![]() ![]() |
Aug 4 2006, 08:50 PM
|
|
![]() Velha Guarda Grupo: Velha Guarda Agradecimento(s): 63 Registrado: 30-December 04 Membro N°: 52 Cidade: Curitiba UF: PR Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2004/2005 |
Olá Pessoal,
Para todos aqueles que gostam de brincar, mais um tópico legal. Resgatando alguns detalhes do tópico sobre o cabeçote do 1.6 no 1.0, fica a ressalva do detalhe do volume da câmara do cabeçote do 1.6 que teoricamente é maior que a do 1.0 e sendo assim, necessário a redução do volume de alguma maneira. Para todos que eu perguntei, todos responderam que seria mais interessante abrir o bloco para 1.6 - fato já feito por pelo menos 3 pessoas conhecidas, com resultados interessantes, acima de 110CVs. Enfim, essa preparação exige + cascalho, já ultrapassa a casa dos R$ 2500, o legal daquele tópico foram as discussões sobre comando, tuchos, rotação, etc... Muito bem, partido para algo mais BARATO... hoje pela manhã eu e o romulo ficamos estudando algo bacana para o celta, simulando resultados baseados em medidas precisas. A preparação "aspirada econômica" seria; - Comando do Corsa 1.6B (248°x256°, lift 6mm, lobe em 118°, overlap de 14° = essas informações ainda precisam ser confirmadas, elas foram "aproximadas" sem equipamentos que garantissem extrema precisão - centesimal) - Polia Regulável (não tem nada a ver com vender o peixe e sim buscar um enquadramento melhor do comando) - Correia dentada nova (opcional) - Rebaixamento do cabeçote em 0,5mm + troca de juntas de cabeçote e tampa - Polimento dos dutos de admissão e escape com leve trabalho de aerodinamização. - Polimento da face das válvulas - Polimento da câmara de admissão - Escape dimensionado 4x1 com tubos longos, 2 abafadores não restritivos. - Retrabalho dos bicos para 35% + vazão - Passagem para álcool - TBI 50mm (ou pelo menos a da montana/vhc flex de 45mm - CAI com filtro duplo fluxo - Remapeamento ponto a ponto com o máximo avanço, correção de combustível e aumento do limite de corte de 6600 para 7000 ~ 7200 RPM. Bom, estimando tudo isso, daria algo entre R$ 500 e R$ 700 + o escape dimensionado que pode sair entre R$ 300 (usado) e R$ 550 (novo), podendo variar ainda mais dependendo de onde as peças são conseguidas, mão de obra, etc. Gráfico da simulação: ![]() Então observando a simulação, verifica-se que se elevar o corte para 7000 RPM, já há um ganho excelente. A elevação acima de 7000 RPM já exigiria uma pausa para pensar até onde dá pra arriscar sem o motor quebrar. O legal é que isso daria algo acima de 90CVs, já é o mesmo que um turbo a 0,4~0,5 (só para efeito de comparação). E aí está um detalhe: comando 272° ou 276° melhoraria o fluxo - mas em rotações superiores a 7000 RPM. O 272 por exemplo, daria um excelente ganho em 8000 RPM, coisa acima de 100CVs, mas e pra girar acima de 8000??? Aí que a simulação foi interessante, para saber o ganho e a rotação. Uma nova discussão se inicia então sobre o limite de giro dos 1.0, já que o curso minúsculo acaba exigindo mais rotação para se conseguir potência. ATÉ ONDE É POSSÍVEL SUBIR A ROTAÇÃO DE CORTE COM BAIXO RISCO E CUSTO??? -------------------- => desde 2004 =)
|
|
|
|
O(s) 7 membro(s) abaixo agradecem MaxCWB por este post: ab.nandi, GS GUILHERME, hebertoi, juniormt, M.K.S, Marter_Templar, Tora | |
Aug 4 2006, 09:00 PM
|
|
![]() Celta Spirit Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 18 Registrado: 10-September 05 De: São Paulo Membro N°: 2,880 Cidade: São Paulo UF: SP Carro: Volkswagen Ano/Modelo: 2008/2009 |
Isso muito me interessa....
Já estou com um bom caminho andado. Valew MAX -------------------- Pagar pra poder contribuir com informações??? hahaha virou Brasil....
Em algumas partes, só dá pra postar se vc paga, só dá pra responder se vc paga. |
|
|
|
Aug 4 2006, 09:21 PM
|
|
|
Valido até 01/02/2019 Grupo: Celta Elite Agradecimento(s): 859 Registrado: 12-June 05 De: São Carlos, SP Membro N°: 2,063 Cidade: São Carlos UF: SP Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
Max, sempre leio seus tópicos, e aprendo muito com eles.
Minha dúvida é: há algum tempo atrás, comprei uma revista de preparação de carros onde o dono de um Fiesta Rocan 1.6 (98cv original) fez um trabalho de aspiração fudida no motor, poliu tudo que conseguiu, retrabalhou inúmeras peças, aliviou volante, vira, etc.... Segundo a revista, chegou nos 180cv !!!! É possível isso, ou conversa pra boi dormir ? PS: depois eu procuro a revista, e posto o nome dela e a edição. -------------------- ![]() ![]() |
|
|
|
Aug 4 2006, 09:51 PM
|
|
![]() Celta Life Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 1 Registrado: 5-January 05 Membro N°: 311 Cidade: Fortaleza UF: CE Carro: 1.0 60cv Ano/Modelo: 2001/2001 |
Gostei pacas do topico
|
|
|
|
Aug 6 2006, 02:56 AM
|
|
![]() Velha Guarda Grupo: Velha Guarda Agradecimento(s): 0 Registrado: 4-January 05 Membro N°: 259 Cidade: Porto Alegre UF: RS Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2004/2004 |
Acho que simulação é uma coisa; vida real é outra...
Vamos esperar algum peitudo fazer essas mods e botar no dyno pra ver se realmente dá tudo isso... Particularmente, acho mais fácil acreditar que o Lula não sabia de nada do que aceitar que se ganha cvs assim, tão fácil. |
|
|
|
Aug 6 2006, 08:37 AM
|
|
|
Valido até 01/02/2019 Grupo: Celta Elite Agradecimento(s): 859 Registrado: 12-June 05 De: São Carlos, SP Membro N°: 2,063 Cidade: São Carlos UF: SP Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
Max, sempre leio seus tópicos, e aprendo muito com eles. Minha dúvida é: há algum tempo atrás, comprei uma revista de preparação de carros onde o dono de um Fiesta Rocan 1.6 (98cv original) fez um trabalho de aspiração fudida no motor, poliu tudo que conseguiu, retrabalhou inúmeras peças, aliviou volante, vira, etc.... Segundo a revista, chegou nos 180cv !!!! É possível isso, ou conversa pra boi dormir ? PS: depois eu procuro a revista, e posto o nome dela e a edição. Achei a revista com a reportagem sobre o Fiesta: QuatroRodas NITRO, ano 2, edição 10 OBS: depois de otimizar tudo que podia no carro, ele chegou nos 180cv com motor 1.6 Rocam, e o detalhe: consumo de 15km/l na cidade e 23km/l na estrada !!!! -------------------- ![]() ![]() |
|
|
|
Aug 6 2006, 10:02 AM
|
|
![]() Celta Life Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 1-January 05 Membro N°: 161 Cidade: São Bernardo do Campo UF: SP Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2003/2003 |
Show !!!!!!!!!
Que Programa que voce fez essa simução ? -------------------- |
|
|
|
Aug 6 2006, 10:28 AM
|
|
![]() Moderador Grupo: Moderador Agradecimento(s): 68 Registrado: 5-January 05 Membro N°: 328 Cidade: Lençois Paulista UF: SP Carro: 1.0 Flexpower 4p Ano/Modelo: 2005/2005 |
Não acreditava que o 1.0 chegava a tudo isso sem turbina
-------------------- ![]() |
|
|
|
Aug 6 2006, 10:40 AM
|
|
|
Celta Life Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 18-March 05 Membro N°: 1,143 Cidade: Cuiabá UF: MT Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2003/2004 |
bom topico....
kero faze isso no meu! hehehe -------------------- |
|
|
|
Aug 6 2006, 11:02 AM
|
|
|
Auto Escola Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 5-January 05 Membro N°: 303 Cidade: Novo Hamburgo UF: RS |
Max, sempre leio seus tópicos, e aprendo muito com eles. Minha dúvida é: há algum tempo atrás, comprei uma revista de preparação de carros onde o dono de um Fiesta Rocan 1.6 (98cv original) fez um trabalho de aspiração fudida no motor, poliu tudo que conseguiu, retrabalhou inúmeras peças, aliviou volante, vira, etc.... Segundo a revista, chegou nos 180cv !!!! É possível isso, ou conversa pra boi dormir ? PS: depois eu procuro a revista, e posto o nome dela e a edição. Achei a revista com a reportagem sobre o Fiesta: QuatroRodas NITRO, ano 2, edição 10 OBS: depois de otimizar tudo que podia no carro, ele chegou nos 180cv com motor 1.6 Rocam, e o detalhe: consumo de 15km/l na cidade e 23km/l na estrada !!!! nossa, esse ai podia trabalha em montadora, pq os engenheiros mesmo naum sabem nada pelo jeiot...HUAHAUH mas tipo, tem troxa que acredita nissso ai???? pq vcs naum param de viajar com o lance da fazer MIOOO aspirado e turbinam logo... ou partem pra 1.6~1.8 logo.... |
|
|
|
Aug 6 2006, 11:18 AM
|
|
|
Auto Escola Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 30-December 04 Membro N°: 88 Cidade: Natal UF: RN Carro: 1.0 60cv Ano/Modelo: 2002/2002 |
Não acreditava que o 1.0 chegava a tudo isso sem turbina chega.. e chega a mais ainda... mas como o max disse la em cima... só vem com giro mesmo (vide motores de motos esportivas), mas fica totalmente sem torque em baixa... lalala .. essas coisas problema eh o celta girar alto sem quebrar os balancins -------------------- ![]() |
|
|
|
Aug 6 2006, 11:50 PM
|
|
![]() Velha Guarda Grupo: Velha Guarda Agradecimento(s): 63 Registrado: 30-December 04 Membro N°: 52 Cidade: Curitiba UF: PR Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2004/2005 |
QUOTE pq vcs naum param de viajar com o lance da fazer MIOOO aspirado e turbinam logo... ou partem pra 1.6~1.8 logo.... Lucas, tenha bom senso! Estamos falando em gastar pouco e ter um ganho razoável. Tanto o turbo quanto o 1.6 sairiam muito mais caro. A idéia do tópico é saber o que mudar com baixo custo. Falowss -------------------- => desde 2004 =)
|
|
|
|
Aug 7 2006, 02:15 AM
|
|
![]() Celta Life Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 25-July 05 De: Cascavel-PR Membro N°: 2,473 Cidade: Cascavel UF: PR Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2003/2003 |
Pow... se isso for verdade eu vou fazer no meu carro. Mas... como saber se REALMENTE funciona?
