Ir para conteúdo

- - - - -

Ajuda URGENTE..Tremendo e esquentando.

IMPORTANTE:
Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

• Por favor, faça o login para responder
21 respostas neste tópico

#1 tati_gs12

tati_gs12

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • ID do Membro: 17938
  • 61 posts
    • :
  • UF:PE
  • Carro:Celta VHC 2p
  • Ano/Modelo:2002/2002
  • Postou:5 vezes neste tópico
  • Postado 16 março 2010 - 09:40

Gente por favor preciso muito de ajuda... meu celta é 2002. Sabe qd vc colocar combustivel e o carro fica enguiando e tal meio q se tremendo pronto ele ta assim e notei q esta esquentando perto do freio de mao e da marcha. ali naquela perte toda do meio do carro.
    Estou com medo, oq isso pode ser o mecanico falou q pode ser as velas, mais nao foi....
    depois disse que poderia ser o cabo da vela...
    depois disse que pode ser bobida um lance desse que ta esquentando o carro..
    e por ultimo o pior falou q pode ir pra retifica aquela parte onde tem as velas do carro eskeci o nome agora.. devido a ta esquentando e tal..

alguem pode por favor me ajudar para eu me extruir qd for falar com o mecanico ....Valeu gente to aki esperando .

#2 maciel6

maciel6

Celta SS

• Celta Elite
      • ID do Membro: 15696
    • 3203 posts
      • :
    • De:Campo Limpo Z/S
    • UF:SP
    • Carro:Chevrolet
    • Ano/Modelo:2010/2010
  • Postou:2 vezes neste tópico
  • Postado 16 março 2010 - 09:43

O carro estar tremendo pode ser algum problema de alimentação... bomba, filtro, bicos.... algo do genero, daqui a pouco a galera mais fera em mecanica te ajuda...

QUanto à esquentar perto do cambio é algo absurdo???? Pq todos os celtas esquentam ali, mas bem pouco....
    Oq pode ter acontecido é que vc tenha perdido a proteção termica que fica ali embaixo do cambio, isso acontece com carro que raspa muito em lombada, o meu quando era rebaixadão eu perdi..... ai ele fica esquentando um pouco aquela região, mas nada absurdo...
    MacielTM Coutinho
    Vectra GT DUB

... Porque a vida só começa depois dos 20".

#3 jorgelost

jorgelost

Associado VIP

• Socio CeltaClube

• ID do Membro: 36767
    • 5651 posts
      • Tempo Online: 14h 31m 35s
    • De:ABC
    • Carro:Celta VHC 4p
    • Ano/Modelo:2005/2005
  • Postou:1 vez neste tópico
  • Postado 16 março 2010 - 09:45

Não entendi muito bem mas vamos tentar  te ajudar..
    Esquenta na quela região como??? Vc acha que esta algo fora do normal é isso?? Pois ali geralmente esquenta e quando cai aquela manta termica que fica entre a o escapamento e o cambio (se não me engando) quando cai ele da uma esquentadinha mas nd fora do comum.
    Agora ele falar que isso é caso até pra mandar o motor para retifica acho que isso é conversa furada.. leva em um outro mecanico para vc ter uma segunda opnião...
    Imagem Postada
    Imagem Postada
    Original Model, New Parts.

#4 Vinaum_MI

Vinaum_MI

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 26719
    • 238 posts
      • :
    • De:São Paulo
    • Carro:Celta 1.4 2p
    • Ano/Modelo:2005/2006
  • Postado 16 março 2010 - 11:05

Esquentar ali é normal...

#5 tati_gs12

tati_gs12

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 61 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 11:11

gente... olha so axo que ele tbm falou de trocar bobina, ou cabo de vela.
    ta esquetando muitoo gente nao tava assim antes.
    Bem ja raspei algumas vezes em lombada e tal.
    Mais o mecanico falou q vai passar o computador no carro pra saber oq realmente é.

Gente tbm axei estranho o lance da retifica bem..vou levar em outro mecanico mais quero pelo menos ficar esperta para falar com eles. estava lendo uns topicos aki sobre vela...sobre o cabo da vela. a tremida dele pode ser vela tbm né... mais o aquecimento ali ta muito alto ta fora do normal de antes nao tava assim.

