Ir para conteúdo

- - - - -

MPFi x VHC


IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!


Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
29 respostas neste tópico

#1 Blind-Guardian

Blind-Guardian

    Celta Super

  • Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 29
  • 1325 posts
    • :
  • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 02:09

    Eu tava lendo o topico do Max fixado acima, sobre dimensoes de pistao, tamanho de biela, curso do virabrequim dentre outras informaçoes.



    Minha duvida é: qual a diferença EXATA do VHC pro MPFi?



    Pistao reto? cabeçote mais baixo no VHC? Biela maior?



    Qual a diferença?



    E qual a forma de deixa-lo o mais destaxado possivel?



    Obrigado desde ja!
    + = coming soon

    #2 Diego.Zaccara

    Diego.Zaccara

      Celta Super

    • Velha Guarda
      • ID do Membro: 3591
    • 2509 posts
      • Tempo Online: 14h 17m 50s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 08:17

    Tambem queria saber....   happy.gif

    O meu é mpfi e a diferença pro VHC é notável...  dry.gif

    #3 DuPont

    DuPont

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 3264
    • 155 posts
      • Tempo Online: 4h 50m 18s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 10:49

    ate onde eu sei, as unicas diferencas sao o pistao reto e o knock sensor... de resto, td igual...
    flw!!
    Ex-Punto Sporting Preto Vesúvio 08/09 / Ex-Celta Spirit VHC Flex Preto 2P 05/06
    Imagem Postada
    Uma vez Preto, sempre Preto!!!

    #4 Eyder

    Eyder

      Velha Guarda

    • Velha Guarda
      • ID do Membro: 466
    • 1936 posts
      • Tempo Online: 13m 37s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 11:04

    pistão diferente:  no VHc ele e reto.

    junta: no VHC e de aço

    comando: sei q e diferente, pois no VHC ele gira ate 6400 rpm

    mapeamento da central

    caixa mais curta entre 5 e 10%
    Jetta 2.5
    170cvs

    #5 DuPont

    DuPont

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 3264
    • 155 posts
      • Tempo Online: 4h 50m 18s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 11:13

    Eyder, so uma coisa: o VHC gira 6600...
    flw!
    Ex-Punto Sporting Preto Vesúvio 08/09 / Ex-Celta Spirit VHC Flex Preto 2P 05/06
    Imagem Postada
    Uma vez Preto, sempre Preto!!!

    #6 eduardo.parisio

    eduardo.parisio

      Velha Guarda

    • Velha Guarda
      • ID do Membro: 17
    • 3170 posts
      • Tempo Online: 4h 53m 3s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 11:17

    q eu saiba e 6250 em ambos os motores,eu li no manual!
    Assinatura Removida por estar fora dos Padrões

    #7 Eyder

    Eyder

      Velha Guarda

    • Velha Guarda
      • ID do Membro: 466
    • 1936 posts
      • Tempo Online: 13m 37s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 11:24

    QUOTE(DuPont @ Dec 1 2006, 12:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eyder, so uma coisa: o VHC gira 6600...
    flw!



    de onde vc tirou esta informação?

    os 70 cvs so aparecem no limite  e 6400

    6600 num chega pq corta bem antes disso.

    QUOTE(DuPont @ Dec 1 2006, 11:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    ate onde eu sei, as unicas diferencas sao o pistao reto e o knock sensor... de resto, td igual...
    flw!!



    na realidade ambos teem knock sensor.


    praticamente todo carro hoje em dia tem isso.
    Jetta 2.5
    170cvs

    #8 romulopassos

    romulopassos

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5936
    • 202 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 12:00

    QUOTE(Eyder @ Dec 1 2006, 11:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    comando: sei q e diferente, pois no VHC ele gira ate 6400 rpm


    Sei não, eyder... O motor 1.0 antigo já gerava boa potência mesmo depois das 6.000rpm (o corte do mapa era em 6.400rpm), sendo bem plana a curva depois das 6.000rpm. Às vezes a taxadona (que não foi pouca, foram 3,2pt a mais de taxa) pode ter elevado o regime onde aparece a potência máxima (não é nada raro isso acontecer). De repente podem ter mudado também alguma coisinha que tenha feito a diferença, como por exemplo a borboleta de admissão que, se não me engano, é ligeiramente maior nos VHC. Uma evidência de que o comando pode não ter sido modificado (ou muito alterado) é só reparar que o regime de torque máximo, que fica nos mesmos 3.000rpm dos 1.0 mpfi antigos. E acaba que é um motor com a mesma estrutura dos 1.0 antigos, duvido que fossem colocar um comando mais "esperto" nesse motor, que já carecia de torque em baixa (razão curso x diâmetro desfavorável pra torque, mas favorável pra potência). Tanto é que subiram "só" de 6.400rpm pra 6.600rpm.

    Só nos GM 1.0 "roletados" é que subiram bem o regime de corte, pra perto de 6.800rpm, pra aproveitar melhor o ganho em alta. Nesses sim o comando foi alterado (até pq precisa bater nos balancins roletados, muda tudo, hehe), tanto que apresentam potência máxima de 79cv, mas que aparece nas mesmas 6.400rpm do VHC "normal", apesar de o regime de toque máximo ser 5.200rpm, eauheauheauhaeu.

    Isso de giro e comando é muito relativo. Vou dar um exemplo q aconteceu comigo: o comando do Astra 1.8 NO astra 1.8 faz o carro ter boa potênica máxima e torque máximo a altas 4.000rpm. Mas no meu carro (2.2) ficou uma bosta, ficou mais torcudo e manco em alta que com o comando original do 2.2 (eu queria justamente o oposto). O comando do 1.8 tem menor levante (-0,5mm nos lobes, dá quase -1,0mm nas válvulas) e os lobes são visivelmente mais "magros" que o do 2.2.

    #9 romulopassos

    romulopassos

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5936
    • 202 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 12:08

    QUOTE(Eyder @ Dec 1 2006, 11:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(DuPont @ Dec 1 2006, 12:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>

    Eyder, so uma coisa: o VHC gira 6600...
    flw!


    de onde vc tirou esta informação?

    os 70 cvs so aparecem no limite  e 6400

    6600 num chega pq corta bem antes disso.


    Segundo consta e segundo eu brinquei na prática, os VHC "não-roletados" cortam em 6.600rpm mesmo (pouco depois de passar 6,5krpm). Se cortar antes é pq tem alguma coisa q não tá funcionando bem, hehe.

    Essa informação deve constar no manual.


    QUOTE(Eyder @ Dec 1 2006, 11:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(DuPont @ Dec 1 2006, 11:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>

    ate onde eu sei, as unicas diferencas sao o pistao reto e o knock sensor... de resto, td igual...
    flw!!


    na realidade ambos teem knock sensor.

    praticamente todo carro hoje em dia tem isso.


    Não sei o Celta, mas a grande maioria dos antigos 1.0 mpfi família 1 não tinham não... ao menos os Corsa não tinham... HOJE quase todos os carros têm, mas principalmente por serem flex (alta taxa pra gasolina). Até uns poucos anos atrás nem todo carro tinha. Pra ficar nos exemplos da GM (c/ taxa), os Corsa 1.0 mpfi (9,4:1), os Corsa 1.6 (9,4:1), os Vectra 2.0 (9,2:1) NÃO vinham com knock-sensor.

    Meu antigo corsinha mesmo, qdo era chipado, tinha certas situações q batia pino *horrores*... O sensor de detonação do carro era meu ouvido, e o atuador era meu pé, ehauheau.

    #10 Eyder

    Eyder

      Velha Guarda

    • Velha Guarda
      • ID do Membro: 466
    • 1936 posts
      • Tempo Online: 13m 37s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 13:13

    romulo, cortam em 6400 mesmo.

    tive dosi celtas em casa sendo um vhc e um 60 cvs e ambos cortavam em 6400.

    quanto ao knock falo dos carros atuais e não antigos (de celta pra cima).

    realemnet a taxa maior pode ter elevado o giro, mas ainda acho q muda comando.

    vou checar direitinho.

    abs
    Jetta 2.5
    170cvs

    #11 lesk

    lesk

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 1923
    • 286 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 14:03

    Blz galera, Eyder não querendo discorda de vc amigo + minha shift acende com 6.500 e corta com 6.600 mesmo cara, um abraço à todos.

    LESK thumbsup.gif
    CELTA VHC (DESTAXADO) TURBO 1.2 BAR + INTERCOOLER
    + CX do CORSA 1.6
    157CV MOTOR
    146CV RODAS
    21,6 TORQUE

    #12 alexandreaperes

    alexandreaperes

      Auto Escola

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 8396
    • 22 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 14:03

    Geal sempre falou q era 6600 rpm o vhc... mas o cara ali falou q ta no manual 6250(deve ser no manual do mpfi)

    Qual gm 1.0 q eh roletado? akele novo corsa?
    QUOTE
    Só nos GM 1.0 "roletados" é que subiram bem o regime de corte, pra perto de 6.800rpm, pra aproveitar melhor o ganho em alta. Nesses sim o comando foi alterado (até pq precisa bater nos balancins roletados, muda tudo, hehe), tanto que apresentam potência máxima de 79cv, mas que aparece nas mesmas 6.400rpm do VHC "normal", apesar de o regime de toque máximo ser 5.200rpm, eauheauheauhaeu.


    Quais gm 1.0 sao roletados? corsa novo?
    a

    #13 Eyder

    Eyder

      Velha Guarda

    • Velha Guarda
      • ID do Membro: 466
    • 1936 posts
      • Tempo Online: 13m 37s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 14:08

    então a pica do conta giros q usava dava um valor incorreto pq em 6400 meu carro cortava.
    Jetta 2.5
    170cvs

    #14 Blind-Guardian

    Blind-Guardian

      Celta Super

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 29
    • 1325 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 14:16

    Sim, mas qual a diferença?

    Como deixo DESTAXADO a ponto de usar 8 a 9:1?

    ps: o meu corta com 6,200rpm, VHC.
    + = coming soon

    #15 gustavo25

    gustavo25

      Velha Guarda

    • Velha Guarda

      • ID do Membro: 2063
    • 43076 posts
      • Tempo Online: 40Dias 8h 48m 22s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 14:42

    QUOTE(elismar @ Dec 1 2006, 03:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Sim, mas qual a diferença?

    Como deixo DESTAXADO a ponto de usar 8 a 9:1?

    ps: o meu corta com 6,200rpm, VHC.

    Tem gente que manja muito mais disso ae do que eu, mas acho q só trocando os pistões e a junta do cabeçote já chega na taxa que vc quer. A junta do mpfi é de um papelão estranho lá, e a do VHC é de metal, e deve ser mais fina.

    Talvez tenha que trocar as velas tb (as do mpfi são mais "protuberantes").
    Imagem Postada

    #16 romulopassos

    romulopassos

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5936
    • 202 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 15:01

    http://www2.uol.com.br/bestcars/comp/206-celta-4.htm

    QUOTE
    > Não há milagres no motor VHC, de very high compression ou (taxa de) compressão muito alta, lançado em março último no novo Corsa e adotado em julho no Celta. A GM basicamente converteu o motor a álcool do Corsa antigo, com taxa de 12,6:1 (contra 9,4:1 do anterior a gasolina), para funcionar com gasolina e trabalhou bem na curva de ignição, contando com a ajuda do sensor de detonação.
    Este é um recurso fundamental tendo em vista as condições adversas que um motor pode enfrentar, mas que não se manifestou em nenhum momento das avaliações do Corsa Sedan 1,0 e agora do Celta. Como se sabe, o sensor só detecta a "batida de pino" após sua ocorrência, que gera ruído característico e audível pelo motorista atento.


    Não fala nada explicitamente se antes tinha ou não tinha... mas dá idéia de que antes não tinha, ehhe. Eu não conheço nada da central híbrida do Celta mpfi, mas, por se tratar exatamente do mesmo motor do Corsa, tenho palpite forte de que o Celta mpfi não tinha sensor de detonação, hehe.

    QUOTE
    > Um inconveniente do novo motor é o corte de rotações a 6.600 rpm, apenas 200 giros acima da potência máxima: para extrair os 70 cv é preciso atenção ao conta-giros, pois o motor logo "falha" e é preciso trocar de marcha.


    O q confere com o que, pelo menos, eu vi na prática: já acelerei um Corsinha VHC e ele realmente cortava pouco acima dos 6.500 giros...

    #17 romulopassos

    romulopassos

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5936
    • 202 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 15:20

    QUOTE(Eyder @ Dec 1 2006, 02:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    então a pica do conta giros q usava dava um valor incorreto pq em 6400 meu carro cortava.


    Huaehuhau, acontece!! É até normal os conta-giros terem até uns 200rpm de erro na leitura.

    #18 DuPont

    DuPont

      Celta Life

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 3264
    • 155 posts
      • Tempo Online: 4h 50m 18s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 17:09

    qdo coloquei o CG no celtinha ele marcava 6600 e cortava, e no manual do celta fala q o regime de corte eh 6600 rpm...
    flw! thumbsup.gif
    Ex-Punto Sporting Preto Vesúvio 08/09 / Ex-Celta Spirit VHC Flex Preto 2P 05/06
    Imagem Postada
    Uma vez Preto, sempre Preto!!!

    #19 BloBH

    BloBH

      Auto Escola

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 7821
    • 89 posts
      • :
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 01 dezembro 2006 - 19:57

    Os 70 cv do VHC são conseguidos a 6400 rpm mesmo, e o corte de injeção vem aos 6600 rpm.

    Os pistões do VHC são planos e ultrapassam em 0,8 cm a altura do bloco.
    Imagem do IPB

    Celta VHC Spirit 2005:
    - Osram Diadem nos piscas
    - Philips Crystal Vision nos faróis
    - Painel com conta-giros

    #20 Oshiro

    Oshiro

      Celta Spirit

    • Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 2880
    • 897 posts
      • Tempo Online: 1h 28m 35s
    • Cidade:SELECIONE SUA CIDADE
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 02 dezembro 2006 - 00:09

    QUOTE(alexandreaperes @ Dec 1 2006, 03:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Geal sempre falou q era 6600 rpm o vhc... mas o cara ali falou q ta no manual 6250(deve ser no manual do mpfi)

    Qual gm 1.0 q eh roletado? akele novo corsa?
    QUOTE
    Só nos GM 1.0 "roletados" é que subiram bem o regime de corte, pra perto de 6.800rpm, pra aproveitar melhor o ganho em alta. Nesses sim o comando foi alterado (até pq precisa bater nos balancins roletados, muda tudo, hehe), tanto que apresentam potência máxima de 79cv, mas que aparece nas mesmas 6.400rpm do VHC "normal", apesar de o regime de toque máximo ser 5.200rpm, eauheauheauhaeu.


    Quais gm 1.0 sao roletados? corsa novo?


    Isso, os novos corsa se não me engano depois de 2004 já sairam com os 79CV(álcool) e o comando de valvulas roletado.



    IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

    Crie um novo tópico!


    Similar Topics Collapse

      Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem