Ir para conteúdo

- - - - -

AJUDA na construcao how-to de eliminacao de ruidos

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
48 respostas neste tópico

#21 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 16249
  • 436 posts
    • Tempo Online: 6m 33s
  • UF:MG
  • Carro:Celta VHC-E 4p
  • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postou:15 vezes neste tópico
  • Postado 10 dezembro 2009 - 19:39

Mudei de ideia..

Hoje comprei o feltro betumado.

Só que nao estou fazendo como o pessoal, fazendo um 'forro' na porta...na verdade recortei ele em tiras, acredito que de 60 por 30 cm.enrolei e colei...umas 5 ou 6. Desmontei o forro de porta e coloquei nos locais criticos.

Prós:
    Eliminei tanto o ruido proximo ao comando dos vidros, como a má acustica daquela parte pouco acima do nosso 'braco', quando apoiamos na porta(nao sei se expliquei bem). Sem duvida, os pontos criticos do forro sao: comando dos vidros e essa parte onde antigamente vinha tecido nos 'Super, assim como a parte abaixo do comandos dos vidros, talvez pelo tamanho da peça plastica e da falta de conectores proximos.

O resultado foi extremamente satisfatorio, ja que nao precisei cortar os fios dos falantes, nem desmontar o comando dos vidros.

Contras:
    A principio o forro havia ficado levemente estufado, mas arrumei direitinho e ficou 100%.
    Estourei uma presilha plastica, aquela pequena, que vai proximo ao retrovisor. montei tudo e deixei faltando ela, amanha compro e coloco. Nao vai precisar desmontar tudo de novo para coloca-la.

Fiz agora a noite, atee tentei tirar fotos com o celular, mas seriam totalmente inuteis..nao da pra ver asbolutamente nada..

Dicas:
    Cuidado na remocao daquele 'friso'. nao sei se é duro assim sempre ou pq nunca havia desmontado..mas é realmente dificil de tirar...e ao se colocar mais forca, fica facil facil dele amassar.
    Cuidado na remontagem da maçaneta interna. Verifique se o cabo ficou bem alojado. Eu tive que refazer tudo, pois havia conectado aquele suporte metalico de forma errada e a maçaneta nao travava.

O proximo passo agora é fazer a mesma coisa na porta do passageiro. Depois quero fazer nas colunas C, afinal acredito que ela seja uma das principais receptoras e propagadoras dos ruidos causados pela rodagem do carro.

#22 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 11 dezembro 2009 - 14:57

Mais uma atualizacao:

Hoje desmontei a cobertura do motor do limpador traseiro. Achei que seria mais dificil. Foi tranquilo. Depois de tirar os 4 parafusos torx, as presilhas saem muito facilmente(bem mais facil que as da porta).

Por dentro eu coloquei um pedaco de feltro enrolado para 'calçar'o cilindro da chave e a base da haste de movimentacao da fechadura.
    Na fechadura eu fiz a mesma coisa. dessa maneira nao foi necessario um isolamente completo da haste, mas apenas nas bases dela, suficiente para que ela parasse de bater.

Recortei um pedaco de feltro para fazer o acabamento de toda a tampa, que ja vem com uma espuma, mas muito fina e vagabunda(assim como o resto do acabamento deste carro). Na regiao que cobre o limpador, eu coloquei outro feltro, ficando assim duas camadas.
    Alem disso coloquei uma camada extra de feltro 'abraçando' as chapas e cobrindo assim o espaco entre elas.

Na hora da montagem, achei que teria colocado muito e que ficaria dificil apertar os parafusos e travas, mas foi super tranquilo.

Uma dica que fica: ao montar e desmontar, sempre apoiar a mao ao lado oposto ao que se esta trabalhando, pois a peça plastica é grande, podendo se soltar bruscamente, empenar, ou quebrar alguma das presilhas.

Ainda nao rodei no carro, mas acredito que va diminuir bastante.

Eu ja tinha intencao de forrar com carpete aquela parte do porta malas que nao tem acabamento. Acredito que se colocasse o feltro por baixo, o resultado seria muito legal.

Tirei algumas fotos, em breve coloco.

Abraco

#23 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 12 dezembro 2009 - 19:17

Mais uma atualizacao:

Desmontei o porta-luvas agora a noite. Muito facil a sua retirada:

Primeiro se destrava os pinos superiores(calços, que limitam o grau de abertura do porta-luvas), bastando entortar as laterais dele(bem maleaveis).

Depois, com o porta-luvas todo aberto(agora mais aberto do que antes, ja que se tirou os limitadores) basta firmar a mao direita apoiando a ponta da tampa como se nao quisesse tira-lo do lugar, e com a esquerda dar uma puxada forte. Ele vai se destravar do pino esquerdo(que possui uma abertura para colocacao/retirada por pressao) e depois só move-lo para a esquerda para que ele saia do cilindro do lado oposto.

Pronto, porta-luvas na mao..

Deixei para mexer amanha para poder tirar fotos, mas ja deu pra perceber diversas fontes de ruido, desde a parte interna plastica do painel, a caixa de ar do condicionador, o cabo de acionamento(direcionamento do ar) e ate um pequeno chicote fixado com presilhas, mas que vibra. Isso foi o que vi.

Amanha vou enfiar a cabeca por baixo e conferir a tubulacao de ar...pois acredito que ela possa vibrar com o vao entre ela e o painel tb.

Abraco.

#24 Visitante_cElSoOo_*

Visitante_cElSoOo_*
    • Guests
  • Postou:4 vezes neste tópico
  • Postado 13 dezembro 2009 - 19:50

Muito show esse trabalho de eliminar os ruídos.
    Conheço de perto o Celta do Henrique (Massu) até já viajei com ele. E realmente não há ruídos.
    Realmente irritam muito essa barulhada.

Eu sofri muito com 2 ruídos.

Um deles, minha porta estava sem uma daquelas presilhas brancas. Então o plástico em contato com a lata da porta fazia uma trepidação irritante. Resolvi isso colocando um pedaço de tapete de 0,5cm + - , além de passar silicone em todas as presilhas brancas que fixam o forro da porta. Conselho dado pelo Massu. Resolveu 100%!

Outro problema que sofro é com o tampão do porta malas. Quem furou o original sabe da M*** que fez! Eu hj estou sem e vou comprar um novo.

Atualmente só sofro com as batidas da trava elétrica que logo pretendo isolar as portas com o feltro betumado e espero que resolva.

Quem pensa que a solução é "Ah vou erguer o som e foda-se!" não sabe o erro que comete. Eu uso meu carro todo dia e não escuto o som no talo. E outra, o grave do sub afrouxa todo o carro.
    Mal vejo a hora de desmontar tudo e forrar tudinho dando reaperto,engraxando,siliconando.

Show de bola a iniciativa do autor do tópico.

thumbsup.gif

#25 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 13 dezembro 2009 - 20:08

Exatamente..

Com relacao as presilhas, achei um lugar que vende identica as originais por TRINTA centavos...e pensar que ja comprei por 2,50 =/

Com relacao a trava, eu acho que vc nao deve somente isolar com o feltro, mas procurar o real motivo dela bater...eliminar o barulho e depois ainda melhorar com o feltro.

Quando acabar este trabalho, vou elaborar um novo topico, como um tutorial, com algumas fotos que julgar importante, com um 'roteiro' de como eliminar/prevenir certos ruidos.

Ainda estou sem o porta-luvas, nao tive tempo de mexer muito por la.

#26 Visitante_cElSoOo_*

Visitante_cElSoOo_*
    • Guests
  • Postado 15 dezembro 2009 - 19:22

Mas infelizmente ali não é um local de fácil acesso!
    Acho que só realmente desmontando, e montando de volta. Agora quero vem quem desmonta e monta de volta. Só especializados mesmo.

