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PINTANDO O CARRO PASSO-A-PASSO


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40 respostas neste tópico

#1 fabioamorelly

fabioamorelly

    Velha Guarda

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  • Postado 12 setembro 2010 - 12:12

    Olá pessoal, bom, pra quem viu meu topico de como pintar as rodas passo-a-passo, e se empolgou, hehehe, aqui vai como pintar o carro inteiro agora.

    Logicamente q este não fui eu que fiz, até pq sou virgem nesse assunto de pintar carro, mas vagando pela net, encontrei este tutorial, mesmo pra quem nunca irá realizar isso no seu carro, mas pelo menos jah saberá como funciona este processo.

    vamos lá entao...

    Retirado do bravaclub.

    para se trocar a cor de um veículo, aqui mais especificamente um Fiat Brava, será necessário o seguinte material:
    * 1 galão da tinta da cor que deseja (CONCENTRADO)
    * 1 galão de redutor (sempre compre os de 1a Linha, ex: 454 Sherwin Willians)
    * caso a nova tinta seja PU, compre tb 2/4 de catalizador
    * caso a nova tinta seja PU e a anterior POLIESTER, compre tb 2/4 de Primer p/ PU
    * massa de polimento n.2
    * 4 rolos de fita crepe
    * 10 folhas tipo papel de embrulho (evite usar jornais), vc não é profissional, mas utilize materiais pelo menos mais limpos
    * 10 lixas 320
    * 10 lixas 400
    * 5 lixas 600
    * 5 lixas 1200
    * OBS: se a nova tinta for Poliester, compre tb 3/4 de verniz BI-COMPONENTE
    CUSTO TOTAL APROXIMANDO PARA UMA COR EM PU +/- R$ 500 a R$ 600,00, se for tinta poliester isso poderá cair para uns R$ 350 - R$ 400

    FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:
    * compressor e pistola de qualidade
    * ferramentas básicas como chaves de fenda, philips torx, alen, alicates, etc que serão necessárias para a retirada de algumas peças do veículo;
    * estilete com lâmina nova
    * politriz com boina de polimento

    CASO QUEIRA SE AVENTURAR A REALIZAR A PINTURA, SIGA AS SEGUINTES DICAS:
    1) faça em local FECHADO, de chão liso, tudo bem limpo. Caso o teto tenha uma pintura envelhecida, coloque provisoriamente uma lona ou coisa do tipo pra evitar que sujeiras ou impurezas caiam sobre o veículo;
    2) EVITE AO MÁXIMO, pintar o carro em dias frios ou chuvosos, isso prejudicará a qualidade da pintura
    3) Tenha muita paciência para fazer TODO o serviço, é um trabalho FÁCIL, porém requer TEMPO e paciência para obter o máximo resultado;
    4) limpe bem o chão do local com água e sabão e tente ao máximo manter o mesmo sempre limpo até o final do serviço
    5) inicie lavando TODO o veículo com água e sabão neutro
    6) retire as peças que não recomendamos pintar no local, são elas: (PARACHOQUES, TAMPA DE MALA, ANTENA, REVESTIMENTOS DAS PORTAS, REVESTIMENTO INTERNO DO TAMPO DA MALA, LANTERNAS TRASEIRAS, LANTERNAS LATERAIS, FARÓIS, PEÇAS DO CAPUT (ESGUICHOS, MANGUEIRAS, ETC), BREAK-LIGHT, TAMPA DO ABASTECIMENTO, LUZES DE PLACAS DO PARACHOQUE TRASEIRO E SE POSSÍVEL TAMBÉM OS RETROVISORES.





    7) retire tb as borrachas das vedações de PORTA, retire tb os batentes ficos das portas, retire as borrachas que contornam os vidros laterais;
    8) com o uso da fita crepe inicie a isolação de TODAS as peças que não foram retiradas, como frisos do teto, entrada da chave da maçaneta, parafusos que não possível a retirada, frisos de borracha da janela em geral, borrachas ao redor dos vidros dianteiro e traseiro;



    9) por dentro do cofre do motor, coloque uma fita de cada lado do paralama, no local do descanso do caput





    10) por dentro do carro, isole os parafusos da porta que não foi possível a retirada, borrachas de passagem de fios, dobradiças e limitadores da porta
    11) com o uso do papel e fita (sempre vedando MUITO BEM pra não dar passagem pra tinta), isole TODO o cofre do motor, os vidros dianteiro e o traseiro, o interior dos vidros laterais, os espelhos retrovisores (caso não os tenha retirado); isole também os pneus;
    12) depois com muita calma, ainda usando fita crepe e papel, isole a entrada das quatro portas (lembre-se de retirar as borrachas de vedação)
    13) com todas as peças isoladas, siga os demais passos:



