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Sistema MULTEC CELTA


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23 respostas neste tópico

#1 fsrs

fsrs

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 14:27

    Nessa edição conheceremos as principais particularidades do sistema de injeção eletrônica que equipa os veículos Celta 1.0 8 válvulas e Celta 1.0 8 válvulas VHC

    O Chevrolet Celta é um projeto totalmente nacional. Foi lançado em setembro de 2000.
    Em 2002 surgiu o Celta VHC (VHC é a abreviatura de "Very High Compression", em português seria "compressão muito elevada"). Com uma compressão maior, o Celta passou a ser o veículo mais "forte" da categoria; um motor 1.0 com inacreditáveis 70 cavalos de potência.
    Essas duas versões têm como principais características:
    - Celta 1.0 8 válvulas: Possui um motor de 4 cilindros em linha transversal, 999 cilindradas, 60 cavalos de potência a 6000 rpm e um torque máximo de 8,3 kgfm disponíveis a partir de 3000 rpm. A taxa de compressão é de 9,4:1. Atinge uma velocidade máxima de 151 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos. O consumo de combustível é um ponto forte, faz 12,9 km/l na cidade e na estrada 18km/l.
    - Celta 1.0 8 válvulas VHC: Traz um motor de 4 cilindros em linha transversal, 999 cilindradas, 70 cavalos de potência a 6400 rpm e um torque máximo de 8,77 kgfm disponíveis a partir de 3000 rpm. Tem uma taxa de compressão de 12,6:1. Atinge uma velocidade máxima de 155 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos. Possui um consumo de combustível de 13,3 km/l na cidade e na estrada 17,7km/l.

    O sistema de injeção MULTEC CELTA

    Características gerais

    Os veículos Chevrolet Celta são gerenciados pelo sistema de injeção eletrônica MULTEC CELTA. Esse sistema conta com uma ignição do tipo estática, ou seja, não utiliza distribuidor. A injeção do combustível é do tipo multiponto semi-sequêncial, com uma válvula injetora para cada cilindro. O sistema possui imobilizador de partida como item de série (modelo Immobilizer system de 2ª geração), onde a UCE (Unidade de Comando Eletrônico) precisa da habilitação deste para que seja liberada a partida.
    No cálculo da massa de ar admitida pelo motor o sistema utiliza como principais sensores o sensor de pressão absoluta - MAP; o sensor de temperatura do ar - ACT; e o sensor de temperatura da água - CTS.
    Trabalha em malha fechada, ou seja, utiliza sensor de oxigênio (sonda lambda), garantindo assim a eficiência do processo de combustão.
    No sistema MULTEC CELTA a UCE é denominada central micro-híbrida. Além de possuir formato reduzido, suporta as variações de umidade, temperatura e vibração a que está submetida por estar localizada no compartimento do motor (figura 1).



    Particularidades do motor VHC

    Taxa de compressão: Uma das maiores diferenças do motor VHC, é o aumento da taxa de compressão, que passou de 9,4:1 (motor Celta 1.0 8 válvulas convencional) para os incríveis 12,6:1 (motor VHC). Com isso a potência aumentou dos 60 cv para 70 cv. Em motores que utilizam como combustível a gasolina, a alta taxa de compressão favorece o surgimento da detonação (auto-ignição). Para eliminar a possibilidade do surgimento dessas detonações excessivas, foi projetado um novo sistema de injeção eletrônica. Esse novo sistema utiliza sensor de detonação e é capaz de efetuar ajustes instantâneos nas curvas de avanço de ignição. Dessa forma evita o surgimento das detonaçoes.

    Sensor de detonação: É um cristal piezo-elétrico que gera um pulso elétrico quando capta a detonação. Serve para informar a UCE a existência ou não de detonação (batida de pino) em algum dos cilindros. Em caso de detonação contínua, a UCE altera o mapa de avanço de ignição para eliminar o fenômeno (auto-adaptação). Está localizado no lado direito do bloco do motor, abaixo do coletor de admissão (figura 1).

    Sensor MAP e ACT CONJUGADOS: Nos veículos VHC os sensores MAP (Manifold Absolute Pressure) e ACT (Air Charge Temperature) são conjugados. Ou seja, fazem parte do mesmo componente. O MAP/ACT está localizado no coletor de admissão.