Eu já to pedindo como presente de Natal o feltro betumado pra fazer no meu. thumbsup.gif

#27 Nerfando

Nerfando

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 30058
    • 2286 posts
      • Tempo Online: 1m 40s
    • De:Santa Cruz
    • UF:RJ
    • Ano/Modelo:2009/2009
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 15 dezembro 2009 - 19:42

huahua
    kero ver desmontar e montar td
    hehehe

brincadeira ai pessoal, mto boa a iniciativa, o meu ainda esta zero de barulho...

vamos ver esse fim de ano q vem viagem pras festas se aparece algum!!

abçs

Celta VHC E Life Cinza Bluet 4p
    UPs: (de fábrica) alarme Positron Cyber FX, TE, AC, protetor de cárter, calha e friso lateral.
    +filme G20 frente e G5 no resto, H-Buster HBD-7200mp, console prisma, porta copos, destrava porta malas, VE, milhas

#28 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 15 dezembro 2009 - 19:51

finalmente mexi no porta luvas:

Primeiro enfiei um pedaco de feltro betumado pra 'calçar' a tubulacao do duto de ar do passageiro. Ela faz uma quina bem proximo ao painel, e é levemente flexivel. com o calço, ela parou de vibrar e diminuiu a folga ate na saida de ar(aro).

Na parte do painel que 'esconde' a caixa de ar quando se abre o porta luvas, a coisa é mais complicada. Ja existe uma forracao, e se colocar feltro, fica excessivamente grosso, entortando a peça plastica e dificultando o fechamento do porta luvas.

A solucao foi desfiar um pedaco e colocar. Ficou bem calçado também.  Aproveitei e coloquei mais um 'enforca-gato' no fio da antena do parabrisa, que ficava solta, desde a coluna A até chegar na base inferior do painel(onde o instalador foi fixando com outros 'enforca-gato'.

Proximo passo agora é o painel de instrumentos e a caixa do volante(comandos das setas e limpador). Ali realmente vou gastar um meio metro...eheheheh

Depois disso vai ficar faltando a porta do passageiro e as colunas C. Nas portas traseiras eu nao sei se vou mexer ainda, pois nao ouco muitos ruidos, e talvez por o acamento ser menor, façam menos barulho.

Ainda continuo em duvida se o barulho(grilo chato) vem da trava da porta traseira direita ou se é da coluna C do mesmo lado.

Abraco a todos.

#29 tombo

tombo

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 10338
    • 1169 posts
      • Tempo Online: 17h 36m 42s
    • UF:PB
    • Carro:Volkswagen
    • Ano/Modelo:2013/2013
  • Postou:3 vezes neste tópico
  • Postado 15 dezembro 2009 - 20:47

Ainda continuo em duvida se o barulho(grilo chato) vem da trava da porta traseira direita ou se é da coluna C do mesmo lado.

cara, eu acredito friamente que seja a coluna C.

Já pediu pra alguem andar atrás? no meu caso, todos relatam que o barulho era na mala.

oh grilo chato. Primeiro pensava ser a mala mesmo.. mas ja sei que algo no cinto mesmo
    Ex-Celta 2002 - http://www.celtaclub...showtopic=40230
    Ex-Celta 2010 - http://www.celtaclub...p...c=75460&hl=

Vendo Amplificador Blaupunkt GTA 460 360wrms - Mosfet, Classe A/B - http://www.celtaclub...howtopic=120516

#30 Nerfando

Nerfando

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 30058
    • 2286 posts
      • Tempo Online: 1m 40s
    • De:Santa Cruz
    • UF:RJ
  • Postado 15 dezembro 2009 - 21:16

kraca o pessoal ta realmente empenhado
    hehehe

normalmente o barulho q faz eh do cinto traseiro...
    da uma olhada la!

