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Instalação da polia e do volante


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187 respostas neste tópico

#61 overspeed

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    Velha Guarda

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  • Postado 16 setembro 2008 - 14:04

    A primeira coisa a olhar é o óleo... e pior...se andou sem pode ter já desgastado alguma engrenagem... aí só substituindo mesmo...



    #62 Gouki

    Gouki

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  • Postado 16 setembro 2008 - 14:30

    QUOTE(MaxCWB @ Sep 16 2008, 01:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Já viu o nível do óleo né?

    O nivel ainda não vi, mas coloquei mais um litro ontem, sendo que não deve ter chegado a meio litro de perda na hora da troca.

    QUOTE(overspeed @ Sep 16 2008, 02:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    A primeira coisa a olhar é o óleo... e pior...se andou sem pode ter já desgastado alguma engrenagem... aí só substituindo mesmo...

    Não andou sem óleo, mesmo pq ainda tinha la, e um pouco do que vazou conseguimos guardar e recolocar quando finalizamos.
    Ja olhei e não tem vazamento. Pelo menos com o carro parado ( verifiquei depois de ter passado umas 18 horas na garagem )

    #63 Rafael Kiss

    Rafael Kiss

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  • Postado 16 setembro 2008 - 17:08

    Ahee pessoal!!!

    Realmente foi um ato quase que espiritual! HuaUAh!
    Foi um belíssimo trabalho em equipe, todos dedicados e motivados pelo novo aprendizado que tínhamos pela frente!

    A felicidade em acelerar o carro depois e curtir o novo comportamento fizeram valer caba minuto de esforço!
    Foi SHOW!!

    Fiz um set de fotos no Flickr, mostrando o processo, deem uma olhada:
    http://www.flickr.com/photos/27491884@N03/...57607326801694/

    Se eu faria de novo??
    Quando, esse sabadão?? Tamos ahe!!
    =-D

    Abraçãozão pessoal!!!!
    Rafael Kiss
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    #64 Gouki

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  • Postado 16 setembro 2008 - 19:08

    QUOTE(Rafael Kiss @ Sep 16 2008, 05:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Se eu faria de novo??
    Quando, esse sabadão?? Tamos ahe!!
    =-D

    É mesmo? Então a gente vai fuçar pra ver que raio de barulho é esse.... Além da polia regulavel

    E ai?

    #65 Black

    Black

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  • Postado 16 setembro 2008 - 19:27

    QUOTE(Gouki @ Sep 16 2008, 07:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Rafael Kiss @ Sep 16 2008, 05:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Se eu faria de novo??
    Quando, esse sabadão?? Tamos ahe!!
    =-D

    É mesmo? Então a gente vai fuçar pra ver que raio de barulho é esse.... Além da polia regulavel

    E ai?


    Este sábado eu não posso, domingo que tal?
    E da uma verificada no nível de óleo, as vezes é isso, se quiser passar aqui num dia a noite, nós podemos verificar!


    Imagem Postada


    #66 MaxCWB

    MaxCWB

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  • Postado 16 setembro 2008 - 19:54

    Só pra informar:

    O meu barulho parece um monte de arruela solta vibrando.

    O barulho só aparece a 1850 a 2050 rpm, com o motor quente, quase nada na terceira marcha, na um pouco na quarta e na quinta marcha. Se só encostar o pé ele quase não faz barulho, aumenta se pisar no acelerador (óbvio pq vibra mais).

    A frequencia não é repetitiva de acordo com a rotação (como tucho, saia, etc), a freq. aumenta quando pisa + no acelerador.

    Resumindo: pra mim é algo que vibra, mas não sei exatamente o que vibra. Por ter pisado na embreagem e ter parado o barulho (sem desacoplar motor/caixa), eu acho que é alguma coisa no rolamento ou garfo. Pode ser platô, mas acho meio remota a possibilidade. Ainda não olhei aquela chapinha de proteção, mas não parece ser ela. Pensei também no "miolinho" do disco da embreagem, trepidando, aquilo era bem folgado... mas ainda prefiro por a culpa no rolamento.

    Como o barulho existia no original, algo me leva a crer que está relacionado com algum desgaste ou folga. Não acho que seja algo dentro da caixa e sim fora dela.

    Abs!





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    #67 overspeed

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  • Postado 16 setembro 2008 - 19:58

    Max, isso que vc descreveu me lembrou escape e/ou protetor de carter... as vezes algum suporte metálico frouxo...   e é um PARO descobrir exatamente oque é... precisa por na valeta e ficar olhando e olhando e olhando

    #68 Marcelo d'Paula

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  • Postado 17 setembro 2008 - 02:47

    QUOTE(Gouki @ Sep 16 2008, 01:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Ou eu sou um asno ou não tem sentido esse lance de transferencia de vibração do motor ao volante.


    Desculpe... não queria lhe ofender, mas existe sim esse lance de transferencia de vibração do motor ao volante.... Agora o que está acontecendo no seu carro fica dificil saber à distância.... foi por isso que eu falei para analisarem o ruido atentando para a possivel consequencia, do ponto de vista mecanico, de se ter diminuido a massa girante do volante.

    QUOTE(Gouki @ Sep 16 2008, 01:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Olha só: vamos aos fatos :

    - O barulho é de engrenagem. Não é de algo vibrando.


    Vc já pensou q: se o torque do motor varia no tempo, os dentes das engrenagens batem "indo e voltando" nos dentes adjacentes do seu par?

    QUOTE
    - Acontece SÓ QUANDO é aplicado força na marcha. Pode ser em alta ou em baixa.


    Vc já pensou que quando vc aplica torque, ou a força motriz do motor com um volante mais leve, esse torque mais vibratório pode provocar o fenômeno?

    QUOTE
    - Se eu tiver a 20 por hora ( velô de 2 ª marcha ), e colocar a 3 ª, pode ocorrer duas situações:
               -   Se eu acelerar, que seja um quarto do acelerador ou mais, o barulho ja rola, e aumenta se eu pisar mais, pois eu esterei exigindo força no sistema pra subir. Mas ele estabiliza ao passo que a marcha não precisara de tanta força pra se desenvolver.
               -   Se eu colocar o pé bem de leve no acelerador, de modo que as engrenagens não recebam força, ou seja, só pra manter a velo e subir devagarinho, não acontece o barulho.

    Desculpe a ignorancia, mas eu insisto que seja problema de regulagem... Eu focaria no garfo ( que recebeu força na hora de segurar a embreagem e motor) , e na montagem do cj de embreagen, plato, volante e rolamento ( que incluem cabeamento de controle e cabeçotes de movimentação do cj ).

    Tem alguem ai q entenda do cj de embreagem?

    Kd a galera da HPower?


    O q vc quer saber especificamente sobre embreagem? Existe um conjunto de molas associadas ao disco, por exemplo, q serve para amortecer as variações de conjugado quando ela é mais pulsada ou mais brusca, tipo quando se tira de vez o pé da embreagem.





    Isso é caracteristico em embreagens monodisco a seco, e esse conjunto com as molas permitem um jogo entre a parte motriz (motor) e a parte movida (caixa). Se seu motor estiver com um torque mais vibrado, esse conjunto pode estar sendo mais solicitado.... Mas nada q venha dar problemas, pelo menos eu acredito q não.


    Foi por isso q eu pedi pra vc prestar atenção nesse novo barulho.... se está tudo montado certo conforme vcs mesmo falaram e a alteração foi no volante então.... mas ve ai, de repente vc passou num buraco e o defletor do escapamento está vibrando com o rolar do carro.... ou esqueceram de apertar algum parafuso.... algum coxim do motor por exemplo....





    #69 MaxCWB

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  • Postado 17 setembro 2008 - 08:27

    QUOTE(overspeed @ Sep 16 2008, 07:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Max, isso que vc descreveu me lembrou escape e/ou protetor de carter... as vezes algum suporte metálico frouxo...   e é um PARO descobrir exatamente oque é... precisa por na valeta e ficar olhando e olhando e olhando


    Pois eh... quero ver se paro um dia e vejo o que é. Lembro também que o barulho aumentou quando eu adiantei o ponto, também pelo fato de fazer o motor vibrar mais. Enfim, deve ser algo frouxo ou com folga mesmo, quando colocar o volante mais leve eu vejo o que é... to me lembrando que pode ser algum suporte do varão de acionamento tbm, aquilo tava com bastante folga, vou analisar pra ver se tem alguma ligação, assim como conferir o aperto dos parafusos do cárter e os alumínios do escape... vamos ver se descubro de onde vem esse barulhinho, se bem que nem fico mto impressionado com barulho =P kkkkkk.


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    #70 .Allan.

    .Allan.

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  • Postado 17 setembro 2008 - 08:46

    Nao entendi direito q barulho eh esse nao, quando faz, quando nao faz e como ele se parece.. eh barulho de metal?? rangendo, se batendo, solto?? o barulho so acontece dependendo da rotacao ou quando vc pisa mais/menos tambem??

    Mas enfim.. independente das respostas, seria uma boa pedir pra alguem acelerar o carro e vc ficar abaixado do lado de fora pra saber exatamente de onde vem esse barulho (alias, o barulho acontece em marcha lenta, acelerando? se engatar o carro com ele parado e freiado e for soltando a embreagem devagar deixando quase o carro morrer o barulho acontece??)

    Sinceramente nao faço muita ideia do q seja, mas acredito q assim como num carro original, quando engatamos uma marcha muito alta pra rotacao em q o motor esta o carro reclama (pq exige mais de toda a parte mecanica), com o volante aliviado ele vai exigir a mesma coisa dessas partes mas com a diferenca q vc nao vai ter a inercia acumulada pra dar aquele tapa nas partes girantes.

    Com isso, quando se engata uma marcha mais alta fora da rotacao devida, essas partes vao ter q fazer o trabalho sozinhas.. e pode ser dai q vem o barulho.

    Faça alguns testes pra saber se o barulho vem da caixa de marcha ou da embreagem.

    #71 Rafael Kiss

    Rafael Kiss

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  • Postado 17 setembro 2008 - 09:14

    QUOTE(Gouki @ Sep 16 2008, 07:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    É mesmo? Então a gente vai fuçar pra ver que raio de barulho é esse.... Além da polia regulavel
    E ai?


    Óia que rapaiz abusado!!
    Huahuau!

    Nesse FDS não estarei em SP, vou viajar...

    Quanto ao barulho, sinceramente, eu não acredito ser nada que cause risco a segurança nem a durabilidade do carro.
    Nós alteramos drasticamente o peso do volante, isso mudou o balanceamento do conjunto móvel (virabrequin, bielas, pistões, anéis...) fazendo com que se sinta muito mais sensivelmente o momento exato de torque dos pistões no carro todo, pois não temos mais a energia acumulada no volante pra amortecer isso.

    Na minha opinião, esse som vem do fato de tudo estar vibrando mais, é consequencia simples da preparação que foi feita.

    O correto, se o procurado é o perfeiccionismo, seria desmontar o miolo todo e balanceá-lo novamente em conjunto com o novo volante em uso.
    Isso diminuiria o ruido, mas também não resolveria 100% essa nova característica do motor.
    O custo disso seria proibitivo pro projeto em questão, uma vez que passaria fácil dos R$ 1.000,00 e não estamos procurando um projeto que esteja nesse nível de detalhe.

    Se eu não tivesse montado o carro e testado ele depois, ficaria preocupado, mas como o comportamento do carro está perfeito, não acredito que estamos em algum tipo de risco.

    O válido na minha opinião é a checagem do nível do óleo de câmbio (pra precaução, pois eu rodei sem óleo já, o black tb, e nossos câmbios estão prefeitos) e podemos ficar sossegados.

    Outra coisa que mereceria uma checagem é o encaixe do semieixo do lado do passageiro, acredito que esteja 100%, pois depois da montagem checamos, mas diante da preocupação, seria algo que eu olharia.
    Como?
    Levaria em um mecânico, e pediria pra ele olhar rapidinho.

    É isso!
    =-D

    Quanto a polia, vamos combinar!
    A gente instala, com certeza!!!

    Forte Abraço!
    Rafael Kiss
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    #72 Pyru_SP

    Pyru_SP

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  • Postado 17 setembro 2008 - 10:42

    Esse é um dos melhores e mais completos tópicos que já vi aqui no Celta Clube. Aborda técnica, conhecimento de mecânica, gente amiga...todos estão de parabéns e, por favor, continuem discutindo.

    Pyrú
    "O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Guimarães Rosa."

    #73 MaxCWB

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  • Postado 17 setembro 2008 - 11:46

    QUOTE(.Allan. @ Sep 17 2008, 08:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nao entendi direito q barulho eh esse nao, quando faz, quando nao faz e como ele se parece.. eh barulho de metal?? rangendo, se batendo, solto?? o barulho so acontece dependendo da rotacao ou quando vc pisa mais/menos tambem??

    Mas enfim.. independente das respostas, seria uma boa pedir pra alguem acelerar o carro e vc ficar abaixado do lado de fora pra saber exatamente de onde vem esse barulho (alias, o barulho acontece em marcha lenta, acelerando? se engatar o carro com ele parado e freiado e for soltando a embreagem devagar deixando quase o carro morrer o barulho acontece??)

    Sinceramente nao faço muita ideia do q seja, mas acredito q assim como num carro original, quando engatamos uma marcha muito alta pra rotacao em q o motor esta o carro reclama (pq exige mais de toda a parte mecanica), com o volante aliviado ele vai exigir a mesma coisa dessas partes mas com a diferenca q vc nao vai ter a inercia acumulada pra dar aquele tapa nas partes girantes.

    Com isso, quando se engata uma marcha mais alta fora da rotacao devida, essas partes vao ter q fazer o trabalho sozinhas.. e pode ser dai q vem o barulho.

    Faça alguns testes pra saber se o barulho vem da caixa de marcha ou da embreagem.



    Aí que tá, o barulho aparece com o carro andando, em 5° marcha entre 1850 e 2050rpm, acelerador entre meia carga e carga total. Já tive um barulho parecido e era uma arruela do alternador q tava frouxa, por isso to cogitando ou o rolamento ou alguma outra coisa ali naquela região. Parece que o barulho vem dali, mas é difícil de saber porque o ruído "entra" pela borracha de isolação da caixa de direção, isso pode confundir bastante. De todo modo é algo meio previsível: volante leve, mais vibração, alguma coisa com desgaste ou frouxa começa a vibrar.... enfim, um dia descubro - kkk.


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    #74 .Allan.

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  • Postado 17 setembro 2008 - 18:51

    kkk
    se ate hoje o barulho nao prejudicou em nada no carro... aumente o som e seja feliz! kkk

    mas gouki, so o seu carro foi o felizardo de ganhar um barulho extra, alem do "alivio de peso" (e o do max), ou todos q colocaram ganharam esse barulho de brinde??

    #75 HPower

    HPower

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  • Postado 17 setembro 2008 - 21:06

    Olá

    Daqui a pouco vou contratar vcs!

    Tá adiantada a galera!

    Seguinte, o alívio do volante qdo feito corretamente NADA causa ao funcionamento do motor / cambio.

    Muito menos barulhos! Porém temos de lembrar de alguns detalhes:

    Ao montar o cambio de volta, o rolamento estava devidamente posicionado?

    A joça do garfo está encaixado direito?


    Os parafusos, TODOS estão e foram bem apertados??


    O ajuste do trambulador está correto?


    O processo de alívio foi corretamente feito, não gastaram ou aliviaram aonde não devia?


    Enfim, um barulho, ou vibração não deve ser analisado sem que o "analista" ouça  a porra do barulho!!!!

    é meio chato, mas é assim.

    podem me ligar, adicionar no MSN, mandar sinal de fumaça

    eu ajudo!

    abraços

    Celta novamente??? SIM! e por um motivo nobre...

    #76 MaxCWB

    MaxCWB

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  • Postado 18 setembro 2008 - 08:33

    QUOTE(HPower @ Sep 17 2008, 09:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Olá

    Daqui a pouco vou contratar vcs!

    Tá adiantada a galera!

    Seguinte, o alívio do volante qdo feito corretamente NADA causa ao funcionamento do motor / cambio.

    Muito menos barulhos! Porém temos de lembrar de alguns detalhes:

    Ao montar o cambio de volta, o rolamento estava devidamente posicionado?

    A joça do garfo está encaixado direito?


    Os parafusos, TODOS estão e foram bem apertados??


    O ajuste do trambulador está correto?


    O processo de alívio foi corretamente feito, não gastaram ou aliviaram aonde não devia?


    Enfim, um barulho, ou vibração não deve ser analisado sem que o "analista" ouça  a porra do barulho!!!!

    é meio chato, mas é assim.

    podem me ligar, adicionar no MSN, mandar sinal de fumaça

    eu ajudo!

    abraços


    Opa, no meu caso específico:

    - rolamento corretamente posicionado e montado, aliás é meio simples o conjunto, não tem muito o que errar... o detalhe é que meu rolamento (o que coloquei) tinha férias no encaixe, por isso acho que ele é o culpado pela vibração - hehehehe.

    ps: quando pisa na embreagem sem desacoplar, o barulho some. Cogitei folga no eixo primário da caixa... mas a caixa (motivos a parte) está com uns 35mil km, mto cedo pra abrir esse tipo de folga.

    ps2: também já troquei o óleo e nada influenciou no barulho, normalmente logo depois da troca ele ronca menos. O óleo que estou usando é 80W90 (TRM4), mais grosso que o original.

    - garfo ok, inclusive limpei e lubrifiquei todo o mecanismo. Como tem 2 buchas de plástico no eixo onde é fixo o garfo, inspecionei e não estavam com desgaste excessivo, nem o eixo.

    - todos os parafusos foram apertados com trava-rosca e torque especificado no manual, em X, etc etc etc... mas sei lá, fim de semana talvez levante ele pra dar uma inspecionada.

    - ajuste do trambulador... se vc puder me descrever onde fica isso, talvez consiga responder... pq a GM não usa essa nomenclatura, aí se for procurar onde fica, não acha. Masss enfim, o que regulei foi o varão de acionamento (liame), tudo apertado, marchas engatando certinho, etc.

    ps: cogitei também ser alguma coisa frouxa no sistema de acionamento. Forcei a alavanca em 4° e 5°, na 4° reduziu um pouquinho o barulho e na 5° não deu diff. Acho que forçando a caixa vibrava menos em 4° e o barulho reduzia. Enfim, nada ligado ao acionamento.

    - o processo de alívio foi correto, o conjunto do acionamento não foi alterado (medidas). Basicamente retira-se material das partes "mortas" com maior relevância para as bordas.


    Enfim, o barulhinho é fino, imagina q vc esqueceu uma chave de boca pequena enroscada na caixa ou um parafuso frouxo com umas 4 arruelas. Já tive um problema bemmm semelhante no AP, baixa RPM, alta carga, marcha longa... não cheguei a arrumar (roubaram antes...), mas tudo indicava que era algum tipo de folga que vibrava tbm - curiosamente também aumentou depois que trocamos a embreagem.

    Pelo barulho lembrar batida de pino, também testei colocando gasolina (ele é original gasolina e converti pra álcool), mas o barulho continuou o mesmo, arriscaria a dizer que reduziu, teria que testar mais pra saber - logo não estaria relacionado também.

    Minhas desconfianças: mancal do vira, folga nas bronzinas, folga nos balancins, folga no eixo principal da caixa, rolamento/garfo/plato/embreagem (quando pisa na embreagem, o barulho some).

    Curioso é que só faz com o motor quente, com ele frio o barulho não aparece.

    QQ dia abro denovo pra ver o que acontece - hehehe.

    Abs pra turma!


    N° 52 - 30dez2004
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    #77 .Allan.

    .Allan.

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  • Postado 18 setembro 2008 - 11:12

    Max, trambulador eh essa peça aqui:



    (peguei de um topico daqui do proprio CC: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=33485 )

    Normalmente ela eh encontrada logo embaixo do cambio.. Nos palios (meu ex carro) isso era danado de quebrar, ae algumas marchas ficavam bem dificeis de entrar ou simplesmente nao entravam.

    Desacredito q seja por ae o problema, por causa dos sintomas, mas nao custa dar uma verificada neh. wink.gif

    #78 Gouki

    Gouki

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  • Postado 18 setembro 2008 - 14:03

    QUOTE(.Allan. @ Sep 17 2008, 08:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nao entendi direito q barulho eh esse nao, quando faz, quando nao faz e como ele se parece.. eh barulho de metal?? rangendo, se batendo, solto?? o barulho so acontece dependendo da rotacao ou quando vc pisa mais/menos tambem??


    Parece-me que é um barulho proveniente das engrenagens. É como se os dentes estivessem mal encaixados ou sem óleo. Acontece quando é aplicado torque na marcha, pra subir a rotação, ou seja, quando vc engata a marcha e acelera pra desenvolver. Se vc pisar pais de 1/4 do acelerador, acontece o barulho. Se pisar de leve, não rola o barulho, mas o desenvolvimento do giro é lento. Depois que a marcha esta em alta, não acontece, ou seja, depois de 3 mil RPM.
    E isso em todas as marchas. Veja só: não é uma caracteristica de 1, 2,3,4 ou 5ª marcha, mas sim de torque aplicado pra subir o giro.

    QUOTE(.Allan. @ Sep 17 2008, 08:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Sinceramente nao faço muita ideia do q seja, mas acredito q assim como num carro original, quando engatamos uma marcha muito alta pra rotacao em q o motor esta o carro reclama (pq exige mais de toda a parte mecanica), com o volante aliviado ele vai exigir a mesma coisa dessas partes mas com a diferenca q vc nao vai ter a inercia acumulada pra dar aquele tapa nas partes girantes.
    Com isso, quando se engata uma marcha mais alta fora da rotacao devida, essas partes vao ter q fazer o trabalho sozinhas.. e pode ser dai q vem o barulho.


    Sim. Faz sentido, mesmo pq esse barulho acontecia de leve quando encaixava a 5ª estando a 50 km/h, sendo indicado para acima de 60km/h.
    Mas era algo bem leve, atenuado. Agora esse barulho acontece em todas as marchas, sempre que aplicado algum torque pra subir, como se a  velocidade minima pra subir a marcha tivesse aumentado consideravelmente. Hj, pra não rolar esse barulho, estico todas as marchas até 4 mil giros e depois troco. Assim o cj não vai sofrer tanto torque quanto se tivesse num giro mais lento.

    #79 Gouki

    Gouki

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  • Postado 18 setembro 2008 - 14:15

    QUOTE(Pyru_SP @ Sep 17 2008, 10:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Esse é um dos melhores e mais completos tópicos que já vi aqui no Celta Clube. Aborda técnica, conhecimento de mecânica, gente amiga...todos estão de parabéns e, por favor, continuem discutindo.

    Pyrú

    Tem gente que não pensa assim..!!! huahuahauhuehauheuaheuhu

    QUOTE(IS3T @ Aug 19 2008, 02:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    plus.gif

    tbm nao entendi o pq do tópico, mas fmz
    haha

    boa sorte ai

    Pois é...
    QUOTE(HPower @ Sep 17 2008, 09:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Enfim, um barulho, ou vibração não deve ser analisado sem que o \\\"analista\\\" ouça  a porra do barulho!!!!

    é meio chato, mas é assim.

    podem me ligar, adicionar no MSN, mandar sinal de fumaça

    eu ajudo!

    abraços

    Por isso mesmo vou levar o carro pra vc dar um passeio no quarteirão ainda essa semana!!!  rolleyes.gif

    QUOTE(.Allan. @ Sep 17 2008, 06:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    kkk
    se ate hoje o barulho nao prejudicou em nada no carro... aumente o som e seja feliz! kkk

    mas gouki, so o seu carro foi o felizardo de ganhar um barulho extra, alem do \\\"alivio de peso\\\" (e o do max), ou todos q colocaram ganharam esse barulho de brinde??

    É dificil responder, pois são apenas alguns entendidos no assunto ( Black , Kiss ), ou algum doido que não entende p... nenhuma que se embrenham nessas empreitadas.

    O carro do Black não tem barulho nenhum. É apenas UM caso mas ja podemos ter um parâmetro.

    QUOTE(MaxCWB @ Sep 17 2008, 11:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Aí que tá, o barulho aparece com o carro andando, em 5° marcha entre 1850 e 2050rpm, acelerador entre meia carga e carga total. Já tive um barulho parecido e era uma arruela do alternador q tava frouxa, por isso to cogitando ou o rolamento ou alguma outra coisa ali naquela região. Parece que o barulho vem dali, mas é difícil de saber porque o ruído \\\"entra\\\" pela borracha de isolação da caixa de direção, isso pode confundir bastante. De todo modo é algo meio previsível: volante leve, mais vibração, alguma coisa com desgaste ou frouxa começa a vibrar.... enfim, um dia descubro - kkk.


    EXATAMENTE!!! É isso sem por nem tirar!!! Isso pq lembro do barulho que fazia nessa circunstancia! Foi isso q disse no na resposta de cima: em quinta, com a velô a 50km/h, ou seja, é aplicado maior torque na marcha e, por ser uma engrenagem menor, sofre mais e reclama com o barulho.

    Max, esse barulho não daria pra confundir com engrenagens sem óleo ou com areia?
    Se for o mesmo barulho, creio que achamos o problema: região do rolamento. Lembro bem que, ainda que tenha sido um novo cj ( embreagem, platô e rolamento ), o Kiss teve uma certa dificuldade em encaixar o novo rolamento.

    Assim que der um tempo, vou levar o carro pro Cris da HPower pra ele ver o barulho.

    ( realmente o tópico esta show de bola )

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  • Postado 18 setembro 2008 - 16:21

    QUOTE(Gouki @ Sep 18 2008, 02:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    É dificil responder, pois são apenas alguns entendidos no assunto ( Black , Kiss ), ou algum doido que não entende p... nenhuma que se embrenham nessas empreitadas.

    O carro do Black não tem barulho nenhum. É apenas UM caso mas ja podemos ter um parâmetro.


    Mano, tenta colar la no paca hj pq eu quero ver se andar com a embreagem pisada o barulho some.
    Só dar uma olhada mesmo e ver se o óleo de câmbio ta em um nível bom.

    Sobre o meu carro, não se esqueça que APARENTEMENTE vc não escuta nada, andei mais de 2 meses sem óleo na câmbio pq simplesmente não dava para escutar o barulho por causa do escape. Só percebi que naum tinha nada no câmbio quando pedi para verificar o nível de óleo.

    Bom, eu ainda voto no óleo ou no rolamento.
    []'s

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