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Tamanho da roda pode perder potencia?


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30 respostas neste tópico

#1 sidney araujo

sidney araujo

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  • Postado 25 setembro 2008 - 07:32

    Galera, me esclarece só uma coisa, se eu trocar as rodas e pneus originais pra colocar
    uma roda 14" com pneu 175x65, pode perder rendimento? se perder é alguma coisa considerável?
    vlw gente, se tiver algum tópico sobre isso alguem poe o link ai.


    #2 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 25 setembro 2008 - 07:37

    quanto maior a roda/tala, mais força pra movimentar o chamado "peso suspenso" o motor precisa enviar

    perde rendimento, mas no seu caso não (ou então tão pouco q quase não se percebe), pois as medidas q vc usa são originais
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    #3 apulschen

    apulschen

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  • Postado 25 setembro 2008 - 07:40

    Em resumo, quanto maior for a área de contato com o solo, maior será o arrasto e consumo de combustível. Consequentemente, o motor será mais exibigo.

    Motores mais fortes, sentem menos, ao passo que motores mais fracos, sentem mais.

    abs
    DESISTENTE

    #4 sidney araujo

    sidney araujo

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  • Postado 25 setembro 2008 - 07:50

    QUOTE(gustavo25 @ Sep 25 2008, 07:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    quanto maior a roda/tala, mais força pra movimentar o chamado "peso suspenso" o motor precisa enviar

    perde rendimento, mas no seu caso não (ou então tão pouco q quase não se percebe), pois as medidas q vc usa são originais



    QUOTE(apulschen @ Sep 25 2008, 07:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Em resumo, quanto maior for a área de contato com o solo, maior será o arrasto e consumo de combustível. Consequentemente, o motor será mais exibigo.

    Motores mais fortes, sentem menos, ao passo que motores mais fracos, sentem mais.

    abs

    Valeu ai gente, é só pra desenculcar mesmo, pq eu mudei o meu a pouco tempo e senti uma perdazinha, eu sabia que não ia ser igual ao original, só não sabia o quanto poderia perder.
    abração ai gente thumbsup.gif

    #5 Rafiuski

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  • Postado 25 setembro 2008 - 08:04

    QUOTE(gustavo25 @ Sep 25 2008, 07:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    quanto maior a roda/tala, mais força pra movimentar o chamado "peso suspenso" o motor precisa enviar

    perde rendimento, mas no seu caso não (ou então tão pouco q quase não se percebe), pois as medidas q vc usa são originais


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    #6 life2009

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  • Postado 25 setembro 2008 - 08:40

    Como disseram, o motor será mais exigido para manter o torque, mas em contrapartida o carro vai correr mais, por exemplo:
    ARO 13 - Se vc faz uma viagem de 100km de distância a 120km/h, vc vai demorar pra chegar ao destino mais ou menos 1 hora.
    ARO 15 - Se vc faz a mesma viagem de 100km de distância a 120km/h, vai demorar para chegar ao destino mais ou menos 40 minutos.
    Ou seja, qto maior a roda mais rende a velocidade e mais é sentido o peso no motor. É o caso dos caminhões. Eles perdem mais  potência na subida, mas em contrapartida, os 90km/h deles é o nosso 100 ou até 120km/h. Aprendi na renovação da CNH.  thumbsup.gif

    #7 Rafiuski

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  • Postado 25 setembro 2008 - 08:49

    Tamanho da roda influencia tbm no velocimetro. Falei merda?!
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    #8 gustavo25

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  • Postado 25 setembro 2008 - 09:09

    QUOTE(Rafiuski @ Sep 25 2008, 08:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Tamanho da roda influencia tbm no velocimetro. Falei merda?!

    sim e não

    se baixar o perfil do pneu, não wink.gif
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    #9 surfhardcore

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  • Postado 25 setembro 2008 - 09:27

    na velocidade eu não sei se mudou, não é tanta diferença que dê para notar (pelo menos no meu caso r16/195/45) mais no consumo notei na hora, de 350 caiu para 300 por tanque no alcool

    #10 HENDRIX

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  • Postado 25 setembro 2008 - 09:46

    QUOTE(Rafiuski @ Sep 25 2008, 08:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Tamanho da roda influencia tbm no velocimetro. Falei merda?!


    reza a lenda que sim, mas só nos casos de vc colocar um aro 18" por exemplo...
    creio que uma 15" com pneu 195/50 não deve mudar muito não


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    #11 Rafiuski

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  • Postado 25 setembro 2008 - 09:48

    QUOTE(gustavo25 @ Sep 25 2008, 09:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Rafiuski @ Sep 25 2008, 08:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Tamanho da roda influencia tbm no velocimetro. Falei merda?!

    sim e não

    se baixar o perfil do pneu, não wink.gif


    Aaaaaaah ta... Compreendi!  thumbsup.gif
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    #12 Dude_Le

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  • Postado 25 setembro 2008 - 10:06

    as 17" davam diferença sim.. mas isso acima de 140...  a diferença sobe gradativamente com a maior velocidade... em baixa velocidade.. não sentia diferença no velocimetro!

    msn: ale_usa@hotmail.com - facebook: Alexandre Lealdini

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    #13 gustavo25

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  • Postado 25 setembro 2008 - 10:31

    QUOTE(Dude_Le @ Sep 25 2008, 10:06 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    as 17" davam diferença sim.. mas isso acima de 140...  a diferença sobe gradativamente com a maior velocidade... em baixa velocidade.. não sentia diferença no velocimetro!

    a diferença é sempre a mesma

    porém, 10% de 50km/h são apenas 5km/h, 10% de 150km/h são 15km/h wink.gif

    esse é um bom site pra verificar as diferenças de tamanho: http://www.miata.net/garage/tirecalc.html
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    #14 Marquinhus

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  • Postado 25 setembro 2008 - 12:46

    Interessante esse tópicooo ......   Cabei de fazer os cauculos no site que o Gustavo passou ....



    Deu uma diferença sim .. As originais do meu são 145/ 80/ 13  dai colocei la 205 /40 /17 deu uma diferença sim ...



    será que influenciava na velocidade?
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    #15 Rominho

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  • Postado 25 setembro 2008 - 13:02

    bom topico sidney, senti pouca difernça das minhas rodas 165/65 r13, para 195/50 r15, so nas subidas que perde força e o consumo almentou pouco, a estabilidade ta bem melhor e a beleza do carro tbm ta bem melhor. laugh.gif  laugh.gif  laugh.gif
    as suas rodas eu acho que nao vai perde muita potencia, não muda muita coisa pra original vc vai senti pouca difereça no gas. valeu thumbsup.gif  thumbsup.gif  thumbsup.gif  

    somos poucos mas somos loucos

    #16 gustavo25

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  • Postado 25 setembro 2008 - 13:13

    QUOTE(Betozenho @ Sep 25 2008, 01:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(life2009 @ Sep 25 2008, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Como disseram, o motor será mais exigido para manter o torque, mas em contrapartida o carro vai correr mais, por exemplo:
    ARO 13 - Se vc faz uma viagem de 100km de distância a 120km/h, vc vai demorar pra chegar ao destino mais ou menos 1 hora.
    ARO 15 - Se vc faz a mesma viagem de 100km de distância a 120km/h, vai demorar para chegar ao destino mais ou menos 40 minutos.
    Ou seja, qto maior a roda mais rende a velocidade e mais é sentido o peso no motor. É o caso dos caminhões. Eles perdem mais  potência na subida, mas em contrapartida, os 90km/h deles é o nosso 100 ou até 120km/h. Aprendi na renovação da CNH.  thumbsup.gif


    Porra pensei que 90 Km era igual pra caminhão pra caminhote, pra mobilete, pra patinete... más vejo que você desvendou "criou" uma nova teoria de fisica!!! Temos um Einstein entre nois galera!!!

    Sds

    Betozenho, Perdão más não pude resistir!

    não entendi "lhufas" tb

    mas sei q um conjunto roda+pneu 20% maior que o original vai demorar 20% menos para chegar ao destino rodando na mesma velocidade q o original

    OBS: desde q ambos tenham roda+pneus originais, os 100km/h do caminhão sempre será igual aos 100km/h do carro, considerando q ambos os velocímetros possuam o mesmo erro
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    #17 Betozenho

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  • Postado 25 setembro 2008 - 13:16

    QUOTE(gustavo25 @ Sep 25 2008, 01:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Betozenho @ Sep 25 2008, 01:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(life2009 @ Sep 25 2008, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Como disseram, o motor será mais exigido para manter o torque, mas em contrapartida o carro vai correr mais, por exemplo:
    ARO 13 - Se vc faz uma viagem de 100km de distância a 120km/h, vc vai demorar pra chegar ao destino mais ou menos 1 hora.
    ARO 15 - Se vc faz a mesma viagem de 100km de distância a 120km/h, vai demorar para chegar ao destino mais ou menos 40 minutos.
    Ou seja, qto maior a roda mais rende a velocidade e mais é sentido o peso no motor. É o caso dos caminhões. Eles perdem mais  potência na subida, mas em contrapartida, os 90km/h deles é o nosso 100 ou até 120km/h. Aprendi na renovação da CNH.  thumbsup.gif


    Porra pensei que 90 Km era igual pra caminhão pra caminhote, pra mobilete, pra patinete... más vejo que você desvendou "criou" uma nova teoria de fisica!!! Temos um Einstein entre nois galera!!!

    Sds

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    não entendi "lhufas" tb

    mas sei q um conjunto roda+pneu 20% maior que o original vai demorar 20% menos para chegar ao destino rodando na mesma velocidade q o original

    OBS: desde q ambos tenham roda+pneus originais, os 100km/h do caminhão sempre será igual aos 100km/h do carro, considerando q ambos os velocímetros possuam o mesmo erro



    Gustavon... não vou dar pitaco sobre seu comentario você esta 100% certo...
    Amigo de verdade é aquele que ajuda o outro quando ele está errado, porque ajudar quando está certo qualquer um faz!
    Amigo não é aquele que aparta a briga e sim aquele que chega dando a voadora

    Marcus Vinicius Batista - M.K.S (In Memorian) 1983-2011

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    #18 FrancoNeto

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  • Postado 25 setembro 2008 - 13:48

    QUOTE(gustavo25 @ Sep 25 2008, 01:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Betozenho @ Sep 25 2008, 01:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(life2009 @ Sep 25 2008, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Como disseram, o motor será mais exigido para manter o torque, mas em contrapartida o carro vai correr mais, por exemplo:
    ARO 13 - Se vc faz uma viagem de 100km de distância a 120km/h, vc vai demorar pra chegar ao destino mais ou menos 1 hora.
    ARO 15 - Se vc faz a mesma viagem de 100km de distância a 120km/h, vai demorar para chegar ao destino mais ou menos 40 minutos.
    Ou seja, qto maior a roda mais rende a velocidade e mais é sentido o peso no motor. É o caso dos caminhões. Eles perdem mais  potência na subida, mas em contrapartida, os 90km/h deles é o nosso 100 ou até 120km/h. Aprendi na renovação da CNH.  thumbsup.gif


    Porra pensei que 90 Km era igual pra caminhão pra caminhote, pra mobilete, pra patinete... más vejo que você desvendou "criou" uma nova teoria de fisica!!! Temos um Einstein entre nois galera!!!

    Sds

    Betozenho, Perdão más não pude resistir!

    não entendi "lhufas" tb

    mas sei q um conjunto roda+pneu 20% maior que o original vai demorar 20% menos para chegar ao destino rodando na mesma velocidade q o original

    OBS: desde q ambos tenham roda+pneus originais, os 100km/h do caminhão sempre será igual aos 100km/h do carro, considerando q ambos os velocímetros possuam o mesmo erro



    Só acrescentando ao que já foi dito , se o diâmetro externo do conjunto aro+pneu for mantido, desconsiderando o aumento do arrasto , e o esforço do motor, a velocidade marcada no velocímetro não muda, logicamente se o diâmetro externo for alterado o velocimetro vai marcar errado , aumentando o diãmetro a velocidade aumenta, mas seu velocimetro vai continuar marcando o que marcava com o diâmetro original.

    e mais um detalhe aumento largura da banda de rodagem não aumenta o atrito na pista, isso para uma mesma compisição de borracha,  o que aumenta é o arrasto aerodinâmico, só pra exemplificar , pneus de bicicleta de corrida em pista são finos,  oferecendo menos resistência passagem do ar, pneus de montain bike são grossos pra aguentar porrada , experimente correr numa pista com uma montain bike e veja o que acontece ! thumbsup.gif

    #19 herculesvhc

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  • Postado 25 setembro 2008 - 14:37

    potencia nao rendimento sim

    abx

    #20 life2009

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  • Postado 25 setembro 2008 - 16:46

    QUOTE(Betozenho @ Sep 25 2008, 01:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(gustavo25 @ Sep 25 2008, 01:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Betozenho @ Sep 25 2008, 01:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(life2009 @ Sep 25 2008, 08:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Como disseram, o motor será mais exigido para manter o torque, mas em contrapartida o carro vai correr mais, por exemplo:
    ARO 13 - Se vc faz uma viagem de 100km de distância a 120km/h, vc vai demorar pra chegar ao destino mais ou menos 1 hora.
    ARO 15 - Se vc faz a mesma viagem de 100km de distância a 120km/h, vai demorar para chegar ao destino mais ou menos 40 minutos.
    Ou seja, qto maior a roda mais rende a velocidade e mais é sentido o peso no motor. É o caso dos caminhões. Eles perdem mais  potência na subida, mas em contrapartida, os 90km/h deles é o nosso 100 ou até 120km/h. Aprendi na renovação da CNH.  thumbsup.gif


    Porra pensei que 90 Km era igual pra caminhão pra caminhote, pra mobilete, pra patinete... más vejo que você desvendou "criou" uma nova teoria de fisica!!! Temos um Einstein entre nois galera!!!

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    Betozenho, Perdão más não pude resistir!

    não entendi "lhufas" tb

    mas sei q um conjunto roda+pneu 20% maior que o original vai demorar 20% menos para chegar ao destino rodando na mesma velocidade q o original

    OBS: desde q ambos tenham roda+pneus originais, os 100km/h do caminhão sempre será igual aos 100km/h do carro, considerando q ambos os velocímetros possuam o mesmo erro



    Gustavon... não vou dar pitaco sobre seu comentario você esta 100% certo...


    TRADUZINDO...
    Eu disse que a velocidade de 90 km/h de um caminhão corresponde a mais ou menos  100 ou 120 km/h de um carro pequeno, no sentido do tempo de rodagem para se chegar ao destino. Se a roda é maior vai demorar menos pra chegar estando na mesma velocidade. Não chego nem perto de Einstein, mas, vou ficar quieto...



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