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trocar correia do alternador


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14 respostas neste tópico

#1 professorbio

professorbio

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  • Postado 17 abril 2012 - 19:29

    Pessoal procurei este tópico aonde fala de alternador e não encontrei.

    Tenho que trocar a correia do alternador do meu celta e ele tem AR. Ouvi dizer que tem que suspender o motor p/ trocar e não gostei da idéia.

    Existe algum modo de trocá-la sem retirar o motor? Da para escorar  e retirar o suporte do motor?? Preciso de DIGAS galera.

    Obrigado.

    #2 Wesgleyson

    Wesgleyson

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  • Postado 17 abril 2012 - 21:04

    Prezado. Sim, dá. E eu já fiz. Arranje um macaco sanfona e um toquinho de madeira e escore o motor em uma região proxima do carter que eu não me lembro agora, mas você vai ver logo. Você terá que desaparafusar o suporte do motor e também  uma peça de ferro fundido parruda que prende o motor ao suporte. Feito isso você tem que retirar essas duas peças, o que para mim foi um verdadeiro quebra cabeças, mas acaba saindo com jeitinho. Feito isso, você parte para acionar a roldana esticadora dessa correia no sentido de afrouxamento, que tem um lugar para ser acionada com chave de estria e leva uma torção bem grande. Para ajudar essa operação, Vale puxar também a correia velha. Quando você acionar o sistema na posição de afrouxamento da correia, você vai ver que existe um lugar com um furo para  a inserção de um prego ou similar para o travamento desse sistema. Uma vez colocada a correia nova, você força de novo um pouquinho mais o sistema, retira o prego e solta com cuidado o sistema esticador para a correia voltar a ficar esticada normalmente. Vai com calma que você consegue. Não é dificil. é chatinho... Abração e desculpe a explicação meio capenga, porque é dificil explicar certos tipos de procedimentos com palavras.
    P.S. Se você não tem pratica e alguma habilidade com mecanica, não faça. Cuidado também com a segurança para não se acidentar.

    #3 bruno coutinho

    bruno coutinho

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  • Postado 17 abril 2012 - 21:57

    QUOTE(Wesgleyson @ Apr 17 2012, 09:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    P.S. Se você não tem pratica e alguma habilidade com mecanica, não faça. Cuidado também com a segurança para não se acidentar.

    plus.gif As vezes certas economias não valem a pena, até pelo risco de quebra de algumas peças por impericia thumbsup.gif

    #4 Visitante_dga1984_*

    Visitante_dga1984_*
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  • Postado 18 abril 2012 - 08:49

    Respondendo ai a dúvida..não precisa tirar o motor não, pois eu ( meu mecânico ) ja troquei a correia do alternador!

    #5 Wesgleyson

    Wesgleyson

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  • Postado 18 abril 2012 - 18:04

    QUOTE(bruno coutinho @ Apr 17 2012, 09:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Wesgleyson @ Apr 17 2012, 09:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    P.S. Se você não tem pratica e alguma habilidade com mecanica, não faça. Cuidado também com a segurança para não se acidentar.

    plus.gif As vezes certas economias não valem a pena, até pelo risco de quebra de algumas peças por impericia thumbsup.gif

    Coloquei o P.S. por via das duvidas. Vai que a pessoa tem a maior vontade de mexer mas não tem a menor intimidade com mecanica... Tocar piano é bem facil...para quem sabe...Abração!

    #6 RdG

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  • Postado 18 abril 2012 - 18:12

    Nao precisa tirar nd do motor nao...
    Meu MEcanico troco a minha foi 20 minutos...

    xD
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    Fotos do Celta do Rodrigo

    #7 LeFaquim

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  • Postado 18 abril 2012 - 18:31

    Não precisa não cara, só tem Ar? ou Tem D.H tb?
    o tensor dela é hidraulico qndo tem Ar ou D.h então só tensionar o tensor da correia e remover e colocar na posição certa a nova. só marque bem o desenho de como esta.

    Imagem Postada
    [x] Susp. FIXA legalizado 50cm
    [x]Xenon 6.000k farol neblina No Legalized.
    Meu Celta(Mais baixo pg. 10 ): http://www.celtaclub...=0#entry1583190


    #8 professorbio

    professorbio

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  • Postado 18 abril 2012 - 19:16

    QUOTE(Wesgleyson @ Apr 17 2012, 09:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Prezado. Sim, dá. E eu já fiz. Arranje um macaco sanfona e um toquinho de madeira e escore o motor em uma região proxima do carter que eu não me lembro agora, mas você vai ver logo. Você terá que desaparafusar o suporte do motor e também  uma peça de ferro fundido parruda que prende o motor ao suporte. Feito isso você tem que retirar essas duas peças, o que para mim foi um verdadeiro quebra cabeças, mas acaba saindo com jeitinho. Feito isso, você parte para acionar a roldana esticadora dessa correia no sentido de afrouxamento, que tem um lugar para ser acionada com chave de estria e leva uma torção bem grande. Para ajudar essa operação, Vale puxar também a correia velha. Quando você acionar o sistema na posição de afrouxamento da correia, você vai ver que existe um lugar com um furo para  a inserção de um prego ou similar para o travamento desse sistema. Uma vez colocada a correia nova, você força de novo um pouquinho mais o sistema, retira o prego e solta com cuidado o sistema esticador para a correia voltar a ficar esticada normalmente. Vai com calma que você consegue. Não é dificil. é chatinho... Abração e desculpe a explicação meio capenga, porque é dificil explicar certos tipos de procedimentos com palavras.
    P.S. Se você não tem pratica e alguma habilidade com mecanica, não faça. Cuidado também com a segurança para não se acidentar.



    Valeu a dica amigo, vou pager alguém para fazer, mas não quero retirar o motor do local.
    Obrigado.

    #9 professorbio

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  • Postado 18 abril 2012 - 19:18

    QUOTE(RdG @ Apr 18 2012, 06:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nao precisa tirar nd do motor nao...
    Meu MEcanico troco a minha foi 20 minutos...

    xD




    Mas acho que a sua foi do celta sem AR. com ar complica.
    VALEU.

    #10 professorbio

    professorbio

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  • Postado 18 abril 2012 - 19:22

    valeu galera, não queria chegar na oficina sem saber de nada, pois tenhop medo que queiram fazer algo no meu carro que não haja necessidade.
    Ainda bem que exixte o CLUBE DO CELTA.

    BRIGADÃO GALERA.

    #11 bruno coutinho

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  • Postado 18 abril 2012 - 19:30

    QUOTE(professorbio @ Apr 18 2012, 07:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    valeu galera, não queria chegar na oficina sem saber de nada, pois tenhop medo que queiram fazer algo no meu carro que não haja necessidade.
    Ainda bem que exixte o CLUBE DO CELTA.

    BRIGADÃO GALERA.

    Opa cara, o Celta clube tá aqui pra isso msm, ajudarmos-nos... e quanto a troca da correia se o mecanico disser que tem que tirar o motor, procura outra oficina pq se o cara tem o macete n precisa tirar o motor n thumbsup.gif

    #12 CÉSAR DO RS

    CÉSAR DO RS

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  • Postado 18 abril 2012 - 20:16

    Não cara, o único carro que tem que tirar o motor para troca das correias é o Marea 5 cilindros!
    O que tem que tirar no caso do seu carro é o suporte (coxim) do motor, e tem que apoiar com um macaco hidráulico. Porque se o motor "cair" do lugar, seu eixo-piloto da caixa de câmbio já era.

    Tem as instruções no segundo tópico fixo do fórum de mecânica, Manual de Reparo, página do grupo J, capítulo 3. Se você não sabe fazer não aconselho, porque além de suspender o motor,  tem que ajustar o tensionador.


    #13 Wesgleyson

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  • Postado 18 abril 2012 - 22:57

    QUOTE(RdG @ Apr 18 2012, 06:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nao precisa tirar nd do motor nao...
    Meu MEcanico troco a minha foi 20 minutos...

    xD

    Os Celtas até um determinado ano, não tinham o suporte/coxim do motor no meio da correia e aí acho que era bem mais facil e rapido. No meu acho muito dificil o mecanico fazer em 20 minutos. Conforme eu postei, para tirar o coxim e a peça de ferro fundido que é presa no bloco do motor é quase um quebra cabeças.

    #14 Wesgleyson

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  • Postado 18 abril 2012 - 23:01

    QUOTE(LeFaquim @ Apr 18 2012, 06:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Não precisa não cara, só tem Ar? ou Tem D.H tb?
    o tensor dela é hidraulico qndo tem Ar ou D.h então só tensionar o tensor da correia e remover e colocar na posição certa a nova. só marque bem o desenho de como esta.

    O meu Celta não tem tensor hidraulico. É uma mola que produz uma torção violenta para tensionar a correia. Tem que acionar o sistema com uma chave de estria, travar com um pino ou similar e aí o conjunto fica numa condição que permite a troca da danadinha. Abração.

    #15 CÉSAR DO RS

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  • Postado 19 abril 2012 - 21:41

    QUOTE(Wesgleyson @ Apr 18 2012, 10:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(RdG @ Apr 18 2012, 06:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nao precisa tirar nd do motor nao...
    Meu MEcanico troco a minha foi 20 minutos...

    xD

    Os Celtas até um determinado ano, não tinham o suporte/coxim do motor no meio da correia e aí acho que era bem mais facil e rapido. No meu acho muito dificil o mecanico fazer em 20 minutos. Conforme eu postei, para tirar o coxim e a peça de ferro fundido que é presa no bloco do motor é quase um quebra cabeças.



    Exato, são os fabricados até setembro de 2004.



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