abçs

Celta VHC E Life Cinza Bluet 4p
    UPs: (de fábrica) alarme Positron Cyber FX, TE, AC, protetor de cárter, calha e friso lateral.
    +filme G20 frente e G5 no resto, H-Buster HBD-7200mp, console prisma, porta copos, destrava porta malas, VE, milhas

#31 digo_rvg

digo_rvg

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 34221
    • 23 posts
      • :
    • UF:SC
    • Carro:Celta G1
  • Postado 16 dezembro 2009 - 12:49

Bah, eu ja estou desistindo dos ruídos, mas como seria bom sem eles, hehehehe

Concordo com o Nerfando, da uma olhada no cinto traseiro, o meu tinha, tem esse barrulho, trocaram o cinto e não adiantou, então fiz o seguinte, tirei ele em casa e coloquei uma borracha entre o cinto e a lata onde é fixado, mas mesmo assim trepida, acho que não tem solução....

#32 Nando100%spl

Nando100%spl

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 23152
    • 76 posts
      • :
    • UF:RS
    • Carro:Prisma Joy Econoflex
    • Ano/Modelo:2008/2008
  • Postado 16 dezembro 2009 - 14:26

Show, estou acompanhando atentamente o tópico... pois quero sempre melhorar meu carrinho "simples" hehe

O que eu já fiz foi desmontar as 4 portas, aplicar o feltro, e nas presilhas eu passei massa de calefetar, das portas não tenho nenhum ruido.

O que me encomoda q eu não sei bem o pq, mas acho que é por eu ter rebaixado, que quando eu entro num desnivel entrar em garagem e etc, o carro da uns estralinhos bem perto da minha cabeça não sei se é da estrutura do carro... q por estar com umas suspenção mais dura esteje estralando alguem tem uma ideia?

#33 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 16 dezembro 2009 - 15:46

Estou montando um arquivo no Word com dicas e passos pra identificação e eliminacao destes ruidos. Acredito que vá ser util.

Com relacao ao estralos, possuo uma Saveiro 2007 que ao passar na rampa da garagem, ela se torce toda! E desde 0 km...não faco a minima do que seja.

#34 Massu

Massu

Celta Elite

• Celta Elite
      • ID do Membro: 22447
    • 1806 posts
      • Tempo Online: 4h 26m 53s
    • UF:PR
    • Carro:Fiat
    • Ano/Modelo:2011/2012
  • Postou:6 vezes neste tópico
  • Postado 16 dezembro 2009 - 17:53

QUOTE(Nando100%spl @ Dec 16 2009, 03:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Show, estou acompanhando atentamente o tópico... pois quero sempre melhorar meu carrinho "simples" hehe

O que eu já fiz foi desmontar as 4 portas, aplicar o feltro, e nas presilhas eu passei massa de calefetar, das portas não tenho nenhum ruido.

O que me encomoda q eu não sei bem o pq, mas acho que é por eu ter rebaixado, que quando eu entro num desnivel entrar em garagem e etc, o carro da uns estralinhos bem perto da minha cabeça não sei se é da estrutura do carro... q por estar com umas suspenção mais dura esteje estralando alguem tem uma ideia?

o meu tbem faz este estalo, se resolve soldando a carroceria, estes estalos sao pontos de solda que com o tempo se soltam entre uma chapa e outra, na concessionaria eles não aconselham a soldar de volta, pois senao caso algum dia alguem vá olhar, vai parecer que o carro foi batido, uma dica que o mecanico me deu foi de jogar um pouco de WD 40, por alguns tempos resolve. É mau de celta / prisma isso, ja vi varios amigos reclamando que tem esse barulho no carro deles tbem....

#35 Nando100%spl

Nando100%spl

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 23152
    • 76 posts
      • :
    • UF:RS
    • Carro:Prisma Joy Econoflex
    • Ano/Modelo:2008/2008
  • Postado 16 dezembro 2009 - 19:20

Valeu ai pessoal...

Eh acho que resolda o é uma medida um poko forte hehehe

Vou deixar asim então hehe

#36 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 22 dezembro 2009 - 17:30

Atualizando:

Hoje meti a mao na massa, desmontei o painel de instrumentos. Retirei tudo por ali, coloquei MUITO feltro, alem do que ja vem no carro. Coloquei calços de EVA em varios encaixes.

Na capa que faz o acabamento do volante, na parte infeior, recortei um feltro e fiz os buracos dos parafusos, ficou muito bom!

Ao fechar tudo, coloquei EVA em todos os cantos, nenhum ficou visivel, tudo ficou bem apertado! Ja aproveitei e retirei os difusores de ar pra pintar de prata.

Amanha pinto os difusores e enquanto secam vou mexer no acabamento da porta do passageiro e nas colunas dos cintos.

PS: É MUITO motivante vc ver o quanto o carro esta ficando silencioso! Ate ontem, os barulhos que eu estava mais ouvindo vinham do painel central(pincipalmente abaixo do volante) e da porta do passageiro. Amanha vou ficar muito satisfeito quando der uma volta.

Ja adianto a todos que estou escrevendo um how-to bastante detalhado num arquivo de word, porem o trabalho vai ficar pobre em fotos, pois é muito dificil fazer as coisas sozinho e ir tirando foto de passo a passo.

Abraco a todos.

Aliás, só por motivacao pessoal, vou ate listar o que ando escutando no carro:

-Ruido plastico no acabamento da caixa do volante(provavelmente eliminado, mas ainda nao confirmei)
    -Ruido no painel(Idem)
    -Ruido na coluna B esquerda
    -Ruido no acabamento da porta do passageiro(proximo ao comando dos vidros)
    -Ruido na coluna C direita(pelo que descreveram, provavelmente o cinto de seguranca).

De resto(tudo mesmo, principalmente porta malas), tudo zero, devidamente silencioso!

#37 tombo

tombo

Celta Super

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 10338
    • 1169 posts
      • Tempo Online: 17h 36m 42s
    • UF:PB
    • Carro:Volkswagen
    • Ano/Modelo:2013/2013
  • Postou:3 vezes neste tópico
  • Postado 22 dezembro 2009 - 19:03

vou querer esse arquivo hein
    Ex-Celta 2002 - http://www.celtaclub...showtopic=40230
    Ex-Celta 2010 - http://www.celtaclub...p...c=75460&hl=

Vendo Amplificador Blaupunkt GTA 460 360wrms - Mosfet, Classe A/B - http://www.celtaclub...howtopic=120516

#38 digo_rvg

digo_rvg

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 34221
    • 23 posts
      • :
    • UF:SC
    • Carro:Celta G1
  • Postado 23 dezembro 2009 - 07:53

Esperendo a finalização para o recebimento do arquivo, num futuro próximo será muito proveitoso, hehehehe...

Força na peruca!!!

#39 bruno2000

bruno2000

Celta Life

• Socio CeltaClube
    • 436 posts
  • Postado 23 dezembro 2009 - 09:06

Hoje fui testar...

Nao dei nem meia volta no quarteirao....a porcaria do lcd do odometro ficou desligada...tive que fazer TUDO DE NOVO, por causa de uma desatencao na montagem: esqueci de testar o painel ao conecta-lo novamente!

Ja fica a dica a todos.

Agora ja remontei e ta tudo zero bala. Comecei a preparar os aros pra pintura. A tarde vou tentar mexer nas colunas dos cintos.

Abracos

#40 doug_correa

doug_correa

Auto Escola

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 22438
    • 15 posts
      • :
    • Carro:Celta VHC 2p
    • Ano/Modelo:2003/2004
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 25 dezembro 2009 - 17:16

Simplesmente um tópico muito bom!

Tô de cara com o empenho da turma...

Vou ver se faço isso apartir de janeiro agora, tenho som no carro e sofro bem com os ruídos!

Irei acompanhar sempre esta tópico!
    _Douglas

_Fotos do CeltinhA: Aqui!

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 8 usuário(s)