Ir para conteúdo

- - - - -

Transmissor FM - Escuto o motor do carro (interferência)

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
17 respostas neste tópico

#1 maurorj

maurorj

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 14141
  • 65 posts
    • :
  • UF:SELECIONE UF
  • Carro:SELECIONE, , , ,
  • Ano/Modelo:SELECIONE
  • Postou: vez neste tópico
  • Postado 26 maio 2008 - 21:15

Pessoal, comprei um transmissor FM (liga no acendedor 12V do carro) para escutar mp3 no som do carro. Basta sintonizar a mesma frequência do transmisssor e no rádio do carro. Só que quando ligo o motor do carro, já era ! Dá interferência e fico escutando o barulho do motor do carro. O que pode ser isso ? É normal ? Será cabo de vela ?
    Valeu !

#2 tbreda

tbreda

Velha Guarda

• Velha Guarda
      • ID do Membro: 328
    • 8385 posts
      • Tempo Online: 42m 8s
  • Postado 26 maio 2008 - 22:46

QUOTE(maurorj @ May 26 2008, 09:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Pessoal, comprei um transmissor FM (liga no acendedor 12V do carro) para escutar mp3 no som do carro. Basta sintonizar a mesma frequência do transmisssor e no rádio do carro. Só que quando ligo o motor do carro, já era ! Dá interferência e fico escutando o barulho do motor do carro. O que pode ser isso ? É normal ? Será cabo de vela ?
    Valeu !

Acontece mesmo amigo, geralmente é por causa da qualidade do transmissor.

#3 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43076 posts
      • Tempo Online: 40Dias 8h 48m 22s
  • Postado 27 maio 2008 - 07:16

ou aterramento
    Imagem Postada

#4 HENRIK

HENRIK

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 20947
    • 119 posts
      • :
  • Postado 27 maio 2008 - 08:13

ja ouvi falar muito mal desse negocio,so mais comprar um h buster msm...rsrsrsrs...

#5 will_santana

will_santana

Celta Spirit

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 9434
    • 681 posts
      • :
  • Postado 27 maio 2008 - 09:17

eh mais barato e eficiente vc comprar 1 player fuleiro tipo um hbuster com entrada usb, sd, auxiliar e q toca cd d mp3 q fazer isso

s a grana tah apertada MSM, pega teu player e leva num eletronico q ele puxa as saidas auxiliares pra vc (geralmente matando o AM)

[]s
    Will Santana
    Tigra Clube Brasil

#6 apulschen

apulschen

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 784
    • 3146 posts
      • :
  • Postado 27 maio 2008 - 09:24

Esses transmissores de FM de carro já estão com novos substitutos no mercado.

São transmissores na faixa dos Giga Herts (celulares e telefones sem fio de última geração).

O problema é q a potência desses transmissores de FM se dá na ordem de miliwatts e com isso, qquer probleminha já é sentido no som.

Realmente o projeto desses transmissores é muito tosco, pois eles não aceitam bem a variação de voltagem, ou seja, tem de ser fixa em 12v. Mudou para 12,5, 13 ou 13,5 volts, já sai da frequencia.

Outro problema é o próprio aterramento, pois a entrada amplificadora de áudio do transmissor tem q estar literalmente blindada para não receber sinal RF (rádio frequencia) reverso, o q conhecemos por sobre alimentação.

E por último, a regulagem do mesmo tem q ser bem feita, tb para não haver retorno de RF.

Mas não se esqueça de ver tb a parte de antena e fiação dos falantes do seu som, pois se esses itens não estiverem bem aterrados/blindados, ocorre uma alimentação de RF pelos mesmos que no som é amplificada e causa um ronco muito chato.

Uma gambis a ser feita é na entrada de energia do transmissor colocar um capacitor eletrolítico de uns 470uF polarizando positivo e negativo corretamente e um capacitor cerâmico de 100nF. Pelo menos qdo mexia com tranmissor caseiro de FM eram soluções que eliminavam qquer ruído originado pela linha de energia.

abs
    DESISTENTE

#7 maurorj

maurorj

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 65 posts
      • :
  • Postado 27 maio 2008 - 10:10

QUOTE(apulschen @ May 27 2008, 10:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Esses transmissores de FM de carro já estão com novos substitutos no mercado.

São transmissores na faixa dos Giga Herts (celulares e telefones sem fio de última geração).

O problema é q a potência desses transmissores de FM se dá na ordem de miliwatts e com isso, qquer probleminha já é sentido no som.

Realmente o projeto desses transmissores é muito tosco, pois eles não aceitam bem a variação de voltagem, ou seja, tem de ser fixa em 12v. Mudou para 12,5, 13 ou 13,5 volts, já sai da frequencia.

Outro problema é o próprio aterramento, pois a entrada amplificadora de áudio do transmissor tem q estar literalmente blindada para não receber sinal RF (rádio frequencia) reverso, o q conhecemos por sobre alimentação.

E por último, a regulagem do mesmo tem q ser bem feita, tb para não haver retorno de RF.

Mas não se esqueça de ver tb a parte de antena e fiação dos falantes do seu som, pois se esses itens não estiverem bem aterrados/blindados, ocorre uma alimentação de RF pelos mesmos que no som é amplificada e causa um ronco muito chato.

Uma gambis a ser feita é na entrada de energia do transmissor colocar um capacitor eletrolítico de uns 470uF polarizando positivo e negativo corretamente e um capacitor cerâmico de 100nF. Pelo menos qdo mexia com tranmissor caseiro de FM eram soluções que eliminavam qquer ruído originado pela linha de energia.

abs

A parte do rádio do carro creio que esteja legal pois isso só acontece quando escuto o som vindo do meu transmissor com mp3 player. Creio que esse ruído seja inserido pela alimentação (energia) do transmissor que é aquele acendedor 12 V do painel do carro. Creio que o aterramento dessa tomado (acendedor) não é bem feito e o filtro de entrada da alimentação do transmissor não deve ser bem projetado. Essa gambiarra teria que ser feita no circuito do transmissor e acho que vou me aventurar (tá ruím mesmo!). Você têm algum esquemático resumido dessa "gambis" ?
    Valeu !

#8 apulschen

apulschen

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 3146 posts
      • :
  • Postado 27 maio 2008 - 13:27

Infelizmente não tenho mais o esquema.

Me lembro de algo do tipo que o capacitor eletrolítico era polarizado e o (+) dele vc ligava na entrada de energia (+) do aparelho e o (-) na entrada negativa do aparelho.

Já o capacitor cerâmico de 100nf não tem polarização e deve ser ligado em paralelo com o capacitor eletrolítico.

Vc poderia também como teste, puxar um fio blindado direto da bateria do carro. Faça uma instalação provisória mesmo passando o fio pela porta do passageiro. Se o ruído diminuir ou sumir, é a tomada 12v q é zoada.

E outra, algumas frequências de FM apresentam interferência mesmo, até por outras rádios.

Saiba que alguns rádios e receptores ao realizarem a recepção das estações de FM geram um sinal, conhecido como harmônica numa outra frequencia do dial (não me lembro se era abaixo ou acima). Mas me lembro algo do tipo que num rádio eu sintonizada 96,1 e dava um sinal de 106Mhz. Isso era com os sintonizadores analógicos.
    Já os novos sintonizadores, digitais (PLL) não sei se ocorre isso, creio q sim.

Bem, em resumo, pode ser algum interferência mínima proveniente do próprio rádio. Tente ver se esse seu transmissor permite vc utilizar outra frequencia.

abs

PS: Bons tempos em q os rádios pegavam desde 87,5 e alguns iam até 108,5. Hoje começam em 88,1 e vão até 107,9. O dial está lotado e não tem mais espaço.
    DESISTENTE

#9 Capone_R2audio

Capone_R2audio

Patrocinador

• Patrocinador
      • ID do Membro: 469
    • 1384 posts
      • Tempo Online: 15h 6m 28s
  • Postado 27 maio 2008 - 14:06

Celta já é um baita gerador de ruídos ambulante!
    Esses transmissores tem muita interferência no meio, e a grande maioria não tem um supressor de ruídos na saída.

[ som | rodas | pneus | molas | xenon K2 | acessórios ]
    Imagem Postada
    ...a única loja virtual especializada em som de qualidade!!

#10 maurorj

maurorj

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 65 posts
      • :
  • Postado 27 maio 2008 - 14:10

QUOTE(apulschen @ May 27 2008, 02:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Infelizmente não tenho mais o esquema.

Me lembro de algo do tipo que o capacitor eletrolítico era polarizado e o (+) dele vc ligava na entrada de energia (+) do aparelho e o (-) na entrada negativa do aparelho.

Já o capacitor cerâmico de 100nf não tem polarização e deve ser ligado em paralelo com o capacitor eletrolítico.

Vc poderia também como teste, puxar um fio blindado direto da bateria do carro. Faça uma instalação provisória mesmo passando o fio pela porta do passageiro. Se o ruído diminuir ou sumir, é a tomada 12v q é zoada.

E outra, algumas frequências de FM apresentam interferência mesmo, até por outras rádios.

Saiba que alguns rádios e receptores ao realizarem a recepção das estações de FM geram um sinal, conhecido como harmônica numa outra frequencia do dial (não me lembro se era abaixo ou acima). Mas me lembro algo do tipo que num rádio eu sintonizada 96,1 e dava um sinal de 106Mhz. Isso era com os sintonizadores analógicos.
    Já os novos sintonizadores, digitais (PLL) não sei se ocorre isso, creio q sim.

Bem, em resumo, pode ser algum interferência mínima proveniente do próprio rádio. Tente ver se esse seu transmissor permite vc utilizar outra frequencia.

abs

PS: Bons tempos em q os rádios pegavam desde 87,5 e alguns iam até 108,5. Hoje começam em 88,1 e vão até 107,9. O dial está lotado e não tem mais espaço.

Tenho 99% de certeza que é o acendedor 12 V que é zuado. Não creio que esse transmissor "Tabajara" tenha algum filtro de linha decente na entrada dos 12 V. Onde moro só tem uma (acredite) estação de rádio em 90,0 e sintonizo o transmissor, por exemplo, em 105,0 (posso sintonizar em qualquer frequência). Logo, não pode ser interferência de outras estações mais fortes.
    Vou tentar puxar esse fio direto da bateria para testar. Vamos ver o que dá.

#11 maurorj

maurorj

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 65 posts
      • :
  • Postado 28 maio 2008 - 10:52

Como creio que é ruído entrando pelo positivo do +12V do acendedor achei um filtro http://www.portaldosom.com/produtos_descri...igo_produto=120 e gostaria de saber se vocês acham que consigo colocar dentro do console do Prisma no pólo positivo no acendedor de cigarro. É fácil ter acesso a fiação (alimentação de energia) do acendedor de cigarrio ? Alguém já mexeu ali ?
    Valeu!

#12 apulschen

apulschen

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 3146 posts
      • :
  • Postado 28 maio 2008 - 13:06

QUOTE(maurorj @ May 28 2008, 10:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Como creio que é ruído entrando pelo positivo do +12V do acendedor achei um filtro http://www.portaldosom.com/produtos_descri...igo_produto=120 e gostaria de saber se vocês acham que consigo colocar dentro do console do Prisma no pólo positivo no acendedor de cigarro. É fácil ter acesso a fiação (alimentação de energia) do acendedor de cigarrio ? Alguém já mexeu ali ?
    Valeu!

É meia-boca esse filtro. Já tive um q coloquei no meu som e não ajudou muito. Mas, vc é quem sabe.

O bicho vai ficar meio apertado dentro do console do carro.

abs
    DESISTENTE

#13 maurorj

maurorj

Auto Escola

• Socio CeltaClube
    • 65 posts
      • :
  • Postado 28 maio 2008 - 15:01

QUOTE(apulschen @ May 28 2008, 01:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    É meia-boca esse filtro. Já tive um q coloquei no meu som e não ajudou muito. Mas, vc é quem sabe.
    abs

Putz... aí é triste. Se é meia boca acho que não rola. Melhorou alguma coisa ?
    Abs

#14 apulschen

apulschen

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 3146 posts
      • :
  • Postado 01 junho 2008 - 19:09

QUOTE(maurorj @ May 28 2008, 03:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(apulschen @ May 28 2008, 01:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    abs

Putz... aí é triste. Se é meia boca acho que não rola. Melhorou alguma coisa ?
    Abs

Melhorar, melhorou, mas foi muito pouco.

abs
    DESISTENTE

#15 andersonrn

andersonrn

Celta Life

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 12553
    • 113 posts
      • :
  • Postado 03 junho 2008 - 11:14

Deixa tirar outra duvida ..no meu caso a minha tomada de 12 v so funciona com a  chave ligada, e para ouvir o som com esses transmissor de fm, não rola de ficar com a chave desligada , será que tem problema de deixar ativa a tomada o tempo todo ? para não preicsar ficar com a ignição ativa e o carro parado ?

#16 apulschen

apulschen

Celta Super

• Socio CeltaClube
    • 3146 posts
      • :
  • Postado 03 junho 2008 - 13:14

QUOTE(andersonrn @ Jun 3 2008, 11:14 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Deixa tirar outra duvida ..no meu caso a minha tomada de 12 v so funciona com a  chave ligada, e para ouvir o som com esses transmissor de fm, não rola de ficar com a chave desligada , será que tem problema de deixar ativa a tomada o tempo todo ? para não preicsar ficar com a ignição ativa e o carro parado ?

Se fizer a ligação bem feita, não há problema.

No meu, o som original da Kenwood se encaixa certinho com o chicote do carro, o problema é q a alimentação do rádio tb só funciona com a ignição ligada. Apenas o fio da memória do rádio fica energizado o tempo todo. Fiz um jumper entre esse fio energizado e o fio da entrada do som. Ficou perfeito.

abs
    DESISTENTE

#17 Fabinho_1

Fabinho_1

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 20908
    • 29 posts
      • :
  • Postado 10 junho 2008 - 09:18

QUOTE(maurorj @ May 26 2008, 09:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Valeu !

Já fez o teste em ligar na caixa de fusivel ou direto na bateria???
    Fabinho Silva

#18 Kenji

Kenji

Celta Elite

• Celta Elite
      • ID do Membro: 9724
    • 277 posts
      • Tempo Online: 4h 6m 10s
  • Postado 10 junho 2008 - 13:11

Cara eu tenho um transmissor de Fm no meu carro e naum dá nenhuma interferência ( barulho do motor do carro ). Uso ele na freqüência 88.5 - FM. Na AM nunca usei...

A única interferência que dá, eh qdo passo pela Av. Paulista, lah eh lotado de antena de trasmissão...hehehe

Oq eu tenho eh igual deste anuncio do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747...nota-fiscal-_JM

Eu mesmo fiz a instalação dele no meu carro, eu liguei ele direto no acendedor de cigarro, como eu sou fumante eu sempre uso o acendedor e se o Transmissor estiver ligado não dá neh...rsrsrs

Abraços

Fábio Kenji
    Celta Clube - SP
    Máfia Team

Mais vale um e-mail com vírus do que uma carta com ANTRAX...

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem