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INSTALANDO CONTA-GIROS (com fotos)


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112 respostas neste tópico

#1 Cokee

Cokee

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  • Postado 11 maio 2008 - 12:54

    [1] QUERO INSTALAR UM CONTAGIROS, NÃO SEI SE MEU CELTA TEM FIO VERDE, ONDE ENCONTRO ELE ?

    Retire o Pezinho do lado do motorista:





    Vc vai se deparar com 2 soquetes grandes com 1184 fios de diversas cores cada.. No Soquete Preto vai ter um fio TOTALMENTE VERDE:






    ( Fotos Eduardo 1.4: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...c=12580&hl= )


    [2] SE VC QUER INSTALAR UM CONTAGIROS DAQUELES EXTERNOS E SEU CELTA(MPFI) NÃO TEM FIO VERDE

    Bom.. Sei que já tem Uns Cem tópicos falando sobre isso no forum..
    Mas a galera se confunde com a grande quantidade de informações que existem..
    Algumas corretas e algumas não, e a instalação de um Simples Conta-Giros se torna Impossível
    e tem gente que até sabe os esquemas.. mas não sabe de onde tirar os fios.. (como eu até esses dias)
    Então ontem de tardezinha.. estava aqui por casa e como estou fazendo um Curso de eletônica no Senai..
    Tinha uns diodos guardados na minha maleta. Lembrando dos esquemas que ja tinha visto aqui no forum..
    Abri o Capô e comecei a Fussar...

    Materiais:
    - Conta-Giros(externo.. ou seja aquele que é instalado na coluna ou na saida de ar.. fora do Painel Original) ***
    - 2 Diodos (Inscrição que tinha nos Meus: IN5408 HG)
    - Fita Isolante
    - Alguns metros de fio(tipo akele do Remote do som) .. Suficiente pra sair do motor e chegar até o painel.. ou onde for instalado o CG
    - Multímetro.. ou chave teste(pra identificar o que é Positivo, negativo.. e o tal do Pos-chave)
    - Chave Philips.. Alicate de corte.. Soldador Etc...

    ** Pegue o Conta-Giros e Identifique sua Fiação... Deve ter:
    - 2 fios Pretos (1 fio Negativo do CG e outro da Luz do CG)
    - 2 fios Vermelhos (1 Positivo e outro da Luz)
    - 1 fio Verde... Que eé o Capetinha.. (6)

    Vamos à Pratica
    1º passo - Faça a Passagem dos Fios pretos e vermelhos pelo painel:
    - Os 2 fios pretos vão em algum fio Negativo que tiver por Perto, ou mesmo na Lataria.
    - Os 2 Fios Vermelhos Podem Ser instalados Juntos ou separado(ja explico *).
    O Fio vermelho do Conta-Giros deve ser instalado no Pós-Chave. Que é o Fio que passa Corrente só depois que a chave é Girada.Use o Multimetro ou Chave teste para achar esse Fio.. Abra essa Peça que encobre os Fios da Ignição e tals.. olhando de frente vc vai ver o Esquema da chave.. o fio Deve ser o Bem debaixo (no meu caso era um Fio Preto).. o que fica com a parte metálica do terminal aparente ...  


    *Por Que os Fios Vermelhos podem ser instalados Separadamente ?
    Pois se voce quiser.. vc pode ligar o Fio Vermelho da Luz do Cg junto com o Positivo da Luz do painel.. dai quando voce estiver com a chave desligada.. mas com os farois ligados. neon interno e tal.. o Painel fica aceso e o CG também.. e de dia.. com os farois apagados.. o Cg fica apagado também.. se ligar no pós-chave ele fica ligado sempre que a chave esteja ligada  thumbsup.gif Sacam ??

    2º - Ligação do Fio Verde do Conta-Giros
    Esse eh o danadinho..Os celtas mais antigos(Mpfi's, 2001, 2002 ...) não possuem um fio verde que vem do compartimento do motor como os mais novos(VHC ... ) Se voce tiver um 2002(-) .. e for teimoso ou Tiver celta Vhc e quiser dar uma olhada se tem ou não esse fio, ele fica Atrás Do Pezinho do auto-falante aqui do lado do motorista.. tem dois soquetes grandes ali embaixo com uns 500 fios +-.. e esse fio deve ser um fio Verde Limão..

    Se vc achar esse fio, é só voce pegar o fio verde do conta-giros e Ligá-lo Nele com o Cg na posição 4 cilindros(se seu celta for equipado com motor 4 cilindros hehehe.. e PARABÉNS ... seu conta-giros estará Pronto, funcionando Bunitinho !

    Se não tiver esse fiadaput* desse fio verde mesmo.. "o buraco é mais embaixo" haha..

    - Partindo do Esquema a seguir...


    - Encontramos O tal Soquete de onde temos que tirar os fios...


    - Do Soquete devemos Tirar o "c" e o "a" e passar pelos Diodos



    - Emendamos os dois pedaços de fio naqueles dois fios.. chegando um fio em cada diodo.. e depois do diodo se junta em um só...Fica assim:


    O fio que sobra é o nosso mais novo fio verde e é só Ligar ele no Verde do CG... com o CG ligado para 4 Cilindros...  pronto, agora ele está funcionando biggrin.gif

    Vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=97sjUYv0Yr8


    DICAS:
    - Use o Multimetro.. mesmo que vc tenha certeza de que é aquele fio que vc deve usar.. é melhor Prevenir do que Remediar
    - Se Puder, Faça todas as Emendas necessárias com Solda.. e Isole tudo Muito bem
    - Se não Funcionar.. Amarre Rojões no Conta-giros, acenda os dois Rapidinho e corra para um lugar onde vc não fique exposto aos efeitos da explosão.. mas que dê para ver o Incendio... haha laugh.gif


    [3] SE VC QUER INSTALAR UM PAINEL ORIGINAL COM CONTAGIROS NO CELTA MPFI(SEM FIO VERDE):

    OLHA ISSO: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...c=12580&hl=
    OLHA ISSO: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-967...obina-dupla-_JM

    Para Instalação do Painel com Conta-Giros Original.. é Necessário um outro esquema... que o EPH2 me passou :

    Como vcs podem ler ai.. dependendo do caso, o procedimento pode mudar..

    QUOTE(eph2 @ May 12 2008, 12:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nada cara... o esquema é o mesmo deste q vc postou, ligação de fios, conversor e painel.

    A única coisa q muda é o conversor de pulsos q o ideal é usar este (mas nem sempre funciona, alguns painéis -mesmo originais-, só funcionam com o esquema dos diodos):



    Essa programação q vc falou não é sempre necessária.. depende do painel. se você comprar um painel usado é quase certo q não precise da programação.. se comprar um painel novo TALVEZ tenha q fazer essa programação.. eu fiz ela numa loja especializada em painéis... mas dizem q seguindo essas opções da imagem abaixo, ele funciona tb. (até agora ninguém testou para se ter certeza)



    Valeuu Airton  happy.gif

    É isso ai... Espero ter ajudado.. se tiver alguma observação sobre tópico me fala que eu arrumo  thumbsup.gif


    Dúvidas ? Posta aiii ! MP ! Ou msn: cocaebom@msn.com
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    #2 Rafiuski

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  • Postado 11 maio 2008 - 12:59

    Belo de um tutorial... Poderia fixar esse topico!!! Parabens aew Evers!!!
    <<<VENDENDO ACESSÓRIOS DO MEU CELTA - ENTRE AQUI E CONFIRA>>>

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    #3 Cokee

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  • Postado 11 maio 2008 - 13:04

    QUOTE(Rafiuski @ May 11 2008, 12:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Belo de um tutorial... Poderia fixar esse topico!!! Parabens aew Evers!!!


    valeu.. tomara que ajude esse povo q ta precisando =D

    falo Negão  thumbsup.gif
    Imagem Postada

    #4 emerson alves

    emerson alves

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  • Postado 11 maio 2008 - 16:37

    vou tentar de novo mexer no meu,no meu caso tentei com 2 tipos de diodo,puxar sinal do alternador,do modulo se nao me engano ou era a central,procurei na concessionaria pelo conversor de pulsos e os caras nem sabiam o que era,expliquei para os mecanicos da concessionaria sobre o fio verde que a versao 02/02 pra baixo nao tinha e eles me axaram um doido dry.gif ,enfim instalei do na bobina com apenas um fio e o CG funciona,porem com mil giros a menos ahauehauehahee,mas agora vc passou qual o valor dos diodos a serem usados e vou meter a mao na massa de novo....rezem por min galera  thumbsup.gif
    *Criar Juizo?!? ..........Mas o que ele come ????? :P
    fotos do meu celta http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?ui...76933&aid=1

    #5 Cokee

    Cokee

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  • Postado 11 maio 2008 - 16:45

    QUOTE(emerson alves @ May 11 2008, 04:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    vou tentar de novo mexer no meu,no meu caso tentei com 2 tipos de diodo,puxar sinal do alternador,do modulo se nao me engano ou era a central,procurei na concessionaria pelo conversor de pulsos e os caras nem sabiam o que era,expliquei para os mecanicos da concessionaria sobre o fio verde que a versao 02/02 pra baixo nao tinha e eles me axaram um doido dry.gif ,enfim instalei do na bobina com apenas um fio e o CG funciona,porem com mil giros a menos ahauehauehahee,mas agora vc passou qual o valor dos diodos a serem usados e vou meter a mao na massa de novo....rezem por min galera  thumbsup.gif


    Aee.. tamo no aguardoo.. se Funcioná.. posta ae =D
    Imagem Postada

    #6 felcardozo

    felcardozo

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  • Postado 11 maio 2008 - 17:56

    show de bola o tópico!!! mas me diz uma coisa.... o conta-giro tem q ser pra 2 cilindros ou 4??
    abração!!
    <.........  m  a  r  r  e  n  t  i  m  ..........>

    #7 dane_stanga

    dane_stanga

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  • Postado 11 maio 2008 - 18:09

    o meu eu fiz assim, soh q num usei os diodos, apenas peguei 1 fio da bobina
    puxei pro verde e selecionei no contagiro carro de '2 cilindros', ou bobina dupla,
    funciono legal,

    tutorial pra fixa!!!!

    vlwww
    VICE CAMPEÃO CAT TM COPA SERRA - 2007
    CAMPEÃO CAT TM COPA SERRA - 2008
    CELTA ex - 031 - FUELTECH - PANDOO - *****aguardando nova aferição após alguns ajustes*****
    Amém, agora de cabeçote feito!!!!

    #8 tbreda

    tbreda

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  • Postado 11 maio 2008 - 21:56

    Excelente tópico para o "Faça Você Mesmo".

    #9 Cokee

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  • Postado 11 maio 2008 - 23:20

    QUOTE(felcardozo @ May 11 2008, 06:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    show de bola o tópico!!! mas me diz uma coisa.... o conta-giro tem q ser pra 2 cilindros ou 4??
    abração!!


    Sobre a MP: Poo veioo.. olha uq o dane falo akii.. deve ser isso que o seu mecânico quer fazer..
    sacou ??
    mas se não tiver a opção de 2 cilindros.. coloca em 4 e faz voce mesmo o esquema dos diodos.. não tem mistério

    abraço  thumbsup.gif  


    QUOTE(dane_stanga @ May 11 2008, 07:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    o meu eu fiz assim, soh q num usei os diodos, apenas peguei 1 fio da bobina
    puxei pro verde e selecionei no contagiro carro de '2 cilindros', ou bobina dupla,
    funciono legal,

    tutorial pra fixa!!!!

    vlwww


    Poiseh dane.. tem esse jeito também (Y)
    q tem duas bobinas.. uma pra cada 2 cilindros..
    não tinha pensado assim..

    o problema eh que nem todos os Cg tem pra 2 cilindros né..

    abraço veeiio


    QUOTE(tbreda @ May 11 2008, 10:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Excelente tópico para o "Faça Você Mesmo".


    rolleyes.gif  Valeu !

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    #10 Cokee

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  • Postado 12 maio 2008 - 09:51

    Up pra quem não viu  thumbsup.gif
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    #11 eph2

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  • Postado 12 maio 2008 - 10:14

    Muito bom... seria bom a galera da moderação mover pra área de faça você mesmo.
    Ex-administrador do Celta Clube, sempre amigo do clube!

    #12 Cokee

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  • Postado 12 maio 2008 - 11:38

    QUOTE(eph2 @ May 12 2008, 11:14 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Muito bom... seria bom a galera da moderação mover pra área de faça você mesmo.


    valeu mew.

    tinha q faze um com o esquema pra painel com Cg..
    vc instalou né.. eu não tenho certeza de como é..

    Conversor de pulsos + remap do treko lá na concessionária ?
    ou só levando lá ?

    abraçoo
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    #13 eph2

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  • Postado 12 maio 2008 - 11:53

    QUOTE(Cokee @ May 12 2008, 11:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(eph2 @ May 12 2008, 11:14 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Muito bom... seria bom a galera da moderação mover pra área de faça você mesmo.


    valeu mew.

    tinha q faze um com o esquema pra painel com Cg..
    vc instalou né.. eu não tenho certeza de como é..

    Conversor de pulsos + remap do treko lá na concessionária ?
    ou só levando lá ?

    abraçoo

    Nada cara... o esquema é o mesmo deste q vc postou, ligação de fios, conversor e painel.

    A única coisa q muda é o conversor de pulsos q o ideal é usar este (mas nem sempre funciona, alguns painéis -mesmo originais-, só funcionam com o esquema dos diodos):



    Essa programação q vc falou não é sempre necessária.. depende do painel. se você comprar um painel usado é quase certo q não precise da programação.. se comprar um painel novo TALVEZ tenha q fazer essa programação.. eu fiz ela numa loja especializada em painéis... mas dizem q seguindo essas opções da imagem abaixo, ele funciona tb. (até agora ninguém testou para se ter certeza)


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    #14 emerson alves

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  • Postado 12 maio 2008 - 20:01

    blink.gif mudando para 2 cilindros funfa certo?o meu tem 2,4 e se nao me engano 6 ou 8 cilindros,mudei para todos e a mesma coisa.sempre mil giros a menos
    *Criar Juizo?!? ..........Mas o que ele come ????? :P
    fotos do meu celta http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?ui...76933&aid=1

    #15 Cokee

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  • Postado 13 maio 2008 - 08:19

    QUOTE(emerson alves @ May 12 2008, 09:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    blink.gif mudando para 2 cilindros funfa certo?o meu tem 2,4 e se nao me engano 6 ou 8 cilindros,mudei para todos e a mesma coisa.sempre mil giros a menos


    quando tá desligado o ponteiro fica no zero ?
    o fica mais pra baixo ??

    se ele fica mais pra baixo vc tem que puxar ele pra cima..
    gira ele ateé o fim e coloca ele no lugar certo..

    jeitinho brasileiro  laugh.gif
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    #16 Rafiuski

    Rafiuski

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  • Postado 13 maio 2008 - 10:31

    QUOTE(Cokee @ May 11 2008, 01:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Rafiuski @ May 11 2008, 12:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Belo de um tutorial... Poderia fixar esse topico!!! Parabens aew Evers!!!


    valeu.. tomara que ajude esse povo q ta precisando =D

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    Quanto vc cobra pra fazer esse serviço Evers?! uAuhUHAuhuah!!!
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    #17 Cokee

    Cokee

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  • Postado 13 maio 2008 - 11:02

    QUOTE(Rafiuski @ May 13 2008, 11:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Cokee @ May 11 2008, 01:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Rafiuski @ May 11 2008, 12:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Belo de um tutorial... Poderia fixar esse topico!!! Parabens aew Evers!!!


    valeu.. tomara que ajude esse povo q ta precisando =D

    falo Negão  thumbsup.gif


    Quanto vc cobra pra fazer esse serviço Evers?! uAuhUHAuhuah!!!


    Cobro Uma coca e um tempo perdido falando bestera e dando risada..  laugh.gif

    kkk, afins ? eu brinco de fala bestera qdo to inspirado hauishia
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    #18 titi_design

    titi_design

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  • Postado 23 maio 2008 - 20:50

    E ai meu velho!
    meu conta giros é da serie smok e tem três indicações... 3, 4 e 6
    qual dessas é para celta 2005 VHC ??? deixei no 4 que é o numero de cilindros. correto?

    abraço

    #19 elismar

    elismar

      Velha Guarda

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  • Postado 24 maio 2008 - 10:46

    Lembrando que esse esquema nao funciona pra Celta MPFi. Os atuais VHC sao os que possuem bobina dupla, por isso o uso de dois diobos para pegar o sinal da rotaçao.

    O instrumento tambem tem que ser para 4 cilindros.

    #20 emerson alves

    emerson alves

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  • Postado 24 maio 2008 - 13:54

    QUOTE(elismar @ May 24 2008, 10:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Lembrando que esse esquema nao funciona pra Celta MPFi. Os atuais VHC sao os que possuem bobina dupla, por isso o uso de dois diobos para pegar o sinal da rotaçao.

    O instrumento tambem tem que ser para 4 cilindros.

    nono.gif engano seu meu caro!!!!!
    o meu é mpfi e tem bobina dupla
    *Criar Juizo?!? ..........Mas o que ele come ????? :P
    fotos do meu celta http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?ui...76933&aid=1



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