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como mudar de 1ª p/ 2ª sem dar tranco?


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31 respostas neste tópico

#1 Kleberson R

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  • Postado 21 março 2009 - 17:06

    oi pessoal, sou novo por aqui.
    fiz auto-escola com um gol 1.0, 15 aulas e passei no exame de 1ª. só que como eu ja imaginava dirigir na pratica é bem pior do que ficar fazendo esses macetes pra exame, a auto-escola não ensina nada. bom msm assim eu até que dirijo bem o gol do meu pai, não tenho dificuldade pq aprendi nele.

    só que agora ganhei um celtinha pra mim (2005 com 40 mil Km) e to meio tenso porque o câmbio do carro é curto demais e eu não to conseguindo passar de 1ª para 2ª sem dar aquele tranco (o carro da um pulo pra frente) chato. Eu tento mudar com rotação alta, com rotação baixa, tento tirar o pé da embreagem devagar, tirar rápido, tirar e ir acelerando devagar, tirar e ir acelerando rápido, mas não consigo me livrar do tranco. da 2ª em diante eu troco sem tranco nenhum, só da 1ª pra segunda que é esse inferno.
    gostaria de saber como eu faço para mudar da 1ª p/ 2ª sem dar esse tranco mala, como vocês fazem em seus carros pra mudar de 1ª para 2ª se puderem me explicar o passo a passo eu fico grato, porque o que eu faço no gol de casa e fazia no da auto-escola (troco da 1ª p/ segunda, solto a embragem e no finalzinho dela vou acelerando devagar) não funciona no meu celta. quanto tempo eu levo p/ soltar a embreagem? solto rapido ou devagar? acelero depois de ter soltado tudo? no meio? no finalzinho? alguém da uma luz.
    e se for problema do carro o que poderia ser? não acho que seja pq o meu pai quando dirigiu ele dirigiu na boa, mas quando eu pergunto como ele faz ele não sabe explicar  blink.gif, surreal.
    vlw.

    #2 felipe_reus

    felipe_reus

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  • Postado 21 março 2009 - 17:37

    Sinceramente...

    isso é uma coisa que vc vai adquirir com a experiência..

    não adianta ficar aqui dando receita de bolo...

    isso você vai aprender sentindo o carro...

    no começo tbm era assim...dava altos trancos...com o tempo você vai conhecendo o carro...e vai gerando a adaptação...

    até mesmo alguem que é bastante experiente...quando pega um carro diferente sente a diferença, seja pela posição de dirigir, seja pela potência do motor, o câmbio, a forma do carro... Tudo isso influi.
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    "Se o pinto faz piu piu, é porque au au ele não sabe"
    Retrovisor, eu uso. Entre nessa onda você também.

    #3 Kleberson R

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  • Postado 21 março 2009 - 17:42

    QUOTE(felipe_reus @ Mar 21 2009, 05:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Sinceramente...

    isso é uma coisa que vc vai adquirir com a experiência..

    não adianta ficar aqui dando receita de bolo...

    isso você vai aprender sentindo o carro...

    no começo tbm era assim...dava altos trancos...com o tempo você vai conhecendo o carro...e vai gerando a adaptação...

    até mesmo alguem que é bastante experiente...quando pega um carro diferente sente a diferença, seja pela posição de dirigir, seja pela potência do motor, o câmbio, a forma do carro... Tudo isso influi.


    vlw pela resposta amigo. experiência vem com o tempo isso é verdade sim, como eu disse meu pai falou que "eu faço e não sei explicar". o que eu gostaria é que alguém tentasse explicar como faz no seu carro saca? pq eu tento de n formas e com n velocidades diferentes e não consigo pegar o tempo dessa troca no carro, por isso vim pedir as dicas de outros proprietarios. aprender so na pratica msm, não em fórum nem em 15 aulas de auto-escola. só quero um guia para saber em que maneiras de troca eu devo investir mais para não ficar muito tempo dando estes trancos.
    flw.

    #4 Guilhermecr

    Guilhermecr

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  • Postado 21 março 2009 - 17:52

    ééé meSTREE sENTA NELEeeee i DOminAA a aRTE DO AUTOMObilismO







    #5 Iuri

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  • Postado 21 março 2009 - 18:04

    heh
    eu fico com a frase "eu faço e não sei explicar". até pq eu nunca tentei reparar como faço ...
    mas não fica grilado não cara, com o tempo vc pega as manha do celtinha!
    aliás, seja bem vindo !


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    #6 BMS

    BMS

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  • Postado 21 março 2009 - 18:19

    Não se sinta mal...

    Existe uma boa diferença de outros carro pro celta...

    Eu tinha um palio que era bem mais "macio " nas trocas de marcha.... o celtinha é fueda, relações curtas demais e cambio áspero..
    Ah, dá uma verificada no óleo do câmbio, pode estar baixo.... o meu está cada vez pior, principalmente da 1ª pra 2ª...

    #7 Dego

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  • Postado 21 março 2009 - 19:12

    QUOTE(Iuri @ Mar 21 2009, 07:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    heh
    eu fico com a frase "eu faço e não sei explicar". até pq eu nunca tentei reparar como faço ...
    mas não fica grilado não cara, com o tempo vc pega as manha do celtinha!
    aliás, seja bem vindo !


