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Limpeza de Bicos Injetores


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12 respostas neste tópico

#1 NickelCard

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    Celta LS

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    Pessoal, como coloquei em um dos tópicos por aqui, que disse que o meu carro estava consumindo muito (pelo menos pra mim, rs) mês que vem ia levar ele no médico, e tava procurando algo sobre, e me deparei com uma notícia que saiu no jornal tribuna do norte, em 5 de outubro de 2007.

    Leiam a reportagem:


    Limpeza indevida dos bicos injetores é golpe. Saia dessa.
    Publicação: 05 de Outubro de 2007 às 00:00


    Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.

    O que é bico injetor

    É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

    Magneti marelli

    Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.

    Bosch

    A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o bombustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

    Fiat

    A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. “Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor”, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.

    Volkswagen

    Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

    General motors

    A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

    Ford

    Também não recomenda a limpeza dos “bicos” em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.

    Quando fazer

    Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos nos quais a limpeza dos “bicos” poder ser recomendada, mesmo assim depois de um diagnóstico mais completo. Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são: funcionamento irregualar do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do “bico”, devido ao acúmulo de partículas no seu filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

    Tipos de limpeza

    Os “bicos” podem ser limpos de duas formas, a saber: com o sistema montado ou desmontado. A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com os “bicos” desmontados. Nesse caso, o engenheiro Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso do “bico” estar montado fora do coletor de ar; e regulador de pressão). Segundo os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.


    Link da Notícia: http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=54782

    Tratando-se do celta ser um carro atual. Quem fabrica os bicos injetores? Será que é realmente preciso a limpeza em casos mais simples?

    O que vcs acham galera?




    #2 jorgelost

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  • Postado 26 fevereiro 2010 - 14:56

    Muito bom esse topico..
    Porem tenho a impressão de ter lido isso aqui antes.
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    #3 NickelCard

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  • Postado 26 fevereiro 2010 - 15:06

    QUOTE(jorgelost @ Feb 26 2010, 02:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Muito bom esse topico..
    Porem tenho a impressão de ter lido isso aqui antes.


    Então cara, eu dei uma procurada meio que por cima, e não encontrei muita coisa... Se foi postado, acho que a muito tempo atrás, já que a noticia é antiga... Mas ainda vale, e muito.






    #4 gustavo25

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  • Postado 28 fevereiro 2010 - 08:58

    já foi postado e muito discutida essa matéria

    a conclusão é: tudo isso é muito bonito e funciona quando se mora em país honesto. No Brasil, com combustível tendo 90% de solvente e onde a galera usa óleo porcaria, é necessário fazer limpeza de bico sim
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    #5 jorgelost

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  • Postado 01 março 2010 - 09:42

    QUOTE(gustavo25 @ Feb 28 2010, 07:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já foi postado e muito discutida essa matéria

    a conclusão é: tudo isso é muito bonito e funciona quando se mora em país honesto. No Brasil, com combustível tendo 90% de solvente e onde a galera usa óleo porcaria, é necessário fazer limpeza de bico sim



    +1
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    #6 maciel6

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  • Postado 01 março 2010 - 13:36

    QUOTE(gustavo25 @ Feb 28 2010, 07:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já foi postado e muito discutida essa matéria

    a conclusão é: tudo isso é muito bonito e funciona quando se mora em país honesto. No Brasil, com combustível tendo 90% de solvente e onde a galera usa óleo porcaria, é necessário fazer limpeza de bico sim


    plus.gif
    Depois dessa pode fechar o tópico heehhehe exatamente oq penso...

    Eu preciso e quero muito fazer no meu, o meu tá amarrando muito e tá consumindo demais, praticamente um alcoolatra...

    Alguem recomenda um lugar legal pra fazer limpeza aqui em SP, pode ser na GM mesmo???
    Qual o valor????
    MacielTM Coutinho
    Vectra GT DUB


    ... Porque a vida só começa depois dos 20".

    #7 gustavo25

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  • Postado 01 março 2010 - 17:12

    QUOTE(maciel6 @ Mar 1 2010, 12:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eu preciso e quero muito fazer no meu, o meu tá amarrando muito e tá consumindo demais, praticamente um alcoolatra...

    Alguem recomenda um lugar legal pra fazer limpeza aqui em SP, pode ser na GM mesmo???
    Qual o valor????

    eu levaria no Felipe (C&N Mooca)
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    #8 NickelCard

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  • Postado 01 março 2010 - 20:48

    rs. realmente, em nosso país é difícil.

    Seria legal o pessoal que já fez, colocar o preço aqui, pra se ter uma idéia.






    #9 rafakent

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  • Postado 01 março 2010 - 21:18

    QUOTE(gustavo25 @ Feb 28 2010, 07:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já foi postado e muito discutida essa matéria

    a conclusão é: tudo isso é muito bonito e funciona quando se mora em país honesto. No Brasil, com combustível tendo 90% de solvente e onde a galera usa óleo porcaria, é necessário fazer limpeza de bico sim



    É ISSO AE.

    UP õ/
    Rafael.C
    Celta Life VHC E 09/10 4p ''Jipão ainda''

    "O Rock 'n Roll deveria ser ensinado nas escolas para todas as crianças, pois sem ele não somos nada".

    #10 marcos.ferraz

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  • Postado 02 março 2010 - 17:50

    QUOTE(gustavo25 @ Mar 1 2010, 04:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(maciel6 @ Mar 1 2010, 12:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eu preciso e quero muito fazer no meu, o meu tá amarrando muito e tá consumindo demais, praticamente um alcoolatra...

    Alguem recomenda um lugar legal pra fazer limpeza aqui em SP, pode ser na GM mesmo???
    Qual o valor????

    eu levaria no Felipe (C&N Mooca)


    +1
    "Os carros correrão furiosamente nas ruas, colidirão um contra o outro nos largos caminhos; o seu aspecto será como o de tochas, correrão como relâmpagos." Naum 2:4

    #11 denisrobe7

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  • Postado 26 setembro 2010 - 21:09

    são dois fabricantes de bico que ganham na reposição da peça.
    Para esses fabricantes é melhor que teu bico vá pro espaço.

    #12 jorgelost

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  • Postado 26 setembro 2010 - 21:54

    Desenterrada master mas firmeza...
    O bico quando esta sujo na minha opinião vc logo percebe o carro da sintomas disso..

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    #13 gustavo25

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  • Postado 27 setembro 2010 - 06:59

    QUOTE(denisrobe7 @ Sep 26 2010, 09:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    são dois fabricantes de bico que ganham na reposição da peça.
    Para esses fabricantes é melhor que teu bico vá pro espaço.


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