#6 ChristianBruno

ChristianBruno

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 26334
    • 893 posts
      • :
    • De:Curitiba
    • UF:PR
    • Ano/Modelo:2010/2011
  • Postou:4 vezes neste tópico
  • Postado 16 março 2010 - 11:48

Vazamento no cano de escape, que passa ali por baixo do túnel. É a maneira mais comum de ele esquentar mais que o normal nesta região... Mas o celta esquenta normalmente mais que outro carro qualquer.

Além disso, seu carro tem ar quente? se tiver, pode esquentar demais próximo dos pés do motorista, embaixo do rádio, e até perto da alavanca de câmbio. Mas não até o freio de mão.

Troca de mecânico. Esse cara já trocou coisa demais pra um aquecimento que nem é no motor. Se fosse no motor, acenderia a luz-espia de temperatura e nos celta modelo novo, o ponteiro de temperatura iria pro vermelho.

Sério mesmo, ou esse cara não manja nada de mecânica, ou tá te enrolando.

Bobina e cabo de vela fazem com que a queima do combustível seja pior que o normal, com isso ao invés do motor esquentar demais ele pode rodar mais frio que o normal.

Leva o carro numa casa de escapamento.

Abraço!

thumbsup.gif
    Carro? Só original...
    A famíla cresceu, o Celta também!

#7 tati_gs12

tati_gs12

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 61 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 11:53

gente o mecanico acabou de me ligar.. e falou que o problema é trocar a BOBINA.
    que tudo se resolve.
    vcs concordam ele falou que era 265reais uma nova.... e tinha uma la usada por 150reais. Oq vcs me dizem. Pego a usada ou nova....

e se tem haver a bobida com aquecimento e tremedeira?

#8 ChristianBruno

ChristianBruno

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 893 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 11:59

QUOTE(tati_gs12 @ Mar 16 2010, 10:53 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    gente o mecanico acabou de me ligar.. e falou que o problema é trocar a BOBINA.
    que tudo se resolve.
    vcs concordam ele falou que era 265reais uma nova.... e tinha uma la usada por 150reais. Oq vcs me dizem. Pego a usada ou nova....

e se tem haver a bobida com aquecimento e tremedeira?

Trocando a bobina ele pode parar de tremer sim, é um problema meio comum em celta. Especialmente pra pros motoristas que não costumam trocar as velas dentro dos 30000km recomendados no manual.

Mas isso não vai resolver o problema de aquecimento.

Um problema é a trepidação, outro, bem diferente é o aquecimento.

Se realmente for a bobina, depende de quanto tempo vc quer ficar com o carro ainda. Acho que vale a pena comprar a nova. O preço não está muito fora não.

happy.gif

thumbsup.gif
    Carro? Só original...

#9 tati_gs12

tati_gs12

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 61 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 12:08

olha so.. eu vou ficar por muitooo tempo com esse carro sim.
    E sobre o aquecimento intao nao vai resolver é isso?  ferrou e o danado é o aquecimento veio depois q o carro ficou se tremendo e tal..
    a bobina serve pra que intao? qual sua função, se trocando a bobina precisa trocar as velas tbm?

nao poderia ser os cabos da vela nao ?

#10 ChristianBruno

ChristianBruno

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 893 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 13:07

Generalizando:

Bobina é um transformador, que converte os 12Volts da bateria em 40.000 volts.

Esses 40000 volts vão pelos cabos de vela até as velas. Nas velas, isso vai gerar uma faísca.

Essa faísca é que queima a mistura de ar+combustível do carro.

As bobinas do celta, corsa e afins até tem boa vida útil, mas quando não se dá atenção às velas e cabos de vela, a bobina é que paga o pato e acaba queimando.

Se vc revisa seu carro com frequencia, verifica as velas a cada 15.000km e as troca a cada 30000 (como está descrito no manual) e verifica os cabos de velas a cada 15.000 km, a bobina terá longa vida útil.  Caso contrário a vida da bobina diminui. Meu celta tem 96 mkm e tem a bobina original. O corsa classic do meu cunhado, do mesmo ano, mesmo motor, mesma bobina, teve a bobina queimada com 60 mkm. Detalhe: ele nunca havia trocado as velas até então. pesquisando no forum vc encontrará vários relatos como este.

