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Relê


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16 respostas neste tópico

#1 dalves

dalves

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  • Postado 26 outubro 2008 - 17:28

    Estou com duvida a respeito da funçao do relê.
    Ele só serve para lampadas de 100w?
    É possivel instalar ele em lampadas de 55w?
    Em lampadas de 55w o relê aumentará a luminosidade das lampadas ou não?
    Me dá uma ideia ai galera.....valeu!

    #2 juniormt

    juniormt

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  • Postado 26 outubro 2008 - 17:54

    O relê (pelo que eu sei, não sei se estou certo), serve para estabilizar a corrente eletrica que vem da bateria e percorre a instalação do carro!
    Ele estabiliza e evita que os altos e baixos da corrente prejudiquem a parte eletrica do veiculo...
    Pois a bateria não envia uma corrente estável a todo momento...
    No casso das lâmpadas de 100w serviria para evitar sobrecarga na instalação e uma possivel queima da chave de seta ou mesmo da fiação...!
    Pode ser usado sem problemas na lampada de 55w, porem não vai superar a sua capacidade de iluminação que é de 55w...
    O maximo que ele vai fazer é evitar que a lampada diminua a emissão de luz, como no caso por exemplo, de qndo liga a ventuinha, e a luz meio que "cai a fase" e enfraquece um pouco!

    Abraço, espero ter esclarecido um pouco das suas dúvidas...!  thumbsup.gif

    #3 Rafiuski

    Rafiuski

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  • Postado 26 outubro 2008 - 18:51

    Bom, que eu saiba o rele nao vai alterar a luminosidade (nem pra melhor e nem pra pior).

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    #4 dalves

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  • Postado 26 outubro 2008 - 18:59


    sou leigo nessa area...
    Ma e esses anuncios que se acha na net de sites falando que as lampadas com relê aumenta a luminosidade em 30% e por ai vai?


    #5 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 26 outubro 2008 - 20:18

    QUOTE(dalves @ Oct 26 2008, 07:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    sou leigo nessa area...
    Ma e esses anuncios que se acha na net de sites falando que as lampadas com relê aumenta a luminosidade em 30% e por ai vai?

    poste um link, por favor, tb quero entender melhor isso

    pois, teoricamente, como já foi dito, relé em lâmpada de potência original não alteraria em nada a luminosidade da lâmpada
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    #6 CÉSAR DO RS

    CÉSAR DO RS

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  • Postado 28 outubro 2008 - 20:29

    Até onde meu humilde conhecimento alcança, a função do relê nos faróis, é somente servir de interruptor quando o verdadeiro interruptor não tem capacidade para suportar que toda a corrente passe por ele.
    Ocorre que os interruptores normalmente têm circuitos delicados e fios bem finos, então ele serve para dar o "start" para o relê ligar, esse sim age como interruptor. Como ocorre no motor de partida, ele é ligado diretamente na bateria por um cabo grosso. Quando se aciona a chave, esta dá o "start" para o relê liberar a corrente da bateria para o motor de arranque.


    #7 acfborges

    acfborges

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  • Postado 28 outubro 2008 - 21:47

    Pessoal, o relê nesse caso funciona simplesmente como um "disjuntor", uma proteção para o sistema eletrico original do carro. Como a lampada de 100w consome mais que o especificado para o sistema, em caso de sobrecarga ele desarma, evitando o derretimento dos fios.

    Pra quem quiser entender mais : http://eletronicos.hsw.uol.com.br/rele.htm

    #8 gustavo25

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  • Postado 29 outubro 2008 - 06:50

    então, de acordo com os posts do César e do acfborges, relé não aumenta poder de iluminação de lâmpada original, correto ?
    Imagem Postada

    #9 acfborges

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  • Postado 29 outubro 2008 - 21:16

    QUOTE(gustavo25 @ Oct 29 2008, 08:50 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    então, de acordo com os posts do César e do acfborges, relé não aumenta poder de iluminação de lâmpada original, correto ?


    Correto! Ele só protege o sistema elétrico original da sobrecarga causada pelas lampadas de 100w.

