....  entao valor proximo de 5volts (valor maximo) durante a partida ("dar solo no carro") abre o corpo borboleta e desliga os bicos pra lavar o cilindro.

    o procedimento correto: só acender o painel, cravar o pé no acelerador, dar o solo e manter o pe parado cravado durante o solo de até 15 segundos. nao pegou, desliga a chave, liga de novo, crava o pé e dá outro solo.... repete o procedimento até o carro pegar.

    normalmente já pega no 1º até o 2º solo. mas pode acontecer de pegar no 3º a 5º solo se estiver fazendo frio.

    esse procedimento é na mudança de alcool pra gasolina, se der esse problema dele nao pegar o mais importante é nunca "barrofar" (bombear) o pé no acelerador, se fizer isso piora.


    QUOTE(LeFaquim @ Oct 3 2011, 03:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    isso pode até funcionar quando vc muda do alcool pra gasolina, mas quando vc mudar da gasolina para o alcool é bem provavel que não de certo, pois a unidade sempre reconhece o maior valor que é a gasolina, pelo menos na Linha flex da Vw era assim, o valor de mistura do A/F da Vw era 90 para alcool e 132 para gasolina. e a unidade mesmo resetada ela fica automaticamente em gasolina.

    Bem provavel mesmo que quando mudar da gasolina para o alcool não de certo.
    mas do alcool para gasolina Ficadik mesmo
    thumbsup.gif


    o procedimento citado no titulo do topico é referente somente a mudança de alcool pra gasolina (que é igual ao pra carros monocombustiveis encharcados de combustivel)

    agora se vc mudou de gasolina pra alcool, pode barrofar (bombear) o acelerador, já que na mudança de gasolina pra alcool sem reconhecimento (misturas pobres) é possivel fazer o carro pegar "barrofando".

    #10 Falken

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  • Postado 07 outubro 2011 - 10:29

    Aconteceu cmg essa semana..  rsrs..  tava chegando em casa, abasteci com gasolina..  a frentista colocou alcool.. guardei o carro e nem notei se reconheceu ou não... de manhã quando fui sair com o carro ele não ligava...  Logo lembrei do combustível!!

    Valew a dica.. resolvi da mesma forma!!

    Clique na imagem para ver o meu CELTA 2007 Life Flexpower.

    #11 pinheiro000

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  • Postado 07 outubro 2011 - 15:07

    QUOTE(Falken @ Oct 7 2011, 10:29 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Aconteceu cmg essa semana..  rsrs..  tava chegando em casa, abasteci com gasolina..  a frentista colocou alcool.. guardei o carro e nem notei se reconheceu ou não... de manhã quando fui sair com o carro ele não ligava...  Logo lembrei do combustível!!

    Valew a dica.. resolvi da mesma forma!!


    Falken, por favor esclareça qual procedimento utilizado, pq mencionaram mais um depois do meu! Obrigado

    #12 KinhaBA

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  • Postado 07 setembro 2012 - 10:52

    Gente o meu deu esse defeito de " não reconhecer o combustível" segundo o primeiro mecanico da assistencia 24hs do seguro que solicitei, ele injetou um pouco da gasolina para reconhecer o carro pegou. Segunda vez mesmo defeito troquei o combustível e logo o carro deu pau, só que a terceira vez o mecânico me informou que o problema estava no SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA me ensinou a fazer o seguinte procedimento:

    - Ligar a parte elétrica, deixar o barulho do bico injetor terminar.
    - Com uma chave de fenda, forçar o sensor de posição da borboleta para abrir pois ele estava travando e não tava abrindo para passagem de ar.
    - Feito isso, dar a partida.

    Espero ter ajudado pois as vezes é uma coisa e pensamos ser outra.

    #13 gustavo25

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  • Postado 07 setembro 2012 - 10:54

     KinhaBA, em 07 setembro 2012 - 10:52 , disse:

    Gente o meu deu esse defeito de " não reconhecer o combustível" segundo o primeiro mecanico da assistencia 24hs do seguro que solicitei, ele injetou um pouco da gasolina para reconhecer o carro pegou. Segunda vez mesmo defeito troquei o combustível e logo o carro deu pau, só que a terceira vez o mecânico me informou que o problema estava no SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA me ensinou a fazer o seguinte procedimento:

    - Ligar a parte elétrica, deixar o barulho do bico injetor terminar.
    - Com uma chave de fenda, forçar o sensor de posição da borboleta para abrir pois ele estava travando e não tava abrindo para passagem de ar.
    - Feito isso, dar a partida.

    Espero ter ajudado pois as vezes é uma coisa e pensamos ser outra.
    eu jamais faria isso, principalmente em carro praticamente zero

    basta rodar uns kms para a injeção reconhecer o novo combustível
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    #14 Braga Melo

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  • Postado 07 setembro 2012 - 13:48

    Mesmo que eu tenha ficado muito tempo sem abastecer na gasolina, ele reconheceria depois de rodar alguns km? Quantos km seria o para reconhecer?

    #15 gustavo25

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  • Postado 07 setembro 2012 - 14:32

    até o combustível novo ser queimado e os gases passarem pela sonda lambda

    pelo menos uns 10km
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    #16 Braga Melo

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  • Postado 07 setembro 2012 - 14:39

    Firmeza, valeu Gustavo.

    #17 herberthb

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  • Postado 09 novembro 2012 - 16:39

    Pessoal, tentei de tudo. Até que encontrei esse tópico, fiz de acordo com p post #9 e resolveu, meu celta tava na garagem fazia três dias e não conseguia fazer funcionar quando coloquei gasolina depois de usar muito tempo somente com álcool. REALMENTE FUNCIONA A DICA. Recomendo a todos.

    #18 gustavo25

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  • Postado 10 novembro 2012 - 07:42

     herberthb, em 09 novembro 2012 - 16:39 , disse:

    Pessoal, tentei de tudo. Até que encontrei esse tópico, fiz de acordo com p post #9 e resolveu, meu celta tava na garagem fazia três dias e não conseguia fazer funcionar quando coloquei gasolina depois de usar muito tempo somente com álcool. REALMENTE FUNCIONA A DICA. Recomendo a todos.

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    #19 Pedro_Bode

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  • Postado 10 novembro 2012 - 09:14

     gustavo25, em 07 setembro 2012 - 14:32 , disse:

    até o combustível novo ser queimado e os gases passarem pela sonda lambda

    pelo menos uns 10km
    O meu deu o mesmo problema, abasteci com gasolina e o carro morreu. O pior num era nem isso, eu tava saindo do motel e o carro me deixando na mão... pqp. Que vergonha mahhh! kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Depois de tentar umas 5 vezes ele pegou. Fui na CSS perguntar sobre e o mecânico disse que eu teria que rodar 15km pra haver o reconhecimento do novo combustivel no motor.

    #20 nRocha

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  • Postado 13 novembro 2012 - 17:51

     Pedro_Bode, em 10 novembro 2012 - 09:14 , disse:

    O meu deu o mesmo problema, abasteci com gasolina e o carro morreu. O pior num era nem isso, eu tava saindo do motel e o carro me deixando na mão... pqp. Que vergonha mahhh! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkk...

    Eu deixava o carro lá!!!

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