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Celta: Freio a disco nas 4


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18 respostas neste tópico

#1 Rafael Kiss

Rafael Kiss

    Celta LS

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  • Postado 30 janeiro 2007 - 17:25

    Fala Galera!!

    Tenho um celtinha manco, 1.4.
    Estou começando a preparar ele e estou indo pelas beiradas....
    Vou fazer freio, depois suspenssão, depois reforços estruturais e depois que o carro estiver bem resistente, vou colocar um motorzinho com mais fôlego...

    O passo agora são os freios.
    Quero colocar a disco nas 4 rodas e gostaria que os discos traseiros não tivessem lonas para o freio de mão, gostaria que fossem como o sistema do Kadett GSI que tem uma aste para o freio de mão que, quando acionado, puxa direto o pistão da pinça.

    Até agora o que tenho em mente é:
    1º Opção:
    Adotar o freio do Kadett GSI, completo.
    trocar cubos, rolamentos, discos, pinças, pastilhas e cabo do freio de mão.
    Com isso a única adaptação necessária seria a construção do suporte para as pinças traseiras, que seria soldado ao eixo.

    2º Opção:
    Adotar o sistema do Astra Elite, completo.
    Trocando tudo, como no caso anterior.

    Iniciei uma pesquisa de preço e descobri que só com as 4 pinças de freio do GSI eu gastarei por volta de R$1760,00 na Accioly.  blink.gif

    Entrei em completo desespero pois, além disso vem todas as outras peças e mão de obra....

    Ai decidi pedir ajuda pra vcs.  wink.gif

    O que posso fazer?
    Como?
    Comprando onde???
    gastando quanto????

    O objetivo é que o comportamento do freio seja muito bom, digno de pista.
    As rodas serão 15" de montana ou 16" de astra elite, no máximo, não quero nada maior que isso.

    É isso galera, deem um help pro manco aqui!
    Principalmente o pessoal que já teve experiência com substituição de freios e tudo mais!
    smile.gif
    Forte Abraço!!!!!
    Rafael Kiss
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    #2 ninja

    ninja

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  • Postado 30 janeiro 2007 - 19:03

    então maninho.. uma galera aki tem disco nas 4 e gastou bem menos ( eu sou um deles)...

    eu coloquei no meu carro, inicialmente, sistema de golf ( o dianteiro) atras, e na frente deixei original....
    agora que o carro ta saindo do estaleiro, estou com o sistema completo ( menos a central abs, que ainda vira se deus quiser) do  astra gsi...
    é um puta freio, eu ainda não tive a oportunidade de testar, mas garanto, para ate uns 250/300 cv's esta bom....

    gastei com isso, algo proximos aos 800 reais, com mão de obra, e discos, pastilhas novas! as pinçãos as traseiras eu peguei usada, quase novas, com 10.000 km rodados, e o sistema dianteiro é zero, zerinho mesmo....
    aonde comprei.. não sie, foi o meu mecanico que conseguiu...
    mas a dica é procurar em ferro velho, vc consegue muito mais barato.. e as pinças não precisam ser novas... pois elas com uns ate 50.,000 km estão boas... dificilmente dará problemas....

    #3 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 30 janeiro 2007 - 21:27

    Acho q pinças e discos do Vectra B GLS é plug-and-play no celtinha....

    Aí vc acha em desmanche bem mais em conta.  wink.gif
    Imagem Postada

    #4 Blind-Guardian

    Blind-Guardian

      Celta Advantage

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  • Postado 30 janeiro 2007 - 21:43

    Tambem ja pensei em instalar discos nas 4 rodas, mas isso eh pra frente.
    + = coming soon

    #5 Diego

    Diego

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  • Postado 30 janeiro 2007 - 23:43

    acho desnecessário, e trava com facilidade. um upgrade nos dianteiros dá conta do recado.


    Peugeot 206 Quiksilver 1.6 16V 02/03

    #6 ninja

    ninja

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  • Postado 31 janeiro 2007 - 19:03

    eu não acho desnecessario naum.... veio, quando vc vem cheio, lá pelos 170 180 e um caminão sai a 100 metros na sua frente.. os freio original sofrem pra parar.. e quando param ainda.. pra quem pega muita estrada, e gosta de pé la em baixo.. eu aconselho...


    se trava, é porque ta desregulado.... fui andar no meu carro hoje pra testar os freios novos.... fiquei de cara.. sistema do astra gsi.. pra comparar nadamelhor que um astrinha gsi emparelhado 9 do meu irmão).. os dois a exatos 100 km/h.. o meu paro antes.. e isso que o astra tem abs... e meu carro nem travo nada.... de fé.. mas tem que ser algo bom.... agora se o motor for origi.. só uns sistemas dianteiros melhores ja basta...

    #7 trapizumba

    trapizumba

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  • Postado 31 janeiro 2007 - 21:10

    QUOTE(ninja @ Jan 31 2007, 09:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    eu não acho desnecessario naum.... veio, quando vc vem cheio, lá pelos 170 180 e um caminão sai a 100 metros na sua frente.. os freio original sofrem pra parar.. e quando param ainda.. pra quem pega muita estrada, e gosta de pé la em baixo.. eu aconselho...


    se trava, é porque ta desregulado.... fui andar no meu carro hoje pra testar os freios novos.... fiquei de cara.. sistema do astra gsi.. pra comparar nadamelhor que um astrinha gsi emparelhado 9 do meu irmão).. os dois a exatos 100 km/h.. o meu paro antes.. e isso que o astra tem abs... e meu carro nem travo nada.... de fé.. mas tem que ser algo bom.... agora se o motor for origi.. só uns sistemas dianteiros melhores ja basta...



    Vc esta usando o sistema completo do GSI sem ABS? vc usa que rodas? as rodas na traseira nao ficou mais pra fora nao? vc tem fotos?


    a muito tempo q estou querendo fazer isso...

    Celta 1.4T 03/04 ( em breve uma Chopper)- Parati GL 1.8 /94 - Opala 4.1 /71 - Maverick GT 302 V8

    #8 Rafael Kiss

    Rafael Kiss

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  • Postado 31 janeiro 2007 - 23:27

    Ahe Galera!
    Valew pelas respostas até agora!

    Ninja:
    Mano, vc então está com as 4 pinças, discos e pastilhas do Astra GSI então?
    Como foi feita a adaptação no seu eixo traseiro pra fixar a pinça, vc sabe?
    E quanto ao freio de mão, seus discos traseiros tem lona interna ou tem uma ativação do pistão da pinça pelo cabo do freio de mão (igual no kadett gsi)?

    E mano, vc consegue descobrir onde conseguiu as peças? Preciso conseguir um preço mais acessível! Vc gastou 800 cruzeiros em tudo? pow, me passa o contato de seu mecânico véio!

    Valew!!

    Diego:
    Então mano, travar só se estiver com alguma coisa errada como excesso de pressão no flúido, instação errada e talz... como estou com rodas 15" e pneus 195, a possibilidade de travar é ainda menor...

    Gustavo25:
    Fala mano!
    VectraB GLS tem disco nas 4 é? nem sabia! e é 4 furos tb ou já parte pra 5 furos?
    Vc tem razão! Essa opção é com certeza mais fácil de encontrar em desmanche e auto peças! Valew pela dica!!

    Conclusão:
    Atualmente estou com um motor de uns 90 e poucos cavalinhos... (1.4 com umas bobeiras)... A suspensão está original e coloquei a barra de estabilização dianteira do corsa GLS antigo. As rodas são originais de montana com pneus 195/50.
    O carro tá o bicho de curva!!!
    Tem um camarada meu que tem um gol GIII com 15" e se assusta com as curvas que o celtinha faz!

    O problema é que com esse conjunto é gostoso dirigir mais rápido quando a pista e condições premitem, mas o freio quase sempre me deixa na mão... Sinto o fluido ferver e é nítido o super aquecimento do conjunto, dada a abrupta perda de desempenho dos freios num momento de mais exigência... Como citado peli Ninja por ex.
    Como a intenção é colocar um motorzinho mais forte (+ ou - 250Cv´s) mais pra frente, vou fazer o carro todo pra estar pronto pra receber essa potência.
    Ai estou fazendo os freios agora sacaram?

    Valew Galera!
    Vamos continuar com posts de qualidade, quem sabe não pode sair um fixo sobre como fazer disco nas 4 pra celta né?

    NOVA PERGUNTA:
    A substituição dos discos implica na substituição de cubos e rolamentos????
    Com a adoção desse novo sistema de freeios o OffSet do conjunto será alterado???

    Abração!!
    Rafael Kiss
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    #9 Derek

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  • Postado 31 janeiro 2007 - 23:46

    Eu substitui os meus 2 freios dianteiros pelos do VECTRA CD e estou muito satisfeito.. pra mim é mais do que bom!!!

    Não foram necessarias adaptações o freio do Vectra CD ( modele antigo) é PLUG and Play. só trocar discos, pastilhas e pinças wink.gif

    o resultado.. PQP freia demais!!!!!

    não sinto a necessidade de freios traseiros! e gastei 300 reais com esses freios do vectra.. pra mim o melhor CUSTO / BENEFICIO
    XILDERICO

    #10 gustavo25

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  • Postado 01 fevereiro 2007 - 06:38

    QUOTE(Derek @ Feb 1 2007, 01:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eu substitui os meus 2 freios dianteiros pelos do VECTRA CD e estou muito satisfeito.. pra mim é mais do que bom!!!

    Não foram necessarias adaptações o freio do Vectra CD ( modele antigo) é PLUG and Play. só trocar discos, pastilhas e pinças wink.gif

    Sim, pois é quase certeza que os freios do CD antigo são iguais os do GLS B, por isso plug-and-play. Os do CD B (e provavelmente do GSi antigo) já têm discos com 5 furos...

    E respondendo ao Rafael, esses modelos citados por mim e pelo Derek são 4 furos sim. E ACHO q não altera em nada o offset.
    Imagem Postada

    #11 ninja

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  • Postado 01 fevereiro 2007 - 19:31

    ENTÃOI RAFA... O NOME DO MEU MECANICO É FABIO, DA FSN PREPARAÇÕES... O CEL DELE É:(41)9988-2072, FALA QUE FOI O NINJA QUE INDICOU HEIM RSRSRS

    MAS COMO ELE CONSEGUI EU NÃO SEI...... ELE FEZ OS CORRE DELE AI...


    o sistema traseiro eu coloquei mais por "precaução e beleza" do que por nescessidade... como o derek disse, os dianteiros ja seguram a bronca.. mas comos ei que se eu fizesse uma merda, e meus freios não fossem bem superios ao que eu precisava meu pai ia me gralhar ate a alma.. melhr preveni do que remedia.. e sempre curti disco traseiro...



    o meu freio traseiro é acionado por psitão, quando puxa o freio de mão...
    a adptação é simples ( trabalhosa) mas simples... qualquer lugar mais especializado faz....

    #12 Dudz

    Dudz

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  • Postado 05 fevereiro 2007 - 16:52

    QUOTE(Derek @ Feb 1 2007, 01:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eu substitui os meus 2 freios dianteiros pelos do VECTRA CD e estou muito satisfeito.. pra mim é mais do que bom!!!

    Não foram necessarias adaptações o freio do Vectra CD ( modele antigo) é PLUG and Play. só trocar discos, pastilhas e pinças wink.gif

    o resultado.. PQP freia demais!!!!!

    não sinto a necessidade de freios traseiros! e gastei 300 reais com esses freios do vectra.. pra mim o melhor CUSTO / BENEFICIO


    Derek, 300 reais...

    pinças usadas? achou em desmanche?
    novas tornam o preço inviavel neh?
    Pionner 6900UB
    Bravox CS50D e CX50S
    Blaupunkt GTA 480
    Nar 10" SW3 x 2
    Corzus 1004

    Agora de Corsa 'Econo'.Flex xD

    #13 Celtinha_prata

    Celtinha_prata

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  • Postado 06 fevereiro 2007 - 21:03

    Galera, alguém sabe me dizer se os discos dianteiros do corsa GSI ventilados são os mesmos do celta 1.4? Abraços!

    #14 Eyder

    Eyder

      Velha Guarda

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  • Postado 07 fevereiro 2007 - 13:03

    freios dianteiros dimensionado sda forma correta são suficientes.

    atras, se num for um trabalho bem feito, vai deixar o carro e perigoso e  não seguro.

    pinças e discos ventilados de vectra e pastilhas green da powerbrakes.

    era isso q usava e parava em qq velocidade sem crise.

    fluido dot 4 da varga trocado a cada 15 mil km ou se der muito pau um pouco antes.

    querendo eu vendo o meu sistema completo (citado acima) por 250,00.

    e so colocar no lugar.

    abs
    Jetta 2.5
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    #15 Bruno D1

    Bruno D1

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  • Postado 07 fevereiro 2007 - 23:45

    entaum meu velho....de boa eu fiz como o derek

    dianteiros do VECTRA CD e estou muito satisfeito

    a unica coisa e que fiz questao de td 0km( pinças / discos / pastilhas)
    e mandei frisar os discos eeeeeeee na boa..... FREIA D+

    eu acho que se vc realmente for por os discos na traseira
    tem que ser trampo de primeira - sem sombras de duvida
    tem que estar bem dimensionado. eu acredito que se o cururu
    freiar mas do que 30% nos discos traseiros e sair de traseira facil, facil

    boa sorte - depois manda as fotos do trapo realizado

    abs
    Bruno

    #16 Papaléguas

    Papaléguas

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  • Postado 08 fevereiro 2007 - 00:33

    E ae galera...
    bom como o Derek jah disse nos temos o mesmo sistema de freio, eu montei o nosso, e so corrigindo são do vectra GSi as pinças, mas bom em relação ao assunto, segurança nunca eh demais, mas em relação a fazer adptação de discos na traseira eh complicado e perigoso.
    Complicado pq, vc vai usar peças de outros carros, as vezes ateh de montadoras diferentes...

    Perigoso, e muito perigoso pelo seguinte, um exemplo: um astra com disco nas 4 vc pega esse sitema e joga num celta, o peso do celta já eh bem diferente, mais leve principalmente a traseira, soh na frente nao tem problema algum, mas quando se fala em traseira eh foda, tem que adptar as pinças, fazer soldas, ja começa por ai, e numa hora de sufoco pisa com tudo e trava as traseiras primeiro, vai ser a mesma coisa de puxar o freio de mão, o carro vai rodar.
    Alguns podem e vão discordar do que falei, mas soh to falando isso pq andei num palio adaptado, a principio otimo, cheguei a 80km com ele e pisei de uma vez pra ver, advinha, rodou sorte a minha que foi no guaru na estrada de pernanbuco, que de madruga num tinha trafego.
    Mas isso ae...
    Abraços...

    Vc é DOIDO? SIM!!! Faça parte do Celta Clube DOIDOS Team!!!


    #17 ninja

    ninja

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  • Postado 08 fevereiro 2007 - 20:35

    QUOTE(Papaléguas @ Feb 8 2007, 02:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    E ae galera...
    bom como o Derek jah disse nos temos o mesmo sistema de freio, eu montei o nosso, e so corrigindo são do vectra GSi as pinças, mas bom em relação ao assunto, segurança nunca eh demais, mas em relação a fazer adptação de discos na traseira eh complicado e perigoso.
    Complicado pq, vc vai usar peças de outros carros, as vezes ateh de montadoras diferentes...

    Perigoso, e muito perigoso pelo seguinte, um exemplo: um astra com disco nas 4 vc pega esse sitema e joga num celta, o peso do celta já eh bem diferente, mais leve principalmente a traseira, soh na frente nao tem problema algum, mas quando se fala em traseira eh foda, tem que adptar as pinças, fazer soldas, ja começa por ai, e numa hora de sufoco pisa com tudo e trava as traseiras primeiro, vai ser a mesma coisa de puxar o freio de mão, o carro vai rodar.
    Alguns podem e vão discordar do que falei, mas soh to falando isso pq andei num palio adaptado, a principio otimo, cheguei a 80km com ele e pisei de uma vez pra ver, advinha, rodou sorte a minha que foi no guaru na estrada de pernanbuco, que de madruga num tinha trafego.
    Mas isso ae...
    Abraços...


    então papa.. eu concordo com tudo o que vc disse..
    e pensava assim.. por isso pra fazer a adptação tem que ser alguem que conheça da arte!!!! eu levei boiada que meu mecanico é especializado em adptações, o negocio dele é esse, e não preparação, isso é só um plus.... ele constroe chassis etc...

    no meu carro, pra regular o freio traseiro, e evitar que aconteça das rodas traseiras travarem, ultilizamos uma valvula ( não sei o nome) que diminui a potencia de frenagem.. ou seja, com esta valvula podemos regular, quanto o carro vai frear....  assim ele fica perfeito, como se fosse original.. só que bem mais eficiente.. gasta-se mais.. bem mais por isso... este tipo de valvula é usada em pick-ups.. algumas...


    e como vc disse, segurança nunca é demais...


    #18 rodrigosrangel

    rodrigosrangel

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  • Postado 22 fevereiro 2007 - 16:36

    Nossa... Eu acho os freios do Prisma muito fracos, até meio bobos.  unsure.gif No Celta da minha esposa (que é um 2004) eu acho os freios muito mais "atentos". Acredito ser alguma mudança do ano modelo anterior para o atual, pois a diferença de peso entre os carros é pequena e o meu motor (1.4 Econo) não deve ser tão mais pesado que o dela (1.0 VHC).
    Pretendo trocar também os meus dianteiros, sem instalar nada na traseira. Pergunta: Que peças do Vectra (Modelo Anterior ao atual) eu devo comprar? Disco de 4 furos, pinças e pastilhas? Só isso?

    Abs e obrigado.

    #19 Rafael Kiss

    Rafael Kiss

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  • Postado 23 fevereiro 2007 - 17:26

    Fala Galera!!!

    Valeww pelas dicas!!!

    Acabei optando por colocar discos melhores só na frente e sossegar por enquanto.
    Comprei discos, pinças e pastilhas de um Vectra GLS 2005 (disco na frente e panela atraz) com uns 20 mil KM. Paguei R$180,00 em tudo.
    Depois dei um passezinho nos discos pra tirar a borda e comprei pastilhas novas, com passe e pastilhas foi mais 70 cruzeiros. Observei que as pastilhas são as mesmas que da suprema e outros carros grandes.

    O disco é bem parrudo! Maior em diâmetro e espessura que o do celta, e além da ventilação no vão entre as pastilhas, ele tem uma ventilação entre a pista e o cubo, muito loko!!!
    Acho que naum vai fadigar nem ferrando!! rsrsrsr!!!

    Agora vou lavar bem tudo, pintar e instalar no manco!!
    Que cor heim??
    O carro é vermelho, to pensando em usar vermelho tb.. que vcs acham????

    O Fluido vou usar DOT 5.1, vou sangrar e trocar assim que instalar o freio novo ;-)
    Que vcs acham de usar esse fluido??

    Valew pessoal!!
    Abraçãum!!!!!!
    Rafael Kiss
    Escort Zetec GLX 97/98
    Zetec 2.0 16V de Focus, FT 400, ITV20 Iridium, Bob. MSD + SparkPRO 2, Cai, 4x2x1, Militec Motor e Cambio, Freios de eco na frente e disco de XR3 atras, Amort. e Mola TAG, Binno 16"X7", Direzza 205/45
    KA Action 07
    1.6 8V, InFlow InABox, Militec Motor e Câmbio, Unichip, 110Cv´s
    Shadow 750 2006
    45Cv´s De tiozão total! =-D



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