-------------------- |
|
|
|
Aug 7 2006, 04:15 AM
|
|
![]() Velha Guarda Grupo: Velha Guarda Agradecimento(s): 29 Registrado: 6-May 05 De: Cuiabá Membro N°: 1,729 Cidade: Cuiabá UF: MT Carro: Volkswagen Ano/Modelo: 2009/2010 |
MAX...
o q tu manda pra 1.4? \= tem os mesmos ganhos? -------------------- ![]() Voyage Confortline |
|
|
|
Aug 7 2006, 07:49 AM
|
|
|
Auto Escola Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 5-January 05 Membro N°: 303 Cidade: Novo Hamburgo UF: RS |
QUOTE pq vcs naum param de viajar com o lance da fazer MIOOO aspirado e turbinam logo... ou partem pra 1.6~1.8 logo.... Lucas, tenha bom senso! Estamos falando em gastar pouco e ter um ganho razoável. Tanto o turbo quanto o 1.6 sairiam muito mais caro. A idéia do tópico é saber o que mudar com baixo custo. Falowss quem tem bom senso naum aspira 1.0....AHUHAUHAUAH |
|
|
|
Aug 7 2006, 08:14 AM
|
|
|
Velha Guarda Grupo: Velha Guarda Agradecimento(s): 3 Registrado: 26-January 05 Membro N°: 585 Cidade: Curitiba UF: PR Carro: 1.4 4p Ano/Modelo: 2004/2005 |
Acho que simulação é uma coisa; vida real é outra... Vamos esperar algum peitudo fazer essas mods e botar no dyno pra ver se realmente dá tudo isso... Particularmente, acho mais fácil acreditar que o Lula não sabia de nada do que aceitar que se ganha cvs assim, tão fácil. veio.. discordo 100% de vc.... tenho um celta 1.4 aspro.. e antes disso ekle era turbo.. não me arrependi nenhum um pouco de tirar o tubro.. o desafio de montar um aspro descente é muito maior.. pegar um carro, por um kit basico e sair dando pau ´pe facil!! dificil é fazer isso com um aspro!!!! meu carro ta 70% completo já... e to muito satiefeito com ele..... da pra montar um mil aspro forte sim! o que eu acho que é foda é o custo.,. mas o custo de um aspro é sempre maior que um turbo.... o topico aki é sobre o que fazer com pouca grana que realmente de diferença.. e não o que fazer para um mil virar um superesportivo... |
|
|
|
Aug 7 2006, 08:22 AM
|
|
![]() Celta Life Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 1 Registrado: 26-July 05 De: São Paulo Membro N°: 2,481 Cidade: São Paulo UF: SP Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2005/2005 |
Muito interessante o fato de com menos de mil reais eu ganhe un 20cv...
Gostei muito... Confirma as medidas ai Max... Q eu já vo correr atrás dessa parada ai Valew -------------------- ![]() |
|
|
|
Aug 7 2006, 09:53 AM
|
|
|
Celta Spirit Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 1 Registrado: 21-February 05 Membro N°: 880 Cidade: OUTRO PAÍS UF: OUTRO PAÍS Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
muito bom esse topico Max... com esse custo... tenho coragem de encarar mexer no motor do celta...
vo da uma pesquisada nos preços!!!! |
|
|
|
Aug 7 2006, 10:09 AM
|
|
![]() Celta Spirit Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 8 Registrado: 17-May 05 Membro N°: 1,835 Cidade: Curitiba UF: PR Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
Acho que ganha uns cavalos sim. No novo Corsa só mudadando a admissão, escapamento e balancins, já ganharam 10 CV.
|
|
|
|
Aug 7 2006, 10:21 AM
|
|
|
Celta Life Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 2 Registrado: 3-April 06 De: SBC Membro N°: 4,919 Cidade: São Bernardo do Campo UF: SP Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2004/2005 |
Cara to louko pra fazer isso.... mas primeiro tenho que juntar uma grana...... No dyno day CDR um maluko com celta 1.4 que fez filtro + scape + chip rendeu 109,3 CV a 6065 RPM 14,8 Kgfm a 3400 RPM..... achei bem bacana !!!!!
sera que se ganha quanto em um 1.0 vhc fazendo a mesma coisa ?????? -------------------- MSN: rodrigomf82@hotmail.com To sem brinquedo, por enquanto !!! rs rs |
|
|
|
![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 30th July 2010 - 03:29 AM |