Transmissor FM - Escuto o motor do carro (interferência)
Postado 26 maio 2008 - 21:15
Valeu !
Postado 26 maio 2008 - 22:46
Valeu !
Acontece mesmo amigo, geralmente é por causa da qualidade do transmissor.

Postado 27 maio 2008 - 07:16
Postado 27 maio 2008 - 08:13
Postado 27 maio 2008 - 09:17
s a grana tah apertada MSM, pega teu player e leva num eletronico q ele puxa as saidas auxiliares pra vc (geralmente matando o AM)
[]s
Tigra Clube Brasil
Postado 27 maio 2008 - 09:24
São transmissores na faixa dos Giga Herts (celulares e telefones sem fio de última geração).
O problema é q a potência desses transmissores de FM se dá na ordem de miliwatts e com isso, qquer probleminha já é sentido no som.
Realmente o projeto desses transmissores é muito tosco, pois eles não aceitam bem a variação de voltagem, ou seja, tem de ser fixa em 12v. Mudou para 12,5, 13 ou 13,5 volts, já sai da frequencia.
Outro problema é o próprio aterramento, pois a entrada amplificadora de áudio do transmissor tem q estar literalmente blindada para não receber sinal RF (rádio frequencia) reverso, o q conhecemos por sobre alimentação.
E por último, a regulagem do mesmo tem q ser bem feita, tb para não haver retorno de RF.
Mas não se esqueça de ver tb a parte de antena e fiação dos falantes do seu som, pois se esses itens não estiverem bem aterrados/blindados, ocorre uma alimentação de RF pelos mesmos que no som é amplificada e causa um ronco muito chato.
Uma gambis a ser feita é na entrada de energia do transmissor colocar um capacitor eletrolítico de uns 470uF polarizando positivo e negativo corretamente e um capacitor cerâmico de 100nF. Pelo menos qdo mexia com tranmissor caseiro de FM eram soluções que eliminavam qquer ruído originado pela linha de energia.
abs
Postado 27 maio 2008 - 10:10
São transmissores na faixa dos Giga Herts (celulares e telefones sem fio de última geração).
O problema é q a potência desses transmissores de FM se dá na ordem de miliwatts e com isso, qquer probleminha já é sentido no som.
Realmente o projeto desses transmissores é muito tosco, pois eles não aceitam bem a variação de voltagem, ou seja, tem de ser fixa em 12v. Mudou para 12,5, 13 ou 13,5 volts, já sai da frequencia.
Outro problema é o próprio aterramento, pois a entrada amplificadora de áudio do transmissor tem q estar literalmente blindada para não receber sinal RF (rádio frequencia) reverso, o q conhecemos por sobre alimentação.
E por último, a regulagem do mesmo tem q ser bem feita, tb para não haver retorno de RF.
Mas não se esqueça de ver tb a parte de antena e fiação dos falantes do seu som, pois se esses itens não estiverem bem aterrados/blindados, ocorre uma alimentação de RF pelos mesmos que no som é amplificada e causa um ronco muito chato.
Uma gambis a ser feita é na entrada de energia do transmissor colocar um capacitor eletrolítico de uns 470uF polarizando positivo e negativo corretamente e um capacitor cerâmico de 100nF. Pelo menos qdo mexia com tranmissor caseiro de FM eram soluções que eliminavam qquer ruído originado pela linha de energia.
abs
A parte do rádio do carro creio que esteja legal pois isso só acontece quando escuto o som vindo do meu transmissor com mp3 player. Creio que esse ruído seja inserido pela alimentação (energia) do transmissor que é aquele acendedor 12 V do painel do carro. Creio que o aterramento dessa tomado (acendedor) não é bem feito e o filtro de entrada da alimentação do transmissor não deve ser bem projetado. Essa gambiarra teria que ser feita no circuito do transmissor e acho que vou me aventurar (tá ruím mesmo!). Você têm algum esquemático resumido dessa "gambis" ?
Valeu !
Postado 27 maio 2008 - 13:27
Me lembro de algo do tipo que o capacitor eletrolítico era polarizado e o (+) dele vc ligava na entrada de energia (+) do aparelho e o (-) na entrada negativa do aparelho.
Já o capacitor cerâmico de 100nf não tem polarização e deve ser ligado em paralelo com o capacitor eletrolítico.
Vc poderia também como teste, puxar um fio blindado direto da bateria do carro. Faça uma instalação provisória mesmo passando o fio pela porta do passageiro. Se o ruído diminuir ou sumir, é a tomada 12v q é zoada.
E outra, algumas frequências de FM apresentam interferência mesmo, até por outras rádios.
Saiba que alguns rádios e receptores ao realizarem a recepção das estações de FM geram um sinal, conhecido como harmônica numa outra frequencia do dial (não me lembro se era abaixo ou acima). Mas me lembro algo do tipo que num rádio eu sintonizada 96,1 e dava um sinal de 106Mhz. Isso era com os sintonizadores analógicos.
Já os novos sintonizadores, digitais (PLL) não sei se ocorre isso, creio q sim.
Bem, em resumo, pode ser algum interferência mínima proveniente do próprio rádio. Tente ver se esse seu transmissor permite vc utilizar outra frequencia.
abs
PS: Bons tempos em q os rádios pegavam desde 87,5 e alguns iam até 108,5. Hoje começam em 88,1 e vão até 107,9. O dial está lotado e não tem mais espaço.
Postado 27 maio 2008 - 14:06
Esses transmissores tem muita interferência no meio, e a grande maioria não tem um supressor de ruídos na saída.
[ som | rodas | pneus | molas | xenon K2 | acessórios ]

...a única loja virtual especializada em som de qualidade!!
Postado 27 maio 2008 - 14:10
Me lembro de algo do tipo que o capacitor eletrolítico era polarizado e o (+) dele vc ligava na entrada de energia (+) do aparelho e o (-) na entrada negativa do aparelho.
Já o capacitor cerâmico de 100nf não tem polarização e deve ser ligado em paralelo com o capacitor eletrolítico.
Vc poderia também como teste, puxar um fio blindado direto da bateria do carro. Faça uma instalação provisória mesmo passando o fio pela porta do passageiro. Se o ruído diminuir ou sumir, é a tomada 12v q é zoada.
E outra, algumas frequências de FM apresentam interferência mesmo, até por outras rádios.
Saiba que alguns rádios e receptores ao realizarem a recepção das estações de FM geram um sinal, conhecido como harmônica numa outra frequencia do dial (não me lembro se era abaixo ou acima). Mas me lembro algo do tipo que num rádio eu sintonizada 96,1 e dava um sinal de 106Mhz. Isso era com os sintonizadores analógicos.
Já os novos sintonizadores, digitais (PLL) não sei se ocorre isso, creio q sim.
Bem, em resumo, pode ser algum interferência mínima proveniente do próprio rádio. Tente ver se esse seu transmissor permite vc utilizar outra frequencia.
abs
PS: Bons tempos em q os rádios pegavam desde 87,5 e alguns iam até 108,5. Hoje começam em 88,1 e vão até 107,9. O dial está lotado e não tem mais espaço.
Tenho 99% de certeza que é o acendedor 12 V que é zuado. Não creio que esse transmissor "Tabajara" tenha algum filtro de linha decente na entrada dos 12 V. Onde moro só tem uma (acredite) estação de rádio em 90,0 e sintonizo o transmissor, por exemplo, em 105,0 (posso sintonizar em qualquer frequência). Logo, não pode ser interferência de outras estações mais fortes.
Vou tentar puxar esse fio direto da bateria para testar. Vamos ver o que dá.
Postado 28 maio 2008 - 10:52
Valeu!
Postado 28 maio 2008 - 13:06
Valeu!
É meia-boca esse filtro. Já tive um q coloquei no meu som e não ajudou muito. Mas, vc é quem sabe.
O bicho vai ficar meio apertado dentro do console do carro.
abs
Postado 28 maio 2008 - 15:01
abs
Putz... aí é triste. Se é meia boca acho que não rola. Melhorou alguma coisa ?
Abs
Postado 01 junho 2008 - 19:09
abs
Putz... aí é triste. Se é meia boca acho que não rola. Melhorou alguma coisa ?
Abs
Melhorar, melhorou, mas foi muito pouco.
abs
Postado 03 junho 2008 - 11:14
Postado 03 junho 2008 - 13:14
Se fizer a ligação bem feita, não há problema.
No meu, o som original da Kenwood se encaixa certinho com o chicote do carro, o problema é q a alimentação do rádio tb só funciona com a ignição ligada. Apenas o fio da memória do rádio fica energizado o tempo todo. Fiz um jumper entre esse fio energizado e o fio da entrada do som. Ficou perfeito.
abs
Postado 10 junho 2008 - 09:18
Valeu !
Já fez o teste em ligar na caixa de fusivel ou direto na bateria???
Postado 10 junho 2008 - 13:11
A única interferência que dá, eh qdo passo pela Av. Paulista, lah eh lotado de antena de trasmissão...hehehe
Oq eu tenho eh igual deste anuncio do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747...nota-fiscal-_JM
Eu mesmo fiz a instalação dele no meu carro, eu liguei ele direto no acendedor de cigarro, como eu sou fumante eu sempre uso o acendedor e se o Transmissor estiver ligado não dá neh...rsrsrs
Abraços
Celta Clube - SP
Máfia Team
Mais vale um e-mail com vírus do que uma carta com ANTRAX...
Similar Topics
| Tópico | Fórum | Criado por | Estatísticas | Última Postagem | |
|---|---|---|---|---|---|
GM reconhece os beneficios do volante do motor aliviado |
Mecânica e Preparação. | wgc |
|
|
|
Abre a porta do carro e outro bate, quem tem razão? |
Legislação. | Alice Pinel |
|
|