A bobina tem 4 saídas, uma para cada vela do carro. essas saídas funcionam 2 a 2. Geralmente o enrolamento queima, queimando 2 dessas saídas.

Aí vc liga o carro, ele funciona trepidando muito, fica sem força e consome muito combustível.

Ao trocar a bobina é recomendado trocar as velas e avaliar os cabos (eu trocaria também). Não adianta muito ter uma bobina nova se o real causador da falha continua lá, "forçando" a bobina (através do aumento da resistência no enrolamento da bobina).

Eu prefiro usar uma bobina nova ao invés da usada por que vc não tem como saber se no carro de onde ela foi retirada a manutenção era feita corretamente e nem quanto tempo a bobina foi usada.

O que pode ter acontecido é que a trepidação, por ser forte, tenha afetado algo no escapamento (que fica parafusado no motor e fixado através de borrachas na carroceria). O escape pode ter afrouxado em alguma junção ou trincado, se já estava um pouco corrído.

happy.gif
    Carro? Só original...

#11 gustavo25

gustavo25

Velha Guarda

• Velha Guarda

• ID do Membro: 2063
    • 43087 posts
      • Tempo Online: 40Dias 10h 13m 20s
    • De:São Carlos, SP
    • Carro:Honda
    • Ano/Modelo:2011/2011
  • Postado 16 março 2010 - 13:09

perfeita explicação, Christian wink.gif
    Imagem Postada

#12 ChristianBruno

ChristianBruno

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
    • 893 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 13:15

QUOTE(gustavo25 @ Mar 16 2010, 12:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    perfeita explicação, Christian wink.gif

Valeu Gustavo!

Tomara que ajude a Tati a resolver o problema do carro dela.

Abraço

thumbsup.gif
    Carro? Só original...

#13 maciel6

maciel6

Celta SS

• Celta Elite
      • ID do Membro: 15696
    • 3203 posts
      • :
    • De:Campo Limpo Z/S
    • Ano/Modelo:2010/2010
  • Postado 16 março 2010 - 16:25

Ahhh de repente sei qual a solução...

Ele deve tá com gripe o bichinho, ai fica com calafrios, tremendo e esquentando pq tá com febre...

então:

Nele hehehehehehe
    MacielTM Coutinho
    Vectra GT DUB

... Porque a vida só começa depois dos 20".

#14 tati_gs12

tati_gs12

Celta LS

• Socio CeltaClube
    • 61 posts
      • :
  • Postado 16 março 2010 - 16:37

Adorei a sua aula...kkkk
    aprendi muito.e vai me ajudar muito.... vou mandar imediatamente trocar as velas tbm e da uma verificada nos cabos sim.
    muito obrigada... fico preocupada com o aquecimento... vc axa que devo mandar ver o escape intao q passa embaixo apenas isso? segundo mecanico depois q ele colocou a bobina o carro nao esquentou mas nao. porem vou testar amanha.

#15 lipetonolli

lipetonolli

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 26604
    • 854 posts
      • :
    • Ano/Modelo:2005/2005
  • Postado 16 março 2010 - 16:42

QUOTE(maciel6 @ Mar 16 2010, 03:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Ahhh de repente sei qual a solução...

Ele deve tá com gripe o bichinho, ai fica com calafrios, tremendo e esquentando pq tá com febre...

então:

Nele hehehehehehe

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

-Engate -V.E -T.E - Alarme -Faróis de neblina - Aerofólio - Coluna com 3 manômetros - Painel com conta-giros fundo preto - Lanternas traseiras originais fumê - Suspensão de rosca - Rodas 15" Astra CD - Abafador esportivo JK - Luz de cortesia no console - Subwoofer 12", Corneta, Par de 6x9 e Falantes de 6" nas portas - G20+G5 e G20 no parabrisa - CAI + Filtro esportivo RaceChrome Maxfilter Duplo Fluxo - Xenon 8000k faróis e neblinas  

up!

