![]() ![]() |
Dec 30 2007, 11:17 PM
|
|
|
Celta Super Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 87 Registrado: 10-February 05 De: São Paulo - Capital Membro N°: 784 Cidade: São Paulo UF: SP Carro: Ford Ano/Modelo: 2008/2008 |
Caros,
Eu instalei as lanternas cristal no meu Celta e fiquei pe da vida ao saber depois que não existiam lâmpadas na cor vermelha. Procurei e procurei e encontrei apenas lâmpadas pintadas, que descolorem com 1 semana de uso. Pensei então em seguir as dicas do povo e pintar as lanternas, pois a lente é colocada com uma vedação muito boa e fiquei receoso em tentar desmontar. Pensei no insulfilme colorido e não gostei da idéia de colar e depois alguém arrancar de sacanagem, desbotar, etc. Então, num dos tópicos aqui, postaram uma luz feita em leds e com a idéia, resolvi eu mesmo fazer as lâmpadas. Ainda carecem de melhorias, mas na minha opinião ficaram legais para um primeiro trabalho. Acho que o mais difícil são as luzes de ré, mas dá pra fazer o freio e os piscas da mesma forma. Vamos a receita do bolo para quem como eu quiser se aventurar a fazer as luzes. Para uma lâmpada. As peças são: - 8 leds vermelhos de alto brilho 5mm. Foi a solução ideal, com menos leds, ficou meio fraco, pois o brilho dos leds é direcional. Com leds com a cabeça raspada, acho q se perde força do brilho. - 1 led vermelho de alto brilho 10mm. - 1 starter dessas luminárias brancas de banheiro/cozinha. Foi o que eu achei no tamanho que precisava. - 4 resistores 390ohms por 1/2 watt. - 1 faca de serra. - 1 lâmpada 2 pólos velha, a qual será a doadora da base. Pode ser até lâmpada queimada. - solda. - ferro de solda. - meio metro de fita isolante termo-retrátil (formato de tubo). - 1 tachinha daquelas de pregar papel em quadro de aviso. Na imagem 1 tem a foto do starter para quem nunca ouviu falar na peça ![]() Nas fotos 2 e 3 tem a foto do starter cortado com uma faca de serra. Tentei com estilete, mas é muito ruim, pois o plástico é resistente e mole ao mesmo tempo. Riscos de acidente se utilizar um estilete. Antes, deve-se retirar a base do starter (não coloquei as fotos). Mas é muito fácil. Basta com um alicate de bico, puxar um dos terminais, que o circuito sairá facilmente da tampinha. PS: O starter deve ser de plástico, pois existem alguns de metal. ![]() ![]() Notem que as fotos já estão com os furinhos dos leds. Para fazer esses furinhos, eu utilizei uma daquelas tachinhas para se colocar papéis em quadro de avisos. Essas tachinhas tem o tamanho ideal e pressionando vc faz o furo e não precisa de mais nada. Eu liguei 4 leds em série, totalizando 8 leds de 5mm e 1 de 10mm. A foto a seguir, tem a dimensão dos leds dentro da carcaça do starter, onde eles são unidos cruzando o terminal (-) de um com o terminal (+) de outro e depois soldado para garantir a boa condutividade. ![]() ![]() A próxima imagem tem a foto com os terminais já unidos, soldados, com a aplicação do isolante termo-retrátil e os resistores no terminal positido de cada sequencia de 4 leds. ![]() Para cada sequencia de leds de 5mm, utilizar 1 resistor de 390ohms. Já para o led maior de 10mm, utilizar 2 resistores de 390ohms em série, o que dará 780ohms e para esse led, o mínimo são 747ohms. Agora vem a parte chata. Separar as carcaças doadoras das lâmpadas. Em alguns casos, basta esquentar com ferro de solda a lateral da carcaça onde tem um pontinho de solda q a lâmpada se descola. Em outros, deve-se quebrar a lâmpada e arrancar o circuito, deixando apenas a carcaça. Sugiro cobrir a lampada em jornal e dar umas pancadas com martelo sobre o bulbo, cuidando para não amassar a base. Retire os restos de vidro com uma chave de fenda pequena e muito cuidado para não se cortar. Assim que tiver limpo, jogue o vidro e o jornal fora, antes que ocorra alguma caca. Com o ferro de solda, passe na base da carcaça para que se retire o estanho original da lâmpada velha. Pois por esses lugares é que serão passados os terminais dos leds para ligar a lâmpada. Sugiro segurar a carcaça com um alicate de bico, pois o bicho esquenta muito. Na carcaça do starter com os leds montados e soldados sobrarão 7 terminais. Sendo 2 positivos dos 8 leds pequenos 1 do led positivo grande e 3 terminais negativos dos leds pequenos (2) e grande (1). Agora se deve converter esses 7 terminais em apenas 3 terminais. Unir os 3 terminais negativos entre si. Unir os 2 positivos dos leds pequenos entre si e deixar o terminal do led grande isolado. Outra coisa q dá trabalho é isolar o que se puder desses terminais para que não se encostem em si. Ah, esses terminais que eu mencionei são terminais após a colocação dos resistores. Agora é que eu vou ficar devendo. Terá de ser ver em qual pólo da carcaça da lâmpada alimenta o freio e qual terminal a luz de estacionamento. Sugiro ir até a lanterna e fazer a medição do circuito para ter certeza, pois se tiver que desmontar é um parto. Eu não coloquei no meu projeto. Mas creio que depois do starter montado com todos os leds, resistores e terminais possa ser preenchido com cola quente, imagino que deixará o corpo do mesmo mais firme e melhor isolado. Passe os terminais positivos em suas respectivas passagens pela carcaça da lampada e os negativos afaste-os para a lateral mais próxima, pois serão soldados na carcaça pelo lado de fora. Vejam as fotos abaixo: ![]() ![]() ![]() Vejam como ficou o resultado Lanterna com a luz de posição ligada ![]() Lanterna com freio vista de ângulos diferentes ![]() ![]() Ah, para a colocação das novas lâmpadas, tb é um pouco chato, pois normalmente pegamos no bulbo da lâmpada para instalar e agora teremos de pegar no bulbo do starter que é mole e se girar com força, irá torcer o circuito interno. Ou seja tem que tentar segurar pela base (carcaça), senão vai botar tudo a perder. Espero ter podido contribuir com o fórum. Quem fizer e tiver dúvidas é só postar e quem tiver sugestões para melhoria do projeto basta postar aqui. PS: Custo de cada led pequeno 1,80. Led grande 0,90. Resistor 1/2 watt 0,25. Starter 1,00. Termo-retrátil 2,00 o metro. abs Andre -------------------- André Pulschen
Focus Hatch 2008/2008 Flex. Prata Geada. Completo. Vendo ACDelco 5w30. Interessados, falar-me via MP. |
|
|
|
Dec 30 2007, 11:29 PM
|
|
|
Auto Escola Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 2 Registrado: 8-February 05 Membro N°: 751 Cidade: Fortaleza UF: CE Carro: Não Possuo Ano/Modelo: 2008/2008 |
trabalhoso... mas gostei do resultado!
ainda assim, prefiro não trocar as lanternas! PARABÉNS!! |
|
|
|
Dec 30 2007, 11:57 PM
|
|
![]() Celta SS Grupo: Celta SS Agradecimento(s): 43 Registrado: 4-January 05 Membro N°: 262 Cidade: Santos UF: SP Carro: 1.0 Flexpower 2p Ano/Modelo: 2007/2007 |
parabens pelo seu trabalho.....
-------------------- ![]() [CELTA CLUBE BAIXADA SANTISTA] FOTOS DO MEU CELTA(atualizado em 18/08 - pag:05): http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=53917 |
|
|
|
Dec 31 2007, 12:01 AM
|
|
![]() Celta Spirit Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 11 Registrado: 25-December 07 Membro N°: 16,622 Cidade: Casa Branca UF: SP Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2005/2006 |
Parabéns pelo trampo, ficou de primeira
-------------------- |
|
|
|
Dec 31 2007, 08:29 AM
|
|
|
Valido até 01/02/2019 Grupo: Celta Elite Agradecimento(s): 892 Registrado: 12-June 05 De: São Carlos, SP Membro N°: 2,063 Cidade: São Carlos UF: SP Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
haja paciência pra fazer um negócio desses, heim ? mandou bem
-------------------- ![]() ![]() |
|
|
|
Dec 31 2007, 03:45 PM
|
|
![]() Auto Escola Grupo: Usuario CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 19-December 07 De: Salvador BA Membro N°: 16,496 Cidade: Salvador UF: BA Carro: 1.0 60cv Ano/Modelo: 2001/2001 |
Muito trabalho, porém muito bom o resultado!
Parabéns!!! -------------------- Um grande abraço!!!
loupgarou |
|
|
|
Dec 31 2007, 04:31 PM
|
|
![]() Colaborador Vitalício Grupo: Velha Guarda Agradecimento(s): 220 Registrado: 28-December 04 Membro N°: 27 Cidade: Farroupilha UF: RS Carro: Honda Ano/Modelo: 2005/2006 |
Massa heim fera.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei
Mas muito show a iniciativa... -------------------- |
|
|
|
Dec 31 2007, 05:04 PM
|
|
![]() Auto Escola Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 1 Registrado: 13-November 07 Membro N°: 15,644 Cidade: Santo André UF: SP Carro: 1.0 Flexpower 2p Ano/Modelo: 2007/2008 |
Show de bola!
Ahh! Se eu tivesse paciencia!!Hehe Abrasss |
|
|
|
Dec 31 2007, 07:39 PM
|
|
![]() Coordenador SC Grupo: Coordenador SC Agradecimento(s): 25 Registrado: 19-July 05 De: Capinzal, Santa Catarina Membro N°: 2,407 Cidade: Capinzal UF: SC Carro: 1.4 4p Ano/Modelo: 2004/2005 |
Movendo para faça você mesmo
-------------------- |
|
|
|
Jan 1 2008, 06:09 PM
|
|
|
Celta Super Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 87 Registrado: 10-February 05 De: São Paulo - Capital Membro N°: 784 Cidade: São Paulo UF: SP Carro: Ford Ano/Modelo: 2008/2008 |
Massa heim fera.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei Mas muito show a iniciativa... Realmente eu não sei. Acho q é uma questão que dá uma boa discussão, pois entendo que a luz do freio deve emitir uma luz vermelha e não necessariamente a cor dela quando apagada. Mas, vou levando. Qquer coisa estou com as lanternas e lâmpadas pintadas e poderei voltar se necessário. abs -------------------- André Pulschen
Focus Hatch 2008/2008 Flex. Prata Geada. Completo. Vendo ACDelco 5w30. Interessados, falar-me via MP. |
|
|
|
Jan 2 2008, 07:09 AM
|
|
![]() Moderador Grupo: Moderador Agradecimento(s): 274 Registrado: 28-September 07 Membro N°: 14,650 Cidade: Curitiba UF: PR Carro: 1.0 60cv Ano/Modelo: 2002/2002 |
Q empenho hein!!!
Ficou mto bom o resultado!!! Parabens !!! -------------------- |
|
|
|
Jan 2 2008, 12:58 PM
|
|
|
.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei Veja essa sobre o VW Jetta "O estilo do Jetta impressiona bem. Grade e "bigodes" cromados no pára-choque dão a mensagem de requinte, assim como os faróis com piscas integrados e o grupo ótico traseiro com LEDs" Detalhe, é tudo branco e qdo se liga fica vermelho, ou laranja. ![]() http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos2/jetta-1.htm ![]() ![]() Com certeza, esse carro me ajudou a inspirar para fazer a luz com leds. rsrssrsrrsr abs -------------------- André Pulschen
|
|
|
Jan 7 2008, 10:30 PM
|
|
|
Celta Spirit Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 1 Registrado: 8-March 06 Membro N°: 4,760 Cidade: Curitiba UF: PR Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
Cara, parabéns! Ficou muito bom!
|
|
|
|
Jan 7 2008, 11:34 PM
|
|
![]() Valido ate 31/03/2012 Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 49 Registrado: 17-July 05 De: São Paulo Membro N°: 2,390 Cidade: São Paulo UF: SP Carro: Chevrolet Ano/Modelo: 2008/2009 |
.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei Veja essa sobre o VW Jetta "O estilo do Jetta impressiona bem. Grade e "bigodes" cromados no pára-choque dão a mensagem de requinte, assim como os faróis com piscas integrados e o grupo ótico traseiro com LEDs" Detalhe, é tudo branco e qdo se liga fica vermelho, ou laranja. ![]() http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos2/jetta-1.htm ![]() ![]() Com certeza, esse carro me ajudou a inspirar para fazer a luz com leds. rsrssrsrrsr abs Imagina que loko, desmontar a lanterna traseira do celtinha e fazer parecida com essa do Jetta =D -------------------- |
|
|
|
Jan 8 2008, 01:01 AM
|
|
|
Celta Spirit Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 8 Registrado: 25-October 06 De: Belo Horizonte Membro N°: 8,272 Cidade: Belo Horizonte UF: MG Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
Não era mais fácil ter pintado a lâmpada original com verniz vitral vermelho não? Porque se você pintar o acrílico da lanterna de vermelho ela pisca vermelho (igual quem pinta a lanterna inteira de vermelho a seta mesmo tendo a lâmpada laranja pisca vermelho), acho que pintando a lâmpada de vermelho daria o mesmo resultado. Mas LED é outro nível hahaha
Falou. -------------------- ![]() |
|
|
|
Jan 8 2008, 07:29 AM
|
|
|
Imagina que loko, desmontar a lanterna traseira do celtinha e fazer parecida com essa do Jetta =D Aí teria que reconstruir toda a lanterna. Esse esquema que eu fiz, não requer nenhuma adaptação elétrica ou da estrutura da lanterna. Estou pensando em fazer uma nova versão da lâmpada, ao invés de utilizar 1 led para a lanterna, utilizar 4 pequenos. Também estou estudando a possibilidade de se utilizar um circuito em q todos os leds fiquem acesos com a luz da lanterna, porém, com baixa luminosidade e e todos fiquem fortes, qdo o freio for acionado. Ainda estou estudando isso, mas não sei como fazer. Tem um outro tópico que abri sobre o circuito PWM, mas ainda não obtive uma resposta para a dúvida. Não era mais fácil ter pintado a lâmpada original com verniz vitral vermelho não? Porque se você pintar o acrílico da lanterna de vermelho ela pisca vermelho (igual quem pinta a lanterna inteira de vermelho a seta mesmo tendo a lâmpada laranja pisca vermelho), acho que pintando a lâmpada de vermelho daria o mesmo resultado. Mas LED é outro nível hahaha Falou. Sim, com certeza seria muito mais fácil. Comprei até tinta vitral vermelha. Só que a iluminação só fica boa nos 2 primeiros dias. No decorrer de 1 semana de uso, a cor vai embora. Inclusive, a tinta liberou um vapor dentro da lanterna que ficou impregnado nos cantos internos. Qquer hora vou ter q desmontar e tentar enfiar um algodão com chave de fenda para tirar esse vapor que não saiu. Pensei inclusive em pintar internamente a lanterna, porém, para ficar um serviço decente, eu teria que desmontar a tampa de acrílico, o que é muito difícil devido ao silicone de vedação da mesma. Fora o fato que se uma lâmpada perde a coloração, a lanterna tb irá perder. Está certo que deve demorar mais tempo, mas com certeza irá perder, pois o carro fica exposto as intempéries do tempo. Pensei tb no insulfilm vermelho, mas é um saco de trabalhar com ele, fora o q alguém pode querer sacanear e arrancar, na lavagem do carro pode se desbotar ou riscar. Enfim, estudei todas as possibilidades, e a da lâmpada por led's pareceu ser a solução mais definitiva. Encontrei um site que vende. ![]() http://www.smtuning.com.br/listagem.php?prd=3&mrc=17# Esse é para quem não quer ter o trabalho que eu tive. rsrsrsrsrsr abs -------------------- André Pulschen
|
|
|
Jan 8 2008, 10:02 AM
|
|
![]() Coordenador São José dos Campos Grupo: Coordenador SP Agradecimento(s): 0 Registrado: 11-December 07 De: São José dos Campos Membro N°: 16,303 Cidade: São José dos Campos UF: SP Carro: 1.0 60cv Ano/Modelo: 2001/2001 |
Ótima iniciativa... muita paciência e precisão hehe...
-------------------- |
|
|
|
Jan 8 2008, 10:40 AM
|
|
![]() Celta Elite Grupo: Celta Elite Agradecimento(s): 388 Registrado: 7-October 06 De: Sao Paulo Membro N°: 7,997 Cidade: São Paulo UF: SP Carro: 1.0 Flexpower 4p Ano/Modelo: 2004/2005 |
orra meu q loko q fiko eim meus parabens curti pacas
-------------------- ![]() Pinturas Interna/Externa , Máscaras Negras e Lanternas Personalizadas, Xenon, Susp, Som e Etc. Clique Abaixo http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...c=68620&hl= MSN: edutakahashi1@hotmail.com TEL: 7987-4510 (OI) / 6591-0150 (CLARO) |
|
|
|
Jan 8 2008, 07:03 PM
|
|
![]() Celta Life Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 0 Registrado: 11-June 07 De: Feira de Santana Membro N°: 12,238 Cidade: Feira de Santana UF: BA Carro: VHC 2p Ano/Modelo: 2002/2003 |
Eletrônica é tudo!
Com esse mesmo exemplo dá pra fazer todas as lâmpadas com leds Já to imprimindo aqui p/ tentar fazer lá na facul Belo post! -------------------- Aro 15" Vectra Elite - Dark Gloss Retrovisor Indy Light Cromado Xenon 10.000K Filtro Esportivo Air Cool. |
|
|
|
Jan 8 2008, 07:49 PM
|
|
|
Celta Spirit Grupo: Sócio CeltaClube Agradecimento(s): 8 Registrado: 25-October 06 De: Belo Horizonte Membro N°: 8,272 Cidade: Belo Horizonte UF: MG Carro: Não Possuo Ano/Modelo: Não Possuo |
Sim, com certeza seria muito mais fácil. Comprei até tinta vitral vermelha. Só que a iluminação só fica boa nos 2 primeiros dias. No decorrer de 1 semana de uso, a cor vai embora. Inclusive, a tinta liberou um vapor dentro da lanterna que ficou impregnado nos cantos internos. Qquer hora vou ter q desmontar e tentar enfiar um algodão com chave de fenda para tirar esse vapor que não saiu. Pensei inclusive em pintar internamente a lanterna, porém, para ficar um serviço decente, eu teria que desmontar a tampa de acrílico, o que é muito difícil devido ao silicone de vedação da mesma. Fora o fato que se uma lâmpada perde a coloração, a lanterna tb irá perder. Está certo que deve demorar mais tempo, mas com certeza irá perder, pois o carro fica exposto as intempéries do tempo. Pensei tb no insulfilm vermelho, mas é um saco de trabalhar com ele, fora o q alguém pode querer sacanear e arrancar, na lavagem do carro pode se desbotar ou riscar. Enfim, estudei todas as possibilidades, e a da lâmpada por led's pareceu ser a solução mais definitiva. abs Estranho, como será que a lâmpada da seta é pintada? Deve ter um material certo, não? Porque ela não descolore e sai com acetona, então é alguma tinta que foi usada. Sei lá hehehe Falou. -------------------- ![]() |
|
|
|
![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 6th September 2010 - 07:10 AM |