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    As formigas que se abaixem !!! kkkk
    EX - Celta do Dego  ---- >  http://www.celtaclub...p...c=79208&hl=

    #8 FrancoNeto

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  • Postado 21 março 2009 - 19:22

    Rapaz o negócio e dirigir ,

    com o tempo vocẽ aprende a escutar o carro , dosar o pé no acelerador e assim por diante , vai tentando que daqui um tempo você consegue fazer isso  naturalmente na medida certa , eu passei 2 meses e pouco pra poder acostumar com meu celta, mas é isso trânsito todo dia e bola pra frente

    #9 Adauto

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  • Postado 21 março 2009 - 19:32

    Cara normal isso axo q todo mundo dava uins trancos no começo... Mais realemente é dificil explicar pq é muito natural... Mais eu acho que o mais importante não é a velocidade vc tem que fazer um movimento uniforme.. quem tenta muito se concentra no tempo acaba indo rapido no começo e soltando devagar no fim... solta uniformemente até vc sentir que o cambio agarrou dai pode soltar o resto de uma vez q nao da tranco
    Campanha: Esqueça que seu carro tem faroletes, ao anoitecer ligue a ***** do Farol!!!!

    #10 gustavo25

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  • Postado 21 março 2009 - 19:47

    logo vc pega as manhas wink.gif
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    #11 Neom22

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  • Postado 22 março 2009 - 00:26

    Bom eu sinceramente faço isso q vc falo no 1 post... acelara na primera ( geralmente eu troco as marchas com 3500 rpm) dai qdo vo troca eu engato a 2 e acelero um poquinho antes de começa a solta a embreagem dai qto mais devagar vc solta a embreagem menos tranco da.


    #12 Jesse James

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  • Postado 22 março 2009 - 00:40

    Pega a Av. Brasil q e o melhor lugar p/ vc aprender...tongue.gif To brincando,  ñ se assuste, no inicio e assim msm, depois vc pega pratica...

    Abraços




    #13 Emer

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  • Postado 22 março 2009 - 03:16

    Seja bem vindo ao clube!

    #14 manobn

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  • Postado 22 março 2009 - 13:10

    QUOTE(Dego @ Mar 21 2009, 07:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Iuri @ Mar 21 2009, 07:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    heh
    eu fico com a frase "eu faço e não sei explicar". até pq eu nunca tentei reparar como faço ...
    mas não fica grilado não cara, com o tempo vc pega as manha do celtinha!
    aliás, seja bem vindo !


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    é isso aí, só com o tempo mesmo amigo
    boa sorte
    abraço
    ..:: Mano - CeltaClube - SC ::..

    #15 Duu!!!

    Duu!!!

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  • Postado 22 março 2009 - 13:22

    bom mano apesar de minha poca idade jah dirijo a 9 anos qse tenhu 21 e aprendi com 12... entao, sentir uma puta diferenca de um carro para o outro eh absolutamente normal veiu.. oq vc pode fazer eh aprender a escutar primeiro o carro o celta em alta rotacao grita mtu ... vc deve fazer a troca de marchas nao quando ele grita mtu pois estara em alta rotacao.,.. e o torque vai estar lah em cima... procure acelerar a 1ª ateh 18, 20 km.. e solte o peh do acelerador e aperte rapido o peh da embreagem mas na hora de soltar a emnbreagem e pisar no acelerador tente fz com a mesma intensidade... tipo nao rapido e nao devagar...
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    #16 caixeta20

    caixeta20

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  • Postado 22 março 2009 - 22:29

    cara, eu sei exatamente o que vc sente haha
    eu sai da autoescola, em casa tinha um gol g2 com embreagem de pedra, cheguei no celta embreagem
    '' macia '', sofri, sem falar q o gol era 1.6 o celta lá berrando de primeira segunda terceira haha
    cara unica dica mesmo é soltar embreagem devagar como todo mundo falou..ja ja tu pega a manha
    bem vindo ae.

    #17 NiLO

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  • Postado 22 março 2009 - 22:39

    Eu por experiencia propria vou falar uma coisa manjada mas importante: toda vez que fico pensando na troca de marchas da esse tranco, mas toda vez que to com a cabeça em outra cousa e esqueço que to dirigindo, o carro vai macio... então a dica que to é deixar rolar naturalmente, se voce ficar pensando em como trocar a marcha na hora de trocar vai acabar saindo seco... entao esqueça desse tranco chato que ele some sosinho sem voce perceber wink.gif
    Celta VHCE 2 portas cinza bluet

    As pessoas têm o direito de serem BURRAS, mas algumas ABUSAM desse privilégio.



    Londrina, terra dos "pé vermelho"

    #18 Marcelinho

    Marcelinho

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  • Postado 22 março 2009 - 22:50

    Kleberson, eu tenho uma história curiosa com isso...

    sempre q eu pegava o fox da auto escola e voltava a pega o celta... errava tudo, fikva confuso... por ser carro de auto escola... o cambio ja é gasto, a embreagem é diferente e tal...

    e qdo pegava o fox dpois de estar com o celta tbm fazia confusão...

    eu acordei no dia pra fazer a prova... acordei e fui pra area de exame 6 da manhã... pra poder me readaptar rapidin ao fox... correu tudo bem e tirei a carteira... mas é fato

    cada carro é um carro...


    PS.: VI Q É DO RIO, QDO PUDER COLA NOS ENCONTROS...

    QL BAIRRO DO RIO MORA?

    #19 HENDRIX

    HENDRIX

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  • Postado 22 março 2009 - 23:18

    nada como um dia após o outro...
    só assim vc vai aprender...


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    #20 Rodrigo.P

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  • Postado 23 março 2009 - 00:34

    tenta da uma acelerada em 1, qdo escuta um ronco maior do motor vc pisa na embreagem bota segunda e vai soltando a embreagem, qdo tive no finalzinho vai devagar e ja começa a acelera um poco e tira o resto do peh..tenta ae xD

    em 3, 4 e 5 mesmo eskema!



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