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[Elétrica]Alarme+Luz de Cortesia


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16 respostas neste tópico

#1 dinhul

dinhul

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  • Postado 12 março 2012 - 13:25

    Olá povo do forum, eis minha dúvida.
    Troquei meu Positron FX por um PX 293@ e gostaria de usar a saída AUXILIAR 2 (fio CZ/PR) do alarme, que segundo o manual envia um sinal NEGATIVO (-) durante 30s, para acender a luz de cortesia ao travar/destravar o alarme, esta mesma saída é usualmente usada para ligar os faróis, é um efeito que acho que muitos já viram, você ativa o alarme, o carro trava as portas e o farol se acende por 30s e então se apaga, gostaria de saber se algum de vocês saberia o esquema de ligação do relê para acender a luz de cortesia ao invés dos faróis, já que meu Celta é um 2003 e o farol só acende no pós chave sad.gif
    Grato desde já smile.gif

    #2 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 12 março 2012 - 14:46

    dá uma lidinha na seção "segurança", tem vários tópicos sobre alarmes e suas configurações lá wink.gif
    Imagem Postada

    #3 dinhul

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  • Postado 13 março 2012 - 10:16

    Já tinha olhado lá Gustavo mas não encontrei nada específico, como disse, o alarme está instalado, e funcionando certinho, a dúvida continua, como fazer a ligação do relê pra acender a luz de cortesia ao destravar o alarme usando a saída auxiliar 2, que manda pulso negativo :\

    #4 energy

    energy

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  • Postado 13 março 2012 - 10:25

    QUOTE(dinhul @ Mar 13 2012, 10:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Já tinha olhado lá Gustavo mas não encontrei nada específico, como disse, o alarme está instalado, e funcionando certinho, a dúvida continua, como fazer a ligação do relê pra acender a luz de cortesia ao destravar o alarme usando a saída auxiliar 2, que manda pulso negativo :\

    interessante, acompanhando...
    Imagem Postada
    fotos do meu celta,comentem pf: http://www.celtaclub...p...=114094&hl=

    #5 MisaelTW

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  • Postado 13 março 2012 - 10:52

    procura o esquema de como ligar o relé da trava eletrica do porta-malas é o mesmo esquema só que com a lampada wink.gif

    #6 dinhul

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  • Postado 13 março 2012 - 11:19

    QUOTE(MisaelTW @ Mar 13 2012, 10:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    procura o esquema de como ligar o relé da trava eletrica do porta-malas é o mesmo esquema só que com a lampada wink.gif


    Vou procurar e farei, dando certo venho aqui e confirmo para vocês se deu certo, grato desde já.  thumbsup.gif


    #7 MisaelTW

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  • Postado 13 março 2012 - 13:13

    QUOTE(dinhul @ Mar 13 2012, 11:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(MisaelTW @ Mar 13 2012, 10:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    procura o esquema de como ligar o relé da trava eletrica do porta-malas é o mesmo esquema só que com a lampada wink.gif


    Vou procurar e farei, dando certo venho aqui e confirmo para vocês se deu certo, grato desde já.  thumbsup.gif



    tem o topico da mala eletrica no FVM olha lá como é a ligação, se não qualquer coisa vejo hj a noite e te digo

    #8 bleh

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  • Postado 13 março 2012 - 14:31

    Man, eu fiz 2 esqueminhas, um com cada tipo de relé (aproveitei uns desenhos do ]O_ThaW[)







    Relé para buzina






    thumbsup.gif

    #9 MisaelTW

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  • Postado 13 março 2012 - 15:14

    tava procurando esses desenhos ai hehehe assim fica show, eu colocaria um capacitor antes da lampada, pra ela desligar devagar e não de vez

    #10 dinhul

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  • Postado 14 março 2012 - 01:03

    Então Bleh e Misael, fiz a ligação conforme o esquema acima, que no caso seria a mesma da trava-elétrica no porta-malas, ao acionar o alarme ele queima o fusível da bateria, esse relé não estaria mandando um pulso POSITIVO (+) ?

    #11 MisaelTW

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  • Postado 14 março 2012 - 10:08

    QUOTE(dinhul @ Mar 14 2012, 01:03 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Então Bleh e Misael, fiz a ligação conforme o esquema acima, que no caso seria a mesma da trava-elétrica no porta-malas, ao acionar o alarme ele queima o fusível da bateria, esse relé não estaria mandando um pulso POSITIVO (+) ?


    sim mas ele manda o pulso positivo, nesse caso ai o outro polo da lampada teria q tá no negativo, o que te falei lá em cima seria pra tu fazer sem o relé...

    #12 bleh

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  • Postado 14 março 2012 - 10:34

    man, precisa ver se o alarme manda pulso positivo ou negativo, vc disse que era negativo, então fiz o esquema par esse fim, se for positivo tem que alterar tudo

    #13 dinhul

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  • Postado 14 março 2012 - 19:48

    O alarme manda um pulso negativo, é um Positron PX 293@, tem 2 auxiliares, ambas emitem sinal negativo, porém uma durante 30s, e a outra que permanece ativa enquanto o botão auxiliar * estiver pressionado, e o que controla o acendimento da luz de cortesia no Celta é o negativo.
    Posso ter lido o esquema errado, mas entendi que com esse esquema a corrente liberada pelo relé seria positiva, peço que se possível, continuem ajudando, estarei realizando os testes e assim que tudo der certo, faremos um DIY haha

    #14 dinhul

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  • Postado 16 março 2012 - 13:09

    Ninguém... ?

    #15 bleh

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  • Postado 16 março 2012 - 15:17

    cara, não tem segredo! Vc deve ter montado o esquema errado...

    "Corrente liberada pelo relé"... como assim? No relé você pode usar nos contatos dele tanto positivo como negativo, o que realmente muda é a alimentação do relé, se o auxiliar mandar sinal positivo muda todo o esquema que eu fiz.

    Pega um multimetro e mede a saida Auxiliar, aterra uma ponta do multimetro na lataria e outra no Aux, já da pra descobrir se o pulso é positivo ou negativo



    #16 dinhul

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  • Postado 20 março 2012 - 12:46

    QUOTE(bleh @ Mar 16 2012, 03:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    cara, não tem segredo! Vc deve ter montado o esquema errado...

    "Corrente liberada pelo relé"... como assim? No relé você pode usar nos contatos dele tanto positivo como negativo, o que realmente muda é a alimentação do relé, se o auxiliar mandar sinal positivo muda todo o esquema que eu fiz.

    Pega um multimetro e mede a saida Auxiliar, aterra uma ponta do multimetro na lataria e outra no Aux, já da pra descobrir se o pulso é positivo ou negativo


    Então bleh no esquema enviado acima, o fio que sai do relé para a lampada está sendo colocado no positivo da lampada, porém a luz de cortesia do celta, acende com pulso negativo, o positivo é direto...


    Note que no esquema entra +12v no pino 30, que é jumpeado com o 86(+12v), sendo assim, o 85 que estaria no alarme acionaria o relé, liberando os +12v que estão no pino 30 do relé para a lampada.

    O que não funcionaria, tendo em mente que na luz de cortesia do celta o positivo é direto, creio que por isso ao fazer este esquema o fusível da bateria queima.

    #17 bleh

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  • Postado 21 março 2012 - 13:07

    QUOTE(dinhul @ Mar 20 2012, 12:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(bleh @ Mar 16 2012, 03:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    cara, não tem segredo! Vc deve ter montado o esquema errado...

    "Corrente liberada pelo relé"... como assim? No relé você pode usar nos contatos dele tanto positivo como negativo, o que realmente muda é a alimentação do relé, se o auxiliar mandar sinal positivo muda todo o esquema que eu fiz.

    Pega um multimetro e mede a saida Auxiliar, aterra uma ponta do multimetro na lataria e outra no Aux, já da pra descobrir se o pulso é positivo ou negativo


    Então bleh no esquema enviado acima, o fio que sai do relé para a lampada está sendo colocado no positivo da lampada, porém a luz de cortesia do celta, acende com pulso negativo, o positivo é direto...


    Note que no esquema entra +12v no pino 30, que é jumpeado com o 86(+12v), sendo assim, o 85 que estaria no alarme acionaria o relé, liberando os +12v que estão no pino 30 do relé para a lampada.

    O que não funcionaria, tendo em mente que na luz de cortesia do celta o positivo é direto, creio que por isso ao fazer este esquema o fusível da bateria queima.


    man, se fosse isso, ia entrar positivo de um lado da lampada e do outro ia entrar positivo também, certo? Não ia queimar fusivel, no maximo a lampada não ia acender.

    no caso ali o (+) mais (+) não ia dar curto pq não há Diferença de potencial






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