Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Adesivo na coluna lateral [R$4,50]
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2, 3, 4
deed
Ae galera,

Resolvi abrir mão dos R$80 que pagaria na concessionária para colocar estes adesivos. Nem também tava afim de gastar R$30, ou R$40 em uma instaladora pelos mesmos, quando gastando R$4,50 eu compro 1m de papel contact preto fosco, que dá pra fazer 2 carros tranquilamente.

No Manual de Manutenção disponível aqui no site eu peguei umas idéias, arregacei as mangas e fui ao DIY!

No manual, pede para passar um pano com álcool isopropílico, acho que deve ser para desengordurar.
Como meu carro é novinho, tinha lavado bem ele ontem, e não tinha álcool isop. aqui em casa (só o etílico em gel), decidi apenas passar um pano úmido para tirar o que tivesse de poeira.

Vamos ao tutorial.

1º Fotos do manco antes:

Aqui é mostrando um pouco do que a película reflexiva faz. =P

2º Material usado

Nem precisei da chave de fenda... e a garrafinha ali em cima é um borrifador
1m de contact preto fosco
tesoura
estilete
réguas
pano
borrifador
caneta

3º Preparando a porta

Baixa o vidro

Retira a cantoneira externa, basta puxar pra cima mesmo, e depois puxar pra trás para desencaixar ela do retrovisor (embora nem precise). A interna não vai precisar mecher.

Puxa a borracha

4º Preparando o adesivo
Bem, não temos o molde... então temos que desenhar mais ou menos.

É bom lembrar que vc deve deixar sobras do adesivo, pois ele abraça a parte interna da porta!

Cortei um pedaço de uns 20cm para ser o molde. Pq fica chato trabalhar com 1m do papel para desenhar o adesivo

Olhai a parte separada pro molde, podia ter feito com outro papel mesmo. Mas, eu só tinha isso na hora. E acho que teria que ser uma cartolina, pois A4 é pqno pra isso.

Desenhando o molde. Eu coloquei seguindo o vidro traseiro, e marquei com o dedo (passei o dedo) pelo vinco da porta, sobre o papel, ficou um pouco marcado. No verso, usei uma caneta para desenhar +- o formato da parte da porta que será coberta pelo adesivo. Eu fiz besteira nesse molde. Não precisava obrigatoriamente deixar margens para abraçar a porta, visto que só precisa nos adesivos finais.

Bem, com o molde pronto, eu o coloquei sobre o papel contact (lado de medidas). Primeiro com a parte fosca virada pra cima eu desenhei com a caneta o primeiro adesivo, colocando alguns cm (uns 4cm) extras nas laterais.

Depois, eu virei o molde, e desenhei o outro adesivo. Colocando a mais aqueles cm nas laterais.

Na parte inferior dos adesivos, qd vc marca com o dedo, não deve colocar cm a mais. Vc deve cortar exatamente no molde tirado da coluna.

4º Colocando

Já tinha limpado com pano úmido a porta. Limpei mais uma vez. E depois deixei água borrifada na coluna.

Aqui vc vai raspando com a régua, é bom deixar o adesivo esticado e ir raspando (fixando o adesivo e retirando a água). Se aparecer alguma bolhinha no caminho, é bom vc subir um pouco o adesivo, esticando, e passando a régua novamente. Não se importe com as sobras laterais, depois vc vê isso.

Aplicado. Agora as laterais. Na parte curva é bom fazer uns cortes perpendiculares. Assim, fica mais fácil dobrar. Fui dobrando e tentando tirar as bolhas que apareciam. As da parte da frente da porta vc pode ir tirando até com a unha, as da parte de trás não davam para tirar todas. O adesivo ficava corrugado... Essa parte é chata... não consegui deixar sem bolha. Blé... foda-se =P

e

Aplicados, e agora só falta reencaixar tudo. Primeiro a borracha da porta... vai fazendo pressão e arrumando as beiradinhas que é tranquilo. Depois é só colocar a canaleta.

Voialà:

O bom é que é barato. QQ coisa, faz de novo! =P

Vou dar uma olhada sobre o sol. Às vezes, o vermelho do espaço entre a porta e a lata aparece entre o adesivo e o vidro traseiro. Se fizer isso, vou aplicar contact também nessa parte. wink.gif

Bem, fica a dica, gastando R$4,50. Qq coisa é só perguntar!

Abraços.
Diego.Zaccara
Muito bom o esse faça você mesmo... Muito bem esplicado... Mandou bem deed... thumbsup.gif

Pena que não vi esse tutorial antes... sad.gif
tbreda
Eu tava atrás de um "Faça você mesmo" desse tipo para instalar no Corsa do meu irmão!
Valew Deed!
aburuno
nossa...
parabens pelo topico .. perfeito!!!
tava louco atras de um faça vc mesmo bem explicado como esse... agora eh soh tomar coragem e tempo pra fazer.. vlw ae!!!
abrz
Renato x2
boa a ideia!! hehe muito mais barato hehe
epardal
bom d+++ esse tuto, ali vc usou so agua para borrifar ou foi agua e detergente?
deed
QUOTE(epardal @ Sep 18 2006, 04:03 PM) *
bom d+++ esse tuto, ali vc usou so agua para borrifar ou foi agua e detergente?

kkk

Tá bom nada... hehehe tongue.gif
Eu queria ter tirado mais fotos... mas só tenho duas mãos! =P Dava pra deixar mais explicadinho (as fotos). E algumas fotos sairam meio mal... Câmera grande é problema! kkk

Bem, eu usei só água. Acho que tem gente que usa água com detergente pra ficar mais fácil deslocar o adesivo. Mas, nem foi preciso. Eu usei só água, pois no manual de manutenção do celta diz pra borrifar água... não fala nada de detergente! Tipo, só teve uma hora que eu retirei o adesivo pra colocar de novo, foi pq não tinha deixado sobra de um lado. O bicho descolou e dps colou numa boa.. =P

Agora, acho que vou botar na parte de dentro da porta. Pra em qq ângulo não aparecer nada vermelho. uhhu =P

Valeu pelos elogios galera!
aburuno
o deed da uma ajuda ae..
na hora de vc tirar o molde...
como vc deixou retinhu a parte de cima q acompanha o vidro traseiro?
to com o contact aqui em casa.. soh falta tomar coragem e arrumar um tempo livre pra fazer pq paciencia naum eh mto comigo tongue.gif

valeww ae...
abraço!
Hamilton Cravo
Ficou bem legal.
Quando fiz isto no meu antigo carro, com o passar do tempo o contact encolheu um pouquinho, deixando um pouco da cola aparecendo.
O outro material, que você fala que é mais caro, é bem diferente do contact.

thumbsup.gif
deed
QUOTE(aburuno @ Sep 18 2006, 07:27 PM) *
o deed da uma ajuda ae..
na hora de vc tirar o molde...
como vc deixou retinhu a parte de cima q acompanha o vidro traseiro?
to com o contact aqui em casa.. soh falta tomar coragem e arrumar um tempo livre pra fazer pq paciencia naum eh mto comigo tongue.gif

valeww ae...
abraço!

Fácil! eheheh

Usei a borda do papel! Já é reta! kkk

Aí alinhei com o vidro traseiro. Como se fosse uma continuação do vidro. Tá ligado?

Na parte de baixo, eu marquei o papel com a unha mesmo. Depois foi só cortar. Acho que usei estilete + régua, ou foi tesoura mesmo... nem lembro mais =P

QUOTE(Hamilton Cravo @ Sep 18 2006, 07:40 PM) *
Ficou bem legal.
Quando fiz isto no meu antigo carro, com o passar do tempo o contact encolheu um pouquinho, deixando um pouco da cola aparecendo.
O outro material, que você fala que é mais caro, é bem diferente do contact.

thumbsup.gif

É verdade.

Tem uns carros com o ad. original da GM aqui no prédio. Aparentam ser mais grossos. Deve ser de Vinil mesmo.

Contact é mole, dá aparencia frágil.

Vamos ver qto esse aguenta. Serve de experiência wink.gif
aburuno
Fácil! eheheh

Usei a borda do papel! Já é reta! kkk

Aí alinhei com o vidro traseiro. Como se fosse uma continuação do vidro. Tá ligado?

Na parte de baixo, eu marquei o papel com a unha mesmo. Depois foi só cortar. Acho que usei estilete + régua, ou foi tesoura mesmo... nem lembro mais =P

hahahaha
mas q burro eu !!! hahah eh mesmo... nen tinha pensado nisso... tongue.gif
valeww...
agora eh soh arrumar tempo pra fazer...
abraços
henriquezaniti
FALE AE GALERA!! PARABÉNS AE PELO TUTORIAL!! FICO SHOW MSM!

EU KERIA SABE SE NINGUEM SABE DE UM TIPO DE ADESIVO QUE É BRILHANTE TIPO O ORIGINAL... PQ CONTACT É LEGAL MAS É "OPACO", NUM TEM BRILHO. PQ COMO DEVERIA SER COMO UMA CONTINUAÇÃO DOS VIDROS, EU TO AFIM DE Q BRILHE IGUAL OS VIDROS...

SE ALGUEM SOUBER DE ALGO ASSIM POSTA AE!!!

VLW thumbsup.gif
deed
QUOTE(henriquezaniti @ Sep 20 2006, 09:54 AM) *
FALE AE GALERA!! PARABÉNS AE PELO TUTORIAL!! FICO SHOW MSM!

EU KERIA SABE SE NINGUEM SABE DE UM TIPO DE ADESIVO QUE É BRILHANTE TIPO O ORIGINAL... PQ CONTACT É LEGAL MAS É "OPACO", NUM TEM BRILHO. PQ COMO DEVERIA SER COMO UMA CONTINUAÇÃO DOS VIDROS, EU TO AFIM DE Q BRILHE IGUAL OS VIDROS...

SE ALGUEM SOUBER DE ALGO ASSIM POSTA AE!!!

VLW thumbsup.gif

Acho que contact também tem.

Mas, procura por Vinil!
Raphael Carvalho
muito bom o tutorial.... se tivesse um carro sem ser preto fazia isso certeza!!! thumbsup.gif
rafaeldspatricio
eu tb fiz o meu em casa soh nao borrifei agua fiz direto mesmo mas ficou super bom o resultado...

APROVADA ESSA IDEIA auhhaua

issu ai

Abraços

¦Þ
aburuno
powww acabei de fazer o meu...
fiko bem a pampa... prum torto como eu ...
bom eu penei pra kct pra conseguir tirar o molde...mas tb fui muito burro .. quis fazer o molde do tamanho certo ja... ai dps me tookei q era fazer um maior colar ele e com o estilite ir modelando na porta...

conclusao....demorei mas consegui.. valew aee!!!
Vinaum
show de bola....
nao faço.. pois o meu eh pretao wink.gif
rs.....
MichaelAlexandre
QUOTE(aburuno @ Sep 27 2006, 04:55 PM) *
bom eu penei pra kct pra conseguir tirar o molde...mas tb fui muito burro .. quis fazer o molde do tamanho certo ja... ai dps me tookei q era fazer um maior colar ele e com o estilite ir modelando na porta...

Só tem um problema.... modelar com estilete com ele colado, implica em "cortar" tua pintura, e é justamente esse o X da questão, enquanto tiver o adesivo é beleza, mas no dia que você tirar vai ficar os riscos do estilete...
aburuno
QUOTE(MichaelAlexandre @ Sep 27 2006, 05:51 PM) *
QUOTE(aburuno @ Sep 27 2006, 04:55 PM) *

Só tem um problema.... modelar com estilete com ele colado, implica em "cortar" tua pintura, e é justamente esse o X da questão, enquanto tiver o adesivo é beleza, mas no dia que você tirar vai ficar os riscos do estilete...

nao nao .. nao recortei na pintura... soh cortei as rebarbas q ficaram pra fora.. em vez de dobra-las para dentro da porta entendeu? thumbsup.gif

ahhh e eu fiz uma merda eu acabei entortando essa cantoneira externa .... ai ela fikou meio com uma "bolha" enrrugada.. alguem sabese uma nova eh cara? abraços!
nimrod_mrk
mto bom esse tutorial!
mas tem o seguinte... o meu já veio com esse adesivo na coluna, só que tem umas marquinhas e tal, tava pensando em refazer... como fazer pra tirar o adesivo?
deed
acho que n tem mto mistério.. só fazer o processo reverso. =P
GIORGI_GUILHERME
opa nimrod_mrk pra retirar o adesivo pode usar secador de cabelo pra ir amolecendo a cola e talz... fiz assim com o meu, o meu veio com os adesivos na coluna era contact mais o ex dono do meu celta quem fez era um topera ficou tudo tudo torto... mais vou fazer de novo direitinho seguindo as dicas do nosso amigo deed faloww t+
Jarbas
ow alguem já usou esse Blackout??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472...para-coluna-_JM

to pensando em comprar
rica
Show cara
teve a manha! parabens! thumbsup.gif
Junior_Celta
Galera, esse contact encolhe facilmente? Estou interessado em colocar, mas será que com chuva e sol ele não encolhe rapidinho? thumbsup.gif
ruiz marcelo
QUOTE(Jarbas @ Oct 2 2006, 04:53 PM) *
ow alguem já usou esse Blackout??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472...para-coluna-_JM

to pensando em comprar

eaee blz?eu comprei esse do japa,eu achei bom e facil aplicar,ja veio cortado e é so colar e cortar a rebarba...sem segredo.
valeww
bob_john
muito loko mesmo esse tuto.
pena q o meu é pretão! hehe.. mas msm assim, ta show!
parabens
deed
QUOTE(Junior_Celta @ Oct 14 2006, 06:56 PM) *
Galera, esse contact encolhe facilmente? Estou interessado em colocar, mas será que com chuva e sol ele não encolhe rapidinho? thumbsup.gif

Rapaz, até agora não encolheu nada não. tongue.gif
leoavril
Ótimo tuto!

Masss, eu to lah colocando deu uma zica, ele sai de boa pra eu recolocar ou fazer outro? ou gruda cola na coluna? tira facil? sou caprichoso, mas tenhu medo de estragar algo uhahua! sei lah, 40,00 nas coluninhas no ML, mas eh da M3, será q compensa? tem diferença do contact e o da M3? eh um carro 0 km, melhor fazer antes ou dps do insul film? e pra carro 4 portas q n abaixa o vidro até o final, ooo zica huahuahu! axo q vo manda vir de fabrica com td baxado!

falam tbm de vinil preto fosco, mas onde se compra? jocar? moro no butanta!

flww vlw e parabns
aburuno
QUOTE(leoavril @ Jan 16 2007, 09:17 AM) *
Ótimo tuto!

Masss, eu to lah colocando deu uma zica, ele sai de boa pra eu recolocar ou fazer outro? ou gruda cola na coluna? tira facil? sou caprichoso, mas tenhu medo de estragar algo uhahua! sei lah, 40,00 nas coluninhas no ML, mas eh da M3, será q compensa? tem diferença do contact e o da M3? eh um carro 0 km, melhor fazer antes ou dps do insul film? e pra carro 4 portas q n abaixa o vidro até o final, ooo zica huahuahu! axo q vo manda vir de fabrica com td baxado!

flww vlw e parabns

cara meu celta tb era 0KM, nao tive medo nao... colokei fikou show ... parece original.... e nao desgrudou ateh agora... ja vai fazer uns 6 meses acho.... e nao creio q grude q nen cola nao, mas nunk tentei descolar hahahahaha
tenta fazer .. se vc nao curtir tira na hora q sai facil!

vinil eu naum tenhu a minima ideia de onde se compra, mas eu garanto q fika bom... eh q eu to sem camera senao eu tirava umas fotos pra vc ver...
abraço!
leoavril
QUOTE(aburuno @ Jan 16 2007, 11:42 AM) *

Ótimo tuto!

flww vlw e parabns

cara meu celta tb era 0KM, nao tive medo nao... colokei fikou show ... parece original.... e nao desgrudou ateh agora... ja vai fazer uns 6 meses acho.... e nao creio q grude q nen cola nao, mas nunk tentei descolar hahahahaha

vinil eu naum tenhu a minima ideia de onde se compra, mas eu garanto q fika bom... eh q eu to sem camera senao eu tirava umas fotos pra vc ver...
abraço!

O seu foi com contact?

e alguem fez pra carro 4 portas q n abaixa o vidro até o final?! axo q vo manda vir de fabrica com td baxado! flw e vlw kra!
Haward
Muito boa a dica..
To comprando essa do JAPA...
Espero que seja fácil de aplicar, pois nao tenho muita manha e paciência para estes trabalhos.. ehhe
aburuno
QUOTE(leoavril @ Jan 16 2007, 05:28 PM) *
QUOTE(aburuno @ Jan 16 2007, 11:42 AM) *

Ótimo tuto!

flww vlw e parabns

abraço!

O seu foi com contact?

e alguem fez pra carro 4 portas q n abaixa o vidro até o final?! axo q vo manda vir de fabrica com td baxado! flw e vlw kra!

foi sim cara.. mandei contact tah ateh hoje la... nao me arrependi nao.. fikou mto bom ....
agora o lance das 4 portas eu nao sei nao mas se pa da prafazer... deve dar mais trabalho mas deve dar pra fazer..

QUOTE(Haward @ Jan 16 2007, 05:48 PM) *
Muito boa a dica..
To comprando essa do JAPA...
Espero que seja fácil de aplicar, pois nao tenho muita manha e paciência para estes trabalhos.. ehhe

meu eu fiz com contact ... mto facil de fazer segue ai as instruçoes do tutorial q sai sem erro!!!
abraço!
ricardoporto
E ae pessoal,

Então, resolvi me aventurar e fazer a instalação do BLACKOUT! Comprei aquele vinil texturizado da 3M, que acredito ser o mesmo utilizado nas concessionárias da GM.
Segui a risca o passo-a-passