Ir para conteúdo

- - - - -

Dicas p/ troca de correia do alternador

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 Wesgleyson

Wesgleyson

Celta LT

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 42611
  • 372 posts
    • Tempo Online: 11h 48m 27s
  • De:Rio de Janeiro
  • UF:RJ
  • Carro:Fiat
  • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 19 fevereiro 2010 - 20:18

Por favor alguem poderia me ajudar com dicas ou um "passo a passo" para a troca da correia do alternador do Celta? Obrigado!

#2 apulschen

apulschen

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 784
    • 3146 posts
      • :
    • UF:OUTRO PAÍS
    • Carro:Não Possuo
    • Ano/Modelo:Não Possuo
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 20 fevereiro 2010 - 20:50

Cara, não é difícil, mas é chato.

Se não me engano, no alternador existem 2 parafusos. Um é para a regulagem da tensão da correia e outro para afrouxar o alternador e trocar a correia.

Para facilitar o trabalho, vc deve desmontar a mangueira do duto de admissão de ar e verá os parafusos.

Qdo colocar a correia, apertar o parafuso da tensão até a correia ficar esticada. Para vc saber q está com, ligue o carro. Se ouvir um grilo, olhe o funcionamento da correia. Se ela estiver "sambando", com muito cuidado, aperte o parafuso q estica até ela ficar com o movimento retilíneo. Qdo chegar nesse estágio faça um novo teste de dar a partida e verá q o grilo deve sumir.

Não posso dar mais detalhes, pois não tenho mais o Celta e já não me lembro muito da disposiçao das peças no motor.

abs
    DESISTENTE

#3 rafael69

rafael69

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 24405
    • 183 posts
      • :
    • UF:SP
    • Carro:Celta VHC 2p
    • Ano/Modelo:2002/2003
  • Postado 21 fevereiro 2010 - 11:19

mano é bem facil....faz is q o mano disse aí em cima..vc afrouxa o parafuso até ele fika livre...não precisa tira-lo!!!

ai vc aperta a corra bem no meio dela...aí o alternador ira pra frente...aí só colocar a outra e regular a tensão novamente como o colega explicou....

#4 CÉSAR DO RS

CÉSAR DO RS

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 5628
    • 1510 posts
      • Tempo Online: 8h 8m 26s
    • De:Itaim Bibi
    • UF:SP
    • Carro:Celta VHC 4p
    • Ano/Modelo:2003/2004
  • Postado 21 fevereiro 2010 - 14:48

QUOTE(rafael69 @ Feb 21 2010, 11:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    mano é bem facil....faz is q o mano disse aí em cima..vc afrouxa o parafuso até ele fika livre...não precisa tira-lo!!!

ai vc aperta a corra bem no meio dela...aí o alternador ira pra frente...aí só colocar a outra e regular a tensão novamente como o colega explicou....

Rafael, tem que tirar sim. Os dois parafusos, completamente. Senão o alternador não desloca do lugar.
    E para dar BEM menos trabalho, eu tiro a TBI também. O tempo de tirar e recolocar a TBI, é nada se comparado ao tempo e dificuldade de retirar o parafuso de trás do alternador com a TBI no lugar.
    No mais é bem simples, é 1/2 hora de serviço.  thumbsup.gif

#5 Wesgleyson

Wesgleyson

Celta LT

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 42611
    • 372 posts
      • Tempo Online: 11h 48m 27s
    • De:Rio de Janeiro
    • UF:RJ
    • Carro:Fiat
    • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 21 fevereiro 2010 - 19:34

QUOTE(apulschen @ Feb 20 2010, 08:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Cara, não é difícil, mas é chato.

Se não me engano, no alternador existem 2 parafusos. Um é para a regulagem da tensão da correia e outro para afrouxar o alternador e trocar a correia.

Para facilitar o trabalho, vc deve desmontar a mangueira do duto de admissão de ar e verá os parafusos.

Qdo colocar a correia, apertar o parafuso da tensão até a correia ficar esticada. Para vc saber q está com, ligue o carro. Se ouvir um grilo, olhe o funcionamento da correia. Se ela estiver "sambando", com muito cuidado, aperte o parafuso q estica até ela ficar com o movimento retilíneo. Qdo chegar nesse estágio faça um novo teste de dar a partida e verá q o grilo deve sumir.

Não posso dar mais detalhes, pois não tenho mais o Celta e já não me lembro muito da disposiçao das peças no motor.

abs

Prezado. Agradeço a atenção e as dicas. Eu estava achando que sistema de correia do alternador (multi V) deste carro era parecido com a do Palio Fire que possui uma roldana esticadora fixada em um braço o qual tem uma mola bem forte por sinal, que precisa ser puxada para o alivio da tensão da correia e aí uma vez afrouxada, a troca é razoavelmente simples.
    O meu carro possui uma roldana, que eu pensei que era analoga ao Fire e demandaria o uso de uma ferramenta especial. Grande abraço!

QUOTE(CÉSAR DO RS @ Feb 21 2010, 02:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(rafael69 @ Feb 21 2010, 11:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Rafael, tem que tirar sim. Os dois parafusos, completamente. Senão o alternador não desloca do lugar.
    E para dar BEM menos trabalho, eu tiro a TBI também. O tempo de tirar e recolocar a TBI, é nada se comparado ao tempo e dificuldade de retirar o parafuso de trás do alternador com a TBI no lugar.
    No mais é bem simples, é 1/2 hora de serviço.  thumbsup.gif

Obrigado pela Ajuda. Grande abraço

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 3 usuário(s)