Ir para conteúdo

- - - - -

COMANDO - LETRA, CÓDIGO E MOTOR

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
62 respostas neste tópico

#21 romulopassos

romulopassos

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 5936
  • 202 posts
    • :
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 28 novembro 2006 - 16:21

QUOTE(Wevertonvb @ Nov 19 2006, 11:54 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Amigão, no CorsaClube, dizem que o comando do 1.6mpfi é 260º, do corsa 1.4 é 254º e do 1.0 é 250º. E agora?  Em outro fórum, que não lembro mais qual, teve um rapaz que mediu o do 1.6, e deu 248º X 260º, lobe center de 112º e levante de 6,0 mm no came, qto ao fator de multiplicação do balancim dizem ser de 1,65. Acredito que o lobe e lift nos demais comandos que citei devem ser os mesmos. Falou.

A medida é bem essa mesmo. Lembro que eu e o Max fizemos uma medição (meio tosca, desconsiderando folgas) e deu bem por aí mesmo. Se brincar foi até meu esse tal post aí, hauehuah.

Aliás, parece q a grande maioria dos comandos originais GM é assimétrica mesmo.

O fator de multiplicação é 1,65x mesmo.

#22 romulopassos

romulopassos

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5936
    • 202 posts
      • :
  • Postado 28 novembro 2006 - 16:42

QUOTE(Black 1.4 160cv @ Nov 19 2006, 12:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Comando bravo em motor GM TEM q usar tucho mecânico, senão nada vai adiantar se não puder girar 7/8 mil RPM

Epa, não é bem assim. Isso só vale pros GM família 1 e, mesmo assim, porque eles giram muito "fácil". Qqer tapinha nos comandos e a rotação vai pra lua.

O mesmo não vale pros família 2. Eu uso comando 288/288 com 7mm de levante (dá uns 11,5mm nas válvulas) no meu 2.2 com tuchos hidráulicos e há uns 80.000km, vira 7.000rpm (a potência máxima aparece nuns 6.000rpm) e nunca tive problemas com ele.

QUOTE(Black 1.4 160cv @ Nov 19 2006, 12:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    No caso do 1.6 tem alguns comandinhos razoáveis aqui no BR (parece-me q o da SAM CAMS é legal) mas jogam a potência na casa dos 5000 a 8000 rpm sendo assim os péssimos tuchos originais NUNCA vão suportar. (tenho uma coleção deles em casa hahahaah) Sò mecânico mesmo.

No 1.6, até 7.000, 7.200rpm suporta sim.

8.000rpm definitivamente não suporta (até vira, mas não por muito tempo, ehauheau).

Comando bravo depende aí da preparação.. Se vc mete digamos um comando 272 ou 276 com um bom levante, um óleo bom (mais fluido), um bocadinho mais de pressão na bomba, rola sim brincar com o carro até 7.200rpm sem maiores problemas. Claro que você não aproveita todo potencial do briquedo até as 8.000rpm, mas pelo menos dá pra rodar aproveitando potência máxima lá nos 7.000, melhor do que se estivesse com comando original dando tudo lá pelas 6.000 morrendo nas 7.000rpm smile.gif

A coisa só começa a ficar crítica é quando vc pensa em jogar a potência máxima pra cima das 7.500rpm....

Nos 1.4 e 1.0 a história é diferente. Como são motores de menor cilindrada (com maior fluxo relativo e menor inércia/atrito), um comando com menor graduação joga o regime mais pro alto ainda... Por isso q funciona tão bem a brincadeira de meter comando de 1.6 em 1.0 :-)  Enquanto no 1.6 um comando de bem mais graduação dá potência máxima nas 5.600rpm, no 1.4 com bem menos graduação dá máxima perto de 6.000 e no 1.0 com menos graduação ainda tem máxima acima de 6.000.

#23 Wevertonvb

Wevertonvb

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 8558
    • 7 posts
      • :
  • Postado 28 novembro 2006 - 18:25

QUOTE(romulopassos @ Nov 28 2006, 05:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    A medida é bem essa mesmo. Lembro que eu e o Max fizemos uma medição (meio tosca, desconsiderando folgas) e deu bem por aí mesmo. Se brincar foi até meu esse tal post aí, hauehuah.

Aliás, parece q a grande maioria dos comandos originais GM é assimétrica mesmo.

O fator de multiplicação é 1,65x mesmo.

É verdade, acho que foi com vc mesmo, mas foi no vectraclube. Mas também um outro rapaz de lá parece que mediu tb, acho que é o Ronaldo Lima. A medida de vcs apesar de não ter sido a padronizada, foi bem próxima, já que até coincidiu com aquela tabela que postei ai pra cima, além de ter tb no corsaclube a mesma citação das permanências. Valeu demais essa brincadeira ai de vcs.

Aproveitando, vc saberia dizer se existe alguma diferença dos comandos do 1.0 VHC e 1.0 MPFI, saberia dizer qual é? Andaram citando isso no corsaclube, mas não souberam dizer exatamente qual a diferença. Valeu.

#24 MaxCWB

MaxCWB

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 52
    • 1951 posts
      • Tempo Online: 31m 59s
  • Postado 29 novembro 2006 - 23:43

Acrescentei mais uns dados na página 1 - fui!
    N° 52 - 30dez2004
    Aposentados por tempo de serviço Team

#25 eduardo.parisio

eduardo.parisio

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 17
    • 3170 posts
      • Tempo Online: 4h 53m 3s
  • Postado 04 dezembro 2006 - 16:45

imoral!
    Assinatura Removida por estar fora dos Padrões

#26 Rafones

Rafones

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 10780
    • 1 posts
      • :
  • Postado 02 abril 2007 - 13:20

Alguém sabe se o comando do 1.6B é mais bravo que os 1.8 balancim comum?

#27 Japones

Japones

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 11461
    • 146 posts
      • :
  • Postado 28 junho 2007 - 14:46

fala galera sou novo aqui no clube, alguem poderia me dá uma força...o que fazer para meu celtinha ter um desempenho melhor, menos turbo...ele é um vhc 1.0 tenho apenas um filtro de ar (fluxo duplo)...e quanto gastaria mais ou menos
    Japa

#28 wallacepf

wallacepf

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 13904
    • 178 posts
      • :
  • Postado 25 outubro 2007 - 22:37

Estou querendo trocar o comando do meu prisma pelo da montana 1.8...a dúvida que eu tenho é...vale a pena??? estou fazendo uma preparação aspirada e ta faltando praticamente o comando para fechar com chave de ouro rs....mas estou muito em duvida em qual colocar...alguem pode me dar uma força????

vlw
    Prisma 1.4T Flex!

"...Se aspro fosse tudo, avião tinha duas webber..."

#29 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43076 posts
      • Tempo Online: 40Dias 8h 48m 22s
  • Postado 26 outubro 2007 - 06:19

QUOTE(wallacepf @ Oct 25 2007, 11:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Estou querendo trocar o comando do meu prisma pelo da montana 1.8...a dúvida que eu tenho é...vale a pena??? estou fazendo uma preparação aspirada e ta faltando praticamente o comando para fechar com chave de ouro rs....mas estou muito em duvida em qual colocar...alguem pode me dar uma força????

vlw

vc já abriu 2 tópicos sobre esse assunto, calma q logo logo alguém responde  thumbsup.gif

(acho q já discutiram sobre comando em vários tópicos de preparação aspirada tb, é só ler a seção de mecânica)
    Imagem Postada

#30 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 8847
    • 3283 posts
      • Tempo Online: 2h 1m 21s
  • Postado 06 dezembro 2007 - 00:41

Pessual, alguem pode me arranjar as informações do comando do monza 1.6 alcool até 86? Ele entra no Celta?

Flw ai

Imagem Postada

#31 Filipe

Filipe

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5148
    • 389 posts
      • :
  • Postado 06 dezembro 2007 - 03:20

QUOTE({~}Black~Noir{~} @ Dec 6 2007, 01:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Pessual, alguem pode me arranjar as informações do comando do monza 1.6 alcool até 86? Ele entra no Celta?

