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Alavanca de câmbio quebrada


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10 respostas neste tópico

#1 vssilva

vssilva

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  • Postado 08 fevereiro 2010 - 15:58

    Ola! Sou nova por aqui, mas n sou uma total topeira no que diz respeito ao meu carro!!

    Bom, tenho um celta 2000/2001, em que as peças plásticas que ficam presas a alavanca de câmbio quebraram.
    Fui na auta peças o cara deu uma olhadinha e disse que só foram as buchas que quebraram, mas aquela "bolota" que faz a articulação com o eixo da marcha tb esta bem quebrada, mas ele disse que esta boa!! Sei q n esta pq esta se desfazendo ao toque.

    Perguntei se aquela peça plática vinha junto ele disse que era só comprar o kit de buchas e estava resolvido!
    Mas quando desmontei percebi q n podia trocar a tal "bolota" pois era presa a alavanca (se n me engano essa "bolota se chama trambulador)

    Alguém tem os nomes das peças do cambio? Se possível com os desenhos?

    Minha alavanca esta mole e meu medo é danificar a caixa de marcha por causa disso!!

    #2 Fábio Hideki

    Fábio Hideki

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  • Postado 08 fevereiro 2010 - 17:39

    a "bolota" que vc fala, é onde agente segura pra mudar a marcha?
    Se for, o nome disso é manopla de cambio...

    depois, tem o anel que serve pra engatar a ré...e depois, vem a coifa...



    #3 Nerfando

    Nerfando

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  • Postado 08 fevereiro 2010 - 20:44

    kra acho q a bolota q ela se referiu fica na parte de baixo da alavanca de cambio, eu entendo mto pouco, mas pelo q ela comentou, deve ser laaa embaixo do carro...
    hehe

    abçs

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    #4 vssilva

    vssilva

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  • Postado 08 fevereiro 2010 - 21:06

    Em ordem do q eu estou falando...

    manopla, anel que engata a ré, a coifa e em baixo da coifa vem a articulação do cambio com a marcha. É lá por baixo da coifa, dentro do console!!

    #5 apulschen

    apulschen

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  • Postado 09 fevereiro 2010 - 19:55

    Se ela desmontou a coifa aonde fica a alavanca de câmbio, provavelmente visualizou parte do trambulador.
    O trambulador é uma espécie de guia para q a alavanca de câmbio engate corretamente as marchas. É ele quem define as posições R-1-3-5 acima e 2-4 abaixo.

    O trambulador por sua vez se interliga a caixa de marchas (o câmbio em si). Nos celtas até 2004 por varão (uma haste metálica) e nos Celtas de 2005 pra cá por cabo de aço.

    A utilização de cabo de aço garante trocas de marcha mais precisas e com menor esforço.

    Nos Celtas mais antigos, q utilizam sistema de varão, a troca de marchas é um pouco mais difícil, mas a alavanca de câmbio não deve ficar boba como vc falou e sim justa.

    Mas como não tem fotos da peça, fica difícil avaliar se a bolota realmente apresenta problemas ou se basta trocar apenas as buchas de fixação da alavanca de câmbio. Negocie com o mecânico q se ele trocar apenas as buchas q vc vai querer q a alavanca fique com as trocas precisas e sem ficar molenga. Se ele não garantir isso ou ficar enrolando, troque de mecânico.
    Ajustar o trambulador é um trabalho chato, mas q se bem feito, o carro fica igual a 0km.

    abs
    DESISTENTE

    #6 FrancoNeto

    FrancoNeto

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  • Postado 09 março 2011 - 09:04

    Ressucitando o tópico,

    mas só pra ilustrar já que estou tendo o mesmo problema da moça, e ninguém  encontrou uma solução naquele momento,  a bolota a que ela se refere é essa peça aqui:





    essa peça é responsável pela articulação da alavanca do câmbio.

    A bucha branca que segura a bolota arrebentou, o que provoca um rangido bem chato, e incômodo durante a troca das marchas.

    Eu comprei essa peça nova na concessionária, mas já dei uma olhada e parece que tem que desmontar todo o conjunto do cambio pra retirar isso, o que está me deixando bem preocupado.

    se alguém tiver uma dica eu agradeço.

    #7 FrancoNeto

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  • Postado 09 março 2011 - 16:26

    Peça dos infernos,

    to penando pra tirar essa p#$%" e não consigo,

    frusty.gif frusty.gif frusty.gif frusty.gif

    #8 vssilva

    vssilva

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  • Postado 09 março 2011 - 19:42

    QUOTE(FrancoNeto @ Mar 9 2011, 04:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Peça dos infernos,

    to penando pra tirar essa p#$%" e não consigo,

    frusty.gif frusty.gif frusty.gif frusty.gif



    Tb penei!
    Tem um pino de ferro em baixo que prende a alavanca e tirando esse pino a alavanca solta inteira!

    Aqui tem a foto da "bolota" que falei. http://www.celtaclube.com.br/forum/lofiver...php?t15913.html
    É a segunda foto onde a pessoa aponta.
    Pra soltar a alavanca tem um pino por baixo ruim pra caramba de tirar!




    #9 Fred.Vicente

    Fred.Vicente

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  • Postado 09 março 2011 - 20:06

    Se for as buchas do câmbio(laterais) são essas aqui:

    Código GM: 93294976

    Fotos:



    Fonte: Catálogo CC-PE

    if you try walking in my shoes, would stumble in my footsteps!



    USUÁRIOS AUTO ESCOLA, LEIAM AQUI: http://www.celtaclub...howtopic=110464

    #10 FrancoNeto

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  • Postado 10 março 2011 - 14:38

    QUOTE(vssilva @ Mar 9 2011, 07:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(FrancoNeto @ Mar 9 2011, 04:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Peça dos infernos,

    to penando pra tirar essa p#$%" e não consigo,

    frusty.gif frusty.gif frusty.gif frusty.gif



    Tb penei!
    Tem um pino de ferro em baixo que prende a alavanca e tirando esse pino a alavanca solta inteira!

    Aqui tem a foto da "bolota" que falei. http://www.celtaclube.com.br/forum/lofiver...php?t15913.html
    É a segunda foto onde a pessoa aponta.
    Pra soltar a alavanca tem um pino por baixo ruim pra caramba de tirar!



    essa que aparece na foto eh do antigo sistema de acionamento por varao ,  o meu eh por cabos e tem que soltar os dois debaixo o que eh bem pior,

    desisti de tentar tirar isso, levei na concessionaria e tiraram la , anida foi preciso fazer o ajuste do cambio ja que o ajuste anterior era pra peca folgada, agora ta 100% , como novo.

    foi preciso tirar toda aquele suporte da alavanca e desmontar aquele conjunto todo onde fixa a alavanca.





    #11 vssilva

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  • Postado 10 março 2011 - 20:32

    QUOTE(FrancoNeto @ Mar 10 2011, 02:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(vssilva @ Mar 9 2011, 07:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(FrancoNeto @ Mar 9 2011, 04:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Peça dos infernos,

    to penando pra tirar essa p#$%" e não consigo,

    frusty.gif frusty.gif frusty.gif frusty.gif



    Tb penei!
    Tem um pino de ferro em baixo que prende a alavanca e tirando esse pino a alavanca solta inteira!

    Aqui tem a foto da "bolota" que falei. http://www.celtaclube.com.br/forum/lofiver...php?t15913.html
    É a segunda foto onde a pessoa aponta.
    Pra soltar a alavanca tem um pino por baixo ruim pra caramba de tirar!



    essa que aparece na foto eh do antigo sistema de acionamento por varao ,  o meu eh por cabos e tem que soltar os dois debaixo o que eh bem pior,

    desisti de tentar tirar isso, levei na concessionaria e tiraram la , anida foi preciso fazer o ajuste do cambio ja que o ajuste anterior era pra peca folgada, agora ta 100% , como novo.

    foi preciso tirar toda aquele suporte da alavanca e desmontar aquele conjunto todo onde fixa a alavanca.



    O meu é daquele!
    Depois que troquei a alavanca resolveu o problema.




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