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COMO ``TROCAR`` COMANDO DE VALVULAS!


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24 respostas neste tópico

#1 danturbo

danturbo

    Celta LS

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  • Postado 20 abril 2009 - 18:35

    OLA GALERA BLZ? GOSTARIA DE SABER COMO FACO P TROCAR O COMANDO DE VALVULAS DO MEU CELTA VHC...

    TEM UM TOPICO SOBRE COMANDOS MAS NAO MOSTRANDO COMO TROCAR. OLHANDO BEM POR ALGUMAS FOTOS

    NAO DA P SABER SE PRECISO TIRAR SO O COMANDO POR CIMA OU PELO LADO DA POLIA, OU TIRAR O CABECOTE E ELE

    SAI POR BAIXO...FICOU MEIO CONFUSO....VOU COLOCAR O COMANDO DO 1.4 MESMO..SEI QUE EH PLUG AND PLAY

    POREM NAO SEI COMO TIRAR O MEU. ALEM DISSO NA TROCA PRECISA REGULAR ALGUMA COISA OU SO TROCAR MESMO?

    VALEW GALERA!!

    #2 cadujardim

    cadujardim

      Celta LT

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  • Postado 20 abril 2009 - 18:47

    Fla mano,

    Maluco, tem que tirar a parte de cima do bloco do seu motor... é meio embaçado vc fazer isso... um cara pra te ajudar com isso é o Black.

    dá um toque pra ele.

    abrax
    ---Cadu---

    #3 danturbo

    danturbo

      Celta LS

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  • Postado 20 abril 2009 - 19:34

    QUOTE(cadujardim @ Apr 20 2009, 06:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Fla mano,

    Maluco, tem que tirar a parte de cima do bloco do seu motor... é meio embaçado vc fazer isso... um cara pra te ajudar com isso é o Black.

    dá um toque pra ele.

    abrax




    por min nao tem nem problema fazer, so fikei confuso mesmo pois pelas fotos que vi ele eh preso mesmo por cima...
    vc sabe me dizer se precisa regular o comando novo ou so trocando ja era?

    #4 villa_tuning

    villa_tuning

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  • Postado 20 abril 2009 - 23:14

    precisa regular heim?

    ponto, polia regulavel e talvez até remap de injeçao...alguma coisa tem que fazer...num é só tacar o novo comando e ja era...ate pq vc quer colocar um diferente do original ne hehe

    #5 HENDRIX

    HENDRIX

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  • Postado 20 abril 2009 - 23:26

    não é mais fácil pagar e mandar um profissa fazer?


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    #6 ChristianBruno

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  • Postado 21 abril 2009 - 12:26

    QUOTE(HENDRIX @ Apr 20 2009, 11:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    não é mais fácil pagar e mandar um profissa fazer?


    plus.gif

    Sai pelo lado, puxando a polia, só que vc precisa tirar a CAI, soltar o coxim e macaquear um pouco o motor, e precisa de uma ferramenta especial, que custa mais caro que o comando.

    se vc nunca trocou, não troque em casa, pois se vc não tem a ferramenta, terá que soltar os parafusos por cima. aí terá que torqueá-los como o torque correto pra não quebrar. e esses parafusos são os mesmo que prendem o cabeçote no bloco. se vc estirá-los por sobretorque o carro pode ferver.

    nessa vc terá que trocar um retentor.

    mais uma vez, se vc nuca fez isso em nenhum carro, não faça sozinho, peça a ajuda de alguém que conhece, pois se vc fizer caca vai ter que trocar todos os casquilhos do comando, aí a cacaca tá feita.

    Se levar num profissa, o cara faz em meia hora. Fica de olho, pergunta e aprende... aí faz nos próximos. Mas aí terá que fazer o remap.

    Plug and Play é uma coisa, Do it Yourself é outra bem diferente...

    Aquele abraço!

    thumbsup.gif


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    #7 rafael69

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  • Postado 21 abril 2009 - 13:44

    tem alguma vantagem em colocar o comando do 1.4?

    #8 danturbo

    danturbo

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  • Postado 21 abril 2009 - 16:42

    QUOTE(rafael69 @ Apr 21 2009, 01:44 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    tem alguma vantagem em colocar o comando do 1.4?



    tem sim...alem de nao embaralhar tanto de final fica mto melhor....

    entao galera pergunto porque comando foi algo q nunca troquei mas parece mais complicado do que imaginei....
    valew pela força ae galera, acho q vou procurar alguem q ja tenha trocado p dar uma força....andei vendo o preço mas cobram mto caro p trocar o comando...nao compensa....

    #9 ChristianBruno

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  • Postado 21 abril 2009 - 17:05

    QUOTE(danturbo @ Apr 21 2009, 04:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    tem sim...alem de nao embaralhar tanto de final fica mto melhor....

    entao galera pergunto porque comando foi algo q nunca troquei mas parece mais complicado do que imaginei....
    valew pela força ae galera, acho q vou procurar alguem q ja tenha trocado p dar uma força....andei vendo o preço mas cobram mto caro p trocar o comando...nao compensa....


    Cara,

    eu sou um cara Faça vc Mesmo total. Procuro fazer tudo em casa.

    ministro curso de motores em uma montadora daqui da região pra mecânicos de toda a américa latina.

    isso não é tão simples. Quanto vc gastará? 100, 150 reais? pague! vale a pena.

    se vc lê inglês técnico, te recomendo que procure o manual haynes do corsa ou do astra a gasolina e veja lá como é... Está classificado como razoavelmente difícil, compatível com um Faça vc mesmo compentente e seguro do que está fazendo.

    aquele abraço!

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    #10 Black

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  • Postado 21 abril 2009 - 23:20

    E ai cara, firme?

    Então, eu troquei o meu em casa kkkkkkkk
    O meu conhecimento não era tanto, mas foi indo na mainha e já esta feito.

    O que o pessoal ta falando é verdade, é difícil de se fazer sozinho se vc não manja.
    Sobre as ferramentas, vc pode faer de outro jeito. Como eu fiz?

    - Tirei toda a água do radiador;
    - Tirei todo o óleo do motor;
    - Tirei os parafusos que prendem o cabeçote (precisa de catraca e chave torx);
    - Tira o parafuso da polia (é bom já colocar a regulável);
    - Tirar a bobina e 2 parafusos halens que prende o comando;
    - Puxe o comando pelo lado da bobina/

    Para montar, prendi o comando de novo na gaiola;
    - Coloquei o virabrequim no ponto correto;
    - Coloquei o comando mais ou menos no ponto certo;
    - Apertei todos os parafusos da gaiola (com torquímetro e ordem correta);
    - Coloquei a bobina no lugar, acertei o ponto e já era.

    Vamos pegar um dia ai e fazer isso, vc mora aki do lado de casa.
    É só marcar e fazer isso.

    Flw ai
    []'s

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    #11 gustavo25

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  • Postado 22 abril 2009 - 07:27

    orra, esse Black é q nem Bombrill, tem mil e uma utilidades, hehehe
    Imagem Postada

    #12 Deco Boss

    Deco Boss

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  • Postado 22 abril 2009 - 07:53

    pra celta 1.0 turbo qual é o melhor... comando do 1.6b ou do 1.4? Vale a pena? Abs

    PS: pretendo trocar junto com o volante aliviado e polia reguladora.
    celtinha turbo desmontado... hehehe! Original mode on

    #13 Black

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  • Postado 22 abril 2009 - 10:10

    QUOTE(gustavo25 @ Apr 22 2009, 07:27 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    orra, esse Black é q nem Bombrill, tem mil e uma utilidades, hehehe


    kkkkkkkk fala sériu gustavão!
    Se tiver pelo menos...umas 100 já ajuda kkkkk

    Mas enfim, para quem pensa que trocar o comando é simples, não se engane!!!
    O ideal é sempre montar um comando para o seu projeto. Se for turbo, tem que se analisar uma porrada de coisas, como pressão, turbina, fluxo de cabeçote, geometrica do motor, etc...etc...etc...

    Mas sei que isso é inviável $$$ para uso de rua. Galera não quer nem saber de estudar sobre.
    Os comandos de válvulas normalmente são chamados apenas por 1 graduação.

    Galera tem costume de falara: "Quero por um 272º e já era...etc...etc...etc..."
    Mas muitos não sabem que isso é apenas uma das graduações do comando. O comando de válvula tem 2 graduações, de admissão e escape. Isso se for um SOHC (Single OverHead Camshaft - Comando único, que comando todas as válvulas e fica no cabeçote).
    Um comando tem graduação de admissão, escape, lobe, levante, etc.

    Eu estou atualmente com o comando do 1.6B, ele tem a graduação um pouco mais agressiva e levante maior, lobe é praticamente igual. O carro não embaralha, mas fica ruim de pegar de manha e perdi toda a força. Para um aspirado, precisa de remap com certeza! Tirando a polia regulável.

    Para o turbo, pode ser que possa ser mais fácil, por ter um HPI ou HIS na parada.
    Mas mesmo assim, tenho quase que certeza que o lag vai aumentar um pouco.

    Do 1.4 deve ser menos agressivo que do 1.6B e um levante maiorzinhu. Eu queria ter testado o do 1.6F (do 1.6 EFI) e ver como ficaria, só que acabei estragando o comando!!!

    Enfim...acho que tem que ser no teste. Eu testei o 1.6B e perdi todo o carro que tinha por ainda não acertar o carro no remap. No turbo não sei como deve ficar. Do 1.4 só colocando pra ver, assim do mesmo jeito do 1.6F!

    Aqui no forum a galera usa do 1.6B normalmente e pode até dar dicas, mas do 1.4 e do 1.6F eu já acho mais difícil.

    Flw ai
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    #14 danturbo

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  • Postado 22 abril 2009 - 11:37

    QUOTE(Black @ Apr 21 2009, 11:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    E ai cara, firme?

    Então, eu troquei o meu em casa kkkkkkkk
    O meu conhecimento não era tanto, mas foi indo na mainha e já esta feito.

    O que o pessoal ta falando é verdade, é difícil de se fazer sozinho se vc não manja.
    Sobre as ferramentas, vc pode faer de outro jeito. Como eu fiz?

    - Tirei toda a água do radiador;
    - Tirei todo o óleo do motor;
    - Tirei os parafusos que prendem o cabeçote (precisa de catraca e chave torx);
    - Tira o parafuso da polia (é bom já colocar a regulável);
    - Tirar a bobina e 2 parafusos halens que prende o comando;
    - Puxe o comando pelo lado da bobina/

    Para montar, prendi o comando de novo na gaiola;
    - Coloquei o virabrequim no ponto correto;
    - Coloquei o comando mais ou menos no ponto certo;
    - Apertei todos os parafusos da gaiola (com torquímetro e ordem correta);
    - Coloquei a bobina no lugar, acertei o ponto e já era.

    Vamos pegar um dia ai e fazer isso, vc mora aki do lado de casa.
    É só marcar e fazer isso.

    Flw ai
    []'s





    e ae black certinhu:? entao se vc ja montou fmz,,,podemos montar em casa sim....mas fico meio com receio nesse acerto da posição quando colocar o comando...tem uma posição X o virabrequim tem q estar virado p tal lado...sei la...complicado...


    #15 Black

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  • Postado 22 abril 2009 - 12:24

    QUOTE(danturbo @ Apr 22 2009, 11:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    e ae black certinhu:? entao se vc ja montou fmz,,,podemos montar em casa sim....mas fico meio com receio nesse acerto da posição quando colocar o comando...tem uma posição X o virabrequim tem q estar virado p tal lado...sei la...complicado...


    Quanto ao acerto relaxa, o vira tem uma marcação e a polia tb!
    Mas reserve pelo menos 1 dia (24hrs) para mexer no seu carro kkkk

    []'s

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    #16 danturbo

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  • Postado 22 abril 2009 - 14:58

    QUOTE(Black @ Apr 22 2009, 12:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(danturbo @ Apr 22 2009, 11:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    e ae black certinhu:? entao se vc ja montou fmz,,,podemos montar em casa sim....mas fico meio com receio nesse acerto da posição quando colocar o comando...tem uma posição X o virabrequim tem q estar virado p tal lado...sei la...complicado...


    Quanto ao acerto relaxa, o vira tem uma marcação e a polia tb!
    Mas reserve pelo menos 1 dia (24hrs) para mexer no seu carro kkkk

    []'s





    entao black p min eh suave ou sabado ou domingo tranquilo.... o dia que vc puder....

    #17 Black

    Black

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  • Postado 22 abril 2009 - 20:01

    QUOTE(danturbo @ Apr 22 2009, 02:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    entao black p min eh suave ou sabado ou domingo tranquilo.... o dia que vc puder....


    Conversei com o robim, tamo pensando em fazer talvez domingo mesmo.
    Dai o preço nois combina xDDDDD

    []'s

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    #18 Tiago Fuzzi

    Tiago Fuzzi

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  • Postado 23 abril 2009 - 09:44

    Vai preparando umas duas dúzias da nossa amiguinha... xD



    A.K.A r0bim

    #19 ChristianBruno

    ChristianBruno

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  • Postado 25 abril 2009 - 15:49

    Fala galera!

    tem uma ferramenta especial que os caras usam que tira o comando pela lateral sem precisar tirar os parafusos do cabeçote. Economiza muito tempo! faz em uma hora, no máximo....

    Só que pra trocar um comando hoje e o outro daqui a 1 ano, não vale a pena ter a ferramenta...

    Atenção aos torques dos parafusos do cabeçote... se for muito alto eles quebram ou estiram. se for muito baixo o motor ferve ou vaza... Cuidado com o comprimento total deles. É bom medir e comparar com as especificações. se eles estiverem estirados, troquem...

    Já que vcs estão marcando de fazer juntos, façam um tutorial aí...

    Ah, eu não escoaria o óleo pra fazer a troca, só o trocaria depois (antes de girar o motor). Se cair impureza no óleo, ela deve ser escoada junto com o óleo pra evitar saturar o filtro novo...

    Como dica, eu colocaria o óleo novo antes de colocar a tampa de válvulas, despejando ele sobre todo o comando. com isso, se ficou pó em alguma galeria ele irá direto pro cárter e daí pro filtro...

    Aquele abraço!

    thumbsup.gif
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    #20 Black

    Black

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  • Postado 26 abril 2009 - 12:04

    QUOTE(ChristianBruno @ Apr 25 2009, 03:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Fala galera!

    tem uma ferramenta especial que os caras usam que tira o comando pela lateral sem precisar tirar os parafusos do cabeçote. Economiza muito tempo! faz em uma hora, no máximo....

    Só que pra trocar um comando hoje e o outro daqui a 1 ano, não vale a pena ter a ferramenta...

    Atenção aos torques dos parafusos do cabeçote... se for muito alto eles quebram ou estiram. se for muito baixo o motor ferve ou vaza... Cuidado com o comprimento total deles. É bom medir e comparar com as especificações. se eles estiverem estirados, troquem...

    Já que vcs estão marcando de fazer juntos, façam um tutorial aí...

    Ah, eu não escoaria o óleo pra fazer a troca, só o trocaria depois (antes de girar o motor). Se cair impureza no óleo, ela deve ser escoada junto com o óleo pra evitar saturar o filtro novo...

    Como dica, eu colocaria o óleo novo antes de colocar a tampa de válvulas, despejando ele sobre todo o comando. com isso, se ficou pó em alguma galeria ele irá direto pro cárter e daí pro filtro...

    Aquele abraço!

    thumbsup.gif


    Então cara, sei que existe esta ferramente, só que não compensa como vc mesmo disse.

    Sobre o torque, o mecânico que deu umas dicas falou pra usar 8 kgfm em todos. Dai eu fui colocando de 2 em 2 kgfm em cada parafuso, fazendo um X sempre, até chegar nos 8 kgmf.

    E essa dos parafusos eu não sabia, vc ta dizendo dos parafusos que prendem a gaiola + cabeçote?
    Vc disse pra não tirar o óleo, só troca-lo antes de ligar o carro. Isso pode ser uma boa, mas e a água?

    Vlw pelas dicas, ajudou bem. Pq é um saco ter que ficar tirando o óleo kkkk

    Flw ai
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