IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

79 Páginas V  < 1 2 3 4 5 > »   
Reply to this topicStart new topic
> PREPARAÇÃO ASPIRADA: COMANDO+POLIA+ESCAPE+CHIP, DISCUSSÃO SOBRE PREPARAÇÃO ASPIRADA NO CELTA!
Avaliação 5 V
romulopassos
post Aug 8 2006, 03:57 PM
Post #41

Celta Life
Ícone do grupo

Grupo: Usuario CeltaClube
Agradecimento(s): 3
Membro N°: 5,936
UF: BA
Carro: Não Possuo
Ano/Modelo: Não Possuo

QUOTE(ninja @ Aug 8 2006, 03:07 PM) *
então romulo, supondo que as molas do astra sejão mais duras ( mesmo que pouca coisa) acho que com o comando 276º/276º eu consigo girar 8.000 né???

Provavelmente sim, se elas forem um bocadinho mais duras mesmo.

QUOTE(ninja @ Aug 8 2006, 03:07 PM) *
mas sera que essesa molas dariam certo com ]aquele comando que me indicou???
ou elas não tem muita influencia sobro "qual comando" usar???

Têm influência direta, já que são elas as principais responsáveis por manter as válvulas no lugar (impedir flutuação)... especialmente com comando de muito levante e rampa de aceleração acentuada, que é bem provável de ser o caso de um 276 com 7,5mm de lift.

Acho que o mais correto no caso seria medir o coeficiente elástico de cada mola. Pra saber com precisão é um teste relativamente simples, basta ter uma régua/paquímetro e um pequeno medidor de força (dinamômetro) na mão.
Go to the top of the page

+Quote Post
azalini
post Aug 8 2006, 06:42 PM
Post #42

Velha Guarda
Ícone do grupo

Grupo: Velha Guarda

Agradecimento(s): 40
De: Brasilia
Membro N°: 2,760
UF: DF
Carro: 1.0 Flexpower 2p
Ano/Modelo: 2005/2006

QUOTE(MaxCWB @ Aug 8 2006, 01:13 PM) *
Azalini, dá bastante diferença, só alguém comentou que elas não chegam a "entrar" por causa da geometria da câmara de combustão, teriam que ser válvulas menores, acho que como as do corsa 1.4 (não sei ainda se o celta 1.4 tem válvulas específicas para ele). Outra coisa a se pesquisar...

Max, acho qeu dando uma retrabalhadinha no encaixe das valvulas no cabeçote elas naum entrariam??
abrindo o espaço destinado a elas.

no primeiro post, eu fiquei meio em duvida... vc estava faladno de rebaixar em 0.5 mm o cabeçote do VHC ou o do 1.6?

thumbsup.gif

--------------------
Ex-celta 05/06 T - Ex-Montana 1.4 08/08- Ex-Celta 08/09 T Montana 1.4 08/09

+Quote Post
MaxCWB
post Aug 8 2006, 07:04 PM
Post #43

Velha Guarda
Ícone do grupo

Agradecimento(s): 67
Membro N°: 52
UF: PR
Carro: VHC 2p
Ano/Modelo: 2004/2005

Olha Azalini, um amigo que colocou o cabeçote do 1.6 no 1.0 que comentou esse detalhe das válvulas do 1.6 serem complicadas de colocar no cabeçote do 1.0. É possível se modificar, retirar o material... mas não sei se é mto jogo.

A idéia é rebaixar o cabeçote do VHC =))). Um outro amigo também rebaixou o cabeçote dele (deu um passe) e colocou por engano as velas do MPFI... pelo menos nada do pistão colidir com a vela - ou é muita sorte, ou é um bom sinal de que é possível rebaixar bem o cabeçote do VHC =)

Fui!

--------------------
=> desde 2004 =)

+Quote Post
azalini
post Aug 8 2006, 07:08 PM
Post #44

Velha Guarda
Ícone do grupo

QUOTE(MaxCWB @ Aug 8 2006, 07:04 PM) *
Olha Azalini, um amigo que colocou o cabeçote do 1.6 no 1.0 que comentou esse detalhe das válvulas do 1.6 serem complicadas de colocar no cabeçote do 1.0. É possível se modificar, retirar o material... mas não sei se é mto jogo.

A idéia é rebaixar o cabeçote do VHC =))). Um outro amigo também rebaixou o cabeçote dele (deu um passe) e colocou por engano as velas do MPFI... pelo menos nada do pistão colidir com a vela - ou é muita sorte, ou é um bom sinal de que é possível rebaixar bem o cabeçote do VHC =)

Fui!

esse lance de comprimir mais ainda o motor do VHC fico com um pé meio atrás hehehe!

esse receita qeu vc passou no primeiro post daria pra um vhc flex certinho neh?
no caso precisaria abrir mais os bicos? ou os bicos do flex jah saum um poko maiores?

--------------------

+Quote Post
MaxCWB
post Aug 8 2006, 11:05 PM
Post #45

Velha Guarda
Ícone do grupo

Eh azalini, eu to meio afim de dar uma taxada extra no meu... estava de olho em um cabeçote parado de um conhecido... mas ele vendeu semana passada =P, já ia pegar, desmontar e retrabalhar.

Uma coisa é importante comentar: é bom fazer essas mudanças e deixar o remapeamento por último, pois lá dá pra ganhar mais uns pocotós. PORÉM: o remapeamento do celta é tão chato que eu juro que estou pensando em colocar uma injeção do AP viu... PQP...

A questão dos bicos depende... teria que fazer um estudo mais profundo sobre o tempo de abertura, vazão... eu estudaria com carinho isso.

Fui!

--------------------
=> desde 2004 =)

+Quote Post
azalini
post Aug 9 2006, 01:37 PM
Post #46

Velha Guarda
Ícone do grupo

QUOTE(MaxCWB @ Aug 8 2006, 11:05 PM) *
Eh azalini, eu to meio afim de dar uma taxada extra no meu... estava de olho em um cabeçote parado de um conhecido... mas ele vendeu semana passada =P, já ia pegar, desmontar e retrabalhar.

Uma coisa é importante comentar: é bom fazer essas mudanças e deixar o remapeamento por último, pois lá dá pra ganhar mais uns pocotós. PORÉM: o remapeamento do celta é tão chato que eu juro que estou pensando em colocar uma injeção do AP viu... PQP...

A questão dos bicos depende... teria que fazer um estudo mais profundo sobre o tempo de abertura, vazão... eu estudaria com carinho isso.

Fui!

onde seria possivel de achar alguma coisa relacionada aos bicos???

e tipo... acho que em vez de cortar 0,5mm seria mais "seguro" cortar 0,3mm
tah certo que o ganho pode ser menor, mas a chance de o pistão bater na vela seria menor tb!!
to pensando em fazer esse projetinho no meu flex...
a injeção do AP seria mais facil de remapear neh?
masi naum teria algum problema de coloca-la no lugar da injeção da GM?
fazer alguma modificação?

--------------------

+Quote Post
MaxCWB
post Aug 9 2006, 06:56 PM
Post #47

Velha Guarda
Ícone do grupo

Então, outra coisa a se verificar Azalini, um amigo (membro recente no fórum) teve seu cabeçote "aplainado" - uns 0,2mm no máximo e usa velas do MPFI, mesmo assim o motor funciona sem bater o pistão na vela = pode ser muita sorte.... hahaha

Cara, eu falei sobre a injeção do AP ONTEM com o WGC, tem como colocar a injeção do AP sim, inclusive algumas categorias que correm com celta/corsa estão pensando em fazer exatamente o mesmo. O pior é que há caso de gente q colocou motor AP no celta... hauhaauhauahauahauahauahuaah, é uma desgracera mesmo.

Pior que a gente já tentou abrir a injeção para identificar os microcontroladores e "pinçar" o pino de programação... mas sem chance, a tecnologia uSMD é mto soda e nada de código nos componentes, algumas fotos:

Comparando com injeções de AP....

Enfim... enquanto não pinta uma injeção opensource barata por aí, dá até pra usar essa do AP... hehehehehe.

--------------------
=> desde 2004 =)

+Quote Post
azalini
post Aug 9 2006, 07:28 PM
Post #48

Velha Guarda
Ícone do grupo

poutzzzzz...
uieheeuihiehuiheue
eu vo num preparador aqui de brasilia...
que mexe com carro de corrida...
e trocar uma ideia com ele sobre uma possivel preparação no VHC
depois posto aqui!!

intaum o esquema seria msm usar a injeção do AP, daria no caso pra remapear tranquilo!!
mias esse negocio de comprimir mais o VHC naum me entra na cabeça!
uehuhehuehheheu

--------------------

+Quote Post
MaxCWB
post Aug 9 2006, 09:07 PM
Post #49

Velha Guarda
Ícone do grupo

Eh, eu também não curtia mto a idéia, mas esse aumento de taxa até um certo ponto pode ser bem interessante para ganhar mais potência. Obviamente, gasolina nunca mais entra nos canos do celta.

Fui

--------------------
=> desde 2004 =)

+Quote Post
azalini
post Aug 9 2006, 09:16 PM
Post #50

Velha Guarda
Ícone do grupo

1.8 8v roletado!!! eheuiheuiheuihuiei

vmaos ver se alguem fará um projeto estilo esse pra conferimos o resultado!

--------------------

+Quote Post
Lucas Schneider
post Aug 10 2006, 12:40 PM
Post #51

Auto Escola
Ícone do grupo

Agradecimento(s): 0
Membro N°: 303
UF: RS

pra que viajar se dapra adaptar bem de boua injeção do corsa MPFI que é bem barbada de mecher tmb?

e outra, vai querer trocar a roda fônica por ditribuidor? EITA

+Quote Post
MaxCWB
post Aug 10 2006, 03:05 PM
Post #52

Velha Guarda
Ícone do grupo

Sim, também pode ser... mas se for pra mudar, que seja uma bem mais "inteligente", pq vai dar um trabalho do carvalho. A única vantagem do distribuidor é poder usar uma bobina mais pancadinha, mas só. Enfim, só se todo mundo fizer uma "intera" pra comprar um kess... hauahauahauahauahaahuaha.

Falows!

--------------------
=> desde 2004 =)

+Quote Post
duhzinho
post Aug 14 2006, 09:06 PM
Post #53

Auto Escola
Ícone do grupo

Membro N°: 4,299
UF: SP
Carro: 1.0 Flexpower 4p

aooo
bom..
li .. li.. e li
e naum entendi!
oq eu entendi é que vcs taum tentando arranjar um jeito barato de ganhar little horses!!
isso me interessa
MOOOOITO!
wink.gif

queria saber q q vcs pensam de chippar o 1.0 VHC

recomendam?
e sim.. qndo vcs acharem uma maneira barata e justa de potencializar o 1.0.. EU ESTAREI MTO INTERESSADO!

abraços wink.gif

--------------------
Celta 1.0 05/06 SUPER FleX:

+Quote Post
HPower
post Aug 16 2006, 09:34 PM
Post #54

Auto Escola
Ícone do grupo

Agradecimento(s): 1
Membro N°: 327

Posso ajudar???

NÃO dá pra virar 8000 com os tuchos originais, temos que fazer tuchos mecânicos. Molas são boas, deixem elas.

A bomba de óleo explode com 8000 constantes, isso eu não consegui resolver.

Fiesta ZR de 180 cv é lenda.

Tinha um Celta que andou no Tuning Day em CTBA.

Receita:

Cabeçote de 1.4 taxado e polido
Módulo HIS
Distribuidor
Comando OPEL quadradasso 302 º
1.6 aliviado

162 cv @ 7200rpm

No 1.0 eu faria:

Cabeçote de 1.4 taxado (sim!!!!! esse é fodão) com leve retrabalho, pois suas válvulas são maiores que as do 1.6!
Comando de 1.6
Corte de RPM em 7400 (tá bom assim)
escape 4x2x1 NUNCA 4x1 direto pois há grande perda de torque, tornando o carro inútil para uso civil
Um bom remapeamento no chip basta, mas se quiser tirar 100 cv/ litro (ou perto disso) acredito que somente com Unichip

sei lá

tenho idéias

posso colaborar, pois como preparador e dono de GM's fuçados e rápidos eu aprendi muito errando e acertando tbm

Belo tópico coolio.gif

--------------------
HPower - Serviços técnicos e preparação. F 4107-1014 / 9755-6459
DEALER UNICHIP BY DASTEK
www.hpower.com.br (site quaaaaaaase saindo hahaha)

+Quote Post
azalini
post Aug 16 2006, 09:40 PM
Post #55

Velha Guarda
Ícone do grupo

gostei da receita

--------------------

+Quote Post
MaxCWB
post Aug 17 2006, 05:38 AM
Post #56

Velha Guarda
Ícone do grupo

QUOTE(Black 1.4 160cv @ Aug 16 2006, 09:34 PM) *
Posso ajudar???

NÃO dá pra virar 8000 com os tuchos originais, temos que fazer tuchos mecânicos. Molas são boas, deixem elas.

A bomba de óleo explode com 8000 constantes, isso eu não consegui resolver.

Fiesta ZR de 180 cv é lenda.

Tinha um Celta que andou no Tuning Day em CTBA.

Receita:

Cabeçote de 1.4 taxado e polido
Módulo HIS
Distribuidor
Comando OPEL quadradasso 302 º
1.6 aliviado

162 cv @ 7200rpm

No 1.0 eu faria:

Cabeçote de 1.4 taxado (sim!!!!! esse é fodão) com leve retrabalho, pois suas válvulas são maiores que as do 1.6!
Comando de 1.6
escape 4x2x1 NUNCA 4x1 direto pois há grande perda de torque, tornando o carro inútil para uso civil
Um bom remapeamento no chip basta, mas se quiser tirar 100 cv/ litro (ou perto disso) acredito que somente com Unichip

sei lá

tenho idéias

posso colaborar, pois como preparador e dono de GM's fuçados e rápidos eu aprendi muito errando e acertando tbm

Belo tópico coolio.gif

Opa black, não só pode como deve ajudar!

Estamos trocando figurinhas pra saber o que pode ser feito no 1.0.

Bom, vou complementar, perguntar. etc...

-> Tuchos

O pessoal têm dito que até 7200 os hidráulicos viram, acima disso, é bem arriscado. Sobre os tuchos mecânicos, o que vc fez? Tampou os dutos e colocou pastilhas? Há algum modelo pronto será? Tem idéia quanto gastou.... hehehe

-> Molas

O pessoal tem comentado sobre as molas da família 2 no cabeçote da família 1. Quando você virava a 8400, as molas eram originais?

-> Válvulas / Comando

Essa das válvulas do 1.4 serem maiores que a do 1.6 eu não sabia mesmo... qual era o diâmetro das válvulas A/E? E o seu comando, quanto tinha de lift?

-> Cabeçote

Estive pesquisando sobre um retrabalho pesadíssimo no cabeçote, mas é coisa de 1500 reais (em um preparador extremamente competente), isso incluiria:

- Re-shape admissão/escape
- Trabalho minuncioso nos guide-boss, guias e contornos de sede
- Angulo adicional de 30° nas válvulas de A/E (isso é pepino pra fazer...)
- Retrabalho para remoção da encobertura lateral das válvulas
- Polimento dos dutos de escape, câmara e válvulas
- Equalização das câmaras

Que retrabalho vc fez no seu?

-> Comando

Estávamos pensando em um 272x272, será que rola um lift de 7mm?

-> Bomba de óleo

Pois eh... bom saber q em 8000 ela explode.... isso acontece mesmo aliviando tudo a pressão máxima da bomba? não teve jeito de limitar mais a pressão máxima?

-> Injeção / Remapeamento

Rapaz, um pessoal que corre com GM tá mto p*** com essa injeção (multec), pq o remapeamento é chato e ela não responde tão bem em alto giro. Particularmente estava pensando em pegar algum outro módulo de injeção e adaptar... pelo menos seria bem mais fácil a reprogramação.

Bom, pelo que eu estudei, a bobina do GM precisa de 3,2ms para ser "carregada", esse tempo já é o limite entre os ciclos de combustão em 6600 RPM, logo, acima disso vc já começa a ter perdas na ignição, porque a bobina não consegue carregar o tempo necessário (não há tempo suficiente), aí só com módulo de ignição especial ou... o retorno do distribuidor.

O que vc fez no seu em termos de injeção?

===============================================

Então galera... preparar 1.0 é mto xarope, especialmente porque a potência só aparece lá na casa do chapéu'. Preparar é possível, tem q fazer girar bem alto, o ruim é que o motor fica limitado entre 3500 a 7500 RPM (+/-). Como câmbio curto do VHC isso pode ser mto show.

O fato ruim é que - como o black comentou heheh - para uso "civil" o 1.0 começa a ficar bem ruim. Por isso todooo mundo com quem eu falo recomenda abrir (encamisando ou não, porque efetivamente existem diversos blocos) para 1.6, porque pelo menos se consegue uma faixa de torque bem mais plana, melhorando para o uso "civil". Mas... é bem desafiador também romper a barreira dos 100CV/Litro hehehe.

Conversando com bastante gente de peso, só queria COMENTAR que a preparação aspirada (especialmente em motores maiores) tem faixa útil de potência bem maior que um turbo-alimentado sem gerenciamento. Em circuitos (pista ou uma subida de serra) mais fechados, os aspirados tem + vantagem sobre os turbo-alimentados. Já em arrancada ou street sinal-a-sinal a situação se inverte e o turbo pode levar vantagem. O fato é que existem grandes diferenças de condução - pouca gente sabe ou leva isso em conta.

Fui!

--------------------
=> desde 2004 =)

+Quote Post
|R|-rODOx
post Aug 17 2006, 08:28 AM
Post #57

Celta Life
Ícone do grupo

Grupo: Sócio CeltaClube
Agradecimento(s): 2
De: SBC
Membro N°: 4,919

Nossa o tópico ta maravilhoso !!!!!!! parabéns á todos !!!!!!

então ja aproveito e faço uma pergunta !!!!!

BLACK ???? quanto custa isso ??? E como fica a durabilidade do motor ???

"No 1.0 eu faria:

Comando de 1.6
Um bom remapeamento no chip basta, mas se quiser tirar 100 cv/ litro (ou perto disso) acredito que somente com Unichip"

MaxXWB .... ainda estamos falando de algo em torno de 700,00 ????? ou isso ja é passado, ja que um trabalho de cabeçote é bem salgado, dependendo do que se vai fazer ?????

----------------------------------------------------------
Galera eu mesmo ja montei um motor gm aspirado (digamos que eu ajudei em 30% biggrin.gif)
Comprei um kdett GSi 2.0 8v 95 com o motor fundido... nisso comprei um motor 2.0 16v ecotec (calibra) em um desmanche e em bancada montamos o motor...... mexemos em tudo cilindros, tuchos, valvulas, comando, cabeçote, injeção... bem tudo ..... e conseguimos um motor forte e resistente ... algo em torno de 252,8cv ja que o ecotec se não me engano tem 150cv... com o turbo e a nitro que veio mais pra frente o motor chegou aos 482,6cv........ Sendo tbm um motor extremamente duravel.... ja que forjamos muitas peças....Claro que para que isso fosse possivel eu tava com uma grana sobrando... que não é o caso agora.....

quando meu servidor de fotos voltar a ficar online eu coloco uma do motor aqui !

Então o que se pode fazer em um 1.0 onde se ganha ai uns 30cv a mais de potencia .. sem prejudicar a durabilidade do motor ????? Não sei a opnião dos outros.. mas pra mim a durabilidade deve andar extremanete junto com a portencia !!!! Por isso sempre curti mais os aspirados !!!!

Grande abraço !!!! ÓTIMO TÓPICO !!!!! esse ... acompanho TODOS os DIAS !!!!

--------------------

MSN: rodrigomf82@hotmail.com

To sem brinquedo, por enquanto !!! rs rs

+Quote Post
Ricorib
post Aug 17 2006, 09:14 AM
Post #58

Velha Guarda
Ícone do grupo

Agradecimento(s): 42
De: Pinhais - Pr
Membro N°: 4,235
Ano/Modelo: 2006/2006

sou da mesmo opinião do |R|-rODOx!! Potencia e durabilidade devem andar juntos!

principalmente qndo vc é um quebrado (meu caso) huahuahua!!!

--------------------

+Quote Post
HPower
post Aug 17 2006, 11:02 AM
Post #59

Auto Escola
Ícone do grupo

Agradecimento(s): 1
Membro N°: 327

Buscarei mais infos

2ª volto de viagem e com mais tempo coloco informações detalhadas

EXISTE JEITO SIM!!!!

Vamos arrumar uma receita by CELTA CLUBE hahahahahahaha

GM tenha medo!

Max, vc sabe tanto qto eu hahahahahahahaha.

pode deixar amigo, vamos conseguir algo bom e barato...

mas aviso 100 cv / litro é caro pra conseguir.

--------------------
HPower - Serviços técnicos e preparação. F 4107-1014 / 9755-6459
DEALER UNICHIP BY DASTEK
www.hpower.com.br (site quaaaaaaase saindo hahaha)

+Quote Post
Danilo2005
post Aug 17 2006, 01:26 PM
Post #60

Celta Life
Ícone do grupo

Membro N°: 2,399
Ano/Modelo: 2005/2005

O investimento seria mais de R$3,000.00 pra se chegar nesses 100cvs?

+Quote Post

79 Páginas V  < 1 2 3 4 5 > » 
Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

RSS Versão Simples Horário: 6th September 2010 - 07:10 AM
Atualizacao Sistema Efetuada em 28/08/2010