#16 chasisantos

chasisantos

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 26764
    • 97 posts
      • :
    • De:Salvador - BA
    • UF:BA
    • Carro:Ford
    • Ano/Modelo:2009/2009
  • Postou:3 vezes neste tópico
  • Postado 26 março 2010 - 23:53

Olha, se liga! Tem quanto tempo que conheçe este mecânico? É muito estranho ele ter verificado outras coisas no carro e não ter detectado logo o problema na bobina e depois te ligar e dizer que é a bobina e que inclusive a nova é um valor e ele ter uma usada (que pode ser até a sua) por um valor mais baixo, se liga nisso. Quanto ao calor, pelo menos no meu se eu rodar uns 15km é normal esuqentar alí, não exageradamente, mas ponho meu celular ali e quando o pego da para sentir ele quente tranquilamente. Tem um dissipador de calor alí de alumínio que podem ter tirado ou se foi nas estradas ou até estar amassado colando na chaparia e estar esquentando demais e também o escapamento furado, mas aí iria estar fazendo uma ZUADA do caraí, pois é muuuuuito antes do silenciador. Secomprou o carro agora e não tem muita experiência com carros, veja também a embreagem (o kit todo), pois se nunca trocou e pelo tempo do carro pode estar dando trancos e você pensando que é alimentação, na realidade só vendo para dar um feed-back, mas pode ser ela também. Abraços...

#17 Emperor

Emperor

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 16653
    • 550 posts
      • Tempo Online: 53m 43s
    • UF:PB
    • Carro:Celta VHC-E 4p
    • Ano/Modelo:2009/2010
  • Postado 27 março 2010 - 11:26

cara meu carro eh praticamente zero e ele fica tremendo tbm o ponteiro do corta giros nao para ele fica 1000rpm vai ate 15000rpm em ponto morto na gasolina qndu era no alcool ele ia ate 2000rpm

#18 chasisantos

chasisantos

Celta LS

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 26764
    • 97 posts
      • :
    • De:Salvador - BA
    • UF:BA
    • Carro:Ford
  • Postou:3 vezes neste tópico
  • Postado 27 março 2010 - 11:39

QUOTE(Emperor @ Mar 27 2010, 10:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    cara meu carro eh praticamente zero e ele fica tremendo tbm o ponteiro do corta giros nao para ele fica 1000rpm vai ate 15000rpm em ponto morto na gasolina qndu era no alcool ele ia ate 2000rpm

Como seu carro é 09/10 e praticamente é realmente zero, leva na garantia, se não resolverem entra em contato diretamente com a GMB que eles entram em contato com a autorizada e tomam logo uma providência, pode ser alguma regulagem simples, mas leva logo na garantia e inicialmente troca de posto de combustível e põe só aditivada ou podium da BR (pelo menos uns dois tanques e pede a NF para comprovar na concessionária que você colocou G PODIUM que é a melhor e ainda pede uma amostra da gasolina dos últimos 02 tanques completados, para correr de lhe dizerem que a gasolina é adulterada). Tudo isso para se proteger e acionar o Tribunal de Defesa do Consumidor, caso haja necessidade futuramente, abraços.

OBS>: Se não me engano a rotação em ponto morto (neutro) e com motor de operação de funcionamento normal (já esquentado e condições climáticas dentro dos especificados no manuais) são de 10.000 RPM estabilizados.

#19 Nerfando

Nerfando

Celta Advantage

• Socio CeltaClube
      • ID do Membro: 30058
    • 2286 posts
      • Tempo Online: 1m 40s
    • De:Santa Cruz
    • UF:RJ
    • Carro:Celta VHC-E 4p
  • Postado 27 março 2010 - 12:14

pessoal soh ajustando detalhes: o pessoal ta apertando muito zero ai
    o celta soh vai ate 7000 RPM
    entao a rotaçao padrao oscila entre 900 e 1300 RPM, da hora q liga ate chegar a temperatura ideal (tanto no alcool qnto na gasolina)

o meu quando ligo fica por volta de 1100 e depois de 1 minuto parado ele vai pra 900 ou 800 e pouquinho

quanto a trepidaçao eu nao sei mas o calor pode ser pelo dissipador de calor debaixo do carro (entre o cano e o assoalho do carro) ou algum furo no cano ou no dissipador...

só levantando o carro pra ver!!

abçs e boa sorte

Celta VHC E Life Cinza Bluet 4p
    UPs: (de fábrica) alarme Positron Cyber FX, TE, AC, protetor de cárter, calha e friso lateral.
    +filme G20 frente e G5 no resto, H-Buster HBD-7200mp, console prisma, porta copos, destrava porta malas, VE, milhas

#20 Rachid

Rachid

Moderador

• Moderador

• ID do Membro: 19313
    • 3153 posts
      • Tempo Online: 2Dias 20h 30m 6s
    • De:Cabo de Santo Agostinho
    • Carro:Celta MPFI
  • Postado 27 março 2010 - 13:44

QUOTE(ChristianBruno @ Mar 16 2010, 12:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Generalizando:

Bobina é um transformador, que converte os 12Volts da bateria em 40.000 volts.

Esses 40000 volts vão pelos cabos de vela até as velas. Nas velas, isso vai gerar uma faísca.

Essa faísca é que queima a mistura de ar+combustível do carro.

As bobinas do celta, corsa e afins até tem boa vida útil, mas quando não se dá atenção às velas e cabos de vela, a bobina é que paga o pato e acaba queimando.

Se vc revisa seu carro com frequencia, verifica as velas a cada 15.000km e as troca a cada 30000 (como está descrito no manual) e verifica os cabos de velas a cada 15.000 km, a bobina terá longa vida útil.  Caso contrário a vida da bobina diminui. Meu celta tem 96 mkm e tem a bobina original. O corsa classic do meu cunhado, do mesmo ano, mesmo motor, mesma bobina, teve a bobina queimada com 60 mkm. Detalhe: ele nunca havia trocado as velas até então. pesquisando no forum vc encontrará vários relatos como este.

A bobina tem 4 saídas, uma para cada vela do carro. essas saídas funcionam 2 a 2. Geralmente o enrolamento queima, queimando 2 dessas saídas.

Aí vc liga o carro, ele funciona trepidando muito, fica sem força e consome muito combustível.

Ao trocar a bobina é recomendado trocar as velas e avaliar os cabos (eu trocaria também). Não adianta muito ter uma bobina nova se o real causador da falha continua lá, "forçando" a bobina (através do aumento da resistência no enrolamento da bobina).

Eu prefiro usar uma bobina nova ao invés da usada por que vc não tem como saber se no carro de onde ela foi retirada a manutenção era feita corretamente e nem quanto tempo a bobina foi usada.

O que pode ter acontecido é que a trepidação, por ser forte, tenha afetado algo no escapamento (que fica parafusado no motor e fixado através de borrachas na carroceria). O escape pode ter afrouxado em alguma junção ou trincado, se já estava um pouco corrído.

happy.gif

Que aula! parabéns pela explicação Cristian thumbsup.gif

Tati, amanhã a galera vai se reunir aqui a partir das 13:00hs, http://maps.google.com.br/maps?q=-8.008776....05476&z=15
    sem falar que toda 1ª quinta feira do mês o encontro é em Olinda e as demais quintas o encontro é na praça de Casa Forte, a Vitória Régia, sempre as 20:00hs, tem muita gente boa lá e poderia até te indicar um mecânico bom para te ajudar thumbsup.gif
    Meu antigo Celta http://www.celtaclub...showtopic=92890
    Fiat Idea 2006/2007. >> Jvc Kw-Av60, Dls Reference R6A, Rca Krystal Kable 4 Channel Twisted, KL3 Kable Speaker Wire, Karma SS Gauge Speaker Wire, Hifonics Zrx 1000.4, falta o sub...

Sidney.

IMPORTANTE:
    Guest, Este tópico já está a mais de 90 dias sem atividade e não é possivel uma nova resposta aqui.

Crie um novo tópico!

Similar Topics Collapse

Tópico Fórum Criado por Estatísticas Última Postagem

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos

Este tópico já foi visualizado por 2 usuário(s)