Ir para conteúdo

- - - - -

Ligação do polo negativo no AMP

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
12 respostas neste tópico

#1 MarioHP

MarioHP

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 5410
  • 153 posts
    • :
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 08 fevereiro 2008 - 15:06

Posso usar um fio com diametro menor que positivo para ligar o negativo ?
    Estou usando um fio de 9mm para ligar os 2 atualmente , mas descobri que o barrulho que meu som faz quando eu ligo o carro some quando eu ligo direto na bateria os 2 polos ... e para não gastar mt dinheiro e ter espaço para passar o fio eu tava vendo um com 3mm de diametro ....

Quais são as recomendações de vcs ?
    GM Astra 2.0 2006

#2 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43087 posts
      • Tempo Online: 40Dias 10h 13m 49s
  • Postado 08 fevereiro 2008 - 15:17

eu sempre leio por aí q a bitola do negativo deve ser igual à do positivo...
    Imagem Postada

#3 bruno motta

bruno motta

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 8190
    • 158 posts
      • :
  • Postado 08 fevereiro 2008 - 15:54

e onde esta atualmente o aterramento do seu módulo ????? Foi realmente bem feito ???? Qual eh o Módulo???

Naum entendi direito mais me parece q seu positivo tmb eh de 9mm....eh isso ???

bruno motta
    MTX Jackhammer - fan !!!

#4 HumbertoCelta

HumbertoCelta

Associado DF

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 386
    • 314 posts
      • :
  • Postado 08 fevereiro 2008 - 16:06

Provavelmente não esta bem aterrado, de uma checada direitinho. Se for aterrado em algum local do carro que tem tinta de uma raspada para tira-la.

#5 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 2538
    • 3167 posts
      • Tempo Online: 3Dias 9h 37m 54s
  • Postado 08 fevereiro 2008 - 23:57

Verifique onde esta o aterramento local do seu modulo, e como está, certifique-se q esse aterramento local está bem feito. Do aterramento local, ligue o fio negativo ao modulo, da mesma bitola do positivo. Depois interligue desse aterramento diretamente à bateria usando cabinho 6mm². Já instalei meu som (eu mesmo) 4 vezes e isso normalmente resolve os ruidos e uso 18mm² de positivo, 18mm² de negativo partindo do aterramento local no assoalho da mala, e interligado com cabinho 6mm² direto na bateria.

Recomendo tb q ligue um cabo 2,5mm² do aterranento local à chapa do encosto do banco, se os amp estiverem aparafusados nela.

#6 MarioHP

MarioHP

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 153 posts
      • :
  • Postado 09 fevereiro 2008 - 10:49

O negativo e o positivo são de 9mm , eu ja lixei onde o negativo está , mas mesmo assim ainda consigo ouvir um ruido do motor ... acho que vou interligar com a bateria como o JM falo ...
    GM Astra 2.0 2006

#7 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3167 posts
  • Postado 09 fevereiro 2008 - 21:35

Não sei se é onde vc colocou seu aterramente mario, mas olhe q no celta tem um bom lugar na mala pra ligar o negativo do som, é um parafuso de aterramento q fica no assoalho da mala, embaixo mesmo da laterna traseira, lado motorista. Nao esqueça de usar terminais tipo olhal, e é muito importante prensar o fio no terminal e solda-lo, pra evitar qualquer mau contato. Desse mesmo parafuso, vc puxa o cabo 6mm²  q vai diretamente no negativo da bateria. Com isso, vc evita diferença de tensão entre a bateria e o parafuso onde vc aterrou seu modulo, e isso evita loop de terra pela blindagem dos cabos rca, q gera muito ruido. Pra blindagem funcionar como blindagem, nao pode haver circulação de corrente de alimentação do modulo por ela.

Nunca aterre o amplificador no encosto do banco, é um péssimo lugar. Tem q ser numa parte integrante da carroceria meeesmo.

#8 MarioHP

MarioHP

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 153 posts
      • :
  • Postado 11 fevereiro 2008 - 10:45

QUOTE(JMVIEIRA @ Feb 9 2008, 09:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Não sei se é onde vc colocou seu aterramente mario, mas olhe q no celta tem um bom lugar na mala pra ligar o negativo do som, é um parafuso de aterramento q fica no assoalho da mala, embaixo mesmo da laterna traseira, lado motorista. Nao esqueça de usar terminais tipo olhal, e é muito importante prensar o fio no terminal e solda-lo, pra evitar qualquer mau contato. Desse mesmo parafuso, vc puxa o cabo 6mm²  q vai diretamente no negativo da bateria. Com isso, vc evita diferença de tensão entre a bateria e o parafuso onde vc aterrou seu modulo, e isso evita loop de terra pela blindagem dos cabos rca, q gera muito ruido. Pra blindagem funcionar como blindagem, nao pode haver circulação de corrente de alimentação do modulo por ela.

Nunca aterre o amplificador no encosto do banco, é um péssimo lugar. Tem q ser numa parte integrante da carroceria meeesmo.

Então JM o cabo negativo está no parafuso do cinto de segurança do passageiro atrás . Está com o olhal e soldado ... o instalador esqueceu de dar uma lixada no local , eu fiz isso e melhorou bastante , mas acho que falta ligar desse ponto até a bateria com o de 6mm2 que vc me indicou , ai acho que vai ficar 100%
    GM Astra 2.0 2006

#9 Esban

Esban

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 17235
    • 464 posts
      • :
  • Postado 11 fevereiro 2008 - 10:55

depende da potencia do modulo para saber a bitola certa a ser usada
    eh recomendado a msma q do positivo

--------------------------

1 SD5000 - 1 MTX 9512 1000wrms(to Vendendo) - kit 2 vias selenium 5"
    --------------------------

VENDO SUPLEMENTOS ALIMENTARES - NO2,CREATINA,BCAA,GLUTAMINA ,PROTEINA ....QUALQUER COISA MANDA MP

#10 will_santana

will_santana

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 9434
    • 681 posts
      • :
  • Postado 11 fevereiro 2008 - 11:13

se a energia entra, ela tem q sair
    entaum a bitola do terra TEM q ser igual a do positivo e ponto

vc deve verificar possiveis diferencas no aterramento na traseira e a bateria em si (eh comum existir diferenca d potencial)
    neste caso, um cabo mais fino unindo os 2 pontos eh valido, pois vai trafegar por ele apenas a diferenca d tensaum q naum coseguir passar pelo aterramento na traseira

caso ainda assim os probs persistam, troque os cabos d vela por cabos supressivos

[]s
    Will Santana
    Tigra Clube Brasil

#11 JMVIEIRA

JMVIEIRA

Velha Guarda

• Velha Guarda
    • 3167 posts
  • Postado 12 fevereiro 2008 - 03:41

Fala mario, tem q lixar bem o ponto de conexão, ok está com olhal, otimo. Interligue com a bateria com cabo 6mm² pra esse cabo trabalhar em paralelo com a carroceria diminuindo a diferença de tensão entre esses dois pontos (entre o "-" da bateria e o "-" no parafuso do cinto)

esban, a bitola tem q ser a mesma, mas depende de onde parte a ligação eletrica do negativo...

will, o conceito é exatamente como vc falou. Se aterrassemos o modulo diretamente na bateria, tanto o positivo (q ja vem dela) quanto o negativo teriam q ser da mesma bitola. Mas como usamos a carroceria (pra economizar esse fio mais grosso) as vezes aparece uma diferença de potencial na carroceria...

Quando aumentamos o volume do som, a corrente requisitada pelo modulo circula pela carroceria, q é de aço. Isso pode provocar um efeito chamado "flutuação" do aterramento no local onde é ligado o negativo do modulo. Interligar esse negativo com um fio direto à bateria, mesmo q seja um pouco mais fino, ajuda a resolver problemas de ruidos. Principalmente loop de terra pela blindagem dos rca.

Ja instalei meu som (eu mesmo instalo) em 4 carros diferentes: 2 gols, celta, e agora o corsa.

Minha configuração é um som pra dentro, sendo q são 3 amplificadores: 1 de 4 canais 4 x 100WRMS e dois boosters pra sub de 150WRMS cada, totalizando 700WRMS. Uso 18mm² (3 x 6mm²) de positivo, protegido por um disjuntor (isso, um disjuntor termomagnetico), e uso um negativo de 1 x 6mm² da bateria ao aterramento do modulo. No aterramento do modulo saem 24mm² (4 x 6mm²) de cabos: 2 x 6mm² vao pro de 4 canais, os outros 2 (6mm² + 6mm²) vao 1 pra cada booster. Cada cabo positivo de 6mm² vai pra um amplificador, mas os 3 x 6mm² positivos são interligados entre os 3 módulos. Os negativos tambem sao interligados entre os modulos. Eu gosto de usar cabos 6mm² pq gosto de usar terminais prensados e soldados, é um do tipo garfo, q tem uma "saia" plástica amarelinha.... é muito usado em quadros de comando industriais, onde tem contactores, etc... é bastante confiável e dá uma excelente conexão elétrica. Cada terminal custa em torno de R$0,40.

Nunca tive problemas com ruidos no som, e olhem q eu usava superignição cm plus, inclusive usei ela com velas diretas (nao supressivas)...

Falows...

#12 Capone_R2audio

Capone_R2audio

Patrocinador

• Patrocinador
      • ID do Membro: 469
    • 1384 posts
      • Tempo Online: 15h 6m 28s
  • Postado 12 fevereiro 2008 - 09:32

Ainda não sei qual ou quais são os amplificadores...

Só uma pequena observação sobre ruídos em Celtas e Corsas...impressionante como esses carros são fáceis para gerar ruído no sistema de som!!

AH!!
    Diga-me por onde estão passando os cabos:
    - alimentaão
    - cabos RCA (quais são)
    - fiação dos falantes

[ som | rodas | pneus | molas | xenon K2 | acessórios ]
    Imagem Postada
    ...a única loja virtual especializada em som de qualidade!!

#13 MarioHP

MarioHP

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 153 posts
      • :
  • Postado 12 fevereiro 2008 - 15:54

Desculpa negada ... não falei o equipamento !!

Vamu lá :

Amplificador Hurricane Ha4.120

2 x Hurricane Cabo RCA Stéreo 5 Mts Tripla Blindagem

NAR Kit Componente CS65.01 6" Com Tweeter NEO 50WRMS (FRENTE)

Bravox Tweeter Neopoint 60WRMS (PAR) Neo Point (COLUNA TRASEIRA)

Hinor Subwoofer Cruzader 12" HSW12CR-2.5

Os RCA passam pelo console central até o AMP e o positivo passa do lado do passageiro .

Só falta os 6x9 no tampão

GM Astra 2.0 2006

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem