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Óleo Motor 15W50 - Celta 10/11


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49 respostas neste tópico

#1 DartGregor

DartGregor

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  • Postado 06 maio 2012 - 00:32

    :plus:Pessoal,

    Boa Noite! Me ajudem numa dúvida?

    Fazem 3 trocas de óleo, isto é 15000km que eu estou usando o óleo Motor 15W50 API SL - Celta Spirit 2010/2011, hoje meu Celta está com 40.000km.

    Tive a indicação do mecânico da Porto Seguro (pois tenho desconto nas trocas de óleo), logo na primeira troca dos 25.000km, ele disse que eu podia ficar tranquilo, que o 5W30 (Oleo do Manual), era muito fino, e eu que ficava no transito (São Paulo), no sol forte, poderia usar o 15W50 tranquilamente mantem uma boa viscosidade no motor desligado 15, e evita qualquer superaquecimento.

    Percebi com o tempo um maior consumo de combustível (mas não sei se é pela mudança de emprego, e que agora sofro com transito absurdo da zona sul desde o ano passado ou pelo óleo em si), quanto ao funcionamento, barulhos, está tudo ok por enquanto. Mas resolvi ficar um pouco preocupado também, pois não estou seguindo o manual, e não encontrei nenhum usuário que utiliza este óleo. Alguns usam o 20W50 (para Celtas mais antigos ou de alta quilometragem), alguns o 15W40, agora o 15W50 sou o primeiro.

    Será que posso continuar tranquilo com esse óleo, ou devo voltar pro 5W30 nos 45.000km?

    Abs. Obrigado.

    Gregor.  plus.gif


    #2 Nocturne

    Nocturne

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  • Postado 06 maio 2012 - 02:31

    QUOTE(DartGregor @ May 6 2012, 12:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    :plus:Pessoal,

    Boa Noite! Me ajudem numa dúvida?

    Fazem 3 trocas de óleo, isto é 15000km que eu estou usando o óleo Motor 15W50 API SL - Celta Spirit 2010/2011, hoje meu Celta está com 40.000km.

    Tive a indicação do mecânico da Porto Seguro (pois tenho desconto nas trocas de óleo), logo na primeira troca dos 25.000km, ele disse que eu podia ficar tranquilo, que o 5W30 (Oleo do Manual), era muito fino, e eu que ficava no transito (São Paulo), no sol forte, poderia usar o 15W50 tranquilamente mantem uma boa viscosidade no motor desligado 15, e evita qualquer superaquecimento.

    Percebi com o tempo um maior consumo de combustível (mas não sei se é pela mudança de emprego, e que agora sofro com transito absurdo da zona sul desde o ano passado ou pelo óleo em si), quanto ao funcionamento, barulhos, está tudo ok por enquanto. Mas resolvi ficar um pouco preocupado também, pois não estou seguindo o manual, e não encontrei nenhum usuário que utiliza este óleo. Alguns usam o 20W50 (para Celtas mais antigos ou de alta quilometragem), alguns o 15W40, agora o 15W50 sou o primeiro.

    Será que posso continuar tranquilo com esse óleo, ou devo voltar pro 5W30 nos 45.000km?

    Abs. Obrigado.

    Gregor.  plus.gif


    Cara não tem isso de 15W30 nos celtas mais novos
    É 5W30 e só, não tem que ficar trocando. Vc acha que este mecânico sabe mais que os engenheiros da GM?

    #3 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 06 maio 2012 - 09:29

    vc e o mecânico devem ler o manual do carro e ver que o único óleo indicado para este motor é o 5w30
    Imagem Postada

    #4 cmarques

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  • Postado 06 maio 2012 - 09:37

    QUOTE(Nocturne @ May 6 2012, 02:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(DartGregor @ May 6 2012, 12:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    :plus:Pessoal,


    Fazem 3 trocas de óleo, isto é 15000km que eu estou usando o óleo Motor 15W50 API SL - Celta Spirit 2010/2011, hoje meu Celta está com 40.000km.

    Tive a indicação do mecânico da Porto Seguro (pois tenho desconto nas trocas de óleo), logo na primeira troca dos 25.000km, ele disse que eu podia ficar tranquilo, que o 5W30 (Oleo do Manual), era muito fino, e eu que ficava no transito (São Paulo), no sol forte, poderia usar o 15W50 tranquilamente mantem uma boa viscosidade no motor desligado 15, e evita qualquer superaquecimento.

    Será que posso continuar tranquilo com esse óleo, ou devo voltar pro 5W30 nos 45.000km?

    Gregor.  plus.gif


    Cara não tem isso de 15W30 nos celtas mais novos
    É 5W30 e só, não tem que ficar trocando
    . Vc acha que este mecânico sabe mais que os engenheiros da GM?



    plus.gif

    Esse mecanico ta é desovando o oleo encalhado - que não consegue vender...

    As gerações mais recentes dos carros/motores, estão é partindo para utilizar oleo 5w30...

    E, sim, da influencia em consumo sim... não deixa o carro beberrão, mas em conjunto com transito mais pesado, é bem mais sensivel, ate como relatado por voce...

    USE O MANUAL...é a "biblia" do carro...siga-o "religiosamente"...


    .

    #5 JMVIEIRA

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  • Postado 06 maio 2012 - 11:09

    é....foi nessa de seguir o manual q meu astra bateu o motor com 4800km. hoje eu sou muito desconfiado com motor da decada de 80, como sao os motores gm F1 (celta, corsa, cassic...) e F2 (astra, vectra...) usando oleo dos anos 2010.

    #6 cmarques

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  • Postado 06 maio 2012 - 12:08

    QUOTE(JMVIEIRA @ May 6 2012, 11:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    é....foi nessa de seguir o manual q meu astra bateu o motor com 4800km. hoje eu sou muito desconfiado com motor da decada de 80, como sao os motores gm F1 (celta, corsa, cassic...) e F2 (astra, vectra...) usando oleo dos anos 2010.



    Vieira, voce teve problemas com carro... ficar desconfiado, tudo bem...ate eu ficaria se tivesse
    tido problema...

    Mas tem que se ver de forma generalizada...

    É o "unico guia confiavel" para o carro - para "leigos"... (apanhado desde zero, se bem que sempre o deveria ser...)

    Pra quem for expert em mecanica/eletronica de carro moderno, dai não seguir manual, é tranquilo...(eu, dentre muitos, infelizmente, to pra lá de longe deste tipo de conhecimento...rs...)


    thumbsup.gif


    .

    #7 gustavo25

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  • Postado 06 maio 2012 - 12:55

    é, o manual só fala em 5w30

    porém um sintético 5w40 muitas vezes é melhor

    não iria em óleo final 50 em motor novo, muito grosso (sem contar que a maioria é bem inferior em termos de aditivos aos menos viscosos)
    Imagem Postada

    #8 lepaulo19

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  • Postado 06 maio 2012 - 13:54

    Sinceramente, sou da opinião, que melhor 20w 50 trocado religiosamente certo, do que motor com 5W 30 trocado a cada 10.000km (muitos donos fazem isso), mas enfim...

    E outra, sempre tive essa dúvida, o meu carro (VHC 2006) tem o mesmo motor que o carro 2007, 08, 09, 10, 11 e 12 correto? Por que no manual do meu carro, é recomendado vários tipos de óleo, eu uso 15W 40 no meu carro, perfeitamente. Mas tb acho que qualquer um que seja final 50, seja muito grosso, acho exagero.

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    #9 JMVIEIRA

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  • Postado 06 maio 2012 - 15:57

    QUOTE(gustavo25 @ May 6 2012, 12:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    é, o manual só fala em 5w30

    porém um sintético 5w40 muitas vezes é melhor

    não iria em óleo final 50 em motor novo, muito grosso (sem contar que a maioria é bem inferior em termos de aditivos aos menos viscosos)


    eu penso da mesma forma,

    #10 LIl

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  • Postado 07 maio 2012 - 20:24

    O manual é bem simples e objetivo sl (ou superior) 5w30.
    Imagem Postada

    #11 Malvo Lopez

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  • Postado 07 maio 2012 - 20:30

    Quanto tópico de óleo...

    Vamos animar isso.

    Meu carro só usa este:



    5w30 para motores meigos. kkkkkkkkkkk biba.gif

    #12 cmarques

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  • Postado 07 maio 2012 - 20:41

    KKKKK...


    Essa foi Florida!... rolleyes.gif




    #13 marceloam

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  • Postado 07 maio 2012 - 21:22

    QUOTE(lepaulo19 @ May 6 2012, 01:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Sinceramente, sou da opinião, que melhor 20w 50 trocado religiosamente certo, do que motor com 5W 30 trocado a cada 10.000km (muitos donos fazem isso), mas enfim...

    E outra, sempre tive essa dúvida, o meu carro (VHC 2006) tem o mesmo motor que o carro 2007, 08, 09, 10, 11 e 12 correto? Por que no manual do meu carro, é recomendado vários tipos de óleo, eu uso 15W 40 no meu carro, perfeitamente. Mas tb acho que qualquer um que seja final 50, seja muito grosso, acho exagero.

    thumbsup.gif

    O que diz respeito a kilometragem é a base do oleo, mineral roda 5.000km, semi sintetico roda em media 7.500km e sintetico roda de 10.000km em diante. Se o cara colocar 5w30 sintetico nao tem problema rodar 10.000km.
    A partir de 2010 se eu nao me engano o motor VHC recebeu um upgrade, balacins roletados, reprogramaçao da injeção, aumento da taxa de compressao. a GM o renomeou de VHC-E, esse sim em especifico usa somente oleo 5w30.

    #14 LeFaquim

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  • Postado 07 maio 2012 - 21:31

    Agora que ja ouviu esse "mecânico" não vai fazer a caca de voltar pro 5w30 eim? agora continua usando o mineral e faz trocas a cada 5 Mil Km/6meses.
    Imagem Postada
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    Meu Celta(Mais baixo pg. 10 ): http://www.celtaclub...=0#entry1583190

    #15 Malvo Lopez

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  • Postado 07 maio 2012 - 21:49

    QUOTE(LeFaquim @ May 7 2012, 09:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Agora que ja ouviu esse "mecânico" não vai fazer a caca de voltar pro 5w30 eim? agora continua usando o mineral e faz trocas a cada 5 Mil Km/6meses.


    Peraê, quer dizer que se trocar a cada 5 mil/6meses pode usar o 20w 50 na moral?



    #16 LeFaquim

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  • Postado 07 maio 2012 - 21:56

    QUOTE(Malvo Lopez @ May 7 2012, 09:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(LeFaquim @ May 7 2012, 09:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Agora que ja ouviu esse "mecânico" não vai fazer a caca de voltar pro 5w30 eim? agora continua usando o mineral e faz trocas a cada 5 Mil Km/6meses.


    Peraê, quer dizer que se trocar a cada 5 mil/6meses pode usar o 20w 50 na moral?


    20w 50 não 20w40 sim. não li mto sobre o 20w50 mas se não me engano o significado do 50 é temperatura algo assim, tenho q confirmar pois o curso que fiz faz mais de 2 anos já. =)
    Imagem Postada
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    #17 JMVIEIRA

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  • Postado 07 maio 2012 - 21:57

    QUOTE(marceloam @ May 7 2012, 09:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(lepaulo19 @ May 6 2012, 01:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Sinceramente, sou da opinião, que melhor 20w 50 trocado religiosamente certo, do que motor com 5W 30 trocado a cada 10.000km (muitos donos fazem isso), mas enfim...

    E outra, sempre tive essa dúvida, o meu carro (VHC 2006) tem o mesmo motor que o carro 2007, 08, 09, 10, 11 e 12 correto? Por que no manual do meu carro, é recomendado vários tipos de óleo, eu uso 15W 40 no meu carro, perfeitamente. Mas tb acho que qualquer um que seja final 50, seja muito grosso, acho exagero.

    thumbsup.gif

    O que diz respeito a kilometragem é a base do oleo, mineral roda 5.000km, semi sintetico roda em media 7.500km e sintetico roda de 10.000km em diante. Se o cara colocar 5w30 sintetico nao tem problema rodar 10.000km.


    vc nao pode afirmar isso somente pela base do oleo. vc deveria saber qual a temp maxima q o oleo atinge no motor numa esticada, quais as pressoes nos mancais considerando a depreciação do oleo em funçao dessas temp. que ele sofreu, se algum ataque quimico de algum combustivel pode acelerar a depreciação fisica e quimica do oleo pra varios ciclos de trabalho/percursos diferentes, etc, etc,

    o recomendado é nao arriscar. se a fiat fala em 7500km pra uso severo e 15mil uso normal e a gm fala em 5000km/10000km, eh melhor seguir o q a gm diz, a nao ser q ela faça uma reavaliação e comunique oficialmente q se possa rodar 7500km/15000km...

    QUOTE
    A partir de 2010 se eu nao me engano o motor VHC recebeu um upgrade, balacins roletados, reprogramaçao da injeção, aumento da taxa de compressao. a GM o renomeou de VHC-E, esse sim em especifico usa somente oleo 5w30.


    os oleos de baixa viscosidade diminuem a fricção e isso significa menor consumo e emissões. nenhum dos itens descritos  tem obrigatoriedade direta com a mudança do oleo, e a taxa de compressao continua nos 12,6:1.

    os motores gm sao motores de concepção antiga, da decada de 80 e nunca teremos certeza q o motor foi adequado aos novos conceitos de lubrificação com lubrificantes de baixa fricção, ou se foram feitas somente algumas modificações.... é diferente de um zetec, um e-torq, um toyota ou honda, ou hyundai modernos, onde o motor foi todo concebido já pensando nesses novos conceitos. quando meu motor quebrou foi exatamente o q eu pensei.

    #18 gustavo25

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  • Postado 07 maio 2012 - 22:55

    QUOTE(marceloam @ May 7 2012, 09:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    O que diz respeito a kilometragem é a base do oleo, mineral roda 5.000km, semi sintetico roda em media 7.500km e sintetico roda de 10.000km em diante. Se o cara colocar 5w30 sintetico nao tem problema rodar 10.000km.

    isso é generalização, e depende muito do regime em que o motor é submetido

    se rodar apenas em uso severo, melhor não arriscar 10 mil km mesmo com sintético
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    #19 Rafiuski

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    #20 lepaulo19

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    QUOTE(gustavo25 @ May 7 2012, 10:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(marceloam @ May 7 2012, 09:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    O que diz respeito a kilometragem é a base do oleo, mineral roda 5.000km, semi sintetico roda em media 7.500km e sintetico roda de 10.000km em diante. Se o cara colocar 5w30 sintetico nao tem problema rodar 10.000km.

    isso é generalização, e depende muito do regime em que o motor é submetido

    se rodar apenas em uso severo, melhor não arriscar 10 mil km mesmo com sintético


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