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Guia sobre a manutencao do seu veículo:


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62 respostas neste tópico

#1 Rafiuski

Rafiuski

    Celta Elite

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  • Postado 10 outubro 2008 - 19:31

    Hoje a maioria dos carros novos, ou quase todos possuem possuem motores que utilizam tuchos hidráulicos. Os tuchos mecânicos foram substituídos pelos hidráulicos por causa do sistema de injeção eletrônica, pois seu funcionamento é mais silencioso e significa menor nível de vibração de funcionamento em elevados níveis de rotação do motor, o que tecnicamente é mais adequado ao funcionamento correta da injeção eletrônica.

    Alguns tipos de injeção - nos motores mais avançados - têm um sensor de detonação que adianta ou atrasa o ponto de acordo com as características do combustível. Se fossem tuchos mecânicos, pelo som que eles emitem (de máquina de costura), este sensor poderia atuar de forma errada, detectando o barulho como uma batida de pino e consequentemente atrasando ou adiantando o ponto sem que realmente houvesse tal necessidade. Outra vantagem do tucho hidráulico é que ele dispensa a regulagem constante das válvulas, pois eles se auto-regulam com a própria pressão de óleo de alimentação.

    Normalmente logo na primeira partida pela manhã, houve-se um barulho chato no parte de cima do motor, um "cléc- cléc" que logo desaparece quando o óleo ganha pressão. Alguns veículos podem demorar um pouco mais por diversos motivos, entre eles, óleo de má qualidade ou contaminado de impurezas (combustível batizado, por exemplo), além de baixa pressão de óleo devido à bomba desgastada ou entupida por borra de óleo, além do próprio desgaste natural do motor.

    Agora porque os tuchos se descarregam? Por vários motivos, o primeiro deles é o fato do motor trabalhar com óleo sujo ou de baixa viscosidade, que terá seus canais entupidos e o motor pode em alguns casos não funcionar.


    O tucho funciona de uma forma parecida com um amortecedor, só que ao contrário do amortecedor, o tucho não é totalmente fechado. Ele possui dois orifícios, um para admitir e o outro para descarregar o óleo que circula sob pressão no motor. Se uns desses orifícios estiverem “fechados” o óleo não vai entrar e os tuchos não serão carregados. Por isso se o barulho demorar em desaparecer ou se aparecer quando o motor estiver quente, é sinal que os tuchos necessitam de manutenção.

    Para que isso não venha acontecer procure trocar o óleo e o filtro de óleo regularmente (a cada 5.000 km), utilizando sempre óleo de boa qualidade que é fundamental para uma boa vida útil do motor. Sempre que trocar o óleo troque o filtro também, pois essa eventual economia a longo prazo representará um aumento de custo, já que um filtro custa em média R$ 15,00. Por outro lado os custos provenientes de lubrificação inadequada do sistema, invariavelmente são muito mais caras.

    Também não economize com gasolina barata (batizada), pois geralmente esta contém solventes que travam não só os tuchos mas toda a lubrificação do cabeçote e motor devido à criação de uma borra pastosa. Normalmente para se proceder a manutenção dos tuchos são necessários a remoção do comando de válvulas, balancins e dos próprios tuchos. Para a sua limpeza se faz necessário desmontá-los para lavagem. Em alguns casos com uma simples batida ele se abrem, e em outros basta retirar um trava com alicate para desmontá-los. Para esse tipo de serviço, recomendamos o auxílio de um profissional da área, pois esse serviço requer ferramentas apropriadas e um alto grau de conhecimento.



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    #2 washington

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  • Postado 10 outubro 2008 - 19:35

    Muito bom !
    Parabéns e merece ser fixado !
    VHC T

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    #3 emerson alves

    emerson alves

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  • Postado 10 outubro 2008 - 19:42

    plus.gif parabens!!!!!!!!!!!!!
    muito bem explicado,merece sim ser fixado o topico  thumbsup.gif
    *Criar Juizo?!? ..........Mas o que ele come ????? :P
    fotos do meu celta http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?ui...76933&aid=1

    #4 Duu!!!

    Duu!!!

      Velha Guarda

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  • Postado 10 outubro 2008 - 20:06

    boa rafa... merece ser fixado e plo bom topiko esta agradecido! abracos
    Imagem Postada
    MSN: edutakahashi1@hotmail.com
    TEL: 7987-4510 (OI) / 6591-0150 (CLARO)

    #5 herculesvhc

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  • Postado 11 outubro 2008 - 02:11

    boa rafiuskiiiiiiiii

    #6 felipecelta2005

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  • Postado 11 outubro 2008 - 06:35

    Bem explicativo!! Parabéns!
    EX - Voyage GL 1.8T
    Agora - Celta VHC
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    #7 acfborges

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  • Postado 11 outubro 2008 - 09:03

    Muito bom!

    Faltou colocar as imagens e, caso não seja sua a autoria, a referência.

    Referência : http://www.envenenado.com.br/manutencao/tuchos/tuchos.html



    #8 Rafiuski

    Rafiuski

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  • Postado 13 outubro 2008 - 08:12

    UP pra quem nao viu!!!
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    #9 CÉSAR DO RS

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  • Postado 13 outubro 2008 - 15:13

    Legal!
    Gostaria de acrescentar, que uma troca de tuchos é algo extremamente barato na maioria dos motores.
    Nos da GM custa menos de R$ 100,00.

    #10 Arlindo Neto

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  • Postado 13 outubro 2008 - 15:24

    QUOTE(CÉSAR DO RS @ Oct 13 2008, 04:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Legal!
    Gostaria de acrescentar, que uma troca de tuchos é algo extremamente barato na maioria dos motores.
    Nos da GM custa menos de R$ 100,00.

    plus.gif
    CELTA TUCO!

    #11 HENDRIX

    HENDRIX

      Velha Guarda

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  • Postado 13 outubro 2008 - 17:13

    muito bom


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    #12 DenyseGomes

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  • Postado 14 outubro 2008 - 19:05

    blink.gif nossa muito obrigada, eu vivia me perguntando o que era tucho, e porque vcs falavam tanto em bater tucho...muito bem explicado, qualquer pessoa que ler, entenderá perfeitamente...abraço a todos

    #13 Buss

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  • Postado 14 outubro 2008 - 19:12

    excelente topico , obrigado !!

    #14 Gouki

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  • Postado 20 novembro 2008 - 18:58

    Como eu faço pra dar uma olhada pra ver se os tuchos estão em boas condições e se a bomba de óleo tb ta ok?

    #15 RodWarner

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  • Postado 02 janeiro 2009 - 08:26

    Legal cara, parabéns...

    #16 ab.nandi

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  • Postado 28 janeiro 2009 - 01:27

    boa
    SOUND Force tean ......

    #17 Igor Celtinha

    Igor Celtinha

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  • Postado 07 fevereiro 2009 - 07:58

    cara n sabe o alivio que me deu escrevendo tudo isso aki..

    liguei meu carro hoj pela manha ..ai tava um clec clec...

    eu achei q meu motor jah tinha passado dessa pra melhor..sahusahasu

    fikei em panico..nem quis sair de casa..serio...ai sempre q da algum pipino no carro jah acostumei a vir aki ver..rsrs..

    vascrulhei tudo aki...e vi o topico..

    mto bom cara..
    vou trocar oleo e filtro hoj mesm..

    se o barulho persistir mando limpar os tais tuchos..

    parabens pelo topico..

    abração
    Igor.
    Celta Clube BH-MG

    Suspensão é fixa!!

    #18 Breno Dantas

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  • Postado 02 abril 2009 - 21:52

    muito bom
    Celta Pretãooo - Breno Dantas

    #19 Guilhermemolina

    Guilhermemolina

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  • Postado 12 maio 2009 - 23:33

    bom saber que é barato arrumar esses tuchos, vou mandar arrumar amanha mesmo. Pois meu celta com 20.000km ja esta fazendo um barulho muito chato, que chega a ser feio.
    hehe
    abraços
    GMolina
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    Guilherme Molina
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    Astra 2.0 Flexpower 2003 (vendido)http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...37&hl=astra
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    #20 irsalves

    irsalves

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  • Postado 12 maio 2009 - 23:57

    muito bom o topico e o meu estava com esse barulho e coloquei o oléo acdelco 5 w 30  e sumui o barulho o meu carro fez 40.0105 hj troquei o oléo de novo e continua barulho zero e quando troco oléo troco junto: filtro de oléo, combustivel e de Ar e como ando de vagar e isso pode ocasionar carbonização as vezes coloco descarbonizante!!!!!
    Italo Alves
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    Fotos do meu Celtinha: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...p;#entry1008499




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