Flw ai

cara, nao rola... é familia 2, mais comprido, mancais diferentes!
    Ex VHC Turbo (divertido)
    EX Focus 1.6 (falecido 08/09/2009)
    Atual Focus Ghia

#32 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 06 dezembro 2007 - 14:41

Vi alguns catalogos da GM a respeito das juntas do motor e lá ta escrito assim: Motor 1.6 / 1.8 Fase I Monza blablabla

Será q naum eh Familia I não?

Na verdade eu vou atrás de algum lugar q tenha o comando do monza 1.6 e do corsa 1.6 e vou ver se tem diferença em tamanho, dai da pra saber né?

Flw ai

Imagem Postada

#33 Pocoto

Pocoto

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 248
    • 3331 posts
      • Tempo Online: 3Dias 7h 26m 43s
  • Postado 01 fevereiro 2008 - 13:11

NOVA REGRA PARA TOPICO FIXADO

Repost apenas para complementar informações sobre o mesmo assunto

Posts que fujam a essa regra serão apagados

Atenciosamente
    Renato Vialto (Pocotó)
    Modedrador Celta Clube

#34 DrkRick

DrkRick

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 18879
    • 86 posts
      • Tempo Online: 27m 51s
  • Postado 27 março 2008 - 13:35

Galera, a tabela não disse nada, só o número de série das peças.

Qual a permanência de cada comando ali?
    Imagem Postada

#35 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 27 março 2008 - 15:55

Resumindo

QUOTE(MaxCWB @ Nov 18 2006, 10:18 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Graduação Lift Lob Empresa Preço
    248° 5.5 112° ORIGINAL 0,00
    251° 6.8 110° SPA 380,00
    263° 6.1 114° SPA 380,00
    272° 6.0 112° JPF (Garage34) 352,80
    275° 5.6 115° SPA 380,00
    276°a / 270°e 7.0 110° SPA 380,00
    276° 7.5 112° JPF (Garage34) 352,80
    280° 6.5 112° JPF (Garage34) 352,80

QUOTE(MaxCWB @ Nov 18 2006, 06:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    1.0 = 248° (J) vhc - mpfi
    1.0 roletado = ???
    1.4 = ???
    1.4 roletado = ????
    1.6 = 254° (B) pick-up, wagon, mpfi... a gm diz q é simétrico, eu acho q não...
    1.8 = 256°
    1.8 roletado = 262° (P)

Não tenho info sobre o levante... mas a gm fornece.

Imagem Postada

#36 Guicruz

Guicruz

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 21255
    • 3 posts
      • :
  • Postado 09 junho 2008 - 00:38

Aí galera, blz?
    é a 1ª vez que escrevo no fórum...
    andei acompanhando as perguntas e respostas sobre os comandos de válvulas, estou pensando em dar mais uma modificada no meu celta vhc flex, mas sinceramente, como sou leigo no assunto, não entendí direito qual seria a melhor opção para melhorar o desempenho do meu carro? Alguém me indicaria um bom preparador em SP ( Capital )?

#37 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 09 junho 2008 - 02:58

QUOTE(Guicruz @ Jun 9 2008, 01:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Aí galera, blz?
    andei acompanhando as perguntas e respostas sobre os comandos de válvulas, estou pensando em dar mais uma modificada no meu celta vhc flex, mas sinceramente, como sou leigo no assunto, não entendí direito qual seria a melhor opção para melhorar o desempenho do meu carro? Alguém me indicaria um bom preparador em SP ( Capital )?

Primeiramente, seja bem vindo.

Falando dos preparadores: Fuja deles, normalmente cobram muito caro, compensa mais montar sozinho ou junto a um mecânico de confiança.

Para não ficar desvirtuando o tópico, me mande um MP, para eu saber o que tem no seu carro e o que prentende modificar no seu carro?

Flw ai
    []'s

Imagem Postada

#38 Guicruz

Guicruz

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 3 posts
      • :
  • Postado 09 junho 2008 - 23:55

QUOTE({~}Black~Noir{~} @ Jun 9 2008, 03:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Guicruz @ Jun 9 2008, 01:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Aí galera, blz?

Primeiramente, seja bem vindo.

Falando dos preparadores: Fuja deles, normalmente cobram muito caro, compensa mais montar sozinho ou junto a um mecânico de confiança.

Para não ficar desvirtuando o tópico, me mande um MP, para eu saber o que tem no seu carro e o que prentende modificar no seu carro?

Flw ai
    []'s

Valeu pela recepção...

Cara, meu carango ainda está bem crú, por enquanto só troquei o filtro original por um RC Duplo e um escape legal, até o fim do mês vou trocar o sistema de catalizador por um limpo...

Mas daí surgiram algumas dúvidas, quero mais potência no meu Celta, mas não estava afim de rebaixar o cabeçote, tem como trocar o camando de válvula sem mexer nele? Até pensei em colocar o do Corsa 1.4 econoflex, derrepente...sei lá! Andei procurando algo como chip de potência, mas não achei muita coisa, na verdade não conseguí nada...

Valeu aquele abraço

#39 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 10 junho 2008 - 00:33

QUOTE(Guicruz @ Jun 10 2008, 12:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Valeu pela recepção...

Cara, meu carango ainda está bem crú, por enquanto só troquei o filtro original por um RC Duplo e um escape legal, até o fim do mês vou trocar o sistema de catalizador por um limpo...

Mas daí surgiram algumas dúvidas, quero mais potência no meu Celta, mas não estava afim de rebaixar o cabeçote, tem como trocar o camando de válvula sem mexer nele? Até pensei em colocar o do Corsa 1.4 econoflex, derrepente...sei lá! Andei procurando algo como chip de potência, mas não achei muita coisa, na verdade não conseguí nada...

Valeu aquele abraço

Olha cara, bem simples:

-Celta não tem chip, o que existe é reprogramar a central toda mas isso só se tiver várias mudanças. Para o seu Celta que é Flex, a central é bem inteligente para falar a verdade e não compensa mexer nela!

-Filtro + Cai, show de bola! Quando vc diz de escape eh o q? Só um abafador ou tem mais coisa?
    O ideal é mudar o coletor, fazer o escape em 2" e colocar uns abafadores não restritivos! Não usar o catalizador, pois ele ja fica no coletor que deve ser trocado.

-Comando de Válvulas é facil, pegar do Corsa 1.6 MPFI e mandar instalar, só isto.

-Taxa de compressão, mande rebaixar uns 0,8mm e ande só na álcool. Quando for vender o carro, só colocar outra junta que tem a espessura perto de 0,8 mm (melhor medir antes e rebaixar) que fica tudo beleza!

Bom, acho que é isto, tem mais coisas, mas não vamos ficar desvirtuando o tópico, se quiser mande mp!
    []'s

Imagem Postada

#40 Guicruz

Guicruz

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 3 posts
      • :
  • Postado 10 junho 2008 - 20:42

QUOTE({~}Black~Noir{~} @ Jun 10 2008, 12:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Guicruz @ Jun 10 2008, 12:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Valeu pela recepção...

Valeu aquele abraço

Olha cara, bem simples:

-Celta não tem chip, o que existe é reprogramar a central toda mas isso só se tiver várias mudanças. Para o seu Celta que é Flex, a central é bem inteligente para falar a verdade e não compensa mexer nela!

-Filtro + Cai, show de bola! Quando vc diz de escape eh o q? Só um abafador ou tem mais coisa?
    O ideal é mudar o coletor, fazer o escape em 2" e colocar uns abafadores não restritivos! Não usar o catalizador, pois ele ja fica no coletor que deve ser trocado.

-Comando de Válvulas é facil, pegar do Corsa 1.6 MPFI e mandar instalar, só isto.

-Taxa de compressão, mande rebaixar uns 0,8mm e ande só na álcool. Quando for vender o carro, só colocar outra junta que tem a espessura perto de 0,8 mm (melhor medir antes e rebaixar) que fica tudo beleza!

Bom, acho que é isto, tem mais coisas, mas não vamos ficar desvirtuando o tópico, se quiser mande mp!
    []'s

Cara valeu pelas dicas...

Só que desculpa minha ignorância o que seria um mp?

Valeu...

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem