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Dicas p/ troca de correia do alternador


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4 respostas neste tópico

#1 Wesgleyson

Wesgleyson

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  • Postado 19 fevereiro 2010 - 20:18

    Por favor alguem poderia me ajudar com dicas ou um "passo a passo" para a troca da correia do alternador do Celta? Obrigado!

    #2 apulschen

    apulschen

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  • Postado 20 fevereiro 2010 - 20:50

    Cara, não é difícil, mas é chato.

    Se não me engano, no alternador existem 2 parafusos. Um é para a regulagem da tensão da correia e outro para afrouxar o alternador e trocar a correia.

    Para facilitar o trabalho, vc deve desmontar a mangueira do duto de admissão de ar e verá os parafusos.

    Qdo colocar a correia, apertar o parafuso da tensão até a correia ficar esticada. Para vc saber q está com, ligue o carro. Se ouvir um grilo, olhe o funcionamento da correia. Se ela estiver "sambando", com muito cuidado, aperte o parafuso q estica até ela ficar com o movimento retilíneo. Qdo chegar nesse estágio faça um novo teste de dar a partida e verá q o grilo deve sumir.

    Não posso dar mais detalhes, pois não tenho mais o Celta e já não me lembro muito da disposiçao das peças no motor.

    abs
    DESISTENTE

    #3 rafael69

    rafael69

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  • Postado 21 fevereiro 2010 - 11:19

    mano é bem facil....faz is q o mano disse aí em cima..vc afrouxa o parafuso até ele fika livre...não precisa tira-lo!!!

    ai vc aperta a corra bem no meio dela...aí o alternador ira pra frente...aí só colocar a outra e regular a tensão novamente como o colega explicou....

    #4 CÉSAR DO RS

    CÉSAR DO RS

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  • Postado 21 fevereiro 2010 - 14:48

    QUOTE(rafael69 @ Feb 21 2010, 11:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    mano é bem facil....faz is q o mano disse aí em cima..vc afrouxa o parafuso até ele fika livre...não precisa tira-lo!!!

    ai vc aperta a corra bem no meio dela...aí o alternador ira pra frente...aí só colocar a outra e regular a tensão novamente como o colega explicou....


    Rafael, tem que tirar sim. Os dois parafusos, completamente. Senão o alternador não desloca do lugar.
    E para dar BEM menos trabalho, eu tiro a TBI também. O tempo de tirar e recolocar a TBI, é nada se comparado ao tempo e dificuldade de retirar o parafuso de trás do alternador com a TBI no lugar.
    No mais é bem simples, é 1/2 hora de serviço.  thumbsup.gif


    #5 Wesgleyson

    Wesgleyson

      Celta LT

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  • Postado 21 fevereiro 2010 - 19:34

    QUOTE(apulschen @ Feb 20 2010, 08:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Cara, não é difícil, mas é chato.

    Se não me engano, no alternador existem 2 parafusos. Um é para a regulagem da tensão da correia e outro para afrouxar o alternador e trocar a correia.

    Para facilitar o trabalho, vc deve desmontar a mangueira do duto de admissão de ar e verá os parafusos.

    Qdo colocar a correia, apertar o parafuso da tensão até a correia ficar esticada. Para vc saber q está com, ligue o carro. Se ouvir um grilo, olhe o funcionamento da correia. Se ela estiver "sambando", com muito cuidado, aperte o parafuso q estica até ela ficar com o movimento retilíneo. Qdo chegar nesse estágio faça um novo teste de dar a partida e verá q o grilo deve sumir.

    Não posso dar mais detalhes, pois não tenho mais o Celta e já não me lembro muito da disposiçao das peças no motor.

    abs

                Prezado. Agradeço a atenção e as dicas. Eu estava achando que sistema de correia do alternador (multi V) deste carro era parecido com a do Palio Fire que possui uma roldana esticadora fixada em um braço o qual tem uma mola bem forte por sinal, que precisa ser puxada para o alivio da tensão da correia e aí uma vez afrouxada, a troca é razoavelmente simples.
    O meu carro possui uma roldana, que eu pensei que era analoga ao Fire e demandaria o uso de uma ferramenta especial. Grande abraço!

    QUOTE(CÉSAR DO RS @ Feb 21 2010, 02:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(rafael69 @ Feb 21 2010, 11:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    mano é bem facil....faz is q o mano disse aí em cima..vc afrouxa o parafuso até ele fika livre...não precisa tira-lo!!!

    ai vc aperta a corra bem no meio dela...aí o alternador ira pra frente...aí só colocar a outra e regular a tensão novamente como o colega explicou....


    Rafael, tem que tirar sim. Os dois parafusos, completamente. Senão o alternador não desloca do lugar.
    E para dar BEM menos trabalho, eu tiro a TBI também. O tempo de tirar e recolocar a TBI, é nada se comparado ao tempo e dificuldade de retirar o parafuso de trás do alternador com a TBI no lugar.
    No mais é bem simples, é 1/2 hora de serviço.  thumbsup.gif

                 Obrigado pela Ajuda. Grande abraço



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