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Tutorial - Como trocar filtro de combustivel


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62 respostas neste tópico

#1 Christen Eagle

Christen Eagle

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 13:04

    Galera...

    Resolvi fazer um totorial para ajudar o pessoal a trocar o filtro de combustivel, a GM recomenda a troca a cada 30 mil km ou 2 anos, mas como a troca não demora mais que 5 minutos, o filtro custa apenas $10 e a gasolina do nosso querido país é "excelente", eu troco a cada 15 mir....

    Materiais Utilizados:


    Localização do Filtro:


    Filtro e suas travas:


    Trava da linha de comb. que vem do tanque, é apenas um botão, só apertar e puxar:


    Gasolina que escorre da linha de combustivel (Cuidado com os olhos na hora de soltar esta trava!!!):


    Quantidade de gasolina q sai...:


    Filtro novo, atenção para a seta q indica o fluxo de combustivel:


    Filtro Velho, notem q a trava da linha que vai para o motor é diferente, tive q preciona-la com a chave de fenda e ela saiu junto com o filtro:


    Sem filtro:


    Filtro novo no lugar, é só precionar as travas e parafusar o suporte...pronto:



    Se vcs forem tão curiosos quanto eu, e quiserem verificar o estado do filtro, basta uma serra e um pouco de vontade...

    Filtro serrado:


    Filtro por dentro:


    Nem estava tão sujo...


    Aproveitem q já estão em baixo do carro e deem uma geral, olha o q eu descobri no pneu novo....


    Vlw...
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    #2 gustavo25

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 13:17

    muito bem explicado o how-to com as fotos  thumbsup.gif

    PS: já pegou prego com o pneu ?  unsure.gif
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    #3 Christen Eagle

    Christen Eagle

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 13:19

    QUOTE(gustavo25 @ Dec 20 2007, 02:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    muito bem explicado o how-to com as fotos  thumbsup.gif

    PS: já pegou prego com o pneu ?  unsure.gif


    Vlw... thumbsup.gif

    É, infelismente agente corre este risco... dry.gif
    Ainda não arrisquei tira-lo pois o pneu pode murchar, mas vou no borracheiro agora atarde!!!
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    #4 fernandomuluk

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 13:30

    Excelente tópico, me motivou a fazer isso final de semana.

    Parabéns
      FERNANDOMULUK  Maricá - RJ

    #5 tbreda

    tbreda

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 14:32

    O que é aquele cano azul parelelo? Retorno?

    #6 Moreno

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 15:06

    bom tutorial!

    seria bom mover pro "faça vc mesmo" e fixar..

    #7 HeitorMoura

    HeitorMoura

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 15:10

    bem útil!
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    #8 Atento

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 15:23

    Útil, mas eu sempre faço isso quando vou trocar o óleo, cada 3 trocas, na 4ª eu já troco o filtro também, dai ele nem me cobra...
    Mais garantido, vai que eu acabo fazendo besteira, já viu né...

    #9 baiazinho

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 15:45

    opa, topico bem explicativo

    eh sempre bom conhecermos nossos carros, para nao cair em contos de mecanicos pilantras

    thumbsup.gif
    Ex-celtinha no link acima - Eterno membro Celta-Clube

    #10 Christen Eagle

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 17:11

    QUOTE(Christen Eagle @ Dec 20 2007, 02:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(gustavo25 @ Dec 20 2007, 02:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    muito bem explicado o how-to com as fotos  thumbsup.gif

    PS: já pegou prego com o pneu ?  unsure.gif


    Vlw... thumbsup.gif

    É, infelismente agente corre este risco... dry.gif
    Ainda não arrisquei tira-lo pois o pneu pode murchar, mas vou no borracheiro agora atarde!!!


    Realmente estava furado...

    QUOTE(tbreda @ Dec 20 2007, 03:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    O que é aquele cano azul parelelo? Retorno?


    Exatamente.... coolio.gif

    QUOTE(baiazinho @ Dec 20 2007, 04:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    opa, topico bem explicativo

    eh sempre bom conhecermos nossos carros, para nao cair em contos de mecanicos pilantras

    thumbsup.gif


    Sem dúvida....por mais q não gostem ou confiem em fazer o serviço em ksa, vale a pena conhecer o q vai ser trocado...
    Celta Clube...Unique!!!

    #11 Iuri Morandini

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  • Postado 20 dezembro 2007 - 17:53

    pois é..preciso trocar o meu
    ***

    #12 apulschen

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  • Postado 16 março 2008 - 11:35

    Galera,

    Hoje troquei o meu. Nem 10 min. para trocar a peça, isso para quem como eu não tem experiência alguma.

    Comprei o meu filtro ontem na Acciolly e paguei R$ 6,90 da marca ACDelco.

    Seguinte, coordenadores, vamos mover esse tópico para o Faça Vc Mesmo, pois é muito útil.

    Outra coisa, vou dar umas dicas para enriquecer o tópico.
    1) tenha sempre a mão um pano para se secar na hora em q a gasosa espirrar. Quem tiver daqueles óculos transparentes, é bom usar, pois no meu caso acertou gasosa no rosto e o olho ficou ardendo, isso q eu estava com um pano para me secar.
    2) se fizer na garagem de casa, forre o chão com papelão ou jornal, senão a mãe ou patroa irão bricar com vc.
    3) se tiver uma luva de látex, utilize, pois para quem como eu não está acostumado a manusear combustível, o bicho queima, isso lavando a mão logo em seguida a troca. E ainda mais se o combustível for batizado com solventes. A luva é bem vinda.

    4) na troca, o nosso amigo não detalhou a conexão do filtro com a linha de combustível que vai ao motor.
    Nessa parte, é mais chato de se tirar o filtro, pois são 2 pecinhas, uma preta, fixa na mangueira azul, que dá a pressão e uma branca (transparente) q fica por baixo da preta e complementa no travamento da mangueira.
    Pois bem, essa peça branca, para se retirar a preta, vc deve pressionar suas abas e aí puxar a peça preta, blz, vc tira a mangueira. Só q normalmente essa pecinha branca, fica no bico do filtro de combustível, para retirar ela, tem q tomar cuidado para não a quebrar. Ela é retirada, abrindo-se as 2 abas da peça, só q cuidado para não abrir demais senão quebra. Então após a retirada dessa pecinha branca, conecta a mesma no novo filtro e só então se coloca o engate preto junto a mangueira. Se conectar a peça preta sem a branca, ao dar pressão na linha de combustível, o mesmo irá vazar.

    E por último fica a questão do combustível q sobra, se der coloque ele no tanque para ser reaproveitado. Nesse caso é bom guardar em casa aquele aditivo para combustíveis vendidos em postos de gasolina, pois o bico comprido irá auxiliar na reposição da gasosa.
    Agora se acontecer como no meu caso em q a gasosa ao cair no pote ter se contaminado com a sujeira debaixo do carro, jogue no meio fio, desde q não seja dia de chuva, nem próximo a bueiros. Pois a gasosa irá evaporar causando poucos danos ao meio ambiente.  thumbsup.gif

    abs
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    #13 [ Aoki ]

    [ Aoki ]

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  • Postado 16 março 2008 - 11:59

    ótimo tutorial.
    Parabens

    Merecia ir pro Faça você mesmo.

    "A vida é como um jogo de xadrez.
    Eu sou o rei.
    Você é a rainha.
    O seu namorado é o peão
    Xeque-Mate!"

    #14 Daniel.

    Daniel.

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  • Postado 16 março 2008 - 12:10

    Movendo! thumbsup.gif

    #15 Top_Fel

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  • Postado 16 março 2008 - 12:48

    QUOTE(apulschen @ Mar 16 2008, 12:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Galera,

    Hoje troquei o meu. Nem 10 min. para trocar a peça, isso para quem como eu não tem experiência alguma.

    Comprei o meu filtro ontem na Acciolly e paguei R$ 6,90 da marca ACDelco.

    Seguinte, coordenadores, vamos mover esse tópico para o Faça Vc Mesmo, pois é muito útil.

    Outra coisa, vou dar umas dicas para enriquecer o tópico.
    1) tenha sempre a mão um pano para se secar na hora em q a gasosa espirrar. Quem tiver daqueles óculos transparentes, é bom usar, pois no meu caso acertou gasosa no rosto e o olho ficou ardendo, isso q eu estava com um pano para me secar.
    2) se fizer na garagem de casa, forre o chão com papelão ou jornal, senão a mãe ou patroa irão bricar com vc.
    3) se tiver uma luva de látex, utilize, pois para quem como eu não está acostumado a manusear combustível, o bicho queima, isso lavando a mão logo em seguida a troca. E ainda mais se o combustível for batizado com solventes. A luva é bem vinda.

    4) na troca, o nosso amigo não detalhou a conexão do filtro com a linha de combustível que vai ao motor.
    Nessa parte, é mais chato de se tirar o filtro, pois são 2 pecinhas, uma preta, fixa na mangueira azul, que dá a pressão e uma branca (transparente) q fica por baixo da preta e complementa no travamento da mangueira.
    Pois bem, essa peça branca, para se retirar a preta, vc deve pressionar suas abas e aí puxar a peça preta, blz, vc tira a mangueira. Só q normalmente essa pecinha branca, fica no bico do filtro de combustível, para retirar ela, tem q tomar cuidado para não a quebrar. Ela é retirada, abrindo-se as 2 abas da peça, só q cuidado para não abrir demais senão quebra. Então após a retirada dessa pecinha branca, conecta a mesma no novo filtro e só então se coloca o engate preto junto a mangueira. Se conectar a peça preta sem a branca, ao dar pressão na linha de combustível, o mesmo irá vazar.

    E por último fica a questão do combustível q sobra, se der coloque ele no tanque para ser reaproveitado. Nesse caso é bom guardar em casa aquele aditivo para combustíveis vendidos em postos de gasolina, pois o bico comprido irá auxiliar na reposição da gasosa.
    Agora se acontecer como no meu caso em q a gasosa ao cair no pote ter se contaminado com a sujeira debaixo do carro, jogue no meio fio, desde q não seja dia de chuva, nem próximo a bueiros. Pois a gasosa irá evaporar causando poucos danos ao meio ambiente.
    thumbsup.gif

    abs


    Rapaz, esse ultimo paragrafo eu naum concordo não!
    1) A quantidade de combustível que sai naum é nem 300ML;
    2) Se vc esta trocando o filtro é por que é a gasolina mais limpa( teoricamente) vc vai utilizar uma gasolina "suja"
    3) EU NAUM FAÇO NO MEU A REUTILIZAÇÃO DESSA PEQUENA QUANTIDADE DE GASOLINA OU ALCOOL!
    Top_Fel
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    #16 Rafiuski

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  • Postado 16 março 2008 - 12:51

    Bom tuto!!! Mandou bem brother!
    <<<VENDENDO ACESSÓRIOS DO MEU CELTA - ENTRE AQUI E CONFIRA>>>

    ●| R a F i u S K i_ CELTACLUBE  |●

    #17 Kazynha

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  • Postado 16 março 2008 - 23:23

    Tarefa simples, mas quem praticamente ninguem faz...

    Bela iniciativa, Parabéns.

    OBS: Vou trocar o meu já já.. rsrsrs
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    #18 apulschen

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  • Postado 17 março 2008 - 09:34

    Sobre a questão de reaproveitar ou não a gasosa, vai de cada um.

    O importante é não prejudicar mais ainda o meio ambiente q já está um caos.


    Mudando de assunto:

    Me lembrei de uma coisa engraçada, antes de trocar o filtro, procurei muito aqui no fórum pela ferramenta de busca do mesmo, pois eu tinha certeza de ter lido a respeito.

    Foi dureza encontrar. Por incrível q pareça, localizei o tópico através do Google, pois lá ficam armazenadas as páginas do fórum.

    abs
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    #19 Daniel.

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  • Postado 17 março 2008 - 09:44

    QUOTE(apulschen @ Mar 17 2008, 10:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    O importante é não prejudicar mais ainda o meio ambiente q já está um caos.


    plus.gif

    Falou tdo.

    #20 apulschen

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  • Postado 17 março 2008 - 17:07

    Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida.

    Muitos aqui no fórum falam do pré-filtro de combustível.

    Alguém tem as fotos desse pré-filtro?

    Esse pré-filtro é passível de limpeza ou tem de ser trocado?

    Seria muito bem vindo um sub-tutorial para troca e/ou limpeza desse pré-filtro.

    abs
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