Ir para conteúdo

* * * * * 1 votos

TAXA DE COMPRESSÃO

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
60 respostas neste tópico

#1 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • ID do Membro: 8847
  • 3283 posts
    • Tempo Online: 2h 1m 21s
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 16 setembro 2007 - 19:09

E ai galera,
    To na maior cuca aki! To muito afim de taxar o meu VHC só q não sei quanto rebaixar o cabeçote...
    Mas antes de alguem me xingar, não vou fazer isso no cabeçote original, quero comprar o do Corsa VHC -> o roletado
    Enfim, minhas dúvida:
    -Qual o corsa com cabeçote roletado? O Classic ou o modelo novo???
    -Já com o cabeçote do corsa, qual seria a taxa? a mesma pois é VHC???
    -Quanto eu posso baixar, sem pegar o miolo do motor? E como calcular a taxa de compressão?
    -Trocar a junta original por uma junta metalica, qual a diferença de espessura?
    [P.S.: Se alguem me der uma fórmula pra calcular a taxa original, com o cabeçote do corsa e depois de rebaixado agradeceria, só que preciso dos dados...sem ele não adianta a formula hehehe]

Bom galera, vlw
    Aguardo as respostas
    Flw

Imagem Postada

#2 anti_furto

anti_furto

Moderador

• Moderador

• ID do Membro: 4006
    • 2756 posts
      • Tempo Online: 6Dias 3h 40m 5s
  • Postado 16 setembro 2007 - 19:33

taxar VHC? se ta maluco? eu hein... o trem ja tem uma taxa alta do kct asuhaHUAhuaHUAhuaHUA... mano nao compensa nao, vc vai ganhar muito pouco cv e vai gastar muito... turba logo de uma vez, alem de ganhar mais cavalos vc terá um TURBO.. =]
    Imagem Postada

Montana Sport 2014 do Anti_furto: Clique aqui

#3 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 11594
    • 702 posts
      • Tempo Online: 1m 59s
  • Postado 16 setembro 2007 - 20:04

QUOTE({~}Black~Noir{~} @ Sep 16 2007, 06:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    E ai galera,
    To na maior cuca aki! To muito afim de taxar o meu VHC só q não sei quanto rebaixar o cabeçote...
    Mas antes de alguem me xingar, não vou fazer isso no cabeçote original, quero comprar o do Corsa VHC -> o roletado
    Enfim, minhas dúvida:
    -Quanto eu posso baixar, sem pegar o miolo do motor? E como calcular a taxa de compressão?
    [P.S.: Se alguem me der uma fórmula pra calcular a taxa original, com o cabeçote do corsa e depois de rebaixado agradeceria, só que preciso dos dados...sem ele não adianta a formula hehehe]

Bom galera, vlw
    Aguardo as respostas
    Flw

O roletado é dos prisma 1.4, acho que não compensa colocar, pq o valor é alto, aproveita o seu, da uma polida nos dutos em casa mesmo, e rebaixa a gaiola do comando,

o calculo tem no meu topico lá, só que eu não consegui entender, mais acada 1 mm aumenta em torno de 1.5:1

ou seja 1 mm no vhc vai para uns 14 ou 13.5:1 de taxa, mais tem que ver se não dá problema nas valvulas bater nos pistão.

a junta dizem que é 0.4 mm menor, com essa taxa é bom ter de aço sim, a minha eu acabei colocando a normal porque 90 reais na de aço vs 18 na de abscesto, eu fiquei com a de 18.
    Pickup corsa 1.6 8v mpfi 98 cv ( 92 + 6 do filtro esportivo race crome )

#4 anti_furto

anti_furto

Moderador

• Moderador

• ID do Membro: 4006
    • 2756 posts
      • Tempo Online: 6Dias 3h 40m 5s
  • Postado 16 setembro 2007 - 21:17

QUOTE(pedropaulo @ Sep 16 2007, 07:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    E ai galera,
    Enfim, minhas dúvida:

Bom galera, vlw
    Aguardo as respostas
    Flw

O roletado é dos prisma 1.4, acho que não compensa colocar, pq o valor é alto, aproveita o seu, da uma polida nos dutos em casa mesmo, e rebaixa a gaiola do comando,

o calculo tem no meu topico lá, só que eu não consegui entender, mais acada 1 mm aumenta em torno de 1.5:1

ou seja 1 mm no vhc vai para uns 14 ou 13.5:1 de taxa, mais tem que ver se não dá problema nas valvulas bater nos pistão.

a junta dizem que é 0.4 mm menor, com essa taxa é bom ter de aço sim, a minha eu acabei colocando a normal porque 90 reais na de aço vs 18 na de abscesto, eu fiquei com a de 18.

pedro nao compensa taxar mais ainda o VHC... é pra maluko isso, o carro ja eh problematico com essa taxa, imagina taxando mais?  blink.gif é muito investimento pra MUITO risco...

se vc quer ganhar desempenho mesmo poe turbo, nao tem outra saida... eu ia aspirar o meu, mais dizem q tb nao compensa...

sei la... mais a ideia de taxar nao eh muito boa nao.. se fosse um carro com taxa baixa ai td bem  thumbsup.gif
    Imagem Postada

Montana Sport 2014 do Anti_furto: Clique aqui

#5 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43087 posts
      • Tempo Online: 40Dias 10h 14m 9s
  • Postado 16 setembro 2007 - 21:38

QUOTE(anti_furto @ Sep 16 2007, 08:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    pedro nao compensa taxar mais ainda o VHC... é pra maluko isso, o carro ja eh problematico com essa taxa, imagina taxando mais?  blink.gif é muito investimento pra MUITO risco...

no caso dele, q pretende rodar exclusivamente no álcool, até compensa...
    Imagem Postada

#6 Oshiro

Oshiro

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 2880
    • 897 posts
      • Tempo Online: 1h 28m 35s
  • Postado 16 setembro 2007 - 22:09

Corsas modelos 2006 pra cima já saiam com cabeçote roletado, coletor de plástico e acelerador eletronico.
    Foram nessas coisas que ganhou mais uns 300RPM antes do corte e 9CV
    Corsa Classic ainda continua com o mesmo motor do Celta 1.0 vhc

Taxa pra álcool acho que até uns 15:1 ainda dá... mas bem perto do limite
    Dá pra comparar com os 12,6:1 pra rodar na gasosa... dá mas é o limite.

#7 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 16 setembro 2007 - 22:30

QUOTE(anti_furto @ Sep 16 2007, 08:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(pedropaulo @ Sep 16 2007, 07:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    E ai galera,
    Enfim, minhas dúvida:

Bom galera, vlw
    Aguardo as respostas
    Flw

se vc quer ganhar desempenho mesmo poe turbo, nao tem outra saida... eu ia aspirar o meu, mais dizem q tb nao compensa...

sei la... mais a ideia de taxar nao eh muito boa nao.. se fosse um carro com taxa baixa ai td bem  thumbsup.gif

Se eu tivesse um celta vhc eu mandava 13.5:1 de taxa, e andava só no alcool, dava um trato nos dutos do cabecote, e rebaixava a gaiola do comando, filtro com cai e tirar o catalizador já que vai andar no alcool o mundo agradece.

Cara eu vou te falar uma coisa, é que vc está longe, se vc andar no meu corsa, vc não vai querer turbo, meu carro com um "trato" muito basico ficou muito forte, em baixa rotação, eu vou fazer alguns videos em baixa, mais no sinal por exemplo eu arranco de 3 marcha e troco para 5, e o motor não bate nada,

eu já dirigi vectra 2.2 8v que tem um torque absurdo, e meu carro tá mais esperto em baixa, tá certo que é pelo peso e o cambio curto, mais mesmo assim, eu chuto algo em torno de 16 a 18 kgf de torque a 2000 a 3000 rpm.

original dizem que o motor gm 1.6 mpfi 8v anda bem , o meu melhorou facil 50 % do torque e potencia, mesmo não passando dos 4000 rpm, mais em uma curva de 2 marcha é só acelerar fundo que destraciona com 195/55/15

#8 apulschen

apulschen

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 784
    • 3146 posts
      • :
  • Postado 16 setembro 2007 - 22:45

Se no me engano, o motor do novo Corsa (q não é tão novo assim), modelo 1.0 VHC tem 79cv contra os 70cv do Celta.

Além do comando roletado, sem algumas melhorias extras, como já dito o coletor em plástico e acredito q acelerador eletrônico tb.

Não sei se dá apenar para aproveitar o cabeçote ou se tem mais coisa.

abs
    DESISTENTE

#9 afteles

afteles

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 10249
    • 1539 posts
      • :
  • Postado 16 setembro 2007 - 22:50

vc é doido...

eu nao fazeria isso... nao kompensa... pelomenos ao meu ver...

mais si vc colocar junta de aço , vc vai ganhar quase 1 mm ou seja , vc vai destachar....

a sua junta original , aguenta o trampo de 12,5:1 , agora ao meu intender vc vai ter que rebaixar pelomenos 2mm pra nao ficar elas por elas

mais como eu axo ki nao tem como rebaixar mais de 1.3mm , axo inutil

si vc rebaixar ih for pra uns 14:1 de taxa , nao sei se a junta aguenta ,

si rebaixar 1mm e colocar uma junta de aço de 1 mm , ficam elas por elas...

12,5:1 ja é uma taxa mtu boa pro alcool... tenta ir mais afundo com um comando , polia , ``Xip´´ dimencionado...

bom o resto ja sabe né

abrax

#10 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 16 setembro 2007 - 23:20

Galera, quanta gente em tão pouco tempo...
    Realmente a questão de taxar o motor VHC é muitooo polemico!

Deixando o papo de lado, SIM EU VOU TAXAR O BIXINHU SIM!!!
    Eu sou do movimento: "NO TURBO/YES ASPRO"
    Pelo o q sei, taxar um motor não é tão caro assim, um passe em um cabeçote em algum lugar CARO sai em volta de uns...R$100,00 acessível ainda, a junta de aço que é caro pra ser apenas uma junta: R$100,00...
    Acredito que compensa sim, eu não vou turbinar, só vou rodar no alcool, não vejo nada demais em ter uma taxa ideal pra alcool.

Bom, o André já tirou uma dúvida...Cabeçote do Corsa 2006 VHC
    O Afeteles, Comando, Polia, Dimensionado e etc...já faz parte do programa! A "XIPS" no celta não vale a pena, a central do flex já eh muito boa pra ele e muito auto-adaptavel, então...ehhehe só subir o corte pra 7500RPM

Bom, ainda espero a formula e os dados pra calcular! Flw ae
    E agradeço ao pessoal q respondeu!

Imagem Postada

#11 afteles

afteles

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 10249
    • 1539 posts
      • :
  • Postado 16 setembro 2007 - 23:26

IUAHiauHA si era só isso ki vc kiria...

boa sorte com os calculos heheh

TAXA DE COMPRESSÃO

A taxa de compressão é a relação entre o volume de um dos cilindros do motor com seu pistão no ponto morto inferior (ou seja, totalmente "em baixo") e o volume da câmara de combustão correspondente (volume do cilindro com o pistão no ponto morto superior, ou seja, totalmente "em cima"), e indica quantas vezes o volume de mistura é comprimido antes de ocorrer a centelha da vela de ignição. Assim uma taxa de compressão de 9:1 por exemplo, indica que a mistura é comprimida 9 vezes.

A taxa de compressão deve ser adequada ao combustível utilizado, pois os gases (no caso a mistura ar-combustível), quando comprimidos, se aquecem, de sorte que uma compressão excessiva poderá levar a temperatura da mistura à níveis que provocarão a detonação espontânea da mesma, podendo provocar graves danos ao motor. Motores de concepção mais antiga normalmente tem baixas taxas de compressão, pois os combustíveis da época tinham menor octanagem, ou seja, menor resistência à detonação por compressão. Atualmente, com a adição de álcool à gasolina brasileira ("alcosolina") e/ou aditivos anti-detonantes, pode-se trabalhar com taxas de compressão mais elevadas.

Aumentar a taxa de compressão consiste em diminuir o volume das câmaras de combustão. Existem várias maneiras de se fazer isso, mas a mais simples e barata é fazer o rebaixamento dos cabeçotes. Para tanto, retire-os do motor (peça ajuda ao seu mecânico de confiança) e leve-os à uma retífica, solicitando o serviço. Depois, basta remontar tudo de novo! Simples, não? Nem tanto. A desmontagem dos cabeçotes não é tarefa complicada para pessoas experientes em mecânica, mas deve-se providenciar novas juntas, parafusos, arruelas e vedadores novos (NUNCA reutilize estes componentes). Providencie caixas de ovos (vazias, coloque os ovos na geladeira) para guardar os balanceiros, organizando-os de maneira que você possa montá-los na mesma posição em que estavam. Faça o mesmo com as varetas, utilizando uma caixa de sapatos com furos na tampa. Guarde estas peças num local bem escondido dos curiosos, para evitar que as peças sejam misturadas.

Uma dica: fique atento à posição de montagem dos furos das juntas de cabeçotes velhas. O motor Ford 302, por exemplo, exige que uma das novas juntas seja montada ao contrário, ou seja, a face que deveria ficar voltada para o bloco tem que ser montada voltada para o cabeçote, senão um dos dutos de água não fica na posição correta, prejudicando o arrefecimento. Isto costuma acontecer com juntas não originais, portanto, preste muita atenção: o correto no motor 302 é deixar os dutos de água virados para trás nos dois cabeçotes, mesmo que uma das juntas tenha que ser invertida.

O ponto realmente crítico consiste em determinar o QUANTO deverá ser retirado de material dos cabeçotes. Para tanto, siga as etapas abaixo:

1 - Estando o motor com os cabeçotes desmontados, determine o volume do cilindro com o pistão no ponto morto inferior. Não confie em medidas teóricas encontradas em revistas ou manuais. Meça, com um paquímetro, o diâmetro interno de um dos cilindros, sua profundidade e a espessura da junta de cabeçote nova, tudo em milímetros com precisão de pelo menos uma casa decimal, e calcule:

Volume Cilindro = [( Diâmetro² x 3,1416 ) / 4 ] x (Profundidade + Espess. da Junta)

2 - Respire fundo e prepare-se psicologicamente.

3 - Coloque um dos cabeçotes sobre uma bancada, apoie-o sobre pedaços de madeira de maneira que fique nivelado, com as câmaras de combustão voltadas para cima e as válvulas de admissão e escape fechadas. Coloque uma das velas de ignição no lugar, e encha a câmara correspondente com fluido hidráulico (aquele óleo vermelho que se usa em câmbios automáticos), não deixando que fique nem muito cheio (formando barriga), nem muito vazio (a dica é encher até transbordar, e nivelar usando uma régua de aço). Comece a retirar o fluido com uma seringa de injeção, colocando-o numa proveta ou bureta graduada. Quando todo o fluido tiver sido transferido para a proveta, esta estará indicando o volume da câmara de combustão. Os eventuais espectadores começarão a aplaudir e gritar "é mágica!", mas o show ainda não acabou.

4 - Faça a seguinte conta:

Taxa de Compressão = ( Volume Cilindro + Volume Câmara ) / Volume Câmara

Se o resultado for 8, por exemplo, a taxa de compressão do seu motor é de 8:1, e assim por diante.

5 - Agora vamos determinar qual deverá ser o volume da câmara de combustão para a nova taxa de compressão, que não deverá ser superior a 9,5:1, pois taxas maiores exigirão a adição de aditivo anti-detonante (octane booster) ao combustível, para prevenir "batida de pino" (pré-detonação):

Novo Volume Câmara = Volume Cilindro / (Nova Taxa de Compressão - 1 )

6 - Finalmente, pegue a proveta graduada, encha-a com o fluido hidráulico até atingir o volume obtido no cálculo acima. Despeje o conteúdo na câmara de combustão, e com o paquímetro, meça a distância que falta para o fluido chegar à superfície do cabeçote, com a maior precisão que puder. A medida obtida representa o quanto deverão ser rebaixados os cabeçotes. Espere medidas pequenas, de 0,5 a 2 mm. Medidas muito maiores que 2 mm provavelmente estarão erradas, refaça todas as contas. Medidas menores que 0,5 mm indicam cabeçotes que já foram rebaixados, ou motores que já trabalham com taxas de compressão mais altas, portanto, remonte tudo e esqueça o assunto.

7 - Neste momento, a platéia explodirá em aplausos, e você estará exausto. Encaminhe-se para o bar mais próximo e tome um refrigerante (se você for um fumante, é hora de acender um cigarro; se não for, por favor não se torne um).

8 - Agora, é só enviar os cabeçotes para a retífica, indicando o quanto deverá ser rebaixado.

Caso você tenha chegado até este ponto, uma última dica: esteja preparado para ser chamado de maluco, alguns mecânicos provavelmente dirão que você não precisa fazer nenhum cálculo, e determinarão "com certeza" o valor que você deverá rebaixar. Use o bom senso, e lembre-se de que a matemática é sempre mais confiável. Na dúvida, não faça o rebaixamento, é melhor ter um carro original funcionando do que um envenenado quebrado.

do xpeed.com.br =)

#12 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 16 setembro 2007 - 23:41

QUOTE(afteles @ Sep 16 2007, 10:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    IUAHiauHA si era só isso ki vc kiria...

boa sorte com os calculos heheh

do xpeed.com.br =)

