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Luz da injeção eletrônica acendeu!

injeção eletronica sonda lambda sensor de oxigenio celta vhce

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3 respostas neste tópico

#1 jardaon

jardaon

    Novato

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  • Postado 11 setembro 2012 - 11:25

    Fala pessoal, tudo beleza?

    Meu carro está apresentando um problema que eu vou descrever aqui pra vocês. Dei uma boa pesquisada no google e tb aqui no forum, encontrei muita informação e aprendi bastante, mas gostaria da opinião de vocês.

    :help:

    Tenho um celta 1.0 VHC-E ano 2009/2010. Um dia, voltando de uma viagem (tinha abastecido com álcool) coloquei um tanto de gasolina em um posto suspeito (só pra completar o tanque, uns 15-20 litros). Pois bem, passado uns 50km depois que eu abasteci, a luz da injeção eletrônica acendeu. Parei o carro, li o manual e continuei a viagem.

    Depois disso, dei uma boa pesquisada na internet e achei algumas sugestões. Notei que o carro começou a gastar mito combustível e que estava muito fraco. Nos meus dois tanques de álcool seguintes eu coloquei aqueles aditivos para limpeza dos bicos. Isso funcionou por um tempo, mas depois de algumas semanas a bendita luz voltou a acender e até agora não apagou mais.

    Ontem fui na concessionária e o mecânico passou o scanner. Disse ele que o erro apontado foi da sonda lambda (sensor de oxigênio) e me passou o seguinte orçamento:

    Sonda lambda - R$ 271,42
    Mão de obra - R$ 120,00

    Além disso, também pedi pra ele ver algumas outras coisinhas que estavam precisando de um reparo, como a luz de cortesia (supostamente queimada), a tomada de 12 volts (que parou de funcionar) e também a respeito da luz da reserva da gasolina, que não está queimada, mas não acende quando o carro entra na reserva (já fiquei na mão porque achei que tinha gasolina, mas o motor tinha secado). É estranho porque quando eu ligo o carro, a luz da reserva acende (mostrando que não está queimada), mas quando o carro, de fato, entra na reserva, ela não acende, dando a impressão de que ainda tem combustível no tanque. Pois bem, para esses serviços "extras" o mecânico me passou o seguinte orçamento (a mão de obra está englobada no valor acima, da troca da sonda)

    Lâmpada central - R$ 13,10
    2 fusíveis - R$ 11,58

    Eu achei o orçamento caro demais e amanhã mesmo irei em outra oficina para também passar o scaner. Coisa que eu tenho notado é que toda oficina está me cobrando mais de 70 reais só para passar o scanner (por sorte uma das oficinas que eu vou amanhã passa o scanner de graça).

    Dei uma lida na net e parece que existe muito mito por trás da sonda lambda, sendo que existe um "golpe": o mecânico troca a sonda, mas o problema persiste. Depois de uma simples limpeza dos bicos o problema é resolvido (ou seja, não precisaria ter trocado a sonda). Vejam sobre esse "golpe" aqui.

    Eu não consegui interpretar os resultados do teste do scanner, mas o mecânico afirmou que o problema se resolverá com a troca da sonda lambda. Beleza, irei trocá-la, mas o preço de quase 300 reais por uma sonda me pareceu astronômico. Pesquisei em outras lojas (como o mercadolivre) e encontrei outras sondas MUITOS mais baratas.

    Eu estava querendo comprar a sonda a parte e levar para o mecânico trocar pela mão de obra que ele tinha orçado (R$120,00), mas tenho receio de comprar o equipamento errado. Parece que existem modelos com 2 e 4 pinos e o celta VHCE tem duas sondas (eu não sei qual das duas tem que trocar, será as duas?).

    Depois de escrever tanto, quero a opinião de vocês:
    • O orçamento me parece caro, está mesmo?
    • Qual o modelo de sonda lambda do celta vhce 2009/2010? Posso comprar separado e levar pra o mecânico trocar?
    Valeu pela ajuda pessoal, mas preciso de bastante informação pra economizar uma grana. O concerto lá pela concessionária está saindo quase 500 reais e eu não tenho condições de gastar tudo isso.

    Valeu! :wink_smile:

    #2 andllg

    andllg

      Celta LT

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  • Postado 14 setembro 2012 - 08:52

    se tem dúvida, conselho, vai ter que levar em uma CSS autorizada, ai se voltar a dar o problema vc terá a garantia.

    boa sorte

    Abs.

    #3 Tito

    Tito

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  • Postado 30 setembro 2012 - 17:01

    Cara se vc procurou no mercado livre, é só entrar no campo de perguntas e pedir ao vendedor uma sonda lambda para o Celta 2009 VHC-E, se ele não souber te informar abre o capo, tira uma foto da sonda lambda e do chicote dela que vc vai saber quantos fios ela tem..

    se vc não sabe como é a sonda lambda é só entrar no google, digitar: Sonda Lambda Celta, e clicar na aba "Imagens" vão ter várias fotos lá!

    essa mão de obra de troca da sonda é ridicula, pra vc ter idéia dá pra trocar ela usando ou a ferramenta específica uma chave de boca no caso, ou até mesmo um alicate de pressão, vc só tem que desplugar o chicote, e tirar ela como se fosse um parafuso qualquer e parafusar a nova..

    o resto dos fusíveis está ridiculo também, em qualquer supermercado cada fusível é 0,50 centavos, vc só não iria saber qual trocar, aí teria que olhar um por um ou levar em uma auto elétrica de aparência simples, pois esses centros automotivos maiores enfiam a faca em leigos por qualquer coisa..

    E outra, na minha opnião eu não trocaria a sonda de cara, se vc colocou combustível ruim, terá que limpar os bicos de qualquer jeito certo? leva em um mecânico, pede pra ele fazer uma limpeza de bicos, aproveita e troca o óleo, filtro de óleo e filtro de combustível, pois essa gasolina duvidosa que vc colocou pode ter contaminado o óleo..

    Se depois que fizer isso continuar o problema, só aí vc pode trocar a sonda lambda, falo isso pois é a primeira vez que vejo gasolina ruim estragar sonda lambda, se o seu carro fosse velho tudo bem, mas seu carro é relativamente novo..
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    #4 Buzzunu

    Buzzunu

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  • Postado 02 outubro 2012 - 12:43

    Visualizar Postjardaon, em 11 setembro 2012 - 11:25 , disse:

    Fala pessoal, tudo beleza?

    Meu carro está apresentando um problema que eu vou descrever aqui pra vocês. Dei uma boa pesquisada no google e tb aqui no forum, encontrei muita informação e aprendi bastante, mas gostaria da opinião de vocês.

    :help:

    Tenho um celta 1.0 VHC-E ano 2009/2010. Um dia, voltando de uma viagem (tinha abastecido com álcool) coloquei um tanto de gasolina em um posto suspeito (só pra completar o tanque, uns 15-20 litros). Pois bem, passado uns 50km depois que eu abasteci, a luz da injeção eletrônica acendeu. Parei o carro, li o manual e continuei a viagem.

    Depois disso, dei uma boa pesquisada na internet e achei algumas sugestões. Notei que o carro começou a gastar mito combustível e que estava muito fraco. Nos meus dois tanques de álcool seguintes eu coloquei aqueles aditivos para limpeza dos bicos. Isso funcionou por um tempo, mas depois de algumas semanas a bendita luz voltou a acender e até agora não apagou mais.

    Ontem fui na concessionária e o mecânico passou o scanner. Disse ele que o erro apontado foi da sonda lambda (sensor de oxigênio) e me passou o seguinte orçamento:

    Sonda lambda - R$ 271,42
    Mão de obra - R$ 120,00

    Além disso, também pedi pra ele ver algumas outras coisinhas que estavam precisando de um reparo, como a luz de cortesia (supostamente queimada), a tomada de 12 volts (que parou de funcionar) e também a respeito da luz da reserva da gasolina, que não está queimada, mas não acende quando o carro entra na reserva (já fiquei na mão porque achei que tinha gasolina, mas o motor tinha secado). É estranho porque quando eu ligo o carro, a luz da reserva acende (mostrando que não está queimada), mas quando o carro, de fato, entra na reserva, ela não acende, dando a impressão de que ainda tem combustível no tanque. Pois bem, para esses serviços "extras" o mecânico me passou o seguinte orçamento (a mão de obra está englobada no valor acima, da troca da sonda)

    Lâmpada central - R$ 13,10
    2 fusíveis - R$ 11,58

    Eu achei o orçamento caro demais e amanhã mesmo irei em outra oficina para também passar o scaner. Coisa que eu tenho notado é que toda oficina está me cobrando mais de 70 reais só para passar o scanner (por sorte uma das oficinas que eu vou amanhã passa o scanner de graça).

    Dei uma lida na net e parece que existe muito mito por trás da sonda lambda, sendo que existe um "golpe": o mecânico troca a sonda, mas o problema persiste. Depois de uma simples limpeza dos bicos o problema é resolvido (ou seja, não precisaria ter trocado a sonda). Vejam sobre esse "golpe" aqui.

    Eu não consegui interpretar os resultados do teste do scanner, mas o mecânico afirmou que o problema se resolverá com a troca da sonda lambda. Beleza, irei trocá-la, mas o preço de quase 300 reais por uma sonda me pareceu astronômico. Pesquisei em outras lojas (como o mercadolivre) e encontrei outras sondas MUITOS mais baratas.

    Eu estava querendo comprar a sonda a parte e levar para o mecânico trocar pela mão de obra que ele tinha orçado (R$120,00), mas tenho receio de comprar o equipamento errado. Parece que existem modelos com 2 e 4 pinos e o celta VHCE tem duas sondas (eu não sei qual das duas tem que trocar, será as duas?).

    Depois de escrever tanto, quero a opinião de vocês:
    • O orçamento me parece caro, está mesmo?
    • Qual o modelo de sonda lambda do celta vhce 2009/2010? Posso comprar separado e levar pra o mecânico trocar?
    Valeu pela ajuda pessoal, mas preciso de bastante informação pra economizar uma grana. O concerto lá pela concessionária está saindo quase 500 reais e eu não tenho condições de gastar tudo isso.

    Valeu! :wink_smile:

    Primeiramente, a MO pelo troca da sonda, não é apenas pela troca, e sim pelo scanner(minimo do minimo hoje em dia é 45 reais), serviço de injeção e dai a troca da sonda.
    Segundo não sei que sonda você achou, porém sonda TEM que ser marca boa(Bosch ou MTE).
    Sim, existe muito erro de diagnóstico que leva a sonda, sendo que não é ela.Por que qualquer defeito no carro que causa queima errada, vai acusar a sonda(nariz do carro).
    Uma dica existe a sonda original(tira uma, coloca a outra) e a Universal(adaptada, porém sem modificações no chicote do carro), ambas as marcas MTE e Bosch trabalham, e ambas irão trabalhar da mesma maneira.
    Como parece que você não tem nenhum mecanico de confiança fica complicado.Tenta ver o preço da sonda direto do setor de peças da GM.
    Se achar a sonda por um preço mas barato e de marca boa, você mesmo pode trocar, mas se o defeito não for esse, vai acabar levando no mecanico.



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