Ir para conteúdo

- - - - -

Ar Condicionado x Ventoinha Armada

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
49 respostas neste tópico

#21 baian0

baian0

Novato

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 13911
  • 20 posts
    • :
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 03 setembro 2007 - 15:46

Verdadeiras aulas! Infelizmente, acho que irei ficar sem saber se o chiado do meu ar é normal ou por problema na instalaçao/óleo. Como ta na garantia, dificilmente algum técnico iria dizer que o chiado nao é normal e querer reparar...

#22 kbeçapoa

kbeçapoa

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5692
    • 6 posts
      • :
  • Postado 11 janeiro 2008 - 20:02

O meu ar é original e também arma a ventoinha logo que liga o AC, mesmo com o mootor frio. Mas, agora eu pergunto. Na estrada a ventoinha também fica ligada? Esse tempos eu fiz uma vigem que eu devo ter ficado com o ar ligado umas 10 horas, será que a ventoinha ficou armada todo esse tempo?

Valeu

#23 Luzitchow

Luzitchow

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 9164
    • 2474 posts
      • Tempo Online: 1Dias 10m 6s
  • Postado 11 janeiro 2008 - 21:10

não somente nos Celtas e Classics
    meu coroa tem um Mille Fire com ar e logo depois de ligado o ar a ventuinha dispara .. nao me liguei se desliga, ou se desliga e liga logo depois ...
    pelo menos no Mille vira e meche faz esse barulhinho de como se fosse gás escapando, mas nunca deu nada nao. considerando que o carro é 02/02 e gela direitinho ..
    só sei que os motores VHC a ventuinha nao liga quando o carro é desligado mesmo com motor quente, por isso é desativada somente quando vc desliga o carro ..
    flw abraços
    Luzitchow Celta Clube Bahia

12/12 Celta LT Branco 4P

#24 CÉSAR DO RS

CÉSAR DO RS

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5628
    • 1510 posts
      • Tempo Online: 8h 8m 26s
  • Postado 11 janeiro 2008 - 22:39

Está havendo uma pequena confusão com ventoinhas neste tópico.
    Vamos lá: isso que o meu amigo JM Vieira explicou, em se tratando de ar condicionado original de fábrica, só vale para a linha Gol. Não conheço nenhum outro carro que tenha esse sistema de ventoinha com dois estágios.

Mas vamos falar especificamente de Chevrolet. Quem tem Celta, Corsa ou outro com ar de fábrica (os Santanas, um outro caso, vinham com duas ventoinhas lado a lado), vai saber, se não sabe pode procurar, que existem na frente do carro DUAS ventoinhas. A do radiador, que fica de dentro para fora como qualquer outro carro, e a ESPECÍFICA para o ar-condicionado, que é oposta, de fora para dentro, atrás do pára-choque, entre ele e o radiador do ar condicionado, do lado direito do carro.

E é essa ventoinha que é acionada quando o ar está ligado, e cujo funcionamento é completamente independente da ventoinha do radiador do motor. Que é exatamente o que o próprio Baiano falou a respeito de seu ex-Palio.

Nos casos de ar condicionado colocado pós-venda, e afirmo quase com certeza que a GM e a Fiat (que tem o mesmo sistema) não fornecem kit original (nunca forneceram...), aí sim é feita uma adaptação para acionar a mesma ventoinha (porque para colocar a ventoinha original por detrás do pára-choque exigiria a troca de outras peças e o custo aumentaria muito) que serve ao radiador quando se liga o ar condicionado. Porém neste caso há um estágio só, e então aquela famosa afirmação do ar condicionado pós-venda  não ter o mesmo rendimento daquele de fábrica faz sentido, porque o radiador do AR, que fica em frente ao radiador do MOTOR, recebe todo o calor deste, e a ventoinha sopra por trás dos dois radiadores. Por isso também que o ar (de fábrica) do Gol GIII aqui da empresa é uma porcaria, não gela!
    E é isso, espero ter esclarecido, abraços.

#25 Luzitchow

Luzitchow

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 9164
    • 2474 posts
      • Tempo Online: 1Dias 10m 6s
  • Postado 11 janeiro 2008 - 23:47

brother (o do post aí de cima)
    certamente seu comentário foi de put* ajuda mesmo ..
    acho que vc pode tirar minha duvida ...
    meu pai, como ja citei aqui neste topico, tem um Mille Fire 02/02 com Ar de fábrica.
    eu ja liguei o carro, o deixei parado com o ar e abri o capô. me deparei com a ventuinha ligada, após uns 5min com o carro ligado e o ar gelando la dentro.
    a ventuinha do Uno faz um baita barulho, o mesmo quando ela dispara mesmo com o ar desligado.
    não sei identificar outra ventuinha, a do ar .. como eu poderia identifica-la, ja que a GM e a Fiat tem o mesmo modelo de refrigeração do motor em carros com ar-condicionado?
    o ar gela mesmo com o ventilador ligado, basta somente acionar o botão que liga o ar-condicionado.

meu pai comprou o carro usado ano passado .. estamos correndo o risco desse ar não ser de fábrica?
    valeu aí
    abraços
    Luzitchow Celta Clube Bahia

12/12 Celta LT Branco 4P

#26 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 2538
    • 3167 posts
      • Tempo Online: 3Dias 9h 37m 54s
  • Postado 11 janeiro 2008 - 23:59

Cesar, ce ta misturando tudo cara... veja bem:

o ar celta tem uma unica ventoinha por trás e tem dois estágios, como nos vw. Existe um kit da refrijet q é instalado no celta q usa duas ventoinhas, com nos classic (usa eletroventilador universal de 10 pol), já no classic as duasventoinhas  são originais de fábrica.

O corsa antigo (classic) tem duas ventoinhas, uma pela frente e outra por trás, mas tb tem dois estágios. O novo corsa tinha até 2004/2005 duas ventoinhas e dois estágios, hoje tem 1 ventoinha e 2 estágios.

Não existe isso de "uma ventoinha funcionar somente com o radiador, outra somente no ar" nos sistemas originais de fábrica. Ambas podem funcionar com ambos sistemas, e isso acontece no celta: os dois estágios da ventoinha são acionados pela ECU, o 1º ela recebe via botão do painel, apertou o botão entra o 1º estágio. O 2º é acionado tb pela ECU q recebe a informação do pressostato do filtro secador do sistema de ar condicionado. Mas a ECU recebe informação do sensor de temperatura da água, e já aconteceu com meu 1.4 (eu desci pra olhar) depois de uma pisada valendo forte mesmo e com ar desligado, dele acionar o 1º estágio e logo em seguida o 2º, tava muito quente.

Cesar, quando tem um estágio só, se for o mesmo motor (ai é q vem a sua opinião) ele já liga direto no 2º estágio. O problema dos vw mais novos e´q a vw "capou" o eletroventilador bosch com motor de 380Watts q ela usava nos gols 1.6 mais antigos, e colocou no lugar um motor de 150Watts... a vazão de ar é bemm mais baixa no condensador, e o carro no transito tem um ar q é uma bosta.

#27 Gabriel

Gabriel

Conselheiro CeltaClube

• Conselho CeltaClube
      • ID do Membro: 9607
    • 16061 posts
      • Tempo Online: 26Dias 1h 39m 2s
  • Postado 12 janeiro 2008 - 09:51

QUOTE(JMVIEIRA @ Jan 11 2008, 11:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>

o ar celta tem uma unica ventoinha por trás e tem dois estágios, como nos vw. Existe um kit da refrijet q é instalado no celta q usa duas ventoinhas, com nos classic (usa eletroventilador universal de 10 pol), já no classic as duasventoinhas são originais de fábrica.

O corsa antigo (classic) tem duas ventoinhas, uma pela frente e outra por trás, mas tb tem dois estágios. O novo corsa tinha até 2004/2005 duas ventoinhas e dois estágios, hoje tem 1 ventoinha e 2 estágios.

Não existe isso de "uma ventoinha funcionar somente com o radiador, outra somente no ar" nos sistemas originais de fábrica. Ambas podem funcionar com ambos sistemas, e isso acontece no celta: os dois estágios da ventoinha são acionados pela ECU, o 1º ela recebe via botão do painel, apertou o botão entra o 1º estágio. O 2º é acionado tb pela ECU q recebe a informação do pressostato do filtro secador do sistema de ar condicionado. Mas a ECU recebe informação do sensor de temperatura da água, e já aconteceu com meu 1.4 (eu desci pra olhar) depois de uma pisada valendo forte mesmo e com ar desligado, dele acionar o 1º estágio e logo em seguida o 2º, tava muito quente.

Cesar, quando tem um estágio só, se for o mesmo motor (ai é q vem a sua opinião) ele já liga direto no 2º estágio. O problema dos vw mais novos e´q a vw "capou" o eletroventilador bosch com motor de 380Watts q ela usava nos gols 1.6 mais antigos, e colocou no lugar um motor de 150Watts... a vazão de ar é bemm mais baixa no condensador, e o carro no transito tem um ar q é uma bosta.

JM VIEIRA,

Totalmente certo!!!! worshippy.gif

Celta do Ano vem aí!! Aguardem!!!

#28 CÉSAR DO RS

CÉSAR DO RS

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5628
    • 1510 posts
      • Tempo Online: 8h 8m 26s
  • Postado 12 janeiro 2008 - 14:25

OK, grato ao Vieira pelas explicações.
    De fato o Celta não tem essa ventoinha:

Mas o Corsa 99 tem:

E o Peugeot 307 também:

Acho que é isso. Grato, Vieira!!!

#29 xsony

xsony

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 16088
    • 110 posts
      • :
  • Postado 12 janeiro 2008 - 15:02

cara,.
    no meu xcelta eh normal,.!
    possivelmente seja normal tb pelo fato de ser um motor gm.
    abrah!
    Ednardo 'xsony' Leão • Celta Clube . Piauí
    OrkutFotologFull Time  • xceltaCC PI

#30 RodWarner

RodWarner

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5019
    • 880 posts
      • :
  • Postado 12 janeiro 2008 - 23:05

Meu carro tem ventoinha com 2 estágios...
    E apenas uma ventoinha...
    Gostaria da ajuda de vocÊs...
    O ar do meu Celta tá gelando pra caramba, mas se eu ficar parado no congestionamento uns 10 minutos, o compressor desarma... Eu escuto o relé armando e desarmando...
    Mas quando o carro volta a rodar, o compressor arma e volta a gelar...

O que pode ser isso...?

Obrigado amigos...

#31 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3167 posts
  • Postado 13 janeiro 2008 - 03:48

Podem ser 2 coisas: uma eu nao tenho certeza, a outra, tenho quase...

a primeira: eu nao sei se o celta tem termostato de minima (0ºC) no nucleo. Se tiver, qdo ele chega a zero grau, tira o compressor pra nao formar gelo no nucleo. Isso q tu explicou, acontece com q velocidade do ventilador interno? Acontece até mesmo na 4ª velocidade (a mais forte) num dia quente?

Se a resposta for sim, vamos ao 2º caso:

Comece verificando, no porta-fusiveis ou nos maxi fusiveis do lado da bateria, o fusivel referente ao segundo estágio da ventoinha de fora, (nao lembro ao certo onde eles ficam). Verifique tb os fusiveis relativos aos relés (um de 4A q fica no porta-fusivel, procura no manual q tem o numero dele e a descrição)

Teu carro recebeu alguma carga de gas, o ar é origi de fabrica?

Pelo sintoma, o 2º estágio não está entrando. Qdo está quente e/ou o carro parado, a vazão de ar no radiador é mais baixa q com o carro andando. O gas fica mais quente com menos vento, dai a pressao do sistema sobe e pede o 2º estágio. Se ele nao entra, a pressao não estabiliza e continua a subir até chegar no valor q o pressostato tira o compressor pra proteger o sistema, uns 320 psi... dai o compressor sai, a pressao cai abaixo de uns 280~300, ele liga de novo. A pressao sobe, desarma.... fica assim.

Qdo vc anda, a vazao de ar na frente do carro é grande, dai nao deixa a pressao subir tanto, dai ele segura e nao desarma. Só se tiver muuuuito gas, dai ele fica desarmando e armando mesmo com o carro em movimento, de todo jeito.... ou se tiver gás nenhum, mas ai ele nem entra.

ve la e retorna ai pra gente.

#32 zainaghi

zainaghi

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 16764
    • 37 posts
      • :
  • Postado 13 janeiro 2008 - 19:35

QUOTE(baian0 @ Aug 30 2007, 03:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Pessoal, comprei semana passada um Classic 0km, comprei o básico, mas coloquei o ar por fora, através da concessionária mesmo, eles botaram o original. Toda vez que ligo o AC ele arma a ventoinha e so desliga quando desliga o AC ou quando desliga o carro, fica funcionando sem parar. No meu carro anterior, um Palio, isso nao acontecia, isso é normal nos carros Chevrolet? Outra coisa, percebo um chiadinho quando o ar ta ligado, como se fosse uma zoadinha de gás escapando, sei que nao se trata de gás escapando, mas gostaria de saber se alguém sabe me dizer se é normal.

Abraços.

O meu ar condicionado é original de fábrica e se comporta exatamente como exposto. Tá tudo certo. Abraço

#33 kbeçapoa

kbeçapoa

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5692
    • 6 posts
      • :
  • Postado 14 janeiro 2008 - 09:52

QUOTE(JMVIEIRA @ Jan 11 2008, 11:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>

o ar celta tem uma unica ventoinha por trás e tem dois estágios, como nos vw. Existe um kit da refrijet q é instalado no celta q usa duas ventoinhas, com nos classic (usa eletroventilador universal de 10 pol), já no classic as duasventoinhas  são originais de fábrica.

Excelente explicação. Só ainda tenho a minha dúvida do post anterior. Andando na estrada com o AC ligado, em velocidade alta, a ventoinha vai permanecer ligada o tempo inteiro? Mesmo com o motor na temperatura correta?
    Valeu

#34 MichaelAlexandre

MichaelAlexandre

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 1256
    • 265 posts
      • :
  • Postado 14 janeiro 2008 - 20:51

E se instalar o eletroventilador do corsa, que deve ser plug and play ou fácil de adaptar, teria ganho no ac do celta em dias mais quentes rodando na cidade?

#35 RodWarner

RodWarner

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 880 posts
      • :
  • Postado 15 janeiro 2008 - 06:13

QUOTE(JMVIEIRA @ Jan 13 2008, 04:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Podem ser 2 coisas: uma eu nao tenho certeza, a outra, tenho quase...

a primeira: eu nao sei se o celta tem termostato de minima (0ºC) no nucleo. Se tiver, qdo ele chega a zero grau, tira o compressor pra nao formar gelo no nucleo. Isso q tu explicou, acontece com q velocidade do ventilador interno? Acontece até mesmo na 4ª velocidade (a mais forte) num dia quente?

Se a resposta for sim, vamos ao 2º caso:

Comece verificando, no porta-fusiveis ou nos maxi fusiveis do lado da bateria, o fusivel referente ao segundo estágio da ventoinha de fora, (nao lembro ao certo onde eles ficam). Verifique tb os fusiveis relativos aos relés (um de 4A q fica no porta-fusivel, procura no manual q tem o numero dele e a descrição)

Teu carro recebeu alguma carga de gas, o ar é origi de fabrica?

Pelo sintoma, o 2º estágio não está entrando. Qdo está quente e/ou o carro parado, a vazão de ar no radiador é mais baixa q com o carro andando. O gas fica mais quente com menos vento, dai a pressao do sistema sobe e pede o 2º estágio. Se ele nao entra, a pressao não estabiliza e continua a subir até chegar no valor q o pressostato tira o compressor pra proteger o sistema, uns 320 psi... dai o compressor sai, a pressao cai abaixo de uns 280~300, ele liga de novo. A pressao sobe, desarma.... fica assim.

Qdo vc anda, a vazao de ar na frente do carro é grande, dai nao deixa a pressao subir tanto, dai ele segura e nao desarma. Só se tiver muuuuito gas, dai ele fica desarmando e armando mesmo com o carro em movimento, de todo jeito.... ou se tiver gás nenhum, mas ai ele nem entra.

ve la e retorna ai pra gente.

Valeu JM...
    Mas acho que não é problema no segundo estágio não, pois acho que está relacionado a aceleração... Falo isso porque mesmo quando o carro tá em baixíssima velocidade, mas com alguma rotatividadde no motor (2000rpm), o compressor volta a armar... Talvez possa ser a carga de gás... Pois tenho o carro há 2 anos e nunca completei gás não... Acho que quando o motor tá em giro mais alto, ele consegue comprimir o gás com maior eficiência, mas quando o motor está em apenas 1000rpm, talvez o gás seja pouco e ele acabe desarmando...
    Meu raciocínio tá + ou - certo ou to viajando mestres???

Obrigado amigos...

#36 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3167 posts
  • Postado 15 janeiro 2008 - 07:37

O 2º estagio tem relação com a aceleração, mas essa relação depende da carga de gas. Pouco gas nao é, a nao ser q seu sistema estivesse quase zerado, dai ele nao gelaria nada, hora nenhuma, pois além da pressao de trabalho estar baixissima, o pressostato de minima nao bateria o solenoide e o compressor nao entraria.

O compressor sai nestas situações:

Defeito - proteção operada:
    1- Gas zerado - pressostato de minima (sintoma: nunca funciona);
    2- Gas demais - pressostato de máxima (sintoma: no calor, fica saindo e voltando);
    3- Ventilador (ou o 2º estágio) inoperante - pressostato de máxima (idem);
    4- Filtro secador entupido, associado a carga grande de gás - pressostato de maxima (idem);

Ou no caso de precisar de todo o motor, nos carros com A/C original:
    5- Mais de 80% do acelerador pressionado - central de injeção via relé do compressor.

#37 RodWarner

RodWarner

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 880 posts
      • :
  • Postado 21 janeiro 2008 - 01:56

Valeu JM... Obrigado...

#38 robsoncb

robsoncb

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 4099
    • 25 posts
      • :
  • Postado 19 fevereiro 2008 - 11:30

QUOTE(JMVIEIRA @ Jan 15 2008, 07:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    O 2º estagio tem relação com a aceleração, mas essa relação depende da carga de gas. Pouco gas nao é, a nao ser q seu sistema estivesse quase zerado, dai ele nao gelaria nada, hora nenhuma, pois além da pressao de trabalho estar baixissima, o pressostato de minima nao bateria o solenoide e o compressor nao entraria.

O compressor sai nestas situações:

Defeito - proteção operada:
    1- Gas zerado - pressostato de minima (sintoma: nunca funciona);
    2- Gas demais - pressostato de máxima (sintoma: no calor, fica saindo e voltando);
    3- Ventilador (ou o 2º estágio) inoperante - pressostato de máxima (idem);
    4- Filtro secador entupido, associado a carga grande de gás - pressostato de maxima (idem);

5- Mais de 80% do acelerador pressionado - central de injeção via relé do compressor.

RodWarner, vc chegou a resolver essa questão ou é assim mesmo ?

Porque tenho um celta 2005 com ar de fábrica, e ele faz exatamente isso que você faz.
    Acelerando com RPM alto o compressor desarma. Principalmente na troca de primeira para segunda marcha, aonde aceleramos com rpm alto, fato constatado em engarrafamentos. Onde o AR com o carro andando lento e submetido a essas acelerações gela pouco, mas é só começar a andar que começa a gelar de novo.
    Mas andandando depois 40 km/h ele vai embora com o Ar normal.

Talvez seja o fato acima mencionado pelo colega JMVIEIRA:

QUOTE(JMVIEIRA @ Jan 15 2008, 07:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>

De qualquer forma como posso ver se o segundo estágio do Celta arma ? Porque tinha um corsa, e tinha 2 ventiladores, e de cara eu via o segundo estágio armando.

#39 filipern

filipern

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 23656
    • 5 posts
      • :
  • Postado 08 janeiro 2010 - 18:37

AMIGO JM MIM AJUDA AI
    ESTOU COM O SEGUINTE PROBLEMA

TENHO UM CELTA 2005/2006, O AR CONDICIONADO FOI RETIRADO DE UM CELTA MESMO MODELO E MESMO ANO.
    ESTA PERFEITO NO OUTRO CARRO.

ENTÃO SENDO INSTALADO NO MEU ESTA APRESENTANDO O SEGUINTE PROBLEMA

QUANDO O CARRO ESTA ANDANDO NA RUA COM TROCA DE MARCHAS OU PARADO CONTANDO, ROTAÇÃO BAIXA O AR GELA DE TORAR TUDOO..., AGORA SE EU FO NA ESTRADA QUE O CARRO ESTIVER EM MOVIMENTO MAIOR ELE PARA DE GELAR QUE FICA BEM POUQUINHO VENTO SAINDO GELADO, MUITO POUCO MESMO. O VETILADOR LIGADO SAI VENTO NORMAL, MAIS GELADO MUITO POUCO MESMO. E QUANDO PARO O CARRO GELA DE TORAR MESMO QUE NÃO AGUENTO......

O QUE PODE MIM DIZERRR. O AR É ORIGINAL DE FABRICA......SO FOI MUDADO PRA OUTRO CARRO DO MESMO JEITO......

OBRIGADO AMIGO
    FILIPE JALES

#40 filipern

filipern

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 23656
    • 5 posts
      • :
  • Postado 09 janeiro 2010 - 21:25

Boa noite amigo JM
    estou com um problemão com meu AR, pois o mesmo quando parado o carro contado ele GELA DE TORAR TUDO....,  agora se eu andar no carro na rua e começar a  passar marchas ele para de gelar e fica quente.quando paro ele gela de torar mesmo eu tenho que desligar porque naum guento o frio..

agradeço a sua ajuda. obrigado
    aguardo resposta

Filipe Jales
    FILIPE JALES

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem