Ir para conteúdo

* * * * * 1 votos

Os barulhos do motor VHC

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
232 respostas neste tópico

#1 Visitante_ricardinhonightmare_*

Visitante_ricardinhonightmare_*
  • Guests
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 02 dezembro 2006 - 23:50

gente, eu entrando na garagem de casa hoje, só escutava as batidas de pino, nem o barulho do motor eu escutava, parecia que as batidas tavam dando ate eco, meu celta é 2005, e nao é flex, sera que se eu colocar alcool puro no tanque ele vai parar de bater pino e nao vai falhar? me ajudem pessoal, aquele abraço

#2 Moonstrike

Moonstrike

Diretor de Moderação

• Diretor Moderação
      • ID do Membro: 18
    • 3326 posts
      • Tempo Online: 5Dias 10h 51m 44s
    • UF:SELECIONE UF
    • Carro:SELECIONE, , , ,
    • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postado 03 dezembro 2006 - 00:19

tipo o maior problema mesmo de botar álcool seria a bomba de combustível mesmo
    Imagem Postada
    http://www.facebook....erformanceParts
    Ronco esportivo é Luzian Performance Parts!

#3 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43087 posts
      • Tempo Online: 40Dias 10h 14m 9s
  • Postado 03 dezembro 2006 - 09:05

Dá uma olhada nesse tópico, acho q ajuda:

http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...=21401&st=0

thumbsup.gif
    Imagem Postada

#4 MaxCWB

MaxCWB

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 52
    • 1951 posts
      • Tempo Online: 31m 59s
  • Postado 03 dezembro 2006 - 09:56

Batida de pino ou saida do pistão?
    N° 52 - 30dez2004
    Aposentados por tempo de serviço Team

#5 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• 43087 posts
  • Postado 03 dezembro 2006 - 11:56

Tá bem detalhado no tópico que postei, mas basicamente:

Batida de pino: geralmente por causa de tucho descarregado após dar umas esticadas. Óleo fino (5W30) e uns 20% de álcool no tanque já minimizam o problema.

Saia de pistão: não tem jeito, só trocando a peça, e olhe lá se adiantar.

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.  thumbsup.gif
    Imagem Postada

#6 mapelu

mapelu

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 8006
    • 126 posts
      • :
  • Postado 03 dezembro 2006 - 13:08

Pô Gustavo:

-Batida de pino é uma coisa(prè-dentonação,devido a alta taxa de compressão e má qualidade de combustível;

-Batida de tucho é outro problema,geralmente devido a condição do óleo(geralmente muito viscoso,provocando o "descrregamento".

-Saia de pistão batendo é um terceiro problema,devido a um defeito da peça ou a mesma inadequada para as altas taxas de compressão.

Não façamos uma "salada",cada problema tem uma origem específica,e pode estar acontecendo um,dois ou até se o cara for premiado como eu,os três problemas ao mesmo tempo!

#7 BloBH

BloBH

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 7821
    • 89 posts
      • :
  • Postado 03 dezembro 2006 - 21:24

O problema do VHC não é bater pino, e sim a saia do pistão.
    Imagem do IPB

Celta VHC Spirit 2005:
    - Osram Diadem nos piscas
    - Philips Crystal Vision nos faróis
    - Painel com conta-giros

#8 bmab

bmab

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 6778
    • 95 posts
      • :
  • Postado 03 dezembro 2006 - 22:07

como eu faco para diferenciar o som das ter coisas:
    -Batida de pino
    -Batida de tucho
    -Saia de pistão

#9 romulopassos

romulopassos

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5936
    • 202 posts
      • :
  • Postado 03 dezembro 2006 - 23:06

QUOTE(bmab @ Dec 3 2006, 10:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    como eu faco para diferenciar o som das ter coisas:
    -Batida de pino

Na maior parte das vezes, ocorre em giro baixo (abaixo de 3.000rpm) com carga plena (pé no fundo). Às vezes pode aparecer em outras situações também. Em geral é transitório, pois o sensor de detonação quase sempre consegue contornar, atrasando o ponto.

Tem 3 barulhos característicos:
    1) Batida de pino leve com giro baixo faz *tic-tic-tic-tic-tic-tic-tic-tic* audível, mas bem baixinho
    2) Batida de pino leve com giro alto (acima de 3.000rpm) faz *griiriririiiiiiiiiiiiiiiiirirriiiiiiiiiiiiiiiiiiiririr*, bemmmmmm baixinho, às vezes quase não dá pra ouvir, até pq o motor tá fazendo barulho por causa da rotação tongue.gif
    Em qualquer das duas situações, alivie o pé do acelerador imediatamente pra tentar contornar a batida de pino.
    3) Batida de pino FORTE, em qualquer situação: ou *TAC-TAC-TAC-TAC* ou *TAP-TAP-TAP-TAP*, bem audível, som metálico (como se fosse vc batendo 2 barras de ferro). Quando aparecer essa situação, tire IMEDIATAMENTE o pé do acelerador tongue.gif

-Batida de tucho

BEmmmmmmm característico e fácil de ouvir. Parece o som de uma máquina de costura.
    é um *tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec* irritante, hehe.
    Nos família 1 aparece quando você dá umas 3 esticadas a pelo menos 6.000rpm, q o óleo afina e descarrega os tuchos.
    Se o óleo for bom (bem fluido), pode ser q vc precise de umas 6 esticadas pra produzir o mesmo efeito.
    Se o óleo for bem vagabundo, até mesmo na partida a frio ou com 1 esticada, ou mesmo sem esticar nem nada, pode começar a bater os tuchos.

-Saia de pistão

Aí pode variar bastante... não tenho muita experiência no assunto, hehe.
    Mas nos carros q eu vi com folga no pistão pode variar desde um "clanc clanc" ou "toc toc toc" bem leve até um "schuáááárruááá tratra toc tra toc schuáááá" q dá medo, hahaahah

#10 bmab

bmab

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 6778
    • 95 posts
      • :
  • Postado 03 dezembro 2006 - 23:19

sabado aconteceu algo estranho com o carro meu...estava no shoping parque dom pedro procurando uma vaga..e ia bem devagar...e de repente quando eu parava o carro e pisava na embreagem, o carro subia o giro do motor, como se estisse sendo acelerado..e o foda é que o carro nao tem conta-giros so pelo som que percebi...o que sera que pode ser isso..pelo que eu contei, o carro deu umas 8 aceleradas assim..

#11 mapelu

mapelu

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 126 posts
      • :
  • Postado 04 dezembro 2006 - 07:18

"Assombrações celtistas ou celtianas"

#12 takachacal

takachacal

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 7980
    • 265 posts
      • Tempo Online: 1h 37m 14s
  • Postado 04 dezembro 2006 - 16:07

eu tenho um mpfi que bate pino com 10% de alcool ja resolveu.

#13 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• 43087 posts
  • Postado 04 dezembro 2006 - 17:50

QUOTE(mapelu @ Dec 3 2006, 02:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Pô Gustavo:

-Batida de pino é uma coisa(prè-dentonação,devido a alta taxa de compressão e má qualidade de combustível;

-Batida de tucho é outro problema,geralmente devido a condição do óleo(geralmente muito viscoso,provocando o "descrregamento".

-Saia de pistão batendo é um terceiro problema,devido a um defeito da peça ou a mesma inadequada para as altas taxas de compressão.

Não façamos uma "salada",cada problema tem uma origem específica,e pode estar acontecendo um,dois ou até se o cara for premiado como eu,os três problemas ao mesmo tempo!

Po, passei perto....  rolleyes.gif
    Imagem Postada

#14 Nowis

Nowis

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 9165
    • 4 posts
      • :
  • Postado 17 dezembro 2006 - 16:21

QUOTE(bmab @ Dec 3 2006, 11:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    sabado aconteceu algo estranho com o carro meu...estava no shoping parque dom pedro procurando uma vaga..e ia bem devagar...e de repente quando eu parava o carro e pisava na embreagem, o carro subia o giro do motor, como se estisse sendo acelerado..e o foda é que o carro nao tem conta-giros so pelo som que percebi...o que sera que pode ser isso..pelo que eu contei, o carro deu umas 8 aceleradas assim..

Pô, maluco, às vezes acontece, principalmente se o motor estiver quente.
    O motor tá "empurrando" o carro e tu alivia pisando na embreagem; resultado imediato: a rotação tá livre. Até a injeção controlar o giro, o motor já mandou um vruum.
    Se tu frear o carro na lenta, a injeção vai tentar manter a rotação mínima. Aliviou, a rotação sobe mesmo, cumpadi.
    Faz uma experiência.

#15 MaxCWB

MaxCWB

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 1951 posts
  • Postado 17 dezembro 2006 - 16:41

QUOTE(mapelu @ Dec 3 2006, 02:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Pô Gustavo:

Mais ums barulhos pra lista:

- Anel do escape (entre o coletor e o tubo - tem um tópico sobre isso)
    - Proteções de alumínio do túnel por onde passa o escape
    - Leve grilada quado o filtro de ar está MUITO sujo = parece ser grilada mesmo
    - Barulho da suspensão quando vc passa em desnível, eu meti óleo nas buchas = embora isso acelece o processo de ressecamento, deve ser colocado algo diferente de óleo/graxa = vaselina é legal, em spray.
    - Plásticos... bom, esse não precisa comentar - kkkkk

Só não confundam os barulhos, batida de pino EU ainda não vi nenhum celta de conhecidos (CC e outros), mas todos batiam saia, anel, descarregavam tucho... o de sempre!

Fui!
    N° 52 - 30dez2004

#16 JSN Motorsport

JSN Motorsport

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 1264
    • 127 posts
      • :
  • Postado 18 dezembro 2006 - 01:03

Corrigindo o Gustavo.. Oleo 5W30 nao vai mudar NADA com relacao a batida de pino..

Ele apenas vai melhorar a lubrificacao a FRIO, e PIORAR e quente. Por isso uso 5W40 no meu(intermediario)

E o meu VHC bate PINO(05 NAO FLEX)! E usar Gasolina pura e a porra GRILA(Pre-detona), por pouco tempo, ai para de grilar e o carro fica sensivelmente mais manco...... Sorte que essa semana ja vou rodar no alcool puro..

Depois de um tempo(Principalmente em dias bem quentes) ele grila de novo..

Tuchos tambem descarregam ao girar ate uns 6500rpm umas 3-4x ja descarregam..(Vou fazer um veneno na bomba de oleo e arrumar isso)

#17 mapelu

mapelu

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 126 posts
      • :
  • Postado 19 dezembro 2006 - 14:28

Veneno na bomba de óleo!!!,cara,essa eu ainda não tinha visto nem ouvido falar,hehehehehehehehehehehehe,com todo respeito,não consigo parar de rir hehehehehehehehehehe,não no sentido de deboche,mas sim do desespero do amigo.

#18 MaxCWB

MaxCWB

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 1951 posts
  • Postado 20 dezembro 2006 - 07:34

QUOTE(bmab @ Dec 3 2006, 11:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>

É a injeção do celta q é ruim mesmo... quando mudo ponto, ou troco a TBI, coisas do gênero... o atuador da lenta demora até estabilizar. Nisso o giro sobe pra 4500 RPM e vai caindo devagar e às vezes não estabiliza nos 1000 RPM. Pior é quando a injeção fica tentando corrigir direto a lenta, aí oscila horrores... se desligar o atuador da lenta o carro para de oscilar. Enfim, é uma injeção bemmmm POP, qq coisinha fora do padrão ela fica doidona.

Agora, vale dar uma inspecionada nas mangueiras, principalmente a do respiro do canister.

Mapelu, dá pra aumentar a pressão do óleo na bomba, agora, já adianto que isso não vai resolver o problema. Neto, existem faixas de viscosidade para cada grau SAE, o mapelu mesmo testou um óleo 0W30 que era mais viscoso que o 5W30 original de fábrica. Eu usei diversos óleos (opa, isso me lembra alguma coisa.... hahahaha) e a batida de saia é amenizado pelo 5W30 (energy), mas o problema dos tuchos... to impressionado com o 5W40 Lubrax Sintético, praticamente não bate até 7000 RPM, mesmo em 3° cortando o giro naquela curva no retão entre o radar e o terminal -  sentido autódromo (que "alguém" pintou uma faixa branca no asfalto... kkkk). A faixa de viscosidade e a estabilidade do lubrax é bem legal, recomendo com aqueles cuidados por ser óleo sintético.

Fui!
    N° 52 - 30dez2004

#19 tassioribeiro

tassioribeiro

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 9236
    • 16 posts
      • :
  • Postado 21 dezembro 2006 - 16:42

olá  pessoal!      Estou vendo que voces estão adorando o motor VHC!  HE!HE!   biggrin.gif não se preocupem,porque voces não são os primeiros a esticarem as marchas a6500RPM e escultarem o barulho dos tuchos hidraulicos descarregando.Também sou vitima da famosa GM. BOM,estou aqui para esplicar tecnicamente o problema do VHC.Esse motor tem uma lubricação deficiente em altas rotações o que ocasiona o descarregamento dos tuchos,além de haver uma flutuação de válvolas fora do comum á 6000RPM.Infelismente a bomba de óleo original não dá conta do recado e exite um desgaste prematuro dos tuchos,válvolas,balancins  e molas. sad.gif É triste, porque já arrisquei minha vida em brs onde em ultra passagens precisei do carro nessas comdições e os tuchos descarregarão fazendo com que o carro perdesse força onde eu não tive outra escolha anão ser jogalo no acostamento.Conheço cada peça desse motor que quando não descarrega os tuchos é facinante!Para amenizar esse problema se seu celta estiver com 50,000KM surgiro que:
    __troquem á bomba de óleo;  senão resolver trocar também os tuchos; a bomba na concecionária custa em média,  280,00 reais e os tuchos, 300,00 reais!  BOM, se  quiserem converssarem sobre o assunto me manden um email para tassioribeiro1@hotmail.com      .

#20 tassioribeiro

tassioribeiro

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 9236
    • 16 posts
      • :
  • Postado 21 dezembro 2006 - 17:02

Galerinha,não adianta colocar óleo sintético! O problema
    É COM O MOTOR mesmo! oVHC, roda com 15w50,15w40,10w40 todos semi-sinteticos ou mineral nessa viscosidade trocando a cada 5,000KM junto com o filtro de óleo.  laugh.gif

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem