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Tabela de Taxa de Compressão Motores Flex


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26 respostas neste tópico

#1 mgr

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    Celta LS

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 09:44

    Olá galera já a algum tempo venho colhendo esses dados e estudando na medida do possível a relação entre taxa de compressão dos motores e seu comportamento com os combustíveis...

    Inicialmente pra quem desconheçe, a taxa de compressão, é o índice que mede a quantidade de vezes que a mistura de ar e combustível é comprimida antes de explodir.

    Esse valores são dististos para cada combustível. Em geral, motores a gasolina trabalham com uma compressão de 9:1 (nove vezes o volume original), enquanto os motores a álcool ficam em 12:1. Ou seja como podemos ver o álcool possui um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem cerca de 87 octanas, o álcool tem o equivalente a cerca de 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente.

    Com o lançamento do carros Flex (bi-combusíveis) em 2003 as montadoras se posicionaram de diferentes formas, onde até o momento como podemos ver abaixo, Peugeot e Citroen adotaram uma taxa baixa, próxima aos valores da gasolina, Volks e Fiat adoraram uma taxa intermediária entre os motores a gasolina e os a álcool e Ford e GM adoraram no geral uma taxa mais alta próxima aos valores do álcool.




    *dados das montadoras

    Tentarei manter atualizado conforme o lançamento ou atualização dos motores e espero que todos apreciem e consigam visualizar as diferenças no aproveitamento de cada motor.

    Sugestões e dicas são bem vindas

    Att,

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    #2 tbreda

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 11:01

    Belo tópico!
    Essas informações são interessantes.

    #3 canxin

    canxin

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 11:26

    TA DE PARABENS PELO TÓPICO..MUITO INTERESSANTE..
    Nao sei o caminho do sucesso, mas do fracasso com certeza é querer agradar a todos ( Jhon Kennedy )

    #4 Pocoto

    Pocoto

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 14:09

    interessante mesmo acho que ate poderia ser fixada

    vou estar discutindo com os outros moderadores

    #5 Marcelo.mb

    Marcelo.mb

      Celta LT

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 14:15

    Mateus, a tabela é interessante, mas vc precisa atualizar alguns dados...  o gol (e o fox) 1.0 8v tiveram a taxa de compressão elevada para 13:1 em 2006...  

    os dados de aceleração vc está coletando de fábrica ou de outra fonte?


    p/ carros GM, procure pelos press-release de cada um no link a seguir.

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    #6 mgr

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 14:42

    Valew Galera que bom que gostaram...

    É importante lembrar que taxa de compressão é apenas UM item que compõe o bom desempenho e eficiência de um motor...

    Na tabela temos dois exemplos de motores de mesma cilindrada e taxa (GM VHC 1.0 e econo.flex 1.4) com potências diferente (celta X corsa / prisma X corsa), isso é devido a outros fatores como coletor de admissão, cabeçote, comando de válvulas, tuchos, hastes de válvulas... que devido a melhores materiais, tecnologia diminuem o atrito ganhando potência...

    T+

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    #7 mgr

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 15:56

    QUOTE(Marcelo.mb @ Jan 29 2008, 02:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Mateus, a tabela é interessante, mas vc precisa atualizar alguns dados...  o gol (e o fox) 1.0 8v tiveram a taxa de compressão elevada para 13:1 em 2006...  

    os dados de aceleração vc está coletando de fábrica ou de outra fonte?


    p/ carros GM, procure pelos press-release de cada um no link a seguir.

    GM media online
    thumbsup.gif


    Vallew Marcelo...
    De fato corrigi dois valores da VW (1.0 e 1.8), pq a mesma não disponibiliza os valores de taxa via site, só nos manuais.
    O 1.0 do Fox eu olhei no manual e a taxa esta certa
    Todos os dados foram das montadoras, o 0-100 é muito duvidoso

    T+
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    #8 Oshiro

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 16:17

    1 voto para fixar, muito bom as tabelas informativas....

    #9 Pocoto

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 18:29

    já esta fixado =]=]=]

    #10 bmab

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 19:42

    porque o clio, tendo a menor taxa de que os outros 1.0 tem a maior potencia e torque??seria por ele ser 16v??

    #11 Pocoto

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  • Postado 01 fevereiro 2008 - 12:22

    TOPICO FIXADO

    Repost apenas para complementar informações sore o mesmo assunto

    Post que fujam a essa regra serão apagados

    Atenciosamente
    Renato Vialto (Pocotó)
    Modedrador Celta Clube

    #12 JMVIEIRA

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  • Postado 21 fevereiro 2008 - 04:43

    A taxa de compressão é um dado interessante, mas eu tenho 3 perguntas a fazer:

    1- qual o objetivo da tabela?
    2- qual a seria a correlação, por exemplo, entre o torque, a potencia especifica, consumo especifico de combustivel de cada motor, e sua taxa?
    3- quais seriam os outros possiveis dados q poderiam influenciar nestes valores citados em (2), pra de cada motor?

    Fica muito vago comparar motores de montadoras diferentes, usando a taxa como referencia. Ela acaba virando um dado de placa do motor, como outro qualquer. O conjunto desses dados (taxa, diametro, curso, admissão, escape, gerenciamento, atendimento a emissões, consumo, etc.) analisados em conjunto, e supondo uma filosofia adotada pelo fabricante (custos, vibrações, evitar detonação)... aí sim, pode ter algum significado utilizável.

    #13 overspeed

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  • Postado 21 fevereiro 2008 - 10:43

    QUOTE(mgr @ Jan 29 2008, 02:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Valew Galera que bom que gostaram...

    É importante lembrar que taxa de compressão é apenas UM item que compõe o bom desempenho e eficiência de um motor...

    Na tabela temos dois exemplos de motores de mesma cilindrada e taxa (GM VHC 1.0 e econo.flex 1.4) com potências diferente (celta X corsa / prisma X corsa), isso é devido a outros fatores como coletor de admissão, cabeçote, comando de válvulas, tuchos, hastes de válvulas... que devido a melhores materiais, tecnologia diminuem o atrito ganhando potência...

    T+


    Do Prisma pro Corsa muda unica e exclusivamente o coletor de plastico e ser drive by Wire..o que num justifica o ganho de 8Cv (8%) e ainda abaixando o regime que essa potência acontece (afinal P = T x RPM, se vc melhora a aspiração no regime inferior certamente manterá essa melhora nos regimes maiores)... entaum a melhora num esta apenas nisso

    e pq a GM num aplica o mesmo motor em Prisma e Celta ? simples marketing de vendas e posicionamento do produto

    Se tiverem o mesmo motor o desempenho deles supera do corsa que é de categoria superior, abaxando muito o atrativo, ai dão a desculpa esfarrapada de que num cabe o coletor de plastico, mas basta olhar no cofre de ambos pra ver que cabe com folgas, o coletor é mais baixo que o de metal.

    #14 claudiocsc

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  • Postado 21 fevereiro 2008 - 14:17

    QUOTE(JMVIEIRA @ Feb 21 2008, 04:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    A taxa de compressão é um dado interessante, mas eu tenho 3 perguntas a fazer:

    1- qual o objetivo da tabela?
    2- qual a seria a correlação, por exemplo, entre o torque, a potencia especifica, consumo especifico de combustivel de cada motor, e sua taxa?
    3- quais seriam os outros possiveis dados q poderiam influenciar nestes valores citados em (2), pra de cada motor?

    Fica muito vago comparar motores de montadoras diferentes, usando a taxa como referencia. Ela acaba virando um dado de placa do motor, como outro qualquer. O conjunto desses dados (taxa, diametro, curso, admissão, escape, gerenciamento, atendimento a emissões, consumo, etc.) analisados em conjunto, e supondo uma filosofia adotada pelo fabricante (custos, vibrações, evitar detonação)... aí sim, pode ter algum significado utilizável.

    Realmente oq vc disse é verdade, esses dados de taxa é apenas 1 item em N itens entre as diferenças de motores, existem muitas variaveis, mas mesmo assim os dados são importantes para nosso conhecimento até mesmo para dar início a qualquer comparação ...
    Bacana o tópico ...
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    #15 Hermano

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  • Postado 21 fevereiro 2008 - 15:01

    taxa do celta 1.4 9,8.1!
    85cv

    #16 Black

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  • Postado 21 fevereiro 2008 - 22:57

    Acho que uma boa comparação é a seguinte:

    O motor 1.4 Gasolina tem 9,8:1 de taxa de compressão já o 1.4 EF tem 12,4:1.

    Ou um exemplo bem besta, utilizando o Dyno2003 com a configuração do Celta 1.0 VHC, aumentando a taxa em 2,4 pontos, ou seja quase 19% subiu 6CV, o que significa 8,7% de potencia e o toruqe subiu em coisa de 5,4%

    Já adiantando que o esse programa é muito dificil de se acreditar, então esta ai uma base só.
    Mas isso dizendo que é o mesmo motor e tudo igual, nem o 1.4 gasolina com o 1.4 EF são iguais, pois os balacins são roletados (o do prisma compranado o do celta). então né?!

    Flw ai
    []'s

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    #17 overspeed

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  • Postado 25 fevereiro 2008 - 17:07

    Black,

    uma formula empirica, bem resumida pra pequena variações na taxa é dada pela metade da alteração percentual...  ou seja

    Celta 1.0 9,8:1 60Cv
    Flex 12,6:1 =>  12,6/9,8 = 1,286   28,6/2 = 14,3

    1,143 x 60 = 68,6Cv ou seja bem próximo dos 70Cv que tem

    Pro Prisma
    Celta 1.4  85Cv  9,8:1
    Prisma 12,8:1 => 12,4/9,8 = 1,265  26,5/2 = 15,3

    1,133 x 85 = 96Cv bem proximo dos 97Cv que tem no alcool


    Claro que ajustes de ponto/mistura acabam mudando o valor... mas para saber a ordem de grandeza já tá de excelente tamanho...



    #18 Black

    Black

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  • Postado 25 fevereiro 2008 - 19:22

    É, mais ou menos a conta ki tinha feito né?
    19% a metade é quase 9%, ta valendo então!

    Vlw ai Over!

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    #19 fabioneu85

    fabioneu85

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  • Postado 18 março 2008 - 15:19

    muito interessante esta tabela,esta de parabens.!!

    #20 canxin

    canxin

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  • Postado 01 maio 2008 - 11:35

    Interessante.. o celta tem menor potencia e torque que o gol e de zero a 100km/h a diferemça é de apenas 0.1s...
    Nao sei o caminho do sucesso, mas do fracasso com certeza é querer agradar a todos ( Jhon Kennedy )



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