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Turbo economiza combustível ?


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21 respostas neste tópico

#1 Terres War

Terres War

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  • Postado 07 março 2009 - 13:51



      Minha ´dúvida é a seguinte: eu estava pensando em colocar um turbo e ando me informando, uma vez falei com um cara q tem um celta turbo, o cara me disse q na cidade o carro dele ficou mais econômico e na estrada gasta um pouco mais... eu achava q turbo gastava muito mais em todos os sentidos e isso é uma fator q me leva a ficar com receio de colocar turbo... Pessoal ai q tem ou conhece turbo o q me dizem do consumo de combustível em relação a um celta original ?? É poss[ível gastar menos usando turbo ?

    Muito obrigado...

    #2 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 07 março 2009 - 14:13

    no máximo vai gastar a mesma coisa quando não estiver pressurizado, e isso dependendo do tipo de preparação (por ex, bico original com suplementar fica mais econômico do que bico maior / arrombado e sem suplementar)

    mas ficar mais econômico, acho muito difícil

    lembre-se da velha máxima: "cavalo que anda, come"
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    #3 herculesvhc

    herculesvhc

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  • Postado 07 março 2009 - 14:17

    uma em um milhao pra ficar mais economico.... e outra.... .pra q pensar nisso qnd c vai turbinar um carro...?

    #4 Oshiro

    Oshiro

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  • Postado 07 março 2009 - 14:42

    Andando civilizadamente no transito de sp cheguei a marcar 7km/l - 100% álcool, na estrada ia pra casa dos 10km/l.

    Agora andando no pau, chegou a fazer 3.5km/l

    Vai depender bastante de como vc anda, mas mais econômico acho bem difícil.


    #5 Marcelo Curitiba

    Marcelo Curitiba

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  • Postado 07 março 2009 - 14:44

    uma questão de lógica. O turbo vai socar ar e combustivel guela abaixo no seu motor. Vc acha que vai economisar ? ? ?  nono.gif

    #6 villa_tuning

    villa_tuning

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  • Postado 07 março 2009 - 14:56

    pensando nessa forma eu acho que "economiza":

    meu carro faz 7~8km/L andando normal (pressurizando poucas vezes...pq ninguem aguenta andar de boa né haha)
    e o carro do meu pai, um celta 1.0 flex, faz 7~8km/L andando do mesmo jeito!

    a diferença é que meu carro tem mais potencia que o dele...só que gasta a mesma coisa! entao pra mim ele é economico hahaha prefiro ter o meu turbo, que um flex que gasta a mesma coisa e anda bem menos...

    só que é o seguinte...tem que saber a hora de pisar....pq se andar correndo 100% do tempo vai gastar combustivel meeeeeeeeeeesmo

    #7 Terres War

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  • Postado 07 março 2009 - 16:45

    QUOTE(herculesvhc @ Mar 7 2009, 02:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    uma em um milhao pra ficar mais economico.... e outra.... .pra q pensar nisso qnd c vai turbinar um carro...?



    Pois é amigo...n tenho pressa pra turbiná-lo to me informando pra ver se vale a pena, pq a grana q vou gastar pra turbinar uns 3 mil seria a diferença pra trocar meu carro 2007 por um celta vhcE  78cv 2009, então tem q valer a pena. Mas dizem q posso regular o turbo pra acionar em altas rotações aí ficaria econômico digamos.

    #8 Terres War

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  • Postado 07 março 2009 - 16:56

    QUOTE(villa_tuning @ Mar 7 2009, 02:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    pensando nessa forma eu acho que "economiza":

    meu carro faz 7~8km/L andando normal (pressurizando poucas vezes...pq ninguem aguenta andar de boa né haha)
    e o carro do meu pai, um celta 1.0 flex, faz 7~8km/L andando do mesmo jeito!

    a diferença é que meu carro tem mais potencia que o dele...só que gasta a mesma coisa! entao pra mim ele é economico hahaha prefiro ter o meu turbo, que um flex que gasta a mesma coisa e anda bem menos...

    só que é o seguinte...tem que saber a hora de pisar....pq se andar correndo 100% do tempo vai gastar combustivel meeeeeeeeeeesmo



    Bah...fico na dúvida ainda...talvez programando a turbina pra pressurizar em alta rotação ficaria econômico

    #9 villa_tuning

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  • Postado 07 março 2009 - 18:57

    uma T2 normal pressuriza só com 3000rpm..

    se vc andar abaixo disso será um carro original a alcool wink.gif

    #10 raul_mpr

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  • Postado 07 março 2009 - 20:01

    isso naum soh eh possivel como existe... wink.gif  soh que naum com turbinados adaptados...
    com os turbo de fábrica... os caras refazem praticamente todo o motor ...diminuindo inclusive a abertura de valvulas, modificase a admissao o escape a injeçao etc...e ainda com tudo isso o consumo maior de combustivel ainda ocorre soh que...soh que... somente qdo a turbina trabalha em plena carga biggrin.gif  antes disso(antes do turbo) e em rotaçao menos elevadas qdo a turbina pressuriza de leve o consumo de combustivel passa a ser menor do que o mesmo motor aspirado pois o motor naum tem o trabalho de puxar o ar da atmosfera pq ele jah esta ali e pressurrizado...sempre lembrando isso ocorre somente qdo os dois tem a mesma potencia ok no caso se seu celta atingir 150cv um carro aspro que tiver a mesma potencia gastara em media mais combustivel que vc...vide o caso de um motor da volks que naum me lembro onde vi o teste assim que souber posto o link po 6 blzzz...
    abs
    espero ter ajudado
    wink.gif
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    #11 raul_mpr

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  • Postado 07 março 2009 - 20:12

    esse link da uma pequena comentada no assunto...
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/usar...cao-do-momento/
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    #12 gustavo25

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  • Postado 08 março 2009 - 10:34

    QUOTE(Terres War @ Mar 7 2009, 04:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Bah...fico na dúvida ainda...talvez programando a turbina pra pressurizar em alta rotação ficaria econômico

    eu acho que até existam turbinas eletrônicas nas quais seja possível programar isso, mas acho q não tem por aqui (ou se tiver, é extremamente cara)

    o que vc deve estar querendo dizer é o que o villa comentou: use turbina maior que ela enche mais tarde. Vc regula a pressão do turbo, mas não a rotação na qual ela começa a funcionar, isso depende do tamanho dos rotores dela
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    #13 HENDRIX

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  • Postado 08 março 2009 - 11:47

    QUOTE(villa_tuning @ Mar 7 2009, 02:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    pensando nessa forma eu acho que "economiza":

    meu carro faz 7~8km/L andando normal (pressurizando poucas vezes...pq ninguem aguenta andar de boa né haha)
    e o carro do meu pai, um celta 1.0 flex, faz 7~8km/L andando do mesmo jeito!

    a diferença é que meu carro tem mais potencia que o dele...só que gasta a mesma coisa! entao pra mim ele é economico hahaha prefiro ter o meu turbo, que um flex que gasta a mesma coisa e anda bem menos...

    só que é o seguinte...tem que saber a hora de pisar....pq se andar correndo 100% do tempo vai gastar combustivel meeeeeeeeeeesmo


    mas o lance é que o carro do seu pai é flex, e os flex por natureza bebem mais do que os nossos convertidos

    agora, quanto a pergunta do tópico, seu amigo te enganou, sinto muito
    o MÁXIMO que pode acontecer é manter o consumo, isto se você não deixar a turbina entrar, o que acho muito difícil de resistir...

    tendo em vista que meu carro fazia antes 10 na gasolina e agora ele faz 8 no alcool, pra mim ficou economico, mas é igual o villa disse, tem q saber pisar
    se andar 100% do tempo acelerando, vai gastar no minimo o dobro do original

    QUOTE(raul_mpr @ Mar 7 2009, 08:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    isso naum soh eh possivel como existe... wink.gif  soh que naum com turbinados adaptados...
    com os turbo de fábrica... os caras refazem praticamente todo o motor ...diminuindo inclusive a abertura de valvulas, modificase a admissao o escape a injeçao etc...e ainda com tudo isso o consumo maior de combustivel ainda ocorre soh que...soh que... somente qdo a turbina trabalha em plena carga biggrin.gif  antes disso(antes do turbo) e em rotaçao menos elevadas qdo a turbina pressuriza de leve o consumo de combustivel passa a ser menor do que o mesmo motor aspirado pois o motor naum tem o trabalho de puxar o ar da atmosfera pq ele jah esta ali e pressurrizado...sempre lembrando isso ocorre somente qdo os dois tem a mesma potencia ok no caso se seu celta atingir 150cv um carro aspro que tiver a mesma potencia gastara em media mais combustivel que vc...vide o caso de um motor da volks que naum me lembro onde vi o teste assim que souber posto o link po 6 blzzz...
    abs
    espero ter ajudado
    wink.gif


    certo meu amigo, mas aí vc está completamente confundindo as coisas
    é tendencia na europa usar motores de menor cilindrada equipados com turbo compressores visando assim economia de combustivel...
    vou usar o exemplo do linea, podemos ter 2 opções: o motor 1.9 e o motor 1.4 turbo. Se você comparar os 2, o 1.4 turbo é mais economico e e ainda tem a vantagem de que quando a turbina entra ele tem mais potencia q o motor 1.9...
    Aí é aquela logica, trocam um motor de maior cilindrada aspirado por um de menor turbinado...

    no caso que o amigo está citando, seria comparar um 1.0 aspirado versus um 1.0 turbinado, sakou?
    aí é q tá a diferença, se fosse comparar um 1,6 aspro por um 1.0 turbo, tudo bem, mas nesse caso de 1.0x1.0 o aspirado com certeza gastará menos, sem dúvida


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    #14 raul_mpr

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  • Postado 08 março 2009 - 20:41

    QUOTE(HENDRIX @ Mar 8 2009, 11:47 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(villa_tuning @ Mar 7 2009, 02:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    pensando nessa forma eu acho que "economiza":

    meu carro faz 7~8km/L andando normal (pressurizando poucas vezes...pq ninguem aguenta andar de boa né haha)
    e o carro do meu pai, um celta 1.0 flex, faz 7~8km/L andando do mesmo jeito!

    a diferença é que meu carro tem mais potencia que o dele...só que gasta a mesma coisa! entao pra mim ele é economico hahaha prefiro ter o meu turbo, que um flex que gasta a mesma coisa e anda bem menos...

    só que é o seguinte...tem que saber a hora de pisar....pq se andar correndo 100% do tempo vai gastar combustivel meeeeeeeeeeesmo


    mas o lance é que o carro do seu pai é flex, e os flex por natureza bebem mais do que os nossos convertidos

    agora, quanto a pergunta do tópico, seu amigo te enganou, sinto muito
    o MÁXIMO que pode acontecer é manter o consumo, isto se você não deixar a turbina entrar, o que acho muito difícil de resistir...

    tendo em vista que meu carro fazia antes 10 na gasolina e agora ele faz 8 no alcool, pra mim ficou economico, mas é igual o villa disse, tem q saber pisar
    se andar 100% do tempo acelerando, vai gastar no minimo o dobro do original

    QUOTE(raul_mpr @ Mar 7 2009, 08:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    isso naum soh eh possivel como existe... wink.gif  soh que naum com turbinados adaptados...
    com os turbo de fábrica... os caras refazem praticamente todo o motor ...diminuindo inclusive a abertura de valvulas, modificase a admissao o escape a injeçao etc...e ainda com tudo isso o consumo maior de combustivel ainda ocorre soh que...soh que... somente qdo a turbina trabalha em plena carga biggrin.gif  antes disso(antes do turbo) e em rotaçao menos elevadas qdo a turbina pressuriza de leve o consumo de combustivel passa a ser menor do que o mesmo motor aspirado pois o motor naum tem o trabalho de puxar o ar da atmosfera pq ele jah esta ali e pressurrizado...sempre lembrando isso ocorre somente qdo os dois tem a mesma potencia ok no caso se seu celta atingir 150cv um carro aspro que tiver a mesma potencia gastara em media mais combustivel que vc...vide o caso de um motor da volks que naum me lembro onde vi o teste assim que souber posto o link po 6 blzzz...
    abs
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    wink.gif


    certo meu amigo, mas aí vc está completamente confundindo as coisas
    é tendencia na europa usar motores de menor cilindrada equipados com turbo compressores visando assim economia de combustivel...
    vou usar o exemplo do linea, podemos ter 2 opções: o motor 1.9 e o motor 1.4 turbo. Se você comparar os 2, o 1.4 turbo é mais economico e e ainda tem a vantagem de que quando a turbina entra ele tem mais potencia q o motor 1.9...
    Aí é aquela logica, trocam um motor de maior cilindrada aspirado por um de menor turbinado...

    no caso que o amigo está citando, seria comparar um 1.0 aspirado versus um 1.0 turbinado, sakou?
    aí é q tá a diferença, se fosse comparar um 1,6 aspro por um 1.0 turbo, tudo bem, mas nesse caso de 1.0x1.0 o aspirado com certeza gastará menos, sem dúvida



    naum naum ...eu entendi sim a pergunta do amigo ....soh dei um exemplo de como um motor turbo pode ser mais economico... thumbsup.gif
    vc tah certo tb na sua colocaçao do linea...
    agora c naum me engano gerando a mesma potencia o motor turbo eh sempre mais economico que um com a mesma potencia aspirado... thumbsup.gif
    abraço
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    #15 rodrigo_girotto

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  • Postado 08 março 2009 - 21:05

    quero ver!!!! te ter e nao te querer é improvavel, é impossivel !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    nao imagino segurar o pezão!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraços....
    Rodrigo Girotto
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    #16 Duu!!!

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  • Postado 08 março 2009 - 22:05

    nao tem como... seu carro eh flex blz.. deve estar na casa dos 7,8km/l agora se turbinar ai jah vai ter q aumentar a vazao do bico pra suprir o carro e tals e + suplementar ou sem suplementar e com bicos arrombados...
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    #17 Marcelo d'Paula

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  • Postado 08 março 2009 - 22:15

    O raul mpr está certissimo.... é isso mesmo. Um motor turbo feito corretamente é mais economico q seu irmão gemeo de aspiração natural, ao se desenvolver a mesma potencia.

    Os motores qdo turbinados ficam mais eficientes qdo utilizamos a mesma potencia q era desenvolvida qdo esse mesmo motor era de aspiração natural. Uma turbina bem escolhida, uma pressão bem escolhida, um bom ponto de ignição e uma mistura correta em baixa, tende a deixar o carro até 6% mais economico.

    Pessoal, o motor só é superalimentado quando deixa de ter vácuo depois da borboleta do acelerador, ou seja, dirigir um carro turbo de pé em cima, nessa exata condição, ele é exatamente igual a um carro de aspiração natural, exceto por uma vantagem: q a turbina diminui as perdas de bombeamento desde o filtro até a borboleta.

    #18 HENDRIX

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  • Postado 09 março 2009 - 00:13

    QUOTE(raul_mpr @ Mar 8 2009, 08:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    naum naum ...eu entendi sim a pergunta do amigo ....soh dei um exemplo de como um motor turbo pode ser mais economico... thumbsup.gif
    vc tah certo tb na sua colocaçao do linea...
    agora c naum me engano gerando a mesma potencia o motor turbo eh sempre mais economico que um com a mesma potencia aspirado... thumbsup.gif
    abraço


    com certeza, aí vc disse tudo






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    #19 Igor Celtinha

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  • Postado 09 março 2009 - 00:28

    putz..economizar mais com o turbo...

    ng tinha cogitado isso antes..

    e tb nunca pensei q fosse possivel pensar em algo do tipo..

    pois o turbo trabalha justamente para o contrario..

    +ar
    +comb.

    mais a casos e casos neh..

    se vc ficar andando o tempo todo dando pau o villa jah me disse q o mecanico dele em teste acabou com meio tanque de alcool em pouquissimos km..

    questão de peso no pé influencia mto na questão!

    mais se ta querendo gastar menos opte pelo novo celta e n por um turbo ..iss vc pode ter certeza!

    flww
    Igor.
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    #20 Debiasi

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  • Postado 09 março 2009 - 11:30

    em relação a turbina, uma vez, num sei qndo, ouvi dizer q turbina pkena enxe em rpm mais baixa, e uma turbina maior, enxe em rpm mais alta...

    se isso for verdade, valeria a pena colocar uma turbina maior para que qndo andar "normal" vc possa exticar um pouco mais sem pressurizar??

    tbm ouvi dizer q com a turbina maior, ela enxe em maior rpm, e tbm o "tapa" q ela da qndo enche, é maior..

    é vero?

    Imagem Postada




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