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    #10 andersonrossatto

    andersonrossatto

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  • Postado 29 outubro 2008 - 23:34

    Gustavo, vc não sabe a correta função do relê???  
    Tá envergonhando o pessoal do CC em ...hehe (só zuera em ) Brincadeira em ..não é pra apelar...

    Vou explicar direitinho pra vcs pra que serve o relê.
    O que todos disseram eu rachei o bico aqui;
    aumentar a luminosidade?? blink.gif
    Estabiliza a tensão?? blink.gif
    Disjuntor?? blink.gif  laugh.gif

    Esquece o que todos disseram, não estou dando risada de ninguem, as carinhas é o que eu senti aqui quando lí tudo isso..hehehe, ninguem é obrigado a saber de tudo, e quem não tem conhecimento em elétrica ou eletrônica, não vai saber pra que serve o rele messmo.. se estamos aqui é pra tirar duvida mesmo..
    dentre o que todos disseram, o que está mais certo é o Cesar DO RS.
    Vou dar exemplos, não sei se as correntes ditas abaixo estarão certas, mas é só exemplo.

    A chave de seta por exemplo, ela é projetada pra trabalhar com uma corrente em ampéres de por ex. 5 Ampéres (12 volts dividido por 60watts = 5A), a fiação do farol do celta é de 1mm2 que aguenta no máximo uns 10 ampéres.
    Se vc pegar uma lampada de 100W, ela vai consumir 8.5A +ou-, se vc ligar no carro sem o relê até vai funcionar, mas como a corrente consumida pela lampada é maior do que a chave de seta aguenta, com o tempo, o cobre que contem nos contatos da chave de seta, ele vai derretendo e vai dar pau, de inicio até funciona normal, vai do tempo de uso pra dar problema.
    A fiação do farol como vai circular uma corrente maior devido o uso das lampadas de 100w, com o tempo vai começar a derreter os fios, pq?
    A corrente que circula nos fios esta quase no limite do que eles podem suportar.
    Com isso o uso das lampadas de 100w sem o uso de relê, vai dar gasto futuramente, quem diz que tem as de 100w sem rele e nunca deu problema, isso deve se ao fato da pessoa usar bem pouco os farois do carro.

    Agora vou falar a função do relê.
    A corrente consumida pelo bobina relê, fica na casa dos miliampéres.
    Se a chave de seta suporta os 5A consumidos pelas lampadas originais, com muita certeza ela vai suportar a corrente em miliamper consumida pela bobina do relê.
    O consumo da bobina de um relê é próximo de como se vc tivesse uns 5 led's ligado em paralelo (é bem baixo esse consumo), o contato aberto do relê é quem vai fazer o papel da chave de seta, então como vai ficar essa ligação?
    Vc vai ter que pegar um fio do positivo da bateria (esse fio tem que ser mais grosso do que a fiação original do carro) e ligar em um dos lados do contato aberto do rele, o outro lado do contato do rele vai para a lampada, o negativo da bateria vai para o outro terminal da lampada, os 2 fios que ligavam a lampada original do carro, vai ser ligado na bobina do relê. (claro que deve ser ligado fusíveis de proteção, por enquanto é só ex.)
    O relê é quem vai ligar as lampadas e não mais a chave de seta, a chave de seta vai servir para ligar o relê.
    Claro, esse relê quando for comprado tem que ser um que os contatos dele suporte uma corrente superior da corrente consumida pelas lampadas.´
    Se vc não usar o relê é como vc pegar um interruptor desse que temos em casa pra ligar uma ou 2 lampadas e querer ligar um holofóte de campo de futebol, vai derreter na bora o interuptor pq ele não suporta a corrente que circula sobre ele, com isso podemos usar um contator, que é um componente elétrico semelhante a um relê, porém suporta correntes mais altas, com isso o interruptor vai ligar o contator e o contator vai ligar o holofote.
    Lembrando que a bobina do relê não tem ligação com os contatos do relê, quando energizada a bobina é gerado um campo magnético atracando os contatos fazendo com que os contatos do rele se fechem ou se abram.
    Outra coisa, a tensão e a corrente de alimentação da bobina do relê é totalmete independente da tensão ou da corrente que pode ser circulado pelos seus contatos, por isso que vc pode ter uma baixa tensão ou baixa corrente para ligar o relê e uma alta tensão e ou uma alta corrente circulando sobre seus contatos, os contatos não tem ligação com a bobina.
    É mais ou menos isso, espero não ter confundido mais ainda...hehe
    Pra explicar escrevendo é meio dificil, mas espero que tenham entenddido um pouco.
    Abraço pra todos....
    E jamais usem lampadas de 100w, vai torrar o farol, ofuscar as lentes..etc..

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    #11 dalves

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  • Postado 04 novembro 2008 - 16:34

    valeu "andersonrossatto" por essa aula de eletronica....


    #12 Rafiuski

    Rafiuski

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  • Postado 04 novembro 2008 - 16:55

    QUOTE(andersonrossatto @ Oct 30 2008, 01:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Gustavo, vc não sabe a correta função do relê???  
    Tá envergonhando o pessoal do CC em ...hehe (só zuera em ) Brincadeira em ..não é pra apelar...

    Vou explicar direitinho pra vcs pra que serve o relê.
    O que todos disseram eu rachei o bico aqui;
    aumentar a luminosidade?? blink.gif
    Estabiliza a tensão?? blink.gif
    Disjuntor?? blink.gif  laugh.gif

    Esquece o que todos disseram, não estou dando risada de ninguem, as carinhas é o que eu senti aqui quando lí tudo isso..hehehe, ninguem é obrigado a saber de tudo, e quem não tem conhecimento em elétrica ou eletrônica, não vai saber pra que serve o rele messmo.. se estamos aqui é pra tirar duvida mesmo..
    dentre o que todos disseram, o que está mais certo é o Cesar DO RS.
    Vou dar exemplos, não sei se as correntes ditas abaixo estarão certas, mas é só exemplo.

    A chave de seta por exemplo, ela é projetada pra trabalhar com uma corrente em ampéres de por ex. 5 Ampéres (12 volts dividido por 60watts = 5A), a fiação do farol do celta é de 1mm2 que aguenta no máximo uns 10 ampéres.
    Se vc pegar uma lampada de 100W, ela vai consumir 8.5A +ou-, se vc ligar no carro sem o relê até vai funcionar, mas como a corrente consumida pela lampada é maior do que a chave de seta aguenta, com o tempo, o cobre que contem nos contatos da chave de seta, ele vai derretendo e vai dar pau, de inicio até funciona normal, vai do tempo de uso pra dar problema.
    A fiação do farol como vai circular uma corrente maior devido o uso das lampadas de 100w, com o tempo vai começar a derreter os fios, pq?
    A corrente que circula nos fios esta quase no limite do que eles podem suportar.
    Com isso o uso das lampadas de 100w sem o uso de relê, vai dar gasto futuramente, quem diz que tem as de 100w sem rele e nunca deu problema, isso deve se ao fato da pessoa usar bem pouco os farois do carro.

    Agora vou falar a função do relê.
    A corrente consumida pelo bobina relê, fica na casa dos miliampéres.
    Se a chave de seta suporta os 5A consumidos pelas lampadas originais, com muita certeza ela vai suportar a corrente em miliamper consumida pela bobina do relê.
    O consumo da bobina de um relê é próximo de como se vc tivesse uns 5 led's ligado em paralelo (é bem baixo esse consumo), o contato aberto do relê é quem vai fazer o papel da chave de seta, então como vai ficar essa ligação?
    Vc vai ter que pegar um fio do positivo da bateria (esse fio tem que ser mais grosso do que a fiação original do carro) e ligar em um dos lados do contato aberto do rele, o outro lado do contato do rele vai para a lampada, o negativo da bateria vai para o outro terminal da lampada, os 2 fios que ligavam a lampada original do carro, vai ser ligado na bobina do relê. (claro que deve ser ligado fusíveis de proteção, por enquanto é só ex.)
    O relê é quem vai ligar as lampadas e não mais a chave de seta, a chave de seta vai servir para ligar o relê.
    Claro, esse relê quando for comprado tem que ser um que os contatos dele suporte uma corrente superior da corrente consumida pelas lampadas.´
    Se vc não usar o relê é como vc pegar um interruptor desse que temos em casa pra ligar uma ou 2 lampadas e querer ligar um holofóte de campo de futebol, vai derreter na bora o interuptor pq ele não suporta a corrente que circula sobre ele, com isso podemos usar um contator, que é um componente elétrico semelhante a um relê, porém suporta correntes mais altas, com isso o interruptor vai ligar o contator e o contator vai ligar o holofote.
    Lembrando que a bobina do relê não tem ligação com os contatos do relê, quando energizada a bobina é gerado um campo magnético atracando os contatos fazendo com que os contatos do rele se fechem ou se abram.
    Outra coisa, a tensão e a corrente de alimentação da bobina do relê é totalmete independente da tensão ou da corrente que pode ser circulado pelos seus contatos, por isso que vc pode ter uma baixa tensão ou baixa corrente para ligar o relê e uma alta tensão e ou uma alta corrente circulando sobre seus contatos, os contatos não tem ligação com a bobina.
    É mais ou menos isso, espero não ter confundido mais ainda...hehe
    Pra explicar escrevendo é meio dificil, mas espero que tenham entenddido um pouco.
    Abraço pra todos....
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    Uoooooooow loko anderson!!!  thumbsup.gif
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    #13 Fábio Hideki

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  • Postado 04 novembro 2008 - 17:47

    caramba...depois dessa explicação, eu consigo até dar aula de rele...valeu Anderson...

    #14 shinpunk

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  • Postado 04 novembro 2008 - 17:59

    mto bom msm, bem detalhado
    so complementando:
    em miudos, o rele serve como um circuito secundario,
    ele q vai fazer a corrente chegar ate o consumidor (farol, seta, lampadas, etc)
    kem diz a hora de ligar ou naum, são os botoes e chaves q a gente aciona internamente no veiculo
    agora de Painer 308 12" (Protech Light 15" BD juntando pó na estante) + bravox triaxial nos doorpods e só...
    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...=70142&st=0
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    #15 andersonrossatto

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  • Postado 07 novembro 2008 - 18:39

    QUOTE(shinpunk @ Nov 4 2008, 07:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    mto bom msm, bem detalhado
    so complementando:
    em miudos, o rele serve como um circuito secundario,
    ele q vai fazer a corrente chegar ate o consumidor (farol, seta, lampadas, etc)
    kem diz a hora de ligar ou naum, são os botoes e chaves q a gente aciona internamente no veiculo

    O que o shinpunk disse, tbm está corrétissimo...
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    #16 Getulio Lima

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  • Postado 07 novembro 2008 - 18:49

    QUOTE(andersonrossatto @ Oct 30 2008, 12:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Gustavo, vc não sabe a correta função do relê???  
    Tá envergonhando o pessoal do CC em ...hehe (só zuera em ) Brincadeira em ..não é pra apelar...

    Vou explicar direitinho pra vcs pra que serve o relê.
    O que todos disseram eu rachei o bico aqui;
    aumentar a luminosidade?? blink.gif
    Estabiliza a tensão?? blink.gif
    Disjuntor?? blink.gif  laugh.gif

    Esquece o que todos disseram, não estou dando risada de ninguem, as carinhas é o que eu senti aqui quando lí tudo isso..hehehe, ninguem é obrigado a saber de tudo, e quem não tem conhecimento em elétrica ou eletrônica, não vai saber pra que serve o rele messmo.. se estamos aqui é pra tirar duvida mesmo..
    dentre o que todos disseram, o que está mais certo é o Cesar DO RS.
    Vou dar exemplos, não sei se as correntes ditas abaixo estarão certas, mas é só exemplo.

    A chave de seta por exemplo, ela é projetada pra trabalhar com uma corrente em ampéres de por ex. 5 Ampéres (12 volts dividido por 60watts = 5A), a fiação do farol do celta é de 1mm2 que aguenta no máximo uns 10 ampéres.
    Se vc pegar uma lampada de 100W, ela vai consumir 8.5A +ou-, se vc ligar no carro sem o relê até vai funcionar, mas como a corrente consumida pela lampada é maior do que a chave de seta aguenta, com o tempo, o cobre que contem nos contatos da chave de seta, ele vai derretendo e vai dar pau, de inicio até funciona normal, vai do tempo de uso pra dar problema.
    A fiação do farol como vai circular uma corrente maior devido o uso das lampadas de 100w, com o tempo vai começar a derreter os fios, pq?
    A corrente que circula nos fios esta quase no limite do que eles podem suportar.
    Com isso o uso das lampadas de 100w sem o uso de relê, vai dar gasto futuramente, quem diz que tem as de 100w sem rele e nunca deu problema, isso deve se ao fato da pessoa usar bem pouco os farois do carro.

    Agora vou falar a função do relê.
    A corrente consumida pelo bobina relê, fica na casa dos miliampéres.
    Se a chave de seta suporta os 5A consumidos pelas lampadas originais, com muita certeza ela vai suportar a corrente em miliamper consumida pela bobina do relê.
    O consumo da bobina de um relê é próximo de como se vc tivesse uns 5 led's ligado em paralelo (é bem baixo esse consumo), o contato aberto do relê é quem vai fazer o papel da chave de seta, então como vai ficar essa ligação?
    Vc vai ter que pegar um fio do positivo da bateria (esse fio tem que ser mais grosso do que a fiação original do carro) e ligar em um dos lados do contato aberto do rele, o outro lado do contato do rele vai para a lampada, o negativo da bateria vai para o outro terminal da lampada, os 2 fios que ligavam a lampada original do carro, vai ser ligado na bobina do relê. (claro que deve ser ligado fusíveis de proteção, por enquanto é só ex.)
    O relê é quem vai ligar as lampadas e não mais a chave de seta, a chave de seta vai servir para ligar o relê.
    Claro, esse relê quando for comprado tem que ser um que os contatos dele suporte uma corrente superior da corrente consumida pelas lampadas.´
    Se vc não usar o relê é como vc pegar um interruptor desse que temos em casa pra ligar uma ou 2 lampadas e querer ligar um holofóte de campo de futebol, vai derreter na bora o interuptor pq ele não suporta a corrente que circula sobre ele, com isso podemos usar um contator, que é um componente elétrico semelhante a um relê, porém suporta correntes mais altas, com isso o interruptor vai ligar o contator e o contator vai ligar o holofote.
    Lembrando que a bobina do relê não tem ligação com os contatos do relê, quando energizada a bobina é gerado um campo magnético atracando os contatos fazendo com que os contatos do rele se fechem ou se abram.
    Outra coisa, a tensão e a corrente de alimentação da bobina do relê é totalmete independente da tensão ou da corrente que pode ser circulado pelos seus contatos, por isso que vc pode ter uma baixa tensão ou baixa corrente para ligar o relê e uma alta tensão e ou uma alta corrente circulando sobre seus contatos, os contatos não tem ligação com a bobina.
    É mais ou menos isso, espero não ter confundido mais ainda...hehe
    Pra explicar escrevendo é meio dificil, mas espero que tenham entenddido um pouco.
    Abraço pra todos....
    E jamais usem lampadas de 100w, vai torrar o farol, ofuscar as lentes..etc..

    thumbsup.gif


    Arrebentou mano... disse tudo, não tirando os méritos do CESAR DO RS que falou a mesma coisa de forma beeeeeeeeeem reduzida.

    Valeu!



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    #17 Marcelo d'Paula

    Marcelo d'Paula

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  • Postado 09 novembro 2008 - 06:22

    Cara, que post grande....

    O relê é apenas um interruptor cujo contato é acionado por um solenoide, uma bobina. Vc aciona a bobina do relê com uma chavezinha pequena e de baixa capacidade, e ele fecha os contatos, acionando uma carga de grande capacidade. No caso dos farois, se sua chave original estiver boa, nada mudará, absolutamente nada.

    A unica coisa diferente é q sua chave original tende a durar mais, pois ela nao mais acionará as lampadas. A chave irá acionar a bobina do relé, que tem carga muito menor entao a chave sofrerá muito menos.

    Eu já vi em alguns carros antigos, fuscas, chevettes, etc... q quando a luz da lampada do farol vai ficando com um brilho amarelado, o pessoal coloca relé quando descobre q o contato da chave está com resistencia à passagem da corrente, por desgaste. Dai a chave, já cansada de guerra, passa a acionar o rele novinho em folha e o brilho do farol volta ao normal.



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