Cara, já tinha lido esse texto em um site ai na net que só fala de V8!
    Enfim, eu gostaria de calcular sem precisar abrir o motor, né?
    Valores teoricos nessa hr que vc ainda naum abriu o motor são bem vindo, para ter uma estimativa de quanto mais ou menos vc vai querer baixar!
    Por exemplo, se der uns...1,2mm pronto, vc vai pra perto disso hehehe e quando abrir o motor calcula
    Só q tem um problema ai com o motor VHC, o pistão SAI do bloco em posição de compressão em 0.8mm i ai? Como calcular???
    Nossos motores estão longe de ser tão precarios que nem esses V8 de antigamente, ainda por cima alguns eram varetados, e não OHC hehehe
    Bom, enfim...Vlw a ajuda
    Vou continuar no aguardo pra ver se alguem consegue me dar esses dados a qualquer hr quando for abrir o motor pra fazer algo!

Fle ae

Imagem Postada

#13 pedropaulo

pedropaulo

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 702 posts
  • Postado 16 setembro 2007 - 23:49

é normal o pistão sair alguns mm em PMS, por isso que tem que ir numa retifica para ver na tabela o tanto que o modelo aceita segundo a tabela na fabrica, no caso do corsa 1.6 é 1 mm, amanha eu vou no cara e te passo quanto é o maximo para rebaixar o cabecote do celta.

#14 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 16 setembro 2007 - 23:52

Vlw!
    Da uma olhada pq eh o cabeçote do CORSA VHC
    Flw aew

Imagem Postada

#15 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 17 setembro 2007 - 09:56

QUOTE(pedropaulo @ Sep 16 2007, 10:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    é normal o pistão sair alguns mm em PMS, por isso que tem que ir numa retifica para ver na tabela o tanto que o modelo aceita segundo a tabela na fabrica, no caso do corsa 1.6 é 1 mm, amanha eu vou no cara e te passo quanto é o maximo para rebaixar o cabecote do celta.

Cara, tive um ideia...
    Não sei se vai dar certo, mas é só uma ideia!
    Compro o cabeçote do Corsa VHC, o comando do 1.6B, do uma lixada nele nos dutos, camera e talz, vou pra sua casa hypocritesmiley.png (hwahawhhawaw) desmonta o cabeçote, monta o do Corsa com o comando, coloca a polia regulavel, coloca massa em dos cilindros, monta como se fosse ligar e gira o motor na mão umas 4 voltas.
    Desmonta o cabeçote e ve na massinha quanto é q a válvula pegou, ve quanto sobrou...tipo: 2,5mm, dai manda rebaixar um tanto no cabeçote (já contando a junta metalica) e um tanto na gaiola e deixa uma margem de segurança entre 0,5mm à 1mm -> (será pouco?)
    Enfim, daria certo, na prática e com segurança, ia ser legal neh?
    Só q não daria pra medir quanto é q iria ficar a taxa, só fazendo akelas contas horrendas lá em cima, colocando um liquido e tirando neh? hwhawhaw
    Bom, flw ae e to esperando as medidas!

Imagem Postada

#16 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 2538
    • 3167 posts
      • Tempo Online: 3Dias 9h 37m 54s
  • Postado 17 setembro 2007 - 12:26

Cara, a formula q vc quer é a seguinte:

(1) =>  Vcc= [(PI x D²) x h] / 4

onde Vcc = volume da camara de combustão, em centímetros cúbicos (=ml)
    PI=3,1415
    D=diametro do cilindro do seu motor, em centimetros
    h=altura da camara, (atenção: esse valor q vc vai encontrar tb é em cm!!!).

1) Vc calcula a altura h com sua taxa original, baseado no calculo da taxa:

(2) => TC = (Vad + Vcc) / Vcc

TC= taxa de compressão
    Vad = volume da cilindrada unitária (1 cilindro)
    Vcc = volume da camara de combustão (joga na formula (1) acima)

2) Depois vc calcula a nova altura com a nova taxa, com vc quer elevar a taxa, vc deve encontrar uma altura h menor q a original;

3) A diferença entre a altura final e a inicial é o passe, ou troca da junta por uma mais fina.

Como as camaras de combustão nao tem um formato exatamente hemisférico (lembra da calota cromada do fusca) essa formula (1) é uma aproximação, mas quebra o galho pra evitar erros grosseiros.

Complementado: aquele método do xpeedclub só serve pra motores de camaras grandes e baixa taxa de compressão. Com motores de pequena cilindrada unitaria e taxas altas, a possibilidade de erro na medição da altura usando o oleo pra encher as camaras é muito grande. Pra vcs terem uma ideia, o motor VHC tem 21,55ml de Vcc com 12,6 de taxa. Ao elevar a taxa pra 14, esse volume cai pra 19,23ml, ou seja, uma diferença de irrisórios 2,32ml.... se vc tentar medira altura disso enchendo a camara emborcada na bancada, a possibilidade de erro é enorme!

Por isso, mesmo a formula nao sendo precisa, ela é menos imprecisa q a medição. Cuidado com essas informações de "fóruns" como o xpeedclub, as vezes tem muita besteira e lhe induz ao erro.

Abs.

#17 overspeed

overspeed

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 1036
    • 1910 posts
      • Tempo Online: 3Dias 22h 7m 27s
  • Postado 17 setembro 2007 - 14:14

QUOTE(JMVIEIRA @ Sep 17 2007, 11:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Complementado: aquele método do xpeedclub só serve pra motores de camaras grandes e baixa taxa de compressão. Com motores de pequena cilindrada unitaria e taxas altas, a possibilidade de erro na medição da altura usando o oleo pra encher as camaras é muito grande. Pra vcs terem uma ideia, o motor VHC tem 21,55ml de Vcc com 12,6 de taxa. Ao elevar a taxa pra 14, esse volume cai pra 19,23ml, ou seja, uma diferença de irrisórios 2,32ml.... se vc tentar medira altura disso enchendo a camara emborcada na bancada, a possibilidade de erro é enorme!

Por isso, mesmo a formula nao sendo precisa, ela é menos imprecisa q a medição. Cuidado com essas informações de "fóruns" como o xpeedclub, as vezes tem muita besteira e lhe induz ao erro.

Usando placa de acrilico num é tão impreciso naum... mas claro requer conhecimento e pratica na medição... é como as empresas de retifica fazem... uma coisa é vc estimar a taxa, a outra é  vc medir... a seção transversal da câmara num é cilindrica, e qto mais vc tira mais perto da sede da vela (que altera o formato) ou em casos de outros cabeçote que tem um pedaço da câmara preenchida pra dar a taxa adequada

O ideal é juntar ambas as coisas... medir e tbm calcular pra ver se pelo menos a ordem de grandeza está proxima...

#18 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 2538
    • 3167 posts
      • Tempo Online: 3Dias 9h 37m 54s
  • Postado 17 setembro 2007 - 14:31

Over, mas observe que sao 2ml a menos. Se encher ate a borda e retirar 2ml de fluido do cabeçote, vai ter q medir o q falta pra chegar ate a borda, isso da fração de milimetro. Lembre-se que dependendo da tensao superficial, tem fluidos q na superficie fazem barriga pra dentro, outros fazem barriga pra fora... e isso tudo numa camara q ja é diminuta original, e vai ficar menor ainda e a diferença entre o valor original pro valor desejado é infima. Nisso vc começa a pegar aqueles problemas de resolução e precisão do instrumento de medida... é complicado. A matemática é mais aconselhavel neste caso.

Quanto é o diametro do cilindro do VHC? Com o diametro eu calculo o passe aqui.

#19 Black

Black

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3283 posts
  • Postado 17 setembro 2007 - 15:16

QUOTE(JMVIEIRA @ Sep 17 2007, 01:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Over, mas observe que sao 2ml a menos. Se encher ate a borda e retirar 2ml de fluido do cabeçote, vai ter q medir o q falta pra chegar ate a borda, isso da fração de milimetro. Lembre-se que dependendo da tensao superficial, tem fluidos q na superficie fazem barriga pra dentro, outros fazem barriga pra fora... e isso tudo numa camara q ja é diminuta original, e vai ficar menor ainda e a diferença entre o valor original pro valor desejado é infima. Nisso vc começa a pegar aqueles problemas de resolução e precisão do instrumento de medida... é complicado. A matemática é mais aconselhavel neste caso.

Quanto é o diametro do cilindro do VHC? Com o diametro eu calculo o passe aqui.

Do cilindro eu não sei, posso ver do pistão:

Como a imagem ficou ruim, te passo o link
    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=19264

Ve o q vc pode fazer pra nos JM!
    Flw ae

Imagem Postada

#20 overspeed

overspeed

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 1036
    • 1910 posts
      • Tempo Online: 3Dias 22h 7m 27s
  • Postado 17 setembro 2007 - 18:28

QUOTE(JMVIEIRA @ Sep 17 2007, 01:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Justamente por isso usa placa de acrilico...erro que pode acontecer (medir errado) por erro que vc sabe que existe (considerar um elemento perfeito de trigonometria) eu prefiro ambos...que é o correto..

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem