Ir para conteúdo

* * * * * 1 votos

Desmontando motor do corsa para revisar / alcool

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
93 respostas neste tópico

#1 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 11594
  • 702 posts
    • Tempo Online: 1m 59s
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 16 agosto 2007 - 21:11

Estou desmontando aos poucos.

Com o tempo vou pedindo dicas ai.

A vitima

Bicos sujos ( maquina sem definição ), eu tinha limpado antes de passar para alcool

Comando de valvulas, apresenta um pouco de borra, mais eu vou desmontar e limpar, acho que é por isso que meu carro vem fervendo desde que eu comprei o carro.

Dá marca para baixo eu deixei de molho numa mistura agua - ativado 50 % cada, amanha é só tacar agua que vai sair facinho heheh

O respiro de oleo estava estupido, eu taquei fogo e deixei de molho na mistura, agora dá até para ver de um lado para o outro, isso devia estar contribuindo para os retentores e juntas do meu carro que não para de vazar.

Essa foto eu tirei só para nao perder a ligação dos cabos de vela

O comando de valvulas não apresenta defeitos, está lisinho, agora em baixo tem pontos com borras ( aumentei o tamanho para poder ver melhor )

A junta estava colada, dos 10 parafusos da tampa, 4 estava espanado

oleo usado desde a compra "acdelco 20w50"

eu estava achando que o motor estava ruim por causa que estáva vazando oleo, eu descobri que tambem quando abria a tampa do oleo saia muito vapor, creio que agora melhore por causa do respiro estar totalmente como deveria.

Tinha muita borra aonde os bico vai, eu enfiei uma chave de fenda lá dentro e saiu uma pelota do tamanho de 1 fejão.

amanha tem mais,

vou ir devagar porque estou mechendo só depois das 6 da tarde, os bicos já mandei abrir, o cara me falou para pegar segunda feira.

abraços
    Pickup corsa 1.6 8v mpfi 98 cv ( 92 + 6 do filtro esportivo race crome )

#2 Filipe

Filipe

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5148
    • 389 posts
      • :
  • Postado 17 agosto 2007 - 00:30

boa sorte na empreitada ai cara!
    esse motorzinho ae, com taxa, Chip bem feito, e bem justinho
    fica um canhãozinho

qualquer duvida berra pra galera

abraço
    Ex VHC Turbo (divertido)
    EX Focus 1.6 (falecido 08/09/2009)
    Atual Focus Ghia

#3 descent

descent

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 97
    • 1515 posts
      • Tempo Online: 21h 26m 57s
  • Postado 17 agosto 2007 - 01:07

e ae cara

caramba heim !! primeira vez q vc faz isso ?? como q vc faz pra limpar toda a borra LAH dentro ??

abracos !
    Cobalt LTZ - Preto 12/12

#4 waage

waage

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 6213
    • 176 posts
      • Tempo Online: 10m 15s
  • Postado 17 agosto 2007 - 01:23

Legal cara, belo tópico.

Você vai abrir a parte de baixo do motor?

[]'s!
    Imagem do IPB
    by Last.fm

#5 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 17 agosto 2007 - 01:35

QUOTE(Filipe @ Aug 16 2007, 11:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    boa sorte na empreitada ai cara!
    esse motorzinho ae, com taxa, Chip bem feito, e bem justinho
    fica um canhãozinho

qualquer duvida berra pra galera

abraço

Tanks, eu vou passar para alcool abrindo os bicos aumentar a taxa para 11.0:1 ( o maximo que dá nesse motor sem alterar a correia e polias ) e colocar um variador de avanço de gnv regulavel.

abraço

e ae cara

caramba heim !! primeira vez q vc faz isso ?? como q vc faz pra limpar toda a borra LAH dentro ??

abracos !

primeira vez não, eu fiz um curso no senai alguns anos atras, eu não lembro de muita coisa, na epoca eu era muito criança..
    a borra eu vou desmontar tudo, limpar com agua e ativado, depois com gasolina.

o cabecote vai ficar 100 % novo, vou mandar trocar retentores, assentar valvulas e etc... porque é barato.

abraço

Legal cara, belo tópico.

Você vai abrir a parte de baixo do motor?

[]'s!

valeu, eu vou abrir toda a parte de cima , deixar todo o cabecote novo, vou desmontar a parte de baixo tambem, só que só vou tirar os vazamentos da parte de baixo, não vou retificar a parte de baixo, está vazando pelo retentor do volante do motor, e no carter, vou aproveitar e trocar bomba de agua, embreagem, e tirar o radiador para limpar e ver possiveis vazamentos,

já estou de saco cheio de ter que completar agua e oleo, vou ficar sem o carro por uns 2 meses mais pelo menos fica sem problemas, se deixar vou trocar o radiador por um novo custa bem barato,

freios eu já troquei tudo, aqui em casa mesmo, amanha vou colocar o carro nos cavaletes,

quando terminar toda a parte da frente , vou levantar a parte de tras e tirar o tanque para limpar, vai ficar 100 % alcool, com valvula termostatica e etc... de carro a alcool.

estou empolgado, porque na minha cidade o alcool está 1.80 , eu fui viajar e achei um posto a 7 km da minha cidade que o alcool está 1.09, divisa de estados... vou economizar facil 200 reais por mes de combustivel.

abraços

#6 tbreda

tbreda

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 328
    • 8385 posts
      • Tempo Online: 42m 8s
  • Postado 17 agosto 2007 - 11:47

Parabéns pela coragem de abrir o motor!

#7 Samir Okde

Samir Okde

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 290
    • 3786 posts
      • Tempo Online: 44m 49s
  • Postado 17 agosto 2007 - 11:50

nao tenho peito pra faze isso nao hehe

#8 elismar

elismar

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 11564
    • 527 posts
      • :
  • Postado 17 agosto 2007 - 14:26

Ta com saude o motor ainda.

Ajeita que melhora muito.

#9 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 18 agosto 2007 - 00:59

Valeu galera pela força, o motor vai voltar com saude, hoje eu já fiz MUITA coisa, comprei varias ferramentas, e 2 cavaletes  hypocritesmiley.png

A prova que é na garagem a desmontagem hehehe

Sonda lambda, está branca oque será que acontece? as velas e as valvulas de escape tambem..

Valvula termostatica, e eu juro que mandei o mecanico trocar por uma nova o ano passado.. bonito né? ano de fabricação "98" ano do carro, mecanico me furou o olho.

Já comprei tudo para abrir, trocar tudo e montar a parte de baixo.

As peças que eu tirei e guardei na caçamba, nota que a tampa de valvulas foi corroida pelo produto que eu taquei hehehe não sabei que era forte, vou ter q mandar pintar, mais a maldita borra não saiu da tampa ainda, comprei uma escova de aço para tirar com gasolina...a tampa acho que vou mandar cromar.

Radiador e bomba de agua vou colocar novos, todos os selos do motor eu vou trocar, o coletor eu vou pintar de preto, para dar um acabamento que só os donos sabem fazer.

O motor estava fervendo e vazando agua, porque a junta estava toda entupida, acreditem, eu não consegui furar os buracos da galera de agua com uma chave de fenda, no final furei ela com uma chave de fenda e martelo, estava uma pedra ali, o 1 cilindro estava vazando agua e oleo para ele, tanto que a vela do 1 cilindro estava encharcada de oleo, as camisas não tem riscos, os pistoes tem um " jogo " mais creio eu que não seja problema, vou limpar todo o cabecote, tudo tudo mesmo, tirar toda a borra, vou desmontar a parte de baixo e limpar tudo tambem,

vou pintar todas as peças que está feia, vou trocar a embreagem e tirar alguns vazamentos do cambio, vou tirar o cambio e o bloco do motor , vou abrir só a tampa do cambio para ver como é por dentro HEHE, e vou tentar limar o cambio e completar com oleo novo.

oque este motor tem de vazamentos de OLEO não tá escrito

A roda fonica não quis sair, forçei e o motor virava junto, pedi para minha mãe apertar o freio, mais ai a correia dentada ficava fouxa, lembrei no site da GOODYER para trava com uma chave de fenda a cremalheira, a minha tinha um metal para proteger, tirei o metal enfiei uma chave philpis e não deu outra, saiu facil a roda fonica ( dica heim hehe ), o sensor que faz a leitura da roda fonica esta todo sujo de meleca de oleo com barro,

outra coisa a correia dentada está toda trincada, ela tem 18 mil km, mais estava vazando oleo pelo retentor da polia, ai ressecou ela, já até vi porque que estava vazando, o esticador da correia dentada estava muito acima do limite, no corsa uma pontinha tinha que ficar no meio de dois dentes, o cara tinha colocado uns 4 mm para cima do maximo...

nesta foto, vaza do retentor da polia do comando , do virabrequin ( dos dois lados ) e do carter, os parafusos do carter nem apertado está, não sei se está espanado, eu tentei tirar com a mão e consegui, mais eu comprei a chave 15 conto...

Meu pai viu que estou me esforçando, e me prometeu 500 reais de peças por conta dele  rolleyes.gif
    Me deem dicas de peças para trocar.

Na lista:

Bomba de agua 70 reais
    Bomda de oleo ( depende do preço )
    Radiador 50 reais com o meu como parte de pagamento
    Velas comprado
    Cabos de vela comprado
    Valvula termostatica comprado
    Sonda lambda 50 reais
    Sensor temperatura agua 20 reais
    Retifica cabecote completa com plaina + troca de retentores + assentamento das valvulas 100 reais
    Embreagem recondicionada já dá vi por 80 reais
    Retentores eu já comprei todos, gastei 50 reais, as juntas eu comprei a metade, só falta a do cabecote que eu vou comprar de metal.
    Correia dentada 30 reais
    Polia regulavel ( na lista até o final da montagem vou deixar por ultimo )
    Mangueiras são todas novas, eu vou desabilitar aquela m-e-r-d-a daquele desvio para o ar quente, aquilo está atrapalhando a circulação da agua.

acho que é só, freios eu já arrumei tudo, suspenção falta pouca coisa ( tinha arrumado tudo mais ai o guarda mandou levantar tá tudo desalinhado )

Só tenho uma duvida:

os parafusos do cabecote eu troco ou não? dependendo do preço eu vou colocar na lista,

essa é pro jmviera, a junta do cabecote eu compro do corsa 1.8? mais dá certo no meu motor q é 1.6 ( pistoes menores ) ?

abraço

#10 waage

waage

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 176 posts
  • Postado 18 agosto 2007 - 01:35

Vai trocar os anéis e as camisas dos pistões?

Mostra como tá o corpo de borboleta, o do meu corsinha antigo tava todo preto. Quando fui limpar os bicos o cara limpou ele tb e ficou zerado!

A embreagem acho mais legal comprar uma zerada, conforto e vida útil garantida!

[]'s!
    Imagem do IPB
    by Last.fm

#11 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 18 agosto 2007 - 02:05

QUOTE(waage @ Aug 18 2007, 12:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Vai trocar os anéis e as camisas dos pistões?

Mostra como tá o corpo de borboleta, o do meu corsinha antigo tava todo preto. Quando fui limpar os bicos o cara limpou ele tb e ficou zerado!

A embreagem acho mais legal comprar uma zerada, conforto e vida útil garantida!

[]'s!

Na parte de baixo eu não sei ainda se vou mexer, estou pensando se seria viavel, vou ver o valor da retifica do bloco e virabrequin, se compensar vou retificar sim, deixar tudo 0 km, afinal se eu já cheguei até onde cheguei, se montar e passar 4 meses foder a parte de baixo vai ser bem chato  unsure.gif , se retificar vou deixar tudo 0.25, não vou passar para STD.

o corpo de borboleta eu já limpei, mais estava MUITO sujo, eu meti gasolina com uma escova de dentes velha, mais o coletor de admissão eu ainda não limpei, e está igual o corpo da borboleta, vou tirar fotos amanha para vc ver, tem uma "pasta" preta por todo o motor,

a embreagem vou ver os valores, a embreagem do meu carro tá muito dura, o mecanico disse que é por estar gasta, em vez de patinar, ela fica dura.

em dois dias eu já desmontei 50 % do motor ( sempre depois das 6 da tarde, hoje eu fui até 00:30 ),

acho que se pegar desde as 7 da manha em um dia desmonta tudo...

#12 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43087 posts
      • Tempo Online: 40Dias 10h 13m 20s
  • Postado 18 agosto 2007 - 09:28

Depois de tudo isso que vc está fazendo na parte de cima, creio que vc deva aproveita ro embalo e mandar retificar logo embaixo tb.

Já ví muitos casos de pessoas no VectraClube que arrumam o cabeçote e alguns meses depois fode alguma coisa no bloco por causa da compressão que voltou a ser o que era antes e as peças antigas não aguentaram...
    Imagem Postada

#13 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 18 agosto 2007 - 19:07

QUOTE(gustavo25 @ Aug 18 2007, 08:28 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Depois de tudo isso que vc está fazendo na parte de cima, creio que vc deva aproveita ro embalo e mandar retificar logo embaixo tb.Já ví muitos casos de pessoas no VectraClube que arrumam o cabeçote e alguns meses depois fode alguma coisa no bloco por causa da compressão que voltou a ser o que era antes e as peças antigas não aguentaram...
    Kkkkkk eu vou ter q fazer a parte de baixo mesmo, o 4 cilindro está com a camisa riscada , mais muito fundo mesmo o risco,o interessante que eu acho que dá para passar para 1.8 trocando o VIRA, porque os pistoes em PMS fica quase 1 dedo do final do bloco.Á, eu vou ficar com os bicos mesmo, vou só andar com chip a alcool, o cara falou que por 50 reais os 4 não dá para fazer, e os bicos do vectra está 300 reais os 4... ai dx queto..

#14 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 19 agosto 2007 - 01:43

As peças já lavadas.

No came do lado esquerdo tem um defeito , mais como não deu problema até hoje...

Esse cilindro tem um grande problema, está cheio de riscos com um grave bem em cima

Comparando 2 cilindros, o do fundo é o problematico.

#15 capita

capita

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5167
    • 459 posts
      • :
  • Postado 19 agosto 2007 - 10:46

Na minha modesta opinião mesmo que seu carro tivesse a gasolina 90% dessas coisas iriam acontecer!.... ps: não precisava tirar foto dos cabos de vela porque ele são feito em um tamanho que não dá pra errar!....abraço!...poe um kit turbo agora!
    Celta Turbo...diversão garantida, momentaneamente adiada.......em breve o PAPAP...

#16 waage

waage

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 176 posts
  • Postado 19 agosto 2007 - 13:41

QUOTE(capita @ Aug 19 2007, 09:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Na minha modesta opinião mesmo que seu carro tivesse a gasolina 90% dessas coisas iriam acontecer!.... ps: não precisava tirar foto dos cabos de vela porque ele são feito em um tamanho que não dá pra errar!....abraço!...poe um kit turbo agora!

O alcance do cabo sim, mas a ordem em que eles são ligados na bobina que pode dar confusão  rolleyes.gif
    Imagem do IPB
    by Last.fm

#17 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 19 agosto 2007 - 15:45

capita, os cabos são do tamanho de cada cilindro, só que a ligação não é " 1 2 3 4 " é diferente.

e não quebrou por estar no alcool, quebrou porque as galeria de agua estava entupidos, e fodeo o 4 cilindro, e o motor não travou, mais estava consumindo muito oleo e agua, eu poderia muito bem vender deste jeito porque a luz do oleo não ascendia.

#18 MaxCWB

MaxCWB

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 52
    • 1951 posts
      • Tempo Online: 31m 59s
  • Postado 19 agosto 2007 - 23:45

Olá Pedro,

Parabéns pelo trabalho, é bastante divertido =). Se tiver tempo, perseverança e um pouco mais de cacau $$$, brinca na parte de baixo. Só pesquise bastante para não montar nada errado (especialmente folgas e torque de parafusos). Se ficar na dúvida, monta assim mesmo que pelo menos essa "abrida" do cabeçote já é bem benéfica.

Já vi motores com muito mais borra e menos de 30mil km (tá certo que todos estavam com o vira azul... kkk), mas enfim, acho que não é nada ultra-deseperador, exceto pelo fato dos respiros/pescador estarem não tão limpos quanto deveriam.

Li rapidamente e percebi q você está usando gasolina para limpar as peças. Compra uma latinha de CAR80, aquilo desgruda a sujeira de um jeito... tem q ver se em distribuidora vc acha em quantidades maiores que a latinha, de todo modo, a latinha já ajuda bastante.

No site www.xpeedclub.com.br tem um cara que desmontou o mesmo motor, tem fotos lá (acho que é conversão pra álcool). Talvez lhe ajude em alguma coisa.

Boa sorte na empreitada.

Abs!
    N° 52 - 30dez2004
    Aposentados por tempo de serviço Team

#19 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 20 agosto 2007 - 00:23

MaxCWB  
    Vlw cara,

eu vou mexer na parte de baixo sim, tá muito ruim tambem, já vou fazer tudo de uma vez para nao ter dor de cabeca depois,

e vou dar uma preparadinha tambem.

Eu só estou procurando a tabela de aperto ( torque ) dos parafusos do motor, eu só achei do cabecote, do carter e do tensionador da correia dentada, eu queria do vira, biela e etc...

abraço

#20 capita

capita

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5167
    • 459 posts
      • :
  • Postado 20 agosto 2007 - 01:10

Realmente esqueci de mencionar esses detalhes, boa sorte ai cara!
    Celta Turbo...diversão garantida, momentaneamente adiada.......em breve o PAPAP...

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem