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Giro dispara quando dou a partida


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41 respostas neste tópico

#1 Nocturne

Nocturne

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  • Postado 05 junho 2010 - 07:00

    Bom dia pessoal. Tenho costume de, ao dar partida, pisar a embreagem no fundo, pois uma vez li algo a respeito que isso alivia a caixa. Pois então... quando eu ligo o carro com o pé pisando fundo a embreagem, o giro ao invés de ficar na faixa normal de 900 rpm, sobe para uns 1300 rpm, mas assim que eu soltava o pé da embreagem a rotação voltava ao normal. Até aqui, sem problemas, pois considero isso normal.

    Mas hoje me aconteceu uma coisa mto louca com o celta. Assim que eu liguei o carro, repetindo o mesmo procedimento, o giro ficou louco, deve ter subido pra uns 3 ou 4 mil (não tenho conta-giro, estou chutando os valores de ouvido), parecia barbeiragem e eu nem estava com o pé no acelerador. Imediatamente, no susto, desliguei o carro e liguei novamente e o giro foi lá em cima do mesmo jeito. Tentei engatar outras marchas, acelerar, freiar, mas nada que eu fizesse fazia o giro voltar ao normal. De repente, 1 minuto depois voltou ao normal. O que pode ser isso? A manutenção do carro está completamente em dia, inclusive fiz limpeza da TBI há 1 semana. Foi a primeira vez que isso ocorreu. Pensei no motor de passo, mas queria a opinião da galera mais experiente do fórum, por isso peço a ajuda de vocês.


    Obrigado

    #2 MaNoLo

    MaNoLo

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  • Postado 05 junho 2010 - 07:29

    O giro normalmente sobe mesmo ao ligar o carro depois de um tempo sem uso, todos os carros com Injeção são assim.

    Acredito que seja para lubrificar ou aquecer o carro antes de sair com ele.

    Fica sossegado qto a isso, só se ficar absurdo.

    #3 Nocturne

    Nocturne

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  • Postado 05 junho 2010 - 07:57

    QUOTE(MaNoLo @ Jun 5 2010, 06:29 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    O giro normalmente sobe mesmo ao ligar o carro depois de um tempo sem uso, todos os carros com Injeção são assim.

    Acredito que seja para lubrificar ou aquecer o carro antes de sair com ele.

    Fica sossegado qto a isso, só se ficar absurdo.



    Opa Manolo, blz?
    Pois então, mas o carro não está sem uso, usei ele ontem para trabalhar e hoje quando liguei o giro subiu, de forma absurda mesmo.
    Sempre que eu ligo o giro está um pouco alto, mas como falei acima, é cerca de uns 1300 rpm, ao invés de estar nos 900, mas até ai eu considero normal. Só que hoje estava muito alto, uns 3 ou 4 mil giros, o motor estava " esguelando". Passou 1 minuto ou menos que isso e voltou ao normal.

    #4 gustavo25

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  • Postado 05 junho 2010 - 09:39

    normal não é

    vc deixou ele um tempo ligado pra ver se a rotação cai sozinha ?

    caso sim, deve ser o atuador da marcha lenta enroscando, caso não pode ser o cabo do acelerador
    Imagem Postada

    #5 felipeggomes

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  • Postado 05 junho 2010 - 09:43

    cara, o meu as vezes faz isso mas eh qndo to parando...
    tipo, to descendo o morro aki de casa, dai qndo jogo no ponto morto da pra sentir q o giro ta bem mais alto (nao tenho noçao nenhuma d qnto xD ), ai eu paro o carro dai uns 10 segundos volta ao normal...

    O.O

    #6 Nocturne

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  • Postado 05 junho 2010 - 12:12

    QUOTE(gustavo25 @ Jun 5 2010, 08:39 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    normal não é

    vc deixou ele um tempo ligado pra ver se a rotação cai sozinha ?

    caso sim, deve ser o atuador da marcha lenta enroscando, caso não pode ser o cabo do acelerador



    Sim, passou 1 minuto e o giro voltou ao normal.
    É coisa simples de resolver (barata)?

    Como seria o atuador enroscando? Sujo vc fala?

    #7 MaNoLo

    MaNoLo

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  • Postado 05 junho 2010 - 14:12

    é verdade, pode ser isso sim...

    mas não sei se tem conserto ou substituição.

    QUOTE(Nocturne @ Jun 5 2010, 11:12 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(gustavo25 @ Jun 5 2010, 08:39 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    normal não é

    vc deixou ele um tempo ligado pra ver se a rotação cai sozinha ?

    caso sim, deve ser o atuador da marcha lenta enroscando, caso não pode ser o cabo do acelerador



    Sim, passou 1 minuto e o giro voltou ao normal.
    É coisa simples de resolver (barata)?

    Como seria o atuador enroscando? Sujo vc fala?


    Se for isso, ele paralelo é 30 prata.
    e o original é 120 reais no mercado livre, acabei de ver.

    #8 Sarrafo

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  • Postado 05 junho 2010 - 14:19

    acho que o bom é ver se acontece novamente...
    Leandro Mattos

    #9 Moonstrike

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  • Postado 05 junho 2010 - 14:38

    Pode ser atuador da marcha lenta mesmo.

    #10 Nocturne

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  • Postado 05 junho 2010 - 17:05

    Limpando o atuador de marcha lenta resolve?

    Vou ver se o problema continua acontecendo, o pior é saber que por ja ter acontecido 1x, então algo está errado. Só por isso eu já fico bolado.


    Será que pode ter acontecido por eu ligar o carro pisando a embreagem no fundo e a injeção ficou doida temporariamente? Pois sempre que eu faço isso o motor ligava com um giro um pouco mais alto (uns 1300 rpm, absolutamente normal), mas era só tirar o pé da embreagem que imediatamente normalizava, agora se eu ligasse o carro sem pisar na embreagem ai a rotação já era normal desde a ignição.

    E quando hoje ocorreu de ligar e o giro subir pra 3 ou 4 mil rpm eu estava pisando a embreagem, mas mesmo depois q tirei o pé nao normalizou mais.

    #11 gustavo25

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  • Postado 05 junho 2010 - 17:18

    QUOTE(Nocturne @ Jun 5 2010, 04:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Será que pode ter acontecido por eu ligar o carro pisando a embreagem no fundo e a injeção ficou doida temporariamente?

    isso com certeza não, sempre dei partida nos meus carros com o pé na embreagem e nunca deu nada, não tem relação entre central x acionamento da embreagem
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    #12 cicero_vasconcelos

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  • Postado 05 junho 2010 - 20:56

    Eu tbm sempre ligo o meu com o pe na embreagem, ele vai pra uns 1200 eu acho e depois de 1 minuto cai pra 1000, ai quando ando um pouco que estaciono eu percebo que ele fica em 900 por ai.

    Não quero nem saber a fundura do poço, eu quero é beber água!!!

    #13 cmarques

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  • Postado 05 junho 2010 - 21:06

    QUOTE(cicero_vasconcelos @ Jun 5 2010, 07:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Eu tbm sempre ligo o meu com o pe na embreagem, ele vai pra uns 1200 eu acho e depois de 1 minuto cai pra 1000, ai quando ando um pouco que estaciono eu percebo que ele fica em 900 por ai.



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    #14 Nocturne

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  • Postado 05 junho 2010 - 21:27

    QUOTE(gustavo25 @ Jun 5 2010, 04:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Nocturne @ Jun 5 2010, 04:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Será que pode ter acontecido por eu ligar o carro pisando a embreagem no fundo e a injeção ficou doida temporariamente?

    isso com certeza não, sempre dei partida nos meus carros com o pé na embreagem e nunca deu nada, não tem relação entre central x acionamento da embreagem


    Gustavo, lembrei de outra coisa agora. Recentemente troquei o alternador por um mais forte. Geralmente quando eu vou em um auto-elétrico e o mesmo retira o alternador e desconecta a bateria, após recolocar tudo, ele entra no carro e gira a chave várias vezes (não sei ao certo porque), não chega a ligar o carro, apenas o primeiro giro da chave. A diferença que notei é que no mecânico, após trocar meu alternador, ele não realizou o mesmo procedimento que o auto-elétricou efetuou, apenas ligou o carro normalmente como se nada tivesse retirado.

    Imagino que durante o procedimento da troca do alternador,o modulo da injeção eletrônica deve ter zerado, e como é ele que regula automaticamente a marcha lenta, pensei nessa possibilidade. Tem algo haver?

    Obrigado

    #15 cicero_vasconcelos

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  • Postado 05 junho 2010 - 23:59

    Nao creio que seja, pq deixei o cabo de bateria de um dia pro outro desligado e ele nao apresentou esse defeito ai nao, pode ser o atuador de marcha lenta mesmo como o amigo falou.

    Não quero nem saber a fundura do poço, eu quero é beber água!!!

    #16 Nocturne

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  • Postado 06 junho 2010 - 08:46

    Eu vi um tópico em que um membro dizia: "Quando se zera a injeçao é preciso deixar o motor na marcha lenta ate que a ventoinha se arme (sem acelerar ou pisar no acelerador), assim o modulo vai reconhecendo cada componente da injeçao... "


    No meu caso não foi feito isso, pois o alternador foi trocado, junto com outras peças, incluindo o radiador, e o mecânico acelerou o carro um tempão para esquentar o motor e tirar o ar do sistema, logo não ficou em marcha lenta até ligar a ventoinha. Estou desconfiado que o problema foi nisso ai.


    #17 gustavo25

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  • Postado 06 junho 2010 - 09:21

    resete a central, uai wink.gif

    mal não vai fazer
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    #18 Nocturne

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  • Postado 06 junho 2010 - 09:36

    QUOTE(gustavo25 @ Jun 6 2010, 08:21 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    resete a central, uai wink.gif

    mal não vai fazer


    Como faço? Tiro o negativo da bateria por 10 min e depois ligo de volta e deixo o carro em marcha lenta até ligar a ventoinha?
    Nao precisa ficar girando a chave umas 10x?

    #19 gustavo25

    gustavo25

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  • Postado 06 junho 2010 - 09:59

    eu tiraria quando fosse dormir e só religaria na manhã seguinte
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    #20 Duu!!!

    Duu!!!

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  • Postado 06 junho 2010 - 11:13

    ae o ideal mano eh vc ver se acontece denovo.. caso ocorra resete a central de um dia para o outro...
    mas pode ser q isso seja "normal" visto q o tempo esta frio e o carro ira demorar mais tempo pra esquentar...
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