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Trocar água do radiador


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26 respostas neste tópico

#1 Digobra

Digobra

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 07:52

    Galera... Preciso trocar toda a água do radiador e queria que alguém me desse um toque qual o procedimento que vcs utilizam, se existe algum respiro ou alguma coisa que não deixe ficar bolha, se vcs utilizam algum produto juntamente com a água para retirar a sujeira que ficou e qual e a quantidade de aditivo q vcs colocam.
    Meu Celta eh um 2002 super

    Abraços

    #2 igor_rodrigues

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 08:11

    é uma boa pergunta
    vou ficar de olho aqui pq daqui a pouco é hora de trocar a do meu
    e eu não sei como fazer isso
    mas rapidin o pessoal te ajuda cara
    abraço

    #3 cfilth

    cfilth

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 08:14

    Tem 1 metodo (mais antigo e simples) que eh soltando a mangueira de saida do radiador e com o carro ligado deixar ele ir sugando a agua e trocando conforme ela vai circulando no sistema.. e um outro que acho que eh mais correto que tem uma maquina ou sei lah oq que também não sei qual o esquema que ela faz!
    Citroen DS3

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    #4 Atento

    Atento

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 08:20

    É bem simples... soltei 2 mangueiras e coloquei um esquicho forte nas 2 e foi tirando tudo... depois coloquei 2 litros de fluido de radiador e deixei um tempo o carro ligado... depois tirei um pouco do fluido e completei com água... o meu também é 2002...

    Abraço... se não quiser fazer em casa, nos postos eles fazem isso...

    #5 felipe_reus

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 08:21

    É muito melhor vc levar em uma oficina...que lá eles tem uma maquina o radiex, que vai injetando agua nova e vai saindo toda a agua velha...e o processo demora um pouco, fiz no meu em novembro do ano passado....

    pq assim lá dentro do radiador tem um aditivo né na agua...e demora pq eles vão trocando essa agua...até sair aquela cor avermelhada toda do aditivo antigo....

    aí o que eles fazem, ligam o motor do seu carro...aí o motor vai esquantando e puxando agua do fazilhame lá....
    e quando chega num marca lá, eles sabem que já ta no ponto...

    aí eles add o aditivo novamente e pronto....


    eu acho muito mais seguro fazer isso numa oficina...pq eles te o equipamento e a tecnica
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    #6 marcusfox

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 09:48

    tem inclusive uns aditivos p nao dar ferrugem ne??

    #7 Atento

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 09:55

    Na verdade o aditivo é pra água não entrar em ebulição acima dos 100º e não entrar em solidificação abaixo dos 0º, mas também deve ter algo para não enferrujar também...

    #8 bmab

    bmab

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 10:14

    o mais certo é voce a cada 1 ano tirar 1L(so um litro) de agua do radiador, e completar com um litro de aditivo..pois assim vc nao precisa a cada tempo tirar toda agua...e sempre fica com aditivo novo...

    #9 gustavo25

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 10:25

    Melhor levar em locais especializados nisso, pois eles têm a máquina que tira a água/aditivo velho enquanto coloca os novos.

    Em casa acho q não vira não.
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    #10 descent

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 10:35

    o meu ex celta jah com 15.000 veio com aditivo verde de fabrica (o q eu achei uma economia besta .. pelomenos no meu atual eh aditivo rosa) .. e fiz esse eskema de trocarem o aditvo na oficina mesmo !! eu coloquei aquele ROSA que dura seila uns 120.000 km ?? enfim .. eh algo q eu só faço uma vez na vida !! aditivo .. poe aquele de longa duracao e eskece o menino lah rsss
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    #11 apulschen

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 12:49

    QUOTE(Digobra @ Feb 15 2007, 08:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Galera... Preciso trocar toda a água do radiador e queria que alguém me desse um toque qual o procedimento que vcs utilizam, se existe algum respiro ou alguma coisa que não deixe ficar bolha, se vcs utilizam algum produto juntamente com a água para retirar a sujeira que ficou e qual e a quantidade de aditivo q vcs colocam.
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    Abraços


    Como já falaram aqui, é mais garantido levar pra trocar. Vc q mora em Sampa, tem as lojas da Mercadocar q fazem isso. Se não me engano, o serviço custa entre 15,00 e 20,00 e é feito em 40 min.

    Eu acho mais garantido, pois a máquina da Radiex vai colocando água limpa no radiador e ela captura e expulsa a água suja. Me lembro qdo fiz o serviço no meu ex-Uno e foram 60litros de água enferrujada.

    O lance de fazer em casa demora muito pois na entrada do radiador vc deve ligar um cano com água, mas sem pressão, pois o motor qdo abre a válvula termostática suga a água e se tiver pressão vai entrar agua fria no motor quente.  e no cano de saída, vc deve jogar pro ralo.

    Como qse ninguém tem o equipamento correto, perde-se muita água e muito tempo para fazer em casa.

    Fora o fato da pessoa apenas limpar o radiador e ficar restos de água suja no motor q só são liberados com a abertura da válvula.

    E por último, só use o aditivo da ACDelco, ou o vermelho, ou o laranja pra alta km. O aditivo verde é o mais fraco e uma vez por ano vc tem q trocar.
    Nunca use aditivos Radiex ou Âncora, são os piores, tive sérios problemas com eles.

    abs
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    #12 atc

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 19:06

    Amigos ja trokei varias vezes aditivo do meu antigo golzinho!!!
    Comprem o aditivo rosa (orgânico), muito  melhor!!!
    O esquema pra trocar o aditivo e fazer com motor frio!!!

    1º desconecto a entrada e a saida do radiador.

    2º ligo uma mangueira  de agua na entrada do radiador e deixo a agua circular ate sair toda ferrugem e sujeira isso tudo com motor desligado.

    3º depois de limpo conecto a mangueira de saida do radiador e adiciono um pouco de agua desmineralizada com o aditivo no radador (mais ou menos 2 litros de mistura).

    4º ligo o carro e deixo funcionando em marcha lenta.

    5º pegue a mangueria de entrada do radiador e fique observado a agua sair, vc vai perceber que a agua quando sai, sai com ar deixe saindo ate  que a agua saia normalmente sem bolhas de ar, quando a agua sair normalmente sem bolhas de ar, ai adicione a quantidade  exata de mistura do aditivo(NO CELTA NAO SEI DIREITO A QUANTIDADE QUE O RADIADOR PEDE DE MISTURA DE ADITIVO E AGUA).

    6º conecte a mangueira de entrada do radiador e deixe o motor funcionando nomalmente ate que a ventoinha acione, o correto e deixar a ventoinha acionar 3 vezes, para certificar que não a bolhas de ar no sistema do radiador.

    Bom espero ter ajudado vcs!!!

    nessa brincadeira economizo em torno de R$ 80 a 120 !!!

    #13 Deca-RJ

    Deca-RJ

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 19:30

    acho melhor levar na oficina.. lá eles fazem a sangria e colocam o aditivo adequado, vc não vei ter dor de cabeça !
    CARIOCAS SÃO BONITOS, CARIOCAS SÃO BACANAS, CARIOCAS SÃO SACANAS, CARIOCAS SÃO DOURADOS, CARIOCAS SÃO MODERNOS, CARIOCAS SÃO ESPERTOS, CARIOCAS SÃO DIRETOS, CARIOCAS NÃO GOSTAM DE DIAS NUBLADOS...

    #14 felipe_reus

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  • Postado 15 fevereiro 2007 - 20:50

    Também acho, como disse mais em cima...é bem melhor oficina...
    melhor do que fazer em casa sem saber...e deixar a mesma sujeira que estava antes lá dentro do radiador....e depois o carro não refrigera direito e da truta no seu motor....

    você faz na oficina e acompanha...aí na proxima vez já que vc ja aprendeu observando aí vc faz. mas mesmo assim...acho truta fazer isso em casa
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    #15 apulschen

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  • Postado 16 fevereiro 2007 - 17:06

    Muito bem lembrado pelo ATC, retirar todas as bolhas de ar, senão vc acha q a água está no nível e qdo vai ver está bem abaixo e aí, vc pode queimar a junta do cabeçote por super aquecimento.

    Tem uma outra técnica menos perigosa (queimaduras) para tirar o ar do motor. É deixar o carro funcionando e a tampa da entrada de água do radiador aberta. Qdo o motor estiver quente (entre 10 e 15 min de funcionamento), a água vai sar e o ar tb, qdo a água estiver qse na boca do radiador, feche a tampa e se possível, deixe vazar um pouco de água, assim vc cria uma espécie de vácuo no sistema. Deixe a ventoinha acionar mais umas 2 vezes.

    Desligue o motor e deixe o carro esfriar e olhe o nível da água q vai descer com certeza. Mas atenção, o nivel tem q estar acima do mínimo e abaixo do máximo, nada de deixar acima do máximo, pois com o calor o volume da água aumenta e poderá estourar alguma mangueira, radiador, juntas ou até mesmo o selo do motor.

    abs
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    #16 CÉSAR DO RS

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  • Postado 19 fevereiro 2007 - 14:00

    É bem simples, os Chevrolet não têm torneirinha para esvaziar nem válvula para extrair o ar (a não ser o novo Corsa, que é projeto Fiat).
    Primeiro, coloque um RADIEX limpa-radiador (não é aditivo, é limpa radiador) na água velha mesmo. Evite outras marcas, essa é a única que funciona.  Na embalagem diz 15 minutos, mas pode andar de um dia para o outro que eu garanto que não há problemas. Aliás, já andei 15 dias com aquilo dentro do radiador e limpa mesmo!
    SE O CARRO TIVER AR QUENTE, NÃO ESQUEÇA DE GIRAR O BOTÃO PARA O CALOR MÁXIMO DURANTE TODO O PROCESSO. No outro dia, com o motor FRIO, retire a abraçadeira da magueira inferior, abaixo do farol esquerdo, e deixe escorrer. Por favor, não deixe essa água cair no esgoto, ela causa problemas ambientais. Recolha numa bacia, coloque em uma garrafa PET e coloque no lixo.
    A seguir, abra a tampa do radiador e coloque água limpa, ligue o motor e deixe circular até que saia limpa por baixo.
    Recoloque a mangueira, a abraçadeira e coloque dois litros de aditivo (preferencialmente orgânico, o rosa, que dura mais, se possível o da AC Delco que a qualidade é melhor). Em seguida coloque mais um litro de água, feche a tampa e ligue o motor.
    Deixe aquecer, ligar a ventoinha,  QUANDO DESLIGAR A VENTOINHA, pode abrir a tampa do reservatório, mas só após a ventoinha desligar, que a água não esguicha, mas vai subir devagar e eliminar todas as bolhas de ar. Desligue o motor, verifique o nível e complete com água pura se necessário.
    Vale usar  água destilada para baterias também, e ar quente sempre acionado, lembre-se.
    Não é um tutorial, mas se a dica ajudar alguém... abraços.

    #17 Digobra

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  • Postado 22 fevereiro 2007 - 16:41

    Valeu galera.. vou ver se faço issu que me falaram no final de semana mesmo.. vou tentar sozinho.. depois eu posto aki pra vcs.
    valeu pela ajuda

    #18 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 22 fevereiro 2007 - 19:14

    Limpe o reservatório tb, heim ?  thumbsup.gif
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    #19 atc

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  • Postado 10 junho 2008 - 00:16

    O aditivo para radiador do celta e rosa ou laranja???????????
    Comprei um aditivo laranja concentrado pro celta marca TEXACO.
    Aditivo texaco e original para linha GM???????

    #20 Nandoc

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  • Postado 10 junho 2008 - 07:45

    QUOTE(Deca-RJ @ Feb 15 2007, 08:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    acho melhor levar na oficina.. lá eles fazem a sangria e colocam o aditivo adequado, vc não vei ter dor de cabeça !



    Concordo !


    Na mercadocar na Bara funda eles fazem isto mesmo ?
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