Ir para conteúdo

- - - - -

Nível do reservatório de agua - Arrefecimento - Dúvida

reservatório água arrefecimento radiador nível aditivo superaquecimento temperatura motor

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
9 respostas neste tópico

#1 taynara

taynara

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 76849
  • 5 posts
    • Tempo Online: 1h 38m 7s
  • UF:SP
  • Carro:Chevrolet
  • Ano/Modelo:2012/2013
  • Postou:5 vezes neste tópico
  • Postado 05 dezembro 2012 - 14:20

Boa tarde! :)

Pra começar, sou mulher, então toda ignorância em relação a carros nesse tópico está justificada, ok? rsrs.

Bom, comprei um Celta LT 2012/2013 em Julho, atualmente está com pouquíssimos km rodados (1050 km mais ou menos). Acontece que fim de semana eu ia pegar pista com ele pela primeira vez, sendo assim, fui olhar a 'água' do carro e tudo mais. Notei que o líquido de arrefecimento estava na metade do reservatório. Segue a foto:

Imagem Postada

De início achei que tinha pouco, mas como o carro é novo e qualquer coisa que você faça sem ciência da concessionária, perde a garantia, resolvi levar lá. Sem contar que no manual tá escrito que RARAMENTE há necessidade de completar esse reservatório, fazendo com que eu pensasse que houvesse a possibilidade de ter algum vazamento.
    Achei o sinal de 'máximo' e 'mínimo' um pouco confusos.
    Ok, levei e para minha surpresa o mecânico da própria concessionária disse que está ok, perfeito, que tá até um pouco acima da onde precisa estar e que é para eu me preocupar quando o líquido tiver próximo a altura do sinalzinho verde (proximo a etiqueta).
    Acontece que, pelo que eu entendi do Sinal no reservatório, ele está ABAIXO do mínimo. E também não me recordo se o líquido já veio nessa quantidade ou se abaixou com o pouco uso.

A temperatura nunca sobe absurdo, fica no primeiro ponteiro, ou no máximo um pouco a cima, mas não chega no do meio. Nada fora do comum.

Para os que possuem Celta 2012 (que tem o MESMÍSSIMO reservatório que o meu), vocês deixam o líquido em que nível?

Mais uma vez, desculpe a ignorância, pessoal rsrs.

Obrigada! :)

Beijos.

#2 Ironman1976

Ironman1976

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 44167
    • 1721 posts
      • Tempo Online: 28Dias 18h 27m 46s
    • De:Qualquer estado do NE
    • UF:OUTRO PAÍS
    • Carro:Prisma Maxx Econoflex
    • Ano/Modelo:2010/2010
  • Postou:4 vezes neste tópico
  • Postado 05 dezembro 2012 - 14:38

Eu sempre respeitei o sinal do próprio reservatório!
    Essa linha verde imaginária que te falaram é bem desconfiada!
    Se eu fosse você, acreditaria na marca do reservatório e completaria como eu ensinei no tópico:
    http://www.celtaclub...opic=107344&hl=
    Prisma Maxx 1.4 - 2010 (c/ar e direção). Protetor de parachoque e de volante Pedal Esportivo Soleira Adesivo (Porta Mala) Sensor de estacionamento 8 Led SMD (pingos) 22 Led SMD na ré e na placa Alarme na porta mala Porta mala automática VE (nas 4 portas) Protetor de Bateria (original GM) Aero Twin Farol de neblina Xenon 4.300k (neblina) Torp. de 16 led na luz de cortesia de teto e da porta-mala.

#3 taynara

taynara

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 5 posts
  • Postado 05 dezembro 2012 - 14:52

Visualizar PostIronman1976, em 05 dezembro 2012 - 14:38 , disse:

Eu sempre respeitei o sinal do próprio reservatório!
    Essa linha verde imaginária que te falaram é bem desconfiada!
    Se eu fosse você, acreditaria na marca do reservatório e completaria como eu ensinei no tópico:
    http://www.celtaclub...opic=107344&hl=

Muito obrigada, muito bom seu tópico!

Você acha que se eu andar com ele assim mais um pouco (uns dias), só pra verificar se o nível fica mais baixo, é perigoso? Pois como disse no primeiro post, eu não me recordo se já veio assim, ou se veio no nível normal e diminuiu conforme o uso.
    Mês que vem tem troca de filtro e óleo, terei que levar ele de novo a concessionária, se eu notasse que diminuiu o nível do liquido, já ia com a informação de que há algum vazamento. Lembrando que a temperatura mostrada no painel tá sempre a temperatura normal de trabalho, a menos quando acabo de ligar, que ele está frio.

#4 Ironman1976

Ironman1976

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 1721 posts
  • Postado 05 dezembro 2012 - 15:07

Se você completar, e se realmente houver vazamento, você irá notar de qualquer jeito.
    Se baixar pouco, pode ser sinal que esqueceram de encher o seu reservatório no nível correto.

Ah, depois de 1 ano, é normal baixar um pouco...mas, nada como você mostrou na foto.
    Prisma Maxx 1.4 - 2010 (c/ar e direção). Protetor de parachoque e de volante Pedal Esportivo Soleira Adesivo (Porta Mala) Sensor de estacionamento 8 Led SMD (pingos) 22 Led SMD na ré e na placa Alarme na porta mala Porta mala automática VE (nas 4 portas) Protetor de Bateria (original GM) Aero Twin Farol de neblina Xenon 4.300k (neblina) Torp. de 16 led na luz de cortesia de teto e da porta-mala.

#5 taynara

taynara

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 5 posts
  • Postado 05 dezembro 2012 - 15:11

Visualizar PostIronman1976, em 05 dezembro 2012 - 15:07 , disse:

Se você completar, e se realmente houver vazamento, você irá notar de qualquer jeito.
    Se baixar pouco, pode ser sinal que esqueceram de encher o seu reservatório no nível correto.

Ah, depois de 1 ano, é normal baixar um pouco...mas, nada como você mostrou na foto.

Ok!! Mais uma perguntinha! No tópico que você montou, enche uma garrafa inteira, certo? Mas creio que eu não vá usar tudo isso... Posso guardar na garrafa por outras ocasioes, ou pra fazer a mistura já faço em proporção menor?
    O aditivo alaranjado e vermelho é a mesma coisa?

Obrigada novamente :)!

#6 Ironman1976

Ironman1976

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 1721 posts
  • Postado 05 dezembro 2012 - 23:34

Eu não sei o que vc quer dizer com alaranjado e o vermelho.

Só sei que se você for comprar na concessionária, procure pelo código GM (do link que passei). Prepare o bolso, esse aditivo é caro.

Se você quiser economizar, basta procurar outro aditivo desde que segue as seguintes especificações:
    NBR 15.297
    ASTM D4985 e D3306.

Na última vez que pesquisei, o PARAFLU PLUS da FIAT batia com as especificações citadas, mas, verifique novamente.

Sim, você pode guardar o excedente em local fresco e coberto.

Visualizar Posttaynara, em 05 dezembro 2012 - 15:11 , disse:

Ok!! Mais uma perguntinha! No tópico que você montou, enche uma garrafa inteira, certo? Mas creio que eu não vá usar tudo isso... Posso guardar na garrafa por outras ocasioes, ou pra fazer a mistura já faço em proporção menor?

#7 taynara

taynara

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 5 posts
  • Postado 06 dezembro 2012 - 14:20

Visualizar PostIronman1976, em 05 dezembro 2012 - 23:34 , disse:

Eu não sei o que vc quer dizer com alaranjado e o vermelho.

Só sei que se você for comprar na concessionária, procure pelo código GM (do link que passei). Prepare o bolso, esse aditivo é caro.

Se você quiser economizar, basta procurar outro aditivo desde que segue as seguintes especificações:
    NBR 15.297
    ASTM D4985 e D3306.

Na última vez que pesquisei, o PARAFLU PLUS da FIAT batia com as especificações citadas, mas, verifique novamente.

Sim, você pode guardar o excedente em local fresco e coberto.

Visualizar Posttaynara, em 05 dezembro 2012 - 15:11 , disse:

Oi novamente!

Comprei o Aditivo da ACDelco pronto pra uso mesmo e já coloquei (conforme a foto).
    Agora é só aguardar pra ver se há vazamento mesmo :\, espero que não.
    Muito obrigada pelas dicas :)

Imagem Postada

#8 Ironman1976

Ironman1976

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 1721 posts
  • Postado 06 dezembro 2012 - 14:33

Boa sorte!
    Depois poste o resultado, viu....

#9 taynara

taynara

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 5 posts
  • Postado 06 dezembro 2012 - 14:40

Visualizar PostIronman1976, em 06 dezembro 2012 - 14:33 , disse:

Boa sorte!
    Depois poste o resultado, viu....

Com certeza! :) Em breve volto, rsrs

Beijos.

#10 wernerkai

wernerkai

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 56845
    • 9 posts
      • Tempo Online: 2h 8m 44s
    • De:Bauru, SP
    • Carro:Celta VHC 4p
    • Ano/Modelo:2008/2009
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 27 dezembro 2012 - 22:11

Em setembro, sofri uma colisão traseira e o meu carro foi projetado contra o da frente. Como o maldito tinha engate, tive que trocar o radiador e o condensador do A/C. Rachou no meio e o reservatório esvaziou completamente. Dois meses após tirar o carro da oficina credenciada pela seguradora, notei que o A/C estava parando de funcionar, soltando ar quente. Aí reparei que a temperatura do motor estava subindo, o ponteiro chegava quase até o fim da escala e voltava, e a ventoinha ficava um tempo ligada após parar o carro, o que não acontecia antes. Fui olhar e o fluido tinha baixado. Levei de volta na oficina, e foi completado. Ficou normal uns dias e depois começou a aquecer de novo. Desta vez chegou a esvaziar o reservatório. Deixei de novo na oficina, mas o cara não tinha o equipamento para dar pressão. Disseram que não acharam nada e me devolveram o carro, aconteceu de novo, aí reclamei com o seguro. Hoje levei de volta na oficina para passar por uma vistoria por parte do cara do seguro, ele ficou escutando o motor, colocou um papel no escapamento, abriu e fechou o reservatório, descartou queima da junta do cabeçote. Depois de uns minutos funcionando, começou a vazar na lateral do motor ali onde fica a correia dentada e a bomba. Aí ele explicou que podia ser o seguinte:

Por desgaste normal de uso, criou-se uma folga nos componentes da bomba dágua. Como o fluido não havia sido substituído antes, formou-se uma borra ali que forçava um pouco mais a bomba, piorando pro desgaste, mas em compensação essa borra ajudava a vedar essa folga, impedindo o vazamento. Quando foi trocado todo o fluido, essa borra se dissolveu e aí apareceu o vazamento, que só ocorre depois que o motor esquenta e existe pressão no sistema. Realmente, com o motor frio não vazava.

Aí deixei lá pra trocar a bomba, mas disseram que por ser desgaste e não em decorrência da batida, não vai ser coberto pelo seguro. Pelo menos resolveram.

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

Tópicos que também usam as tags reservatório, água, arrefecimento, radiador, nível, aditivo, superaquecimento, temperatura, motor:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 54 usuário(s)