    Dica 1: Fique atento quando for efetuar a troca das velas de ignição dos veículos Celta VHC.

    - As velas de ignição aplicadas aos veículos celta VHC (BR 6ES) não são intercambiáveis com as velas aplicadas aos veículos celta convencionais (BPR 6EY).
    A principal diferença está na geometria da ponta do componente.
    No celta convencional a ponta das velas de ignição é do tipo projetada (vela maior) e no VHC do tipo recuada (vela menor) figura 2.
    - Segundo o fabricante, quando a vela de ponta projetada (BPR 6ES) é incorretamente aplicada nos motores VHC, ocorre a colisão entre os pistões e os eletrodos laterais das velas.
    Além disso, no dia-a-dia observa-se que a aplicação incorreta da vela BPR 6 ES no celta VHC, pode provocar o surgimento de interferências eletro-magnéticas. Nesse caso os principais sintomas observados são:
    - Motor falhando, principalmente nas retomadas de aceleração. Quando o motor falha, a lâmpada indicadora de temperatura excessiva acende;
    - Às vezes o motor fica sem marcha-lenta. Outras vezes, fica acelerado;

    Como acessar os códigos de defeitos
    Os códigos de defeitos na linha GM são formados normalmente por 2 dígitos. Porém, em alguns veículos como o Corsa 1.0 16V e na família Celta, os códigos indicadores de falhas possuem 4 dígitos. Um dos métodos de aquisição desses códigos está descrito a seguir.

    Procedimento
    Para acessar os códigos de defeitos nos veículos da família Celta proceda da seguinte forma:

    1 - Com a chave de ignição desligada, interligue os terminais 3 e 4 ou 3 e 5 do conector de diagnósticos , curto-circuitando-os (figura 1);
    2 - Ligue a chave de ignição (sem dar partida);
    3 - Conte as piscadas da lâmpada de manutenção urgente, conforme os exemplos (figura 2);
    4 - Desligue a ignição;
    5 - Retire o jumper;
    6 - Compare os códigos obtidos com a tabela (vide dica 1).





    Dica 1: Tabela de códigos de defeitos

    Código Descrição
    P0105 Falha no circuito do sensor de pressão absoluta - MAP
    P0110 Falha no circuito do sensor de temperatura do ar - ACT
    P0115 Falha no circuito do sensor de temperatura da água - CTS
    P0120 Falha no circuito do sensor de posição da borboleta de aceleração - TPS
    P0130 Falha no circuito da sonda lambda - EGO
    P0170 Falha na sonda lambda. Mistura (rica ou pobre)
    P0200 Falha no circuito dos injetores
    P0201 Falha no circuito do injetor 1
    P0202 Falha no circuito do injetor 2
    P0203 Falha no circuito do injetor 3
    P0204 Falha no circuito do injetor 4
    P0230 Falha no relé da bomba de combustível
    P0325 Falha no circuito do sensor de detonação (somente VHC)
    P0335 Falha no circuito do sensor de rotação

    P0351 Falha no circuito da bobina de ignição (1/4)
    P0352 Falha no circuito da bobina de ignição (2/3)
    P0443 Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister
    P0480 Falha no circuito da velocidade baixa da ventoinha
    P0481 Falha no circuito da velocidade alta da ventoinha

    P0500 Ausência de sinal do sensor de velocidade
    P0505 Falha no atuador da marcha-lenta - IAC
    P0530 Falha no circuito do sensor de pressão do ar condicionado
    P0560 Tensão de bateria fora da faixa
    P0602 Falha na UCE
    P0607 Falha no circuito do sensor de detonação (somente VHC)
    P0650 Falha no circuito elétrico da lâmpada de manutenção
    P0660 Falha no circuito elétrico da lâmpada de temperatura
    P1231 Falha no circuito do relé da bomba de combustível
    P1484 Falha no circuito do relé da velocidade alta da ventoinha
    P1530 Falha no circuito de solicitação do ar condicionado
    P1540 Falha no sinal do sensor de pressão do ar condicionado
    P1600 Falha na UCE
    P1604 Falha na UCE

    P1605 Falha na UCE
    P1610 Falha na programação do imobilizador
    P1611 Falha na entrada do código de segurança
    P1612 Ausência de sinal do imobilizador
    P1613 Sinal incorreto do imobilizador
    P1614 Falha no transponder (chave incorreta ou não programada)
        
    LEGENDA:
    AZ: AZUL   /   VD: VERDE   /   VM: VERMELHO   /   PR: PRETO  /    RO: ROXO  
    AM: AMARELO   /    MR: MARROM  /   CZ:CINZA   /    BR: BRANCO.

    Fonte: http://www.injetronic.com.br/dicas
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    #2 tbreda

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  • Postado 29 janeiro 2008 - 22:50

    Só não entendi como será indicado e decifrado os códigos.

    #3 gssp_sarmento

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  • Postado 30 janeiro 2008 - 09:32

    a pedidos!

    FIKXADO O TOPICO!


    Sarmento
    Msn: gabsarmento@hotmail.com
    Cel: (15)8115-9937


    #4 EdBergo

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  • Postado 30 janeiro 2008 - 10:16

    Muito bom mesmo!

    Agora... 12,9 km/l na cidade e na estrada 18km/l... o de vocês faz isso????

    O meu tá fazendo 10,6 na cidade a pau e corda... na estrada, ainda não medi

    #5 Pocoto

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  • Postado 01 fevereiro 2008 - 12:33

    TOPICO FIXADO

    Repost apenas para complementar informações sore o mesmo assunto

    Post que fujam a essa regra serão apagados

    Atenciosamente
    Renato Vialto (Pocotó)
    Modedrador Celta Clube

    #6 _ricardo_

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  • Postado 07 fevereiro 2008 - 16:55

    QUOTE(tbreda @ Jan 29 2008, 10:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Só não entendi como será indicado e decifrado os códigos.


    tbreda, vc conta como número zero se a luz piscar 10x.

    no primeiro exemplo ela piscou 10x, 1x, 10x e 5x. o código é 0105.

    [s]
    celta 1.0 VHC - 06/07 - 2 portas - g20 - crystal vision - pedaleiras shutter

    #7 tbreda

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  • Postado 07 fevereiro 2008 - 20:36

    QUOTE(_ricardo_ @ Feb 7 2008, 04:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(tbreda @ Jan 29 2008, 10:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Só não entendi como será indicado e decifrado os códigos.


    tbreda, vc conta como número zero se a luz piscar 10x.

    no primeiro exemplo ela piscou 10x, 1x, 10x e 5x. o código é 0105.

    [s]

    Ah tá..
    agora entendi certinho wink.gif
    não quero estar floodando o tópico, mais realmente essa sua explicação irá ajudar vários outros usuários.

    Abraço

    #8 Nandoc

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  • Postado 15 agosto 2008 - 15:47

    Este procedimento de falhas apresentadas pelos números servirá como um scanner da injeção ?
    Poderei eu como leigo atuar naquilo que indicar como problema através do código ?
    __________________________________________________________________
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    #9 rarmenio

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  • Postado 26 setembro 2008 - 12:09

    muito legal
    Rafael Armenio

    []'s,

    google talk: rafael.armenio@gmail.com
    msn: rafael_armenio@msn.com

    #10 ViniciusLP

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  • Postado 26 setembro 2008 - 12:58

    bom saber disso em!!!
    Aqui a brincadeira é no HARD!!!!



    Celta Clube, mais que um clube, uma Familia???

    #11 aqualung78

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  • Postado 26 setembro 2008 - 13:39

    QUOTE(EdBergo @ Jan 30 2008, 10:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Muito bom mesmo!

    Agora... 12,9 km/l na cidade e na estrada 18km/l... o de vocês faz isso????

    O meu tá fazendo 10,6 na cidade a pau e corda... na estrada, ainda não medi


    Leva pro mecanico...

    Tive um corsinha wind 2001, fazia mais de 13 tranquilamente.
    ex Celta Super 2P - Prata - 2006/2007

    Atual Renault Clio Expression 4P - Prata -  2007/2007 Completo+Airbag Duplo



    #12 rapajr

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  • Postado 10 novembro 2008 - 09:29

    show

    #13 NandoPgua

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  • Postado 29 novembro 2008 - 18:00

    coloquei um clipe pra tentar fazer o teste, mas nao funcionou, celta 05/05.
    deixei chave na igniçao desligado, coloquei os clipe no 3e4 e só girei a chave sem ligar, nao piscou nd.
    desliguei, coloquei no 3e5, girei a chave sem ligar, nao aconteceu nd tbm.
    o q fiz de errado? ;/ sera que o clipe que nao deu o "curto" pra poder fazer funcionar o teste?


    vlw
    EX-Celta Troller Team o.O
    Atual punto 1.4elx vermelho ;)

    VENDO rodas 15 replica montana sport e algumas coisas de som.
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=115...;aid=1258183456

    #14 reinaldoinf

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  • Postado 22 janeiro 2009 - 07:50

    QUOTE(NandoPgua @ Nov 29 2008, 07:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    coloquei um clipe pra tentar fazer o teste, mas nao funcionou, celta 05/05.
    deixei chave na igniçao desligado, coloquei os clipe no 3e4 e só girei a chave sem ligar, nao piscou nd.
    desliguei, coloquei no 3e5, girei a chave sem ligar, nao aconteceu nd tbm.
    o q fiz de errado? ;/ sera que o clipe que nao deu o "curto" pra poder fazer funcionar o teste?


    vlw



    Este "jump" só funciona nos modelos até 2002, depois disso, quando a Unidade de Comando foi alterada para a nova versão do motor, o motor VHC, só é possível o diagnóstico do sistema através de "scanner", uma pena para quem, como eu, é mecânico por hob e não tem uma oficina equipada...

    #15 vagner2112

    vagner2112

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  • Postado 23 janeiro 2009 - 21:27

    Um dúvida: se a lâmpada não piscar nenhuma vez, significa que não tem erro nenhum registrado? Fiz o procedimento e não deu nada.

    #16 ab.nandi

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  • Postado 28 janeiro 2009 - 01:27

    =D
    SOUND Force tean ......

    #17 fabiomiyoshi

    fabiomiyoshi

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  • Postado 16 agosto 2010 - 10:26

    nossa o meu deve estar com algum problema, ele eh 02/03 e esta fazendo 7km na cidade e uns 12km na estrada, ja levei em qse todos os mecanicos da minha cidade e ate hj nao axaram nada, meu carro so faz barulho + nao tem força no arranque nem na estrada ele eh bom isso que eh o VHC

    #18 brunobranco

    brunobranco

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  • Postado 17 agosto 2010 - 13:01

    droga, tentei fazer no meu e tb não deu certo.

    mas duvido disso que só sirva pros de alguns anos.

    com certeza tem que ter algum jeito nos outros tb.

    #19 Sere_ijuí

    Sere_ijuí

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  • Postado 28 junho 2011 - 16:47

    QUOTE(reinaldoinf @ Jan 22 2009, 07:50 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(NandoPgua @ Nov 29 2008, 07:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    coloquei um clipe pra tentar fazer o teste, mas nao funcionou, celta 05/05.
    deixei chave na igniçao desligado, coloquei os clipe no 3e4 e só girei a chave sem ligar, nao piscou nd.
    desliguei, coloquei no 3e5, girei a chave sem ligar, nao aconteceu nd tbm.
    o q fiz de errado? ;/ sera que o clipe que nao deu o "curto" pra poder fazer funcionar o teste?


    vlw



    Este "jump" só funciona nos modelos até 2002, depois disso, quando a Unidade de Comando foi alterada para a nova versão do motor, o motor VHC, só é possível o diagnóstico do sistema através de "scanner", uma pena para quem, como eu, é mecânico por hob e não tem uma oficina equipada...


    Eu tbm não consegui no meu 01/02 mpfi, será que não tem nenhum problema?

    #20 jonessignori

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  • Postado 07 dezembro 2011 - 21:54

    QUOTE(EdBergo @ Jan 30 2008, 11:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Muito bom mesmo!

    Agora... 12,9 km/l na cidade e na estrada 18km/l... o de vocês faz isso????

    O meu tá fazendo 10,6 na cidade a pau e corda... na estrada, ainda não medi

    Boa noite Sr.
    tenho um celta 2008/2008 1.0 spirit com aro 14" copia do astra ss grafite com pneus 185 e ando sempre com pe no fundo direto com ele
    dentro da cidade ja fiz 12km e 16km ( gasolina comun apenas ) no aslfalto mas ainda não ta muito bom pois da umas panes na injeção e acaba gastando mais gasolina do que deveria.
    Espero ter ajudado,




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