    14) em um recipiente de água e detergente neutro, mergulhe a lixa 320 e inicia o serviço por TODA A LATARIA e nas demais peças que estão na cor antiga, faça esse procedimento com suavidade e sempre com água, atenção para não ficar nenhuma parte sem lixar;





    15) caso esteja mudando de poliester pra PU, lixe todo o carro com lixa 400 (todas as lixas sempre com água) suavemente, dê a primeira camada de primer PU por todo o carro e peças a serem pintadas;



    16) aguarde 40 minutos;
    16) após a primeira camada de primer, novamente lixe tudo com 400 até fica tudo bem lisinho, passa uma segunda camada de primer, aguarde mais 40 minutos e lixe tudo com 600 até a superfícia ficar muito bem lisa;
    17) limpe novamente todo o carro com água e sabão neutro



    18) após o veículo bem seco, poderá preparar a tinta para a primeira camada de pintura;
    19) prepare a tinta com 2 pra 1 de tinta concentrada e redutor, inicia a pistola em movimentos uniformes e não poderá ser curtos, tente manter uma linha sempre de toda a peça que estará pintando.
    20) inicie a pintura por FORA, deixe o interior por último;
    21) pegue uma placa de metal e mergulhe no galão de tinta para se ter o tom exato que sua pintura deverá atingir;



    22) dê uma ou mais demãos de tinta em todo o veículo e nas peças a desejar até chegar o tom exato;









    23) se usou tinta POLIESTER, aguarde 2 horas para dar a primeira camada de verniz bi-componente, caso queira dar outra camada de verniz, aguarde ao menos 6 horas para esse procedimento.
    24) monte todo o carro e retire toda a isolação;
    25) aguarde 24hs para iniciar o polimento com lixa 1200 com bastante suavidade por todo o carro e demais peças
    26) utilizando massa 2 e politriz com boina de polimento, faça o polimento por todo o veículo;
    27) repita a etapa de polimento agora com cera tipo gran prix
    28) após 30 dias dê um polimento mais caprichado;



    e é isso ai, boa sorte pra quem encarar o desafio

    abs

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    #2 cicero_vasconcelos

    cicero_vasconcelos

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  • Postado 12 setembro 2010 - 12:24

    Prefiro pagar, hehehehehe. Mais fo otima a informacao.

    Não quero nem saber a fundura do poço, eu quero é beber água!!!

    #3 fabioamorelly

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  • Postado 12 setembro 2010 - 12:31

    QUOTE(cicero_vasconcelos @ Sep 12 2010, 12:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Prefiro pagar, hehehehehe. Mais fo otima a informacao.


    realmente, deve dar mto trabalho, mas quanto mais informaçoes melhor, agora jah sabemos como todo o processo é feito.



    #4 Ivo123456

    Ivo123456

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  • Postado 12 setembro 2010 - 15:28

    bacana pa caramba o topico... e otimo resultado no carro!!
    mais eu nao me aventuraria nunca em fazer isso com minha caranga !!! eiaHEUahiuehiUAEHUIahe
    meu carro tem uns risquinhos e eu ja tenho medo de fazer os topicos de retirada de risco, imagine pintar o carro todo... iuehaIUHEIUau
    abraços... e bom topico para os lokos do cc adeptos do faça vc msm!!

    #5 fabioamorelly

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  • Postado 12 setembro 2010 - 16:27

    Obrigado Ivo. fiko feliz q tenha gostado do topico, grande abraço

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    #6 cicero_vasconcelos

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  • Postado 12 setembro 2010 - 19:10

    Entao, é como o fabio falou, é mais a titulo de conhecimento mesmo, saber como funciona o processo.

    Não quero nem saber a fundura do poço, eu quero é beber água!!!

    #7 alonsin

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  • Postado 12 setembro 2010 - 21:08

    po bacana o topico, mais como ja diziam acima axo q prefiro pagar mesmo...tem q ter pratica para este tipo de serviço...
    Clique na imagem pra ver as fotus do meu celtinha!!!
    "..ser louco é ser crente mais louco impossivel..pra confundir a todos que Deus levanta os loco, insano sem juizo com fé até ate o osso, segue quente na missão..so mais um loco que veio pra confundi os sábios"

    #8 Visitante_Mi_*

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  • Postado 12 setembro 2010 - 21:11

    Fabio, tem que mostrar isso pro Tahg !!! Qualquer final de semana desses a gente pode tentar pintar o Prisma dele de azul..kkkk

    #9 fabioamorelly

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  • Postado 12 setembro 2010 - 21:30

    QUOTE(Mi @ Sep 12 2010, 09:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Fabio, tem que mostrar isso pro Tahg !!! Qualquer final de semana desses a gente pode tentar pintar o Prisma dele de azul..kkkk


    credo, aquela banhera vai demora 1 ano pra lixa td

    #10 trappy_trash

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  • Postado 13 setembro 2010 - 09:53

    A bacana eu foi fazer no meu carro HUNRUM, HUNRUM guitar.gif

    Agora outra coisa, pq os pintores thumbsdownsmileyanim.gif não conseguem pintar  o carro sem deixar olho de peixe? ranting2.gif

    #11 MaNoLo

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  • Postado 13 setembro 2010 - 18:29

    QUOTE(trappy_trash @ Sep 13 2010, 09:53 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    A bacana eu foi fazer no meu carro HUNRUM, HUNRUM guitar.gif

    Agora outra coisa, pq os pintores thumbsdownsmileyanim.gif não conseguem pintar  o carro sem deixar olho de peixe? ranting2.gif


    Segundo um amigo que trabalha com compressores, isso é falta de manutenção no compressor..

    porque vazam minúsculas gotículas de óleo e vão pra tinta, e quanto bate no carro fica um lindo olho de peixe na pintura...

    #12 fabioamorelly

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  • Postado 14 setembro 2010 - 00:24

    putz, disso ai eu nao manjo, posso ate me arriscar a pintar (com uma cobaia) mas de equipamento, nem manjo nada, hehehehe

    vivendo e aprendendo

    valew a dica

    thumbsup.gif

    #13 eph2

    eph2

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  • Postado 14 setembro 2010 - 01:24

    Doido o tutorial. Acho que poucos aqui fariam. De qualquer forma, serve pra valorizar o trabalho do pessoal que vive disso, pq alguns acham que é "só meter tinta" e tá td pronto.

    Abraços.
    Ex-administrador do Celta Clube, sempre amigo do clube!

    #14 DE_TURBO

    DE_TURBO

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  • Postado 14 setembro 2010 - 01:36

    nossa bem loko.....
    tem que tem mto tempo e um local legal pra fazer issooo.....
    eu encararia com certeza, mas se tivesse tempo, grana e outro carro......
    parabéns !!
    _____________Celtinha se foi...Agora de Audi A3...______________

    #15 fabioamorelly

    fabioamorelly

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  • Postado 14 setembro 2010 - 12:33

    QUOTE(eph2 @ Sep 14 2010, 01:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Doido o tutorial. Acho que poucos aqui fariam. De qualquer forma, serve pra valorizar o trabalho do pessoal que vive disso, pq alguns acham que é "só meter tinta" e tá td pronto.

    Abraços.


    bem dessa, concordo com vc.

    #16 cleytonm

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  • Postado 14 setembro 2010 - 13:15

    karamba fico bom em...
    se for mandar fazer no minimo 3 pau pra pintar o carro todo... economia de 2 pau e pouco XD... boa!

    #17 CÉSAR DO RS

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  • Postado 14 setembro 2010 - 14:05

    QUOTE(fabioamorelly @ Sep 14 2010, 12:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(eph2 @ Sep 14 2010, 01:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    Doido o tutorial. Acho que poucos aqui fariam. De qualquer forma, serve pra valorizar o trabalho do pessoal que vive disso, pq alguns acham que é "só meter tinta" e tá td pronto.

    Abraços.


    bem dessa, concordo com vc.


    Também concordo. Quando trabalhei em revenda, quando alguém se queixava do preço, o pintor que trabalhava pra nós dizia "faz você mesmo então!"
    E tem outro detalhe, as pessoas leigas normalmente dizem "ah, mas é um serviço demorado..." claro, pois o pintor (se for caprichoso) precisa desmontar várias partes do carro, coisa que a fábrica não precisa fazer! Principalmente peças de plástico, é um saco pintar sem deixar escorrer.
    Fazer em casa, só se o cara tiver isso como hobby, ou tiver muitos carros pra pintar, porque o custo e a quantidade do equipamento não compensam pra fazer uma vez só. Além do que tem que ter um espaço físico adequado e MUITO tempo sobrando (não seria meu caso  mellow.gif ).

    Nada a ver com o tópico, mas que amarelão medonho! Cruzes.  icon_mrgreen.gif

    #18 PeP

    PeP

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  • Postado 14 setembro 2010 - 14:10

    pow eu faria facil se meu carro tivesse 13 anos e a pintura zoadérrima
    amo cuidar da pintura do carro
    Meu Celtinha

    #19 Guimuniz

    Guimuniz

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  • Postado 14 setembro 2010 - 16:06

    Nossa eu faria de boas... alias ja fiz uma vez ajudando meu tio a restaurar um chamonix kkkkkk
    se eu tivesse equipamentos e local apropriados faria sempre...

    mto bom o tópico  thumbsup.gif

    #20 fabioamorelly

    fabioamorelly

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  • Postado 14 setembro 2010 - 16:08

    QUOTE(Guimuniz @ Sep 14 2010, 04:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    Nossa eu faria de boas... alias ja fiz uma vez ajudando meu tio a restaurar um chamonix kkkkkk
    se eu tivesse equipamentos e local apropriados faria sempre...

    mto bom o tópico  thumbsup.gif


    valew  thumbsup.gif



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