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[FAÇA VOCÊ MESMO] Instalação de Relê para o Farol


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6 respostas neste tópico

#1 Visitante_cElSoOo_*

Visitante_cElSoOo_*
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  • Postado 23 maio 2010 - 17:31

    Pessoal como precisei fazer isso no meu carro e não achei nada por aqui.
    Achei no fórum do monzeiros e estou trazendo para cá.

    Aprenda a trocar a fiação e instalar um relê de farol para poder fazer uso das lâmpadas de 100W sem perigo de queima ou curto no chicote do seu carro.

    Porque instalar o Relê?
    As lâmpadas de 100 w, puxam aproximadamente 20A à sua plena potência, fazendo com que a chave comutadora esquente a ponto de derreter o plástico e fundir, pegar fogo ou provocar um curto-circuito.
    Com a instalação do relê, você faz com que o farol puxe sua corrente diretamente da bateria, não passando pela chave comutadora, evitando assim esses riscos.

    Vamos ao que interessa.
    Lista de material:
    - 1,5m a 2m de fio 6mm
    - 2m de fio 3mm de uma cor
    - 2m de fio 3mm de outra cor (para identificar farol alto e baixo)
    - 1m de fio 3mm de uma terceira cor (para identificar terra)
    - 1 relê de farol duplo de 150w no mínimo
    - terminais para todos os fios
    - parafuso para prender o relê na chapa do carro

    Ferramentas:
    - furadeira com broca de aço rápido
    - ferro de solda + solda para soldar os terminais
    - fita isolante ou fita termo-condutora (apenas para dar acabamento, nesse tipo de instalação não podemos ter nenhuma emenda de fios para não haver perda de potência)

    PASSO 1
    escolher o local para colocação do relê, veja a melhor posição possível. Para evitar curto, convém que o terminal que receberá os 12v diretamente da bateria fique virado para baixo para evitar que uma chave de fenda caia em cima dele fechando um curto por exemplo

    PASSO 2
    - trocar a fiação do terminal do farol (não adianta emedar o fio grosso no fio fino, tem que trocar tudo mesmo), usar o fio 3mm para ir do relê até os faróis.
    - identifique bem qual é o terminal dos faróis alto e baixo para ligar a mesma cor nos dois faróis para não confundir depois.
    - esses fios devem ter comprimento para vir do farol até o relê
    - soldar terminais nas pontas dos fios que vão estar em contato com o relê e soldar os fios diretamente nos terminais da lâmpada (removendo os antigos).

    Deverão vir 2 fios de cada farol, um para farol alto e outro para baixo, não há necessidade de mexer na fiação da lanterna, pode deixar a original como estiver mesmo e o terra não precisa vir até o relê, pode ser aterrado em qualquer parafuso que esteja por perto do farol mesmo (até no próprio parafuso que prende o farol) o importante é que todos os fios tenham terminal para maximizar os contatos elétricos.

    PASSO 3
    - soldar 2 terminais nas duas pontas do fio de 6 mm, uma ponta alimenta o relê pelo terminal de 12v, a outra vai direto ao positivo da bateria (não há necessidade de instalação de fusível pois o próprio relê tem seu sistema de proteção, só tome cuidado para não descascar o fio no decorrer do percurso pois o relê só protegerá dele para a frente).

    PASSO 4
    fazer as ligações no relê
    - primeiro ligue os dois fios dos dois farois altos num terminal "F" do relê
    - faça o mesmo, unindo os dois faróis baixos no outro terminal "F" do relê
    - pegue os fios que originalmente iriam para os faróis e ligue no terminal "C" do relê (obs.: nesse caso deve-se ligar apenas o fio do farol que estiver mais próximo, será apenas um fio, pois nesse percurso elétrico não haverá grandes correntes passando por ali, será só para comandar o relê). Identifique o fio do farol alto e ligue no terminal "C" referente ao terminal "F" em que foram colocados os fios dos faróis altos e faça a mesma coisa com os faróis baixos.
    - Por último ligue o 12V da bateria.

    Agora é só testar.

    A vantagem de se instalar o relê é que além das famosas lâmpadas de 100W, pode-se usar também as tradicionais lâmpadas de 55w.
    Outra vantagem é que como vamos colocar fiação nova, é como se estivéssemos fazendo uma revisão dessa parte elétrica tão importante.

    Bom, espero que tenham gostado, aguardo comentários, abaixo seguem fotos projeto:






    #2 MaNoLo

    MaNoLo

      Celta Advantage

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  • Postado 24 maio 2010 - 11:42

    Parabéns pelo tutorial.

    o único problema é que usando as lampadas de 100W causam danos na lente dos faróis, por trabalharem em uma temperatura altíssima.

    mas de qualquer forma, sempre tem quem use esse tipo de lampada.

    abç

    #3 Visitante_cElSoOo_*

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  • Postado 24 maio 2010 - 20:32

    QUOTE(MaNoLo @ May 24 2010, 10:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Parabéns pelo tutorial.

    o único problema é que usando as lampadas de 100W causam danos na lente dos faróis, por trabalharem em uma temperatura altíssima.

    mas de qualquer forma, sempre tem quem use esse tipo de lampada.

    abç


    Bem lembrado, esqueci de mencionar isso

    As lâmpadas de 100w esquentam bem mais e consequentemente, amarelam e até queimam o farol


    #4 felipeggomes

    felipeggomes

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  • Postado 27 maio 2010 - 14:41

    QUOTE(MaNoLo @ May 24 2010, 10:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Parabéns pelo tutorial.

    o único problema é que usando as lampadas de 100W causam danos na lente dos faróis, por trabalharem em uma temperatura altíssima.

    mas de qualquer forma, sempre tem quem use esse tipo de lampada.

    abç


    nao sabia disso...  blink.gif
    comprei meu celta ja com essas lampadas de 100w super brancas...

    #5 Recluse

    Recluse

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  • Postado 27 maio 2010 - 16:14

    e comprei meu celta tava normal coloquei as tais lampadas rapidim amarelaram, fui la comprei farois novos e xenom =) to com os antigos guardados para fazer mascara negra so q ta rolando akela preguicite aguda. =x
    Alguem quer fazer uma assinatura decente pra mim? agradeço bem! =D


    The Majestic:

    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=98368

    #6 Visitante_cElSoOo_*

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  • Postado 28 maio 2010 - 19:41

    QUOTE(felipeggomes @ May 27 2010, 01:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(MaNoLo @ May 24 2010, 10:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Parabéns pelo tutorial.

    o único problema é que usando as lampadas de 100W causam danos na lente dos faróis, por trabalharem em uma temperatura altíssima.

    mas de qualquer forma, sempre tem quem use esse tipo de lampada.

    abç


    nao sabia disso...  blink.gif
    comprei meu celta ja com essas lampadas de 100w super brancas...

    Troque antes que vc queime seu farol.

    #7 junior_sousa

    junior_sousa

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  • Postado 29 maio 2010 - 01:42

    Putz, vou nem perguntar se acontece o mesmo com os faróis de neblina...



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