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compressor do arcondicionado não dispara


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11 respostas neste tópico

#1 pedrojr06

pedrojr06

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  • Postado 15 setembro 2010 - 08:16

    isso já aconteceu outra vez mas voltava ao normal sozinho dessa vez o compressor não liga é como se fosse algum senssor que esta impedindo o compressor disparar,.. quando ligo o botão do ar acende o led e liga o ventilador normal mas o compressor não dispara.. acho que é alguma besterinha e não quero levar na refrigeração pois os caras cobram os olhos da cara so pra dar um diagnostico...
    se alguem tiver uma dica eu agradeço.

    #2 Eduardo Lehm

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  • Postado 15 setembro 2010 - 08:25

    Eu tentaria ligar o compressor direto pra ver se ele está funcionando, caso esteje, dai sim levaria em um intendido para ver pq não está acionando...

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    "Eu só incomodo os FRACOS, porque os FORTES andam sempre comigo..."


    #3 marcos.ferraz

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  • Postado 15 setembro 2010 - 10:22

    Infelizmente o melhor nesse caso é levar numa assistência de ar condicionado veicular... pois pode ser desde um simples mal contato no chicote elétrico do ar, como também o compressor pode ter travado ou mesmo falta de gás...
    "Os carros correrão furiosamente nas ruas, colidirão um contra o outro nos largos caminhos; o seu aspecto será como o de tochas, correrão como relâmpagos." Naum 2:4

    #4 Fábio Hideki

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  • Postado 15 setembro 2010 - 10:41

    já tentou dar uma olhada no fusivel do a/c?

    #5 pedrojr06

    pedrojr06

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  • Postado 15 setembro 2010 - 17:23

    QUOTE(Fabio Hideki @ Sep 15 2010, 10:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já tentou dar uma olhada no fusivel do a/c?

    os fusiveis, sim já dei uma olhada todos estão ok..
    tem como ligar o compressor direto (talvez nos reles) só pra ver se não é o gás só assim quando chegar no tecnico já vou sabendo que não é o gás..?
    falta de gás faz o compressor parar de funcionar? por que já aconteceu outra vez e não era gás foi só momentaneo.

    #6 Eduardo Lehm

    Eduardo Lehm

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  • Postado 15 setembro 2010 - 17:31

    QUOTE(pedrojr06 @ Sep 15 2010, 05:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Fabio Hideki @ Sep 15 2010, 10:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já tentou dar uma olhada no fusivel do a/c?

    os fusiveis, sim já dei uma olhada todos estão ok..
    tem como ligar o compressor direto (talvez nos reles) só pra ver se não é o gás só assim quando chegar no tecnico já vou sabendo que não é o gás..?
    falta de gás faz o compressor parar de funcionar? por que já aconteceu outra vez e não era gás foi só momentaneo.



    Não sei se a falta de gás do ar-condicionado pode fazer não ativar o compressor (nunca tive ar condicionado), mas se vc ligar ele direto vai saber se ele esta funcionando ou não. Pq o gás eh do ar-condicionado e não do compressor...
    Pra ligar ele, é fio positivo e negativo direto na bateria e ligar o carro pra rodar a correia...

    Imagem Postada
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    #7 messousa

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  • Postado 15 setembro 2010 - 17:36

    QUOTE(pedrojr06 @ Sep 15 2010, 08:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    isso já aconteceu outra vez mas voltava ao normal sozinho dessa vez o compressor não liga é como se fosse algum senssor que esta impedindo o compressor disparar,.. quando ligo o botão do ar acende o led e liga o ventilador normal mas o compressor não dispara.. acho que é alguma besterinha e não quero levar na refrigeração pois os caras cobram os olhos da cara so pra dar um diagnostico...
    se alguem tiver uma dica eu agradeço.




    Aconteceu no meu carro ano passado, era uma correia que estava deslocada, e consequentemente tava "comendo a peça"... só sei que se eu utilizasse ou tentasse ficar utilizando o ar desta forma, iria perder o compressor, aí eu iria gastar uma nota preta... na época acho que gastei uns 150,00
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    #8 marcos.ferraz

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  • Postado 16 setembro 2010 - 09:37

    QUOTE(Eduardo Lehm @ Sep 15 2010, 05:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(pedrojr06 @ Sep 15 2010, 05:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Fabio Hideki @ Sep 15 2010, 10:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já tentou dar uma olhada no fusivel do a/c?

    os fusiveis, sim já dei uma olhada todos estão ok..
    tem como ligar o compressor direto (talvez nos reles) só pra ver se não é o gás só assim quando chegar no tecnico já vou sabendo que não é o gás..?
    falta de gás faz o compressor parar de funcionar? por que já aconteceu outra vez e não era gás foi só momentaneo.



    Não sei se a falta de gás do ar-condicionado pode fazer não ativar o compressor (nunca tive ar condicionado), mas se vc ligar ele direto vai saber se ele esta funcionando ou não. Pq o gás eh do ar-condicionado e não do compressor...
    Pra ligar ele, é fio positivo e negativo direto na bateria e ligar o carro pra rodar a correia...


    Só uma observação quanto a ligar direto, se não tiver gás no sistema o compressor trava de vez. Tanto é que nos lugares em que se conserta ar condicionado automotivo, para testar o compressor ou vazamentos eles utilizar nitrogênio exatamente para não danificar o compressor.
    "Os carros correrão furiosamente nas ruas, colidirão um contra o outro nos largos caminhos; o seu aspecto será como o de tochas, correrão como relâmpagos." Naum 2:4

    #9 Eduardo Lehm

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  • Postado 16 setembro 2010 - 09:48

    QUOTE(marcos.ferraz @ Sep 16 2010, 09:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Eduardo Lehm @ Sep 15 2010, 05:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(pedrojr06 @ Sep 15 2010, 05:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Fabio Hideki @ Sep 15 2010, 10:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já tentou dar uma olhada no fusivel do a/c?

    os fusiveis, sim já dei uma olhada todos estão ok..
    tem como ligar o compressor direto (talvez nos reles) só pra ver se não é o gás só assim quando chegar no tecnico já vou sabendo que não é o gás..?
    falta de gás faz o compressor parar de funcionar? por que já aconteceu outra vez e não era gás foi só momentaneo.



    Não sei se a falta de gás do ar-condicionado pode fazer não ativar o compressor (nunca tive ar condicionado), mas se vc ligar ele direto vai saber se ele esta funcionando ou não. Pq o gás eh do ar-condicionado e não do compressor...
    Pra ligar ele, é fio positivo e negativo direto na bateria e ligar o carro pra rodar a correia...


    Só uma observação quanto a ligar direto, se não tiver gás no sistema o compressor trava de vez. Tanto é que nos lugares em que se conserta ar condicionado automotivo, para testar o compressor ou vazamentos eles utilizar nitrogênio exatamente para não danificar o compressor.


    Até onde eu sei o compressor não utiliza gás, e sim o sistema do ar condicionado, o compressor tem é q ter óleo...

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    #10 marcos.ferraz

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  • Postado 17 setembro 2010 - 10:07

    QUOTE(Eduardo Lehm @ Sep 16 2010, 09:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(marcos.ferraz @ Sep 16 2010, 09:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Eduardo Lehm @ Sep 15 2010, 05:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(pedrojr06 @ Sep 15 2010, 05:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
    QUOTE(Fabio Hideki @ Sep 15 2010, 10:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    já tentou dar uma olhada no fusivel do a/c?

    os fusiveis, sim já dei uma olhada todos estão ok..
    tem como ligar o compressor direto (talvez nos reles) só pra ver se não é o gás só assim quando chegar no tecnico já vou sabendo que não é o gás..?
    falta de gás faz o compressor parar de funcionar? por que já aconteceu outra vez e não era gás foi só momentaneo.



    Não sei se a falta de gás do ar-condicionado pode fazer não ativar o compressor (nunca tive ar condicionado), mas se vc ligar ele direto vai saber se ele esta funcionando ou não. Pq o gás eh do ar-condicionado e não do compressor...
    Pra ligar ele, é fio positivo e negativo direto na bateria e ligar o carro pra rodar a correia...


    Só uma observação quanto a ligar direto, se não tiver gás no sistema o compressor trava de vez. Tanto é que nos lugares em que se conserta ar condicionado automotivo, para testar o compressor ou vazamentos eles utilizar nitrogênio exatamente para não danificar o compressor.


    Até onde eu sei o compressor não utiliza gás, e sim o sistema do ar condicionado, o compressor tem é q ter óleo...


    Eduardo, vamos a aula de funcionamento do ar condicionado.  thumbsup.gif  

    A função do compressor é comprimir e gerar uma diferença de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, elevando sua temperatura e pressão.

    Depois de comprimir, o fluido ainda no estado gasoso, é direcionado através de tubulações de alumínio para o Condensador que é uma espécie de radiador localizado na dianteira do veículo, à frente do radiador do motor.

    Quando sai do Condensador o fluido se forna em estado líquido, mas ainda sob elevada pressão, passa pelo filtro secador que absorver a umidade presente no fluido.

    Uma vez limpo o fluido e estando ele ainda líquido, ele é direcionado para a válvula de expansão onde ocorre uma brusca variação de pressão e a consequente queda de temperatura. Essa condição, conhecida como expansão, transforma o fluido em gotículas microscópicas.

    Dentro do evaporador essas gotículas microscópicas do fluido circula por uma serpentina. Nesse momento o ventilador do painel do veículo lança uma massa de ar que foi retirada do habitáculo ou do ambiente externo. O ar, por estar mais quente que o fluido, sede parte do seu calor e umidade, transformando o fluido novamente em gás.

    É essa massa de ar, que ao fornecer calor ao fluido, sai dos dutos de ventilação, refrigerando o interior do veículo.

    A partir dessa explicação (que não é minha autoria peguei de apostila de um curso de ar condicionado automotivo) podemos concluir que se o compressor ficar comprimindo e elevando a pressão de nada (no caso de não haver gás no sistema) ele trava por superaquecimento.

    Abraços.
    "Os carros correrão furiosamente nas ruas, colidirão um contra o outro nos largos caminhos; o seu aspecto será como o de tochas, correrão como relâmpagos." Naum 2:4

    #11 Eduardo Lehm

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  • Postado 17 setembro 2010 - 10:35

    E viva o Google parabens.gif

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    #12 marcos.ferraz

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  • Postado 17 setembro 2010 - 12:38

    QUOTE(Eduardo Lehm @ Sep 17 2010, 10:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>
    E viva o Google parabens.gif


    Pois é, as mesmas palavras ditas por mim para o instrutor do meu curso depois que achei a mesma apostila na net...
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