Ir para conteúdo

- - - - -

Fios para o som

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 marmonteiro

marmonteiro

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 35751
  • 98 posts
    • Tempo Online: 13h 16m 19s
  • De:sao paulo
  • UF:SP
  • Carro:Celta VHC 4p
  • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postou:6 vezes neste tópico
  • Postado 24 outubro 2009 - 11:41

Ola galera!!!, gostaria de saber qual o tipo de fio usar  para ligação de um subwoofer, 1 par de 6x9, e um par de 2 vias, qual a bitola e quantos metros compra???? modulo power one. VALEU thumbsup.gif

#2 gabriellimma

gabriellimma

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 36562
    • 38 posts
      • :
    • De:Sampa!!!
    • Carro:Celta VHC-E 4p
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 24 outubro 2009 - 13:00

QUOTE(marmonteiro @ Oct 24 2009, 01:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Ola galera!!!, gostaria de saber qual o tipo de fio usar  para ligação de um subwoofer, 1 par de 6x9, e um par de 2 vias, qual a bitola e quantos metros compra???? modulo power one. VALEU thumbsup.gif

Tudo depende de quantas watts vc estara utilizando, mais de praxe são usados 4mm para o sub e 1,5mm para os demais (sendo que estou considenrando os 6x9 e kit2vias).

As metragens tbm depente da onde vc estara colocando os falantes e os modulos supondo que vc esta colocando o modulo e o sub no porta malas, pode considerar +- 2 metros de cabo de 4mm e se vc estiver colocando, o kit2vias na frente +- 10 a 15 metros de cabo de 1,5mm.

Obs. É altamente recomendavel utilizar isolação em TODOS os cabos para assim proteger os cabos e tambem sistemas de proteção para os cabos de alimentação (fusivel, disjuntores e etc).

Abraços,
    Gabriel

#3 dinluca

dinluca

Celta Elite

• Celta Elite

• ID do Membro: 23482
    • 3725 posts
      • Tempo Online: 6h 44m 34s
    • De:Goiânia
    • UF:GO
    • Carro:Ford
    • Ano/Modelo:2005/2006
  • Postou:3 vezes neste tópico
  • Postado 24 outubro 2009 - 16:19

ja li no ht forum que os sintenax flex 4x2,5 ou 4x1,5 sao muito bons como cabos pra falantes.
    Set simples no focão!
    Denon RFX-8250, Audison Lrx 2.9k, PPI PC2100, JL 12W1, RCA Canare e talvez kit Focal V30.
    Sem TA e sem xover ativo 3 way.

#4 apulschen

apulschen

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 784
    • 3146 posts
      • :
    • UF:OUTRO PAÍS
    • Carro:Não Possuo
    • Ano/Modelo:Não Possuo
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 24 outubro 2009 - 18:16

Eu não conheço muito das boas marcas de fios, nem da bitola correta a utilizar, mas digo uma coisa, o melhor condutor de áudio é o ouro.
    Se vc utilizar um fio de ouro ganhará muito em qualidade sonora (desde q tenha um som compatível para tal).
    Porém, se não tiver $$$ para investir numa fiação dessas, certifique-se de q o fio seja 100% de cobre, muitos fios de áudio fabricados hoje são feitos de uma liga de um monte de materiais q causam interferência no som.
    Sendo uma fiação de cobre, vc só deve realizar uma boa solda e colocar terminais banhados a ouro q ficará bem legal.

abs
    DESISTENTE

#5 dinluca

dinluca

Celta Elite

• Celta Elite

• 3725 posts
  • Postado 24 outubro 2009 - 18:54

O que o apulschen falou é fato, mas...

Quando não se pode dispor de metais nobres como ouro e prata, que sao sim excelentes condutores. Existem outras alternativas para evitar um grande inconveniente em cabos pra audio que é a capacitancia. Uma dessas alternativas é trançar os condutores, para neutralizar o campo magnetico gerado durante a passagem da corrente e que gera ruidos. Dessa forma, quando vc utiliza por exemplo, um cabo de rede, que é um grupo de pares trançados, você consegue uma boa resposta nas frequencias altas, o mesmo acontece com os cabos coaxiais, que tem uma malha trançada por fora e um condutor central isolado por um polímero recoberto de película de alumínio.

Ou então os sintenax que possuem características físicas que servem bem ao proposito de conduçao de frequencias sonoras. Caracteristicas essas que lhe dao baixa indutancia e resistencia, o que neutraliza a capacitancia.
    Set simples no focão!
    Denon RFX-8250, Audison Lrx 2.9k, PPI PC2100, JL 12W1, RCA Canare e talvez kit Focal V30.

#6 marmonteiro

marmonteiro

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 98 posts
  • Postado 25 outubro 2009 - 18:23

QUOTE(gabriellimma @ Oct 24 2009, 03:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(marmonteiro @ Oct 24 2009, 01:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Tudo depende de quantas watts vc estara utilizando, mais de praxe são usados 4mm para o sub e 1,5mm para os demais (sendo que estou considenrando os 6x9 e kit2vias).

As metragens tbm depente da onde vc estara colocando os falantes e os modulos supondo que vc esta colocando o modulo e o sub no porta malas, pode considerar +- 2 metros de cabo de 4mm e se vc estiver colocando, o kit2vias na frente +- 10 a 15 metros de cabo de 1,5mm.

Obs. É altamente recomendavel utilizar isolação em TODOS os cabos para assim proteger os cabos e tambem sistemas de proteção para os cabos de alimentação (fusivel, disjuntores e etc).

Olá amigo!!!, muito obrigado pela ajuda!, o kit 2 vias 80rms cada, os 6x9 100rms cada, o e o sub estara no porta-malas mesmo como p modulo. agradeço  ajuda e mais um vez obrigado. thumbsup.gif

#7 gabriellimma

gabriellimma

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 36562
    • 38 posts
      • :
    • De:Sampa!!!
    • Carro:Celta VHC-E 4p
  • Postado 25 outubro 2009 - 18:28

Correto apulschen!

Pela ciencia os melhores condutores seria o ouro, mais por uma questão de $, não é viavel colocar esse sistema de cabeamento (imaginem iria custar mais que o veiculo, heuheuehue).

Como marmonteiro, quer colocar apenas um sistema (creio que seja somente para andar na rua, e não para competições) a melhor opção seria utilizar cabos de cobre, uma marca que eu poderia indicar são os cabos da TIAFLEX, vale lembrar que outras marcas de cabos iria servir normalmente.

Abraços,
    Gabriel

#8 marmonteiro

marmonteiro

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 98 posts
  • Postado 25 outubro 2009 - 20:58

Entao para o subwoofer 2 metros de (4mm)    e suficiente, e para o 2 vias e os 6x9 , devo usar 15,metros e isso com a bitola de (1,5mmm), e isso mesmo????

#9 Bito

Bito

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 37506
    • 16 posts
      • :
  • Postado 25 outubro 2009 - 22:30

Bom, me recomendaram 2 metros para sub e eu comprei 3(ainda bem) é melhor sobrar q faltar, mas no meu caso eram dois subs, sendo um, acho q 2 mts dá. Fios 2X4mm pra sub 2 metros, e o pros outros falantes uns 15mts de 2x1,5mm

#10 marmonteiro

marmonteiro

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 98 posts
  • Postado 25 outubro 2009 - 22:56

QUOTE(Bito @ Oct 26 2009, 12:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Bom, me recomendaram 2 metros para sub e eu comprei 3(ainda bem) é melhor sobrar q faltar, mas no meu caso eram dois subs, sendo um, acho q 2 mts dá. Fios 2X4mm pra sub 2 metros, e o pros outros falantes uns 15mts de 2x1,5mm

Valeu pela ajuda!!!!, manha vou na sta efigenia ver o preço dos fios, porque no instalador geralmente os fios ficam com um preço meio puxado, acho melhor compra fora e so usar mesmo a mao de obra da loja. MAIS UM VEZ AGRADEÇO PELA AJUDA AMIGO thumbsup.gif

#11 Bito

Bito

Novato

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 37506
    • 16 posts
      • :
  • Postado 26 outubro 2009 - 00:11

QUOTE(marmonteiro @ Oct 25 2009, 11:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Valeu pela ajuda!!!!, manha vou na sta efigenia ver o preço dos fios, porque no instalador geralmente os fios ficam com um preço meio puxado, acho melhor compra fora e so usar mesmo a mao de obra da loja. MAIS UM VEZ AGRADEÇO PELA AJUDA AMIGO thumbsup.gif

Não posso ajudar em muito, mas no q puder ajudar, estou aqui

hahahaha

#12 marmonteiro

marmonteiro

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 98 posts
  • Postado 26 outubro 2009 - 19:21

QUOTE(Bito @ Oct 26 2009, 02:11 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(marmonteiro @ Oct 25 2009, 11:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Não posso ajudar em muito, mas no q puder ajudar, estou aqui

hahahaha

valeu amigão pela ajuda abraço thumbsup.gif

Pô galera tava esquecendo de um coisinha!!!, e sobre aquele fio de aterramento, o fio de força sera de 16mm cinco metros!!!, e o do aterramento posso usar tambem um de 16mm???? e quantos metros compra, o modulo ficara no porta malas!!!! será que 2 metros e suficientes????.VALEUUU!! china.gif

#13 dinluca

dinluca

Celta Elite

• Celta Elite

• 3725 posts
  • Postado 26 outubro 2009 - 20:04

sim 16mm e 2 metros ta mais do que suficiente
    Set simples no focão!

#14 marmonteiro

marmonteiro

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 98 posts
  • Postado 27 outubro 2009 - 13:57

QUOTE(dinluca @ Oct 26 2009, 10:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    sim 16mm e 2 metros ta mais do que suficiente

Valeu amigao thumbsup.gif

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 0 usuário(s)