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Problemas na Troca de Pistão

Pistão problemas

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15 respostas neste tópico

#1 jurandyr

jurandyr

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  • Postado 24 julho 2013 - 15:14

    Boa tarde turma

    o seguinte... no inicio no mes tive que fazer retifica no meu carro, devido o pino do pistão ter soltado e raspado o bloco no motor por dentro.. enfim

    comprei biela e pistão novos, mais na hora de comprar não me atentei que comprei o pistçao do motor VHC (flex)
    VHC
    Imagem Postada
    MPFI
    Imagem Postada

    se perceber o do motor MPFI possui uma cavidade o outro não

    agora estou com o seguinte problema, quando almento a rotaçã do motor ou al subir uma ladeira, ele começa a estralar tipo quando voce que sair com o carro de 2º macha.

    levei na retifica o rapaz comentou sobre camera de explosao, devido o pistão novo ser plano o espaço para explosão e menor o que ocasina o barulho, portando tem que trocar e colocar o MPFI... isso procede?

    gostaria da opinião de voces o que pode tar ocasionado este barulho tambem....

    #2 KaduMarsal

    KaduMarsal

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  • Postado 24 julho 2013 - 15:33

    Deixa eu só tirar uma dúvida.....

    Você comprou só um pistão e biela ou trocou o conjunto todo? ( 4 pistões e 4 bielas )

    De qualquer forma...
    O que você fez ao tirar o pistão do MPFI e colocar o do VHC foi elevar a taxa de compressão,
    O MPFI tem a taxa de 9,6:1 já o VHC tem a taxa de 12,6:1.

    O que pode estar acontecendo com essa troca é uma pré-detonação por causa da taxa muito elevada.  
    Outra fato que me leva a acreditar nessa possibilidade é outra das diferenças entre o motor VHC e o MPFi, que é o sensor de detonação. Esse sensor tem como função reconhecer essas detonações e atrasar o ponto quando necessário, justamente para que não ocorra a pré-detonação.


    Infelizmente tenho outra má noticia.
    Com toda certeza a pré-detonação prejudica a vida útil do seu motor, além é claro de deixar o carro manco.

    Agora vamos lá.
    A forma correta de resolver esse problema é abrir de novo o motor e substituir o pistão VHC pelo MPFI.

    Contudo, entretanto, todavia um remap na injeção até pode ajudar a corrigir essa questão.
    Só tem alguns problemas:
    1- Existem dois modelos de injeção no Celta 2001, uma pode ser remapeada e a outra não.
    2 - Se a sua puder ser remapeada vai precisar de alguém que faça esse serviço ai na sua cidade, se fosse aqui em SP era fácil.

    #3 overspeed

    overspeed

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  • Postado 24 julho 2013 - 15:40

    Se trocou todos os pistões vc tem duas opções... TENTA remapear pra usar bem menos ponto (precisa ver se a sua central remapeia (se tiver as letras DFFZ), e se remapear se consegue fazer não ter detonação em todas as situações pois ai é quente é umido o pior pra essa condição) ou usa bicos 35% maiores e usa alcool (num sei se é viável economicamente) a vantagem é que vc ganha uns 15% de potencia e torque na brincadeira.

    Se trocou apenas um cilindro vai ter que fazer tudo de novo...

    #4 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 24 julho 2013 - 16:45

    como o Kadu e o over disseram, seu motor está com pré-detonação por causa do aumento da taxa de compressão do motor devido ao pistão do VHC no motor MPFI
    Imagem Postada

    #5 jurandyr

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  • Postado 24 julho 2013 - 22:17

    ent

    Visualizar PostKaduMarsal, em 24 julho 2013 - 15:33 , disse:

    Deixa eu só tirar uma dúvida.....

    Você comprou só um pistão e biela ou trocou o conjunto todo? ( 4 pistões e 4 bielas )

    De qualquer forma...
    O que você fez ao tirar o pistão do MPFI e colocar o do VHC foi elevar a taxa de compressão,
    O MPFI tem a taxa de 9,6:1 já o VHC tem a taxa de 12,6:1.

    O que pode estar acontecendo com essa troca é uma pré-detonação por causa da taxa muito elevada.  
    Outra fato que me leva a acreditar nessa possibilidade é outra das diferenças entre o motor VHC e o MPFi, que é o sensor de detonação. Esse sensor tem como função reconhecer essas detonações e atrasar o ponto quando necessário, justamente para que não ocorra a pré-detonação.


    Infelizmente tenho outra má noticia.
    Com toda certeza a pré-detonação prejudica a vida útil do seu motor, além é claro de deixar o carro manco.

    Agora vamos lá.
    A forma correta de resolver esse problema é abrir de novo o motor e substituir o pistão VHC pelo MPFI.

    Contudo, entretanto, todavia um remap na injeção até pode ajudar a corrigir essa questão.
    Só tem alguns problemas:
    1- Existem dois modelos de injeção no Celta 2001, uma pode ser remapeada e a outra não.
    2 - Se a sua puder ser remapeada vai precisar de alguém que faça esse serviço ai na sua cidade, se fosse aqui em SP era fácil.

    entao, comprei tudo novo desde os 4 pistoes e 4 biealas, e foi feito as 4 cameras

    valeu pela dica... acho mais viavel comprar um jogo de pistão do MPFI novo pois não conheço ninguem que faça mapeamento aki na cidade "apenas curioso"... aeh isso pode sair e mais caro ainda

    e o barulho e mais ou menos aquele de correa dentada fora do ponto mesmo,,, devido o sensor.

    eh todas as informaçoes se encaixam perfeiamente com o meu drama.... agora vou na fe que essa historia sera resolvida..

    obrigado Kadu

    #6 jurandyr

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  • Postado 25 julho 2013 - 09:39

    mais uma coisinha, sera que dar para andar mais uns 15dias? para dar tempo de fechar a fatura do cartão para comprar o outro :waaa:

    #7 Marquinhus

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  • Postado 25 julho 2013 - 09:57

    Se tiver condições de rodar com podium durante esses dias  pode amenizar esse grilo do motor .

    Convivo com isso no meu carro , tem taxa muito elevada e quando utilizo gasolina comum ele grila também .

    Optei por rodar na podium até fazer a conversão para alcool .

    É um custo maior mais fico despreocupado e o carro roda melhor também .
    Imagem Postada
    I- vtec 200 c​v e 20kgfm :icon_mrgreen:

    #8 JMVIEIRA

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  • Postado 25 julho 2013 - 20:40

    Visualizar Postjurandyr, em 25 julho 2013 - 09:39 , disse:

    mais uma coisinha, sera que dar para andar mais uns 15dias? para dar tempo de fechar a fatura do cartão para comprar o outro :waaa:

    pelo que voce descreve a zoada nao parece detonação não.... som de correia fora de ponto? é um clac-clac ou um clec-clec??? rsrsrsrs

    dá, uma coisa que ameniza o problema é adicionar alcool com gasolina, mas é meio apelativo. se voce conseguir rodar numa faixa de giro que o motor não grile, beleza...

    #9 jurandyr

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  • Postado 26 julho 2013 - 12:56

    Visualizar PostJMVIEIRA, em 25 julho 2013 - 20:40 , disse:

    Visualizar Postjurandyr, em 25 julho 2013 - 09:39 , disse:

    mais uma coisinha, sera que dar para andar mais uns 15dias? para dar tempo de fechar a fatura do cartão para comprar o outro :waaa:

    pelo que voce descreve a zoada nao parece detonação não.... som de correia fora de ponto? é um clac-clac ou um clec-clec??? rsrsrsrs

    dá, uma coisa que ameniza o problema é adicionar alcool com gasolina, mas é meio apelativo. se voce conseguir rodar numa faixa de giro que o motor não grile, beleza...

    O barulho e tipo umas estralada....

    e so faz em alta rotação ou quando preciso subir alguma ladeira (forçar a tração)

    mais vou aguentar mais 15 dias e trocar logo.... prejuizo ja tive demais (2k), não quero outro :waaa:

    #10 JMVIEIRA

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  • Postado 26 julho 2013 - 14:20

    Visualizar Postjurandyr, em 26 julho 2013 - 12:56 , disse:

    Visualizar PostJMVIEIRA, em 25 julho 2013 - 20:40 , disse:

    Visualizar Postjurandyr, em 25 julho 2013 - 09:39 , disse:

    mais uma coisinha, sera que dar para andar mais uns 15dias? para dar tempo de fechar a fatura do cartão para comprar o outro :waaa:

    pelo que voce descreve a zoada nao parece detonação não.... som de correia fora de ponto? é um clac-clac ou um clec-clec??? rsrsrsrs

    dá, uma coisa que ameniza o problema é adicionar alcool com gasolina, mas é meio apelativo. se voce conseguir rodar numa faixa de giro que o motor não grile, beleza...

    O barulho e tipo umas estralada....

    e so faz em alta rotação ou quando preciso subir alguma ladeira (forçar a tração)

    mais vou aguentar mais 15 dias e trocar logo.... prejuizo ja tive demais (2k), não quero outro :waaa:

    ainda estou encucado...  do jeito que voce fala parece junta homocinética rsrsrsrsrs

    EU colocaria alcool pra ver se para a zoada...se parar é detonação mesmo, mas se não parar é outra coisa e voce não precisaria trocar os pistões. mas EU sou meio doido e arriscaria, e voce não É EU então voce decide rsrsrsrsrs

    #11 KaduMarsal

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  • Postado 26 julho 2013 - 15:08

    Visualizar PostJMVIEIRA, em 26 julho 2013 - 14:20 , disse:

    ainda estou encucado...  do jeito que voce fala parece junta homocinética rsrsrsrsrs

    EU colocaria alcool pra ver se para a zoada...se parar é detonação mesmo, mas se não parar é outra coisa e voce não precisaria trocar os pistões. mas EU sou meio doido e arriscaria, e voce não É EU então voce decide rsrsrsrsrs


    Se fosse homocinética não faria barulho apenas em uma determinada faixa de rotação, seria um barulho constante com aumento conforme velocidade e não rotação do motor.  

    Ao amigo do tópico, eu não recomendaria andar com o carro assim.... Pode ter certeza que você está diminuindo a vida útil de seu motor recém retificado.  Se continuar andando assim bem capaz de você ter outro prejuízo de R$2000 ou mais.

    Agora me responde, você levou o carro a algum mecânico ou fez em "casa"?

    Porque de verdade... Se você pagou por esse serviço o minimo que o mecânico deve fazer é arrumar a lambança que ele fez...

    Imagina só o trabalho e prejuízo que isso vai te dar...

    Vai ter que comprar um jogo de pistão novo, junta do cabeçote, junta do cárter, junta de escape, silicone...
    E fora o trabalho de desmontar protetor de cárter, cárter, cabeçote, correias, injeção, tirar biela e pistão, tirar o pino, colocar de volta e etc...  Só pra fazer essa "simples" troca é no minimo meio dia de trabalho (isso se ele não parar pra fazer absolutamente nada )

    Sem mencionar o sério risco que você tem ter danificado alguma biela por andar com o carro assim! Afinal dependendo do grau da pré-detonação pode forçar e muito a biela. ( e a biela desse motor GM já não é lá essas coisas )

    #12 gustavo25

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  • Postado 26 julho 2013 - 17:13

    Visualizar Postjurandyr, em 26 julho 2013 - 12:56 , disse:

    mais vou aguentar mais 15 dias e trocar logo.... prejuizo ja tive demais (2k), não quero outro :waaa:
    se o seu motor durar até lá...
    Imagem Postada

    #13 JMVIEIRA

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  • Postado 27 julho 2013 - 23:52

    Visualizar PostKaduMarsal, em 26 julho 2013 - 15:08 , disse:


    Se fosse homocinética não faria barulho apenas em uma determinada faixa de rotação, seria um barulho constante com aumento conforme velocidade e não rotação do motor.  

    voce não entendeu a "piada", deixa pra lá...


    Visualizar Postjurandyr, em 26 julho 2013 - 12:56 , disse:


    O barulho e tipo umas estralada....

    e so faz em alta rotação ou quando preciso subir alguma ladeira (forçar a tração)

    mais vou aguentar mais 15 dias e trocar logo.... prejuizo ja tive demais (2k), não quero outro :waaa:

    se desse um clec clec e parasse, a central estaria corrigindo (KS)... é uma pena voce ter que destaxar seu motor de volta pro original (que no caso do MPFI é baixa a taxa) por causa dessa suposta grilada... todo mundo querendo subir a taxa pra ter mais rendimento termico e voce tendo que fazer justamente o inverso...uma pena.

    #14 KaduMarsal

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  • Postado 28 julho 2013 - 11:24

    Visualizar PostJMVIEIRA, em 27 julho 2013 - 23:52 , disse:


    se desse um clec clec e parasse, a central estaria corrigindo (KS)... é uma pena voce ter que destaxar seu motor de volta pro original (que no caso do MPFI é baixa a taxa) por causa dessa suposta grilada... todo mundo querendo subir a taxa pra ter mais rendimento termico e voce tendo que fazer justamente o inverso...uma pena.

    Ele até tem outras opções...

    Como o remap + álcool ... Também resolveria o problema! O problema é encontrar quem faça isso lá...

    #15 jurandyr

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  • Postado 29 julho 2013 - 14:22

    Entao pessoal

    fui atras do bendito pistao do MPFI

    encortrei da Mahle por R$380 e tambem encontrei de outras marcas por R$250, ambas modelo Stander

    Sei que a marca Mahle e mais confiavel se não me engano e o mesmo utilizado pela montadora.. ns motivos

    pergunto, vale apena essa economia de R$130 ou não?

    #16 KaduMarsal

    KaduMarsal

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  • Postado 29 julho 2013 - 16:56

    Visualizar Postjurandyr, em 29 julho 2013 - 14:22 , disse:

    Entao pessoal

    fui atras do bendito pistao do MPFI

    encortrei da Mahle por R$380 e tambem encontrei de outras marcas por R$250, ambas modelo Stander

    Sei que a marca Mahle e mais confiavel se não me engano e o mesmo utilizado pela montadora.. ns motivos

    pergunto, vale apena essa economia de R$130 ou não?


    Simples e diretamente.
    Não.

    Não economiza em pistão e anel pra não ter dor de cabeça futuramente.



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