Ir para conteúdo

- - - - -

Turbinar Celta flex

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
10 respostas neste tópico

#1 claytonneves

claytonneves

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 74450
  • 558 posts
    • Tempo Online: 10Dias 1h 55m 49s
  • UF:RJ
  • Carro:Celta Flexpower 2p
  • Ano/Modelo:2007/2008
  • Postou:6 vezes neste tópico
  • Postado 23 setembro 2013 - 14:43

Fala pessoal,

nesses últimos dias, tenho me interessado por mecânica e tal, e fui pesquisar sobre valores de kit turbo e quem sabe até tentar viabilizar um projeto desse pro meu celta que é 2007/2008 com ar, direção e flex.

Massssssssssssssssss.... me deparei com uma dúvida, liguei para 2 preparadores aqui do RJ, que disseram instalar de boa o kit no carro e tal, um me cobrou 1500 e o outro 1700, mas o terceiro preparador, me disse que não dá...

Eu falei que "não dá" é mt esquisito, pq outras pessoas tinham me falado que dá, daí ele refez a frase e disse que até dá, mas que dá muito trabalho e tem que mexer em muita coisa no carro, disse que a eletrônica não funciona direito, que teria que trocar os pistões e colocar os do celta gasolina (???) e instalar fueltech (que ele disse só valer a pena o ft400, qd outra pessoa me disse que o ft300 trabalha de boa) e também intercooler.

Eu, como estou aprendendo e não sei quase nada sobre isso (só o que andei fuçando aqui no fórum), queria saber de vcs, se tem alguém com celta flex turbo, se realmente deu esse trabalho do diabo todo que o cara falou, ou se foi tranquilo, e se gastou um absurdo de grana?

Cotei os valores de kit turbo, na spa turbo, deu cerca de 2.600 já com frete, e aqui na Zanini no RJ, sai a 2.200.

Pelo que vi, eu ainda teria que comprar algumas coisas por fora, como o próprio fueltech, intercooler, velas, abrir bicos (outra coisa que o terceiro preparador me disse que eu não precisaria), solda e junta do carter, hallmeter e arrumar toda a parte do escapamento.

Confere isso? Pois os tópicos e informações sobre turbo aqui do Fórum, até a tabela de preços é mt antiga.

Abraços e obrigado.
    Fotos do meu Celta -> Cezinha
    Projeto turbo

#2 duda.spl

duda.spl

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 75106
    • 496 posts
      • Tempo Online: 13Dias 18h 37m 55s
    • UF:SP
    • Carro:Turbo
    • Ano/Modelo:2000/2001, 2001/2001
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 23 setembro 2013 - 16:00

faltou na sua listinha ai bomba de combustivel mangueiras pra fazer a linha de combustivel rs  pressao de combustivel tb o de turbina acho que vem no kit ja

Imagem Postada

#3 claytonneves

claytonneves

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 558 posts
  • Postado 23 setembro 2013 - 16:10

duda.spl, em 23 setembro 2013 - 16:00 , disse:

faltou na sua listinha ai bomba de combustivel mangueiras pra fazer a linha de combustivel rs  pressao de combustivel tb o de turbina acho que vem no kit ja

Então cara, eu tô pensando em ir na oficina dos caras essa semana pra fazer a lista de peças e tal, pq por telefone ninguém gosta de falar, hahahahahaha...

eu tava querendo começar um projeto turbo, mas dps de ouvir algumas coisas, dei uma desanimada, não tô com bala na agulha agora pra gastar mais de 4 mil pra montar e regular tudo, e os preparadores aqui do RJ cobram direitinho.

De qualquer maneira, ainda quero saber o que vou precisar e tal.

Abração.
    Projeto turbo

#4 ThiiagoLiino

ThiiagoLiino

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 81081
    • 487 posts
      • Tempo Online: 3Dias 17h 12m 55s
    • Carro:Peugeot
    • Ano/Modelo:2012/2013
  • Postado 23 setembro 2013 - 19:23

Clayton, quer carro potente, compra um carro potente.

Fica mexendo na mecânica dele, com pessoas que você nem sabe quem são, é meio complicado.

Aí um dia teu carro para ai por nada e FU!

#5 claytonneves

claytonneves

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 558 posts
  • Postado 23 setembro 2013 - 19:43

ThiiagoLiino, em 23 setembro 2013 - 19:23 , disse:

Clayton, quer carro potente, compra um carro potente.

Fica mexendo na mecânica dele, com pessoas que você nem sabe quem são, é meio complicado.

Aí um dia teu carro para ai por nada e FU!

Então, eu acho que customização e preparação de carro é algo que a gente aprende a gostar e tal...

os preparadores que falei, não são pessoas que não conheço, 1 me foi indicado por várias pessoas aqui do clube e de outros clubes, e outro é conhecido no RJ, e teve um dos melhores carros preparados na época que tinha arrancada no autódromo de Jacarepaguá (Renê Menezes, da RM Motors) eu só omiti os nomes.

Enfim, eu tenho um celta e quero personalizar ele, o chato é que por ser flex, ele tem umas particularidades que eu gostaria de entender e aprender.

Alias, atualizando o tópico, falei com um 4 preparador que só confirmou a informação de que dá pra colocar o turbo, mas dá um trabalho a mais por ser flex, além de gastar mais e tb é recomendado colocar uma pressão pequena, coisa de 0.4 / 0.5 pra não dar problema.
    Projeto turbo

#6 claytonneves

claytonneves

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 558 posts
  • Postado 27 setembro 2013 - 14:48

Fala pessoal, pra quem tinha curiosidade, assim como eu, dá sim pra turbinar celta flex, só não pode andar com mt pressão (sem destaxar).

Alguns preparadores recomendam 0.4/0.5 outros já me disseram que dá pra botar 0.6/0.7 e andar bem.

Estou me preparando psicologicamente ($) pra começar a comprar as peças e montar o meu, o gasto será de aproximadamente 5 mil, totalizando o kit turbo, as demais peças que precisa comprar e a mão de obra.

O lance de preparação de cabeçote achei besteira, pq custa cerca de 2 mil pra ganhar "só" 20cv, achei muito pouco, apesar de existir a vantagem de não ter dor de cabeça com polícia, vistoria e etc...

Ainda não me decidi por completo, ainda estou estudando a ideia, até pq 5 mil são 5 mil.

Abraços.
    Projeto turbo

#7 LuanTrindade

LuanTrindade

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 76964
    • 70 posts
      • Tempo Online: 3Dias 12h 6m 1s
    • UF:RS
    • Carro:Não Possuo
    • Ano/Modelo:Não Possuo
  • Postado 27 setembro 2013 - 16:55

cara eu penso se tu ta afim, e ta ciente do que pode acontecer e claro tem a grana faz e seja feliz xDD

#8 paulo.jampa

paulo.jampa

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 23786
    • 137 posts
      • Tempo Online: 2h 44m 19s
    • UF:PB
    • Carro:Celta VHC 2p
    • Ano/Modelo:2002/2003
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 27 setembro 2013 - 22:47

claytonneves, em 27 setembro 2013 - 14:48 , disse:

Fala pessoal, pra quem tinha curiosidade, assim como eu, dá sim pra turbinar celta flex, só não pode andar com mt pressão (sem destaxar).

Alguns preparadores recomendam 0.4/0.5 outros já me disseram que dá pra botar 0.6/0.7 e andar bem.

Estou me preparando psicologicamente ($) pra começar a comprar as peças e montar o meu, o gasto será de aproximadamente 5 mil, totalizando o kit turbo, as demais peças que precisa comprar e a mão de obra.

O lance de preparação de cabeçote achei besteira, pq custa cerca de 2 mil pra ganhar "só" 20cv, achei muito pouco, apesar de existir a vantagem de não ter dor de cabeça com polícia, vistoria e etc...

Ainda não me decidi por completo, ainda estou estudando a ideia, até pq 5 mil são 5 mil.

Abraços.

Cara fazia um tempão (anos) que eu não postava no Celta Clube mas resolvi vir dar uma ajuda a você.

Cara seu Celta é o Flex 2008 (acelerador a cabo ainda) né?
    Esquece essas conversas desses preparadores que você foi.

Quando eu troquei meu branco a gasolina (avatar) pelo atual Flex 2008 queria turbinar ele também, mas lendo o fórum e outros "entendido" internet à fora, inclusive preparadoras e fabricantes de peças, todos dizendo a mesma coisa:
    - dá muito trabalho pra fazer porque tem A/C... é quase impossível.... é Flex então tem que trocar pistão por causa da taxa e fazer chip ou usar gerenciador com atraso de ponto...

Fora que diziam que era obrigatório clamper, que isso e que aquilo. Que a pressão não podia ser mais de 0.6 ~ 0.7kgf/cm².
    Quando você ouvir valores muito exatos de cara neste ramo desconfie. Não há essa de ATÈ, SÒ, NO MÁXIMO, NO MÍNIMO, TEM QUE TER, TEM QUE FAZER.

Pois bem: quase desistindo da  empreitada resolvi montar o carrinho do meu jeito, sem preparador (aqui na Paraíba os 3 que tem nem preciso comentar). E também sem ir pelas bobagens de gente que limita as coisas. Até então eu ainda estava acreditando nessa de ATÉ 0,6 ~0,7 kg.

Comprei intercooler, coletor próprio para carro com A/C e DH (pronto, fundido, sem adaptações), valvula, mangotes, etc. A turbina já tinha uma T2.
    De tudo somente duas necessidades especiais: usar filtro de óleo do Vectra 2.4 16 flex (mais curto) e usar a saída de escape do mesmo fabricante do coletor (já vem pronta, é plug-and-play e o valor achei justo).

Montei o kit, abri a válvula para a pressão ser baixa e fui andar. Dia após dia fui aumentando a pressão.

Resumo da história:
    o carro está turbo há 2 anos e 10 meses (faculdade, trabalho, supermercado, banco, viaja pra visitar mãe, viaja pra ir pra arrancada, participa de 2 dias de arrancada, volta, vai pra track day, volta, vai em recife 250km de distância, volta).
    São 40.000 km turbo. São 75.000 km totais do carro. Nunca abrrio o motor. Nunca sequer trocou junta de cabeçote. Nunca reapertou um parafuso. Nunca fez descabornização.

Foram:
    4 arrancadas noturnas,
    3 provas de arrancada de 2 dias,
    2 provas de arrancada de 1 dia,
    2 track days
    (em cada evento desses pode somar 260km de estrada para ir e voltar).
    Fora as inúmeras puxadas praticamente diárias e as puxadas em estrada.

A pressão do carro iniciou com 1,1kg, e agora já anda há alguns meses com 1,7kg.
    Medidos dentro do coletor (e não na pressurização). Isso 1,7kg após o intercooler, se medir entre a turbina e ele dá mais de 2,0kg na certa.

A turbina é de eixo 42mm e rotor 41,5mm. Empurra volume razoável de ar.

O carro usa somente bicos suplementares, um gerenciador para os bicos e mais nada. Nem clamper o meu precisou.

NÃO estou dizendo que todos vão aguentar esta pressão ou que vão funcionar redondo sem clamper. Mas um preparador "profissional" botar todas essas dificuldades e limitações "exatas" é muito estranho.

Procuro um com experiência e que lhe monte algo simples. Sem mecher muito no motor, sem usar pistões de gasolina, fueltechno de 2mil reais, etc.
    Nenhuma FuelTechno (ou qualquer outra) vai ter o acerto como a IE original pra rua. É fato.

Fora que vai ser um tempão indo lá pra fazer pós-ajustes. Qnd mudar de temperatura, vai ter que ajustar correção.... qnd for pra uma cidade mais alta ou mais baixa vai sentir um pequeno desacerto e tem que corrigir... etc

Arranja um cara que faça o simples e funcional e seja feliz. Tenha um carro 100% redondo pro dia-a-dia, com motor TODO original, a confiabilidade de sua IE original e a potência pra brincar.
    Se acha gambiarra bico suplementar na pressurização, basta adaptar um coletor original com mais 4 bicos suplementares.

Você mora no RIO, tem muito preparador aí. Com certeza 1 vai te atender na medida.
    Eu é que moro na Paraíba e não tenho opções. Você tem.

Abraço e boa sorte.
    EX. VHC-T @ 0,9 kg 1,1 kg
    Fotos do bixo

#9 claytonneves

claytonneves

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 558 posts
  • Postado 27 setembro 2013 - 23:29

Pois é cara, acho que meio maior problema era achar um preparador mesmo...

Encontrei um que facilitou bastante as coisas pra mim, e a "fórmula" foi parecida com a sua, bico suplementar, modulo pandoo pulser plus, clamper, hallmeter, manometro de pressao de combust., mudar o escapamento e colocar 2 abafadores, pra não fazer mt barulho e o kit turbo em si.

Achei prático, rápido, funcional e não vou precisar alterar mt coisa, dps, caso eu queira "fuçar" mais, mexo no motor, trabalho cabeçote e etc, mas o turbo acredito que vá ficar show sim...

Iniciei o processo comprando o manometro e o modulo, semana que vem começo a negociar o kit e etc, e vamos que vamos.

Agradeço a todos a ajuda, principalmente ao paulo.jampa.

Vou tentar detalhar tudo q comprei, com preços e etc e o que foi feito no carro, abrirei um post pra falar disso.

Abraços.
    Projeto turbo

#10 paulo.jampa

paulo.jampa

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 23786
    • 137 posts
      • Tempo Online: 2h 44m 19s
    • UF:PB
    • Carro:Celta VHC 2p
    • Ano/Modelo:2002/2003
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 28 setembro 2013 - 11:02

Agora sim você pode começar a dizer que achou o preparador certo pra você e seu carro.
    Comercialmente falando, ele sugeriu simplesmente o módulo mais adequado possível.
    - O PulserPlus é mapeado (diferente daqueles gerenciadores com potenciômetro);
    - Tem alguns ajustes de correções (que só os gerenciadores de suplementar da Pandoo tem);
    - É digital, exato, preciso.

Atente que o módulo que ele sugeriu, o Pandoo Pulser Plus, JÁ tem incorporado 2 Clampers e Hallmeter.
    A não ser que o preparador tenha outro motivo pra comprar um Clamper separado e/ou você queira um halmetter redondo na forma de um relógio, não precisa comprá-los à parte.
    Só vai gastar grana, complicar a instalação e ter mais coisas pra dar problema. Keep it simple.

Só uma dica, o Pulser Plus precisa de sinal de rotação, que ele indica o pulso Negativo da bobina.
    Eu não gosto de mecher muito com fio de bobina, então eu ligo de outra maneira:
    No pézinho esquerdo (ao lado dos pedais do motorista), se tirar a capa plástica há um chicote da IE original e dois conectores passando ali. Há um fio verde lima (todo verde, sem listra de nenhuma cor) que é o sinal de conta-giros do painel. Mesmo os celta VHC gasolina e os sem contagiros no painel tem esse fio. Você pode ligar o Pulser plus ali.

Lá é um sinal pós ECU, qualquer problema no máximo vai atrapalhar o conta giros (é melhor que parar o carro). Mas é sem erro: basta decapar o fio um pouco, enrolar o fio do Pandoo Pulser, soldar e isolar.
    Essa dica aprendi aqui no fórum, uns 5 anos atrás (não lembro quem).
    EX. VHC-T @ 0,9 kg 1,1 kg
    Fotos do bixo

#11 claytonneves

claytonneves

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 558 posts
  • Postado 28 setembro 2013 - 11:21

Valeu Paulo, obrigado pelas dicas novamente!

E é isso mesmo o pulser plus vem com tudo, só instalar mesmo.

Abração
    Projeto turbo

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 64 usuário(s)