Ir para conteúdo

- - - - -

Luz da injeção eletrônica acendeu!

injeção eletronica sonda lambda sensor de oxigenio celta vhce

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1 jardaon

jardaon

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 22253
  • 15 posts
    • Tempo Online: 25m 16s
  • UF:OUTRO PAÍS
  • Carro:Não Possuo
  • Ano/Modelo:Não Possuo
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 11 setembro 2012 - 11:25

Fala pessoal, tudo beleza?

Meu carro está apresentando um problema que eu vou descrever aqui pra vocês. Dei uma boa pesquisada no google e tb aqui no forum, encontrei muita informação e aprendi bastante, mas gostaria da opinião de vocês.

:help:

Tenho um celta 1.0 VHC-E ano 2009/2010. Um dia, voltando de uma viagem (tinha abastecido com álcool) coloquei um tanto de gasolina em um posto suspeito (só pra completar o tanque, uns 15-20 litros). Pois bem, passado uns 50km depois que eu abasteci, a luz da injeção eletrônica acendeu. Parei o carro, li o manual e continuei a viagem.

Depois disso, dei uma boa pesquisada na internet e achei algumas sugestões. Notei que o carro começou a gastar mito combustível e que estava muito fraco. Nos meus dois tanques de álcool seguintes eu coloquei aqueles aditivos para limpeza dos bicos. Isso funcionou por um tempo, mas depois de algumas semanas a bendita luz voltou a acender e até agora não apagou mais.

Ontem fui na concessionária e o mecânico passou o scanner. Disse ele que o erro apontado foi da sonda lambda (sensor de oxigênio) e me passou o seguinte orçamento:

Sonda lambda - R$ 271,42
    Mão de obra - R$ 120,00

Além disso, também pedi pra ele ver algumas outras coisinhas que estavam precisando de um reparo, como a luz de cortesia (supostamente queimada), a tomada de 12 volts (que parou de funcionar) e também a respeito da luz da reserva da gasolina, que não está queimada, mas não acende quando o carro entra na reserva (já fiquei na mão porque achei que tinha gasolina, mas o motor tinha secado). É estranho porque quando eu ligo o carro, a luz da reserva acende (mostrando que não está queimada), mas quando o carro, de fato, entra na reserva, ela não acende, dando a impressão de que ainda tem combustível no tanque. Pois bem, para esses serviços "extras" o mecânico me passou o seguinte orçamento (a mão de obra está englobada no valor acima, da troca da sonda)

Lâmpada central - R$ 13,10
    2 fusíveis - R$ 11,58

Eu achei o orçamento caro demais e amanhã mesmo irei em outra oficina para também passar o scaner. Coisa que eu tenho notado é que toda oficina está me cobrando mais de 70 reais só para passar o scanner (por sorte uma das oficinas que eu vou amanhã passa o scanner de graça).

Dei uma lida na net e parece que existe muito mito por trás da sonda lambda, sendo que existe um "golpe": o mecânico troca a sonda, mas o problema persiste. Depois de uma simples limpeza dos bicos o problema é resolvido (ou seja, não precisaria ter trocado a sonda). Vejam sobre esse "golpe" aqui.

Eu não consegui interpretar os resultados do teste do scanner, mas o mecânico afirmou que o problema se resolverá com a troca da sonda lambda. Beleza, irei trocá-la, mas o preço de quase 300 reais por uma sonda me pareceu astronômico. Pesquisei em outras lojas (como o mercadolivre) e encontrei outras sondas MUITOS mais baratas.

Eu estava querendo comprar a sonda a parte e levar para o mecânico trocar pela mão de obra que ele tinha orçado (R$120,00), mas tenho receio de comprar o equipamento errado. Parece que existem modelos com 2 e 4 pinos e o celta VHCE tem duas sondas (eu não sei qual das duas tem que trocar, será as duas?).

Depois de escrever tanto, quero a opinião de vocês:
    • O orçamento me parece caro, está mesmo?
    • Qual o modelo de sonda lambda do celta vhce 2009/2010? Posso comprar separado e levar pra o mecânico trocar?
    Valeu pela ajuda pessoal, mas preciso de bastante informação pra economizar uma grana. O concerto lá pela concessionária está saindo quase 500 reais e eu não tenho condições de gastar tudo isso.

Valeu! :wink_smile:

#2 andllg

andllg

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 73427
    • 412 posts
      • Tempo Online: 5Dias 3h 52m 9s
    • De:Celta08/08
    • UF:RJ
    • Carro:Chevrolet
    • Ano/Modelo:2008/2008
  • Postado 14 setembro 2012 - 08:52

se tem dúvida, conselho, vai ter que levar em uma CSS autorizada, ai se voltar a dar o problema vc terá a garantia.

boa sorte

Abs.

#3 Tito

Tito

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 14100
    • 2444 posts
      • Tempo Online: 1Dias 12h 11m 6s
    • De:Campo Grande
    • UF:MS
    • Carro:Volkswagen
    • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postado 30 setembro 2012 - 17:01

Cara se vc procurou no mercado livre, é só entrar no campo de perguntas e pedir ao vendedor uma sonda lambda para o Celta 2009 VHC-E, se ele não souber te informar abre o capo, tira uma foto da sonda lambda e do chicote dela que vc vai saber quantos fios ela tem..

se vc não sabe como é a sonda lambda é só entrar no google, digitar: Sonda Lambda Celta, e clicar na aba "Imagens" vão ter várias fotos lá!

essa mão de obra de troca da sonda é ridicula, pra vc ter idéia dá pra trocar ela usando ou a ferramenta específica uma chave de boca no caso, ou até mesmo um alicate de pressão, vc só tem que desplugar o chicote, e tirar ela como se fosse um parafuso qualquer e parafusar a nova..

o resto dos fusíveis está ridiculo também, em qualquer supermercado cada fusível é 0,50 centavos, vc só não iria saber qual trocar, aí teria que olhar um por um ou levar em uma auto elétrica de aparência simples, pois esses centros automotivos maiores enfiam a faca em leigos por qualquer coisa..

E outra, na minha opnião eu não trocaria a sonda de cara, se vc colocou combustível ruim, terá que limpar os bicos de qualquer jeito certo? leva em um mecânico, pede pra ele fazer uma limpeza de bicos, aproveita e troca o óleo, filtro de óleo e filtro de combustível, pois essa gasolina duvidosa que vc colocou pode ter contaminado o óleo..

Se depois que fizer isso continuar o problema, só aí vc pode trocar a sonda lambda, falo isso pois é a primeira vez que vejo gasolina ruim estragar sonda lambda, se o seu carro fosse velho tudo bem, mas seu carro é relativamente novo..
    Imagem Postada
    Imagem Postada

#4 Buzzunu

Buzzunu

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 66706
    • 36 posts
      • Tempo Online: 11Dias 9h 1m 40s
    • UF:PR
    • Carro:Chevrolet
    • Ano/Modelo:Não Possuo
  • Postado 02 outubro 2012 - 12:43

Visualizar Postjardaon, em 11 setembro 2012 - 11:25 , disse:

Fala pessoal, tudo beleza?

Meu carro está apresentando um problema que eu vou descrever aqui pra vocês. Dei uma boa pesquisada no google e tb aqui no forum, encontrei muita informação e aprendi bastante, mas gostaria da opinião de vocês.

:help:

Tenho um celta 1.0 VHC-E ano 2009/2010. Um dia, voltando de uma viagem (tinha abastecido com álcool) coloquei um tanto de gasolina em um posto suspeito (só pra completar o tanque, uns 15-20 litros). Pois bem, passado uns 50km depois que eu abasteci, a luz da injeção eletrônica acendeu. Parei o carro, li o manual e continuei a viagem.

Depois disso, dei uma boa pesquisada na internet e achei algumas sugestões. Notei que o carro começou a gastar mito combustível e que estava muito fraco. Nos meus dois tanques de álcool seguintes eu coloquei aqueles aditivos para limpeza dos bicos. Isso funcionou por um tempo, mas depois de algumas semanas a bendita luz voltou a acender e até agora não apagou mais.

Ontem fui na concessionária e o mecânico passou o scanner. Disse ele que o erro apontado foi da sonda lambda (sensor de oxigênio) e me passou o seguinte orçamento:

Sonda lambda - R$ 271,42
    Mão de obra - R$ 120,00

Além disso, também pedi pra ele ver algumas outras coisinhas que estavam precisando de um reparo, como a luz de cortesia (supostamente queimada), a tomada de 12 volts (que parou de funcionar) e também a respeito da luz da reserva da gasolina, que não está queimada, mas não acende quando o carro entra na reserva (já fiquei na mão porque achei que tinha gasolina, mas o motor tinha secado). É estranho porque quando eu ligo o carro, a luz da reserva acende (mostrando que não está queimada), mas quando o carro, de fato, entra na reserva, ela não acende, dando a impressão de que ainda tem combustível no tanque. Pois bem, para esses serviços "extras" o mecânico me passou o seguinte orçamento (a mão de obra está englobada no valor acima, da troca da sonda)

Lâmpada central - R$ 13,10
    2 fusíveis - R$ 11,58

Eu achei o orçamento caro demais e amanhã mesmo irei em outra oficina para também passar o scaner. Coisa que eu tenho notado é que toda oficina está me cobrando mais de 70 reais só para passar o scanner (por sorte uma das oficinas que eu vou amanhã passa o scanner de graça).

Dei uma lida na net e parece que existe muito mito por trás da sonda lambda, sendo que existe um "golpe": o mecânico troca a sonda, mas o problema persiste. Depois de uma simples limpeza dos bicos o problema é resolvido (ou seja, não precisaria ter trocado a sonda). Vejam sobre esse "golpe" aqui.

Eu não consegui interpretar os resultados do teste do scanner, mas o mecânico afirmou que o problema se resolverá com a troca da sonda lambda. Beleza, irei trocá-la, mas o preço de quase 300 reais por uma sonda me pareceu astronômico. Pesquisei em outras lojas (como o mercadolivre) e encontrei outras sondas MUITOS mais baratas.

Eu estava querendo comprar a sonda a parte e levar para o mecânico trocar pela mão de obra que ele tinha orçado (R$120,00), mas tenho receio de comprar o equipamento errado. Parece que existem modelos com 2 e 4 pinos e o celta VHCE tem duas sondas (eu não sei qual das duas tem que trocar, será as duas?).

Depois de escrever tanto, quero a opinião de vocês:
    • O orçamento me parece caro, está mesmo?
    • Qual o modelo de sonda lambda do celta vhce 2009/2010? Posso comprar separado e levar pra o mecânico trocar?
    Valeu pela ajuda pessoal, mas preciso de bastante informação pra economizar uma grana. O concerto lá pela concessionária está saindo quase 500 reais e eu não tenho condições de gastar tudo isso.

Valeu! :wink_smile:

Primeiramente, a MO pelo troca da sonda, não é apenas pela troca, e sim pelo scanner(minimo do minimo hoje em dia é 45 reais), serviço de injeção e dai a troca da sonda.
    Segundo não sei que sonda você achou, porém sonda TEM que ser marca boa(Bosch ou MTE).
    Sim, existe muito erro de diagnóstico que leva a sonda, sendo que não é ela.Por que qualquer defeito no carro que causa queima errada, vai acusar a sonda(nariz do carro).
    Uma dica existe a sonda original(tira uma, coloca a outra) e a Universal(adaptada, porém sem modificações no chicote do carro), ambas as marcas MTE e Bosch trabalham, e ambas irão trabalhar da mesma maneira.
    Como parece que você não tem nenhum mecanico de confiança fica complicado.Tenta ver o preço da sonda direto do setor de peças da GM.
    Se achar a sonda por um preço mas barato e de marca boa, você mesmo pode trocar, mas se o defeito não for esse, vai acabar levando no mecanico.

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

Tópicos que também usam as tags injeção eletronica, sonda lambda, sensor de oxigenio, celta, vhce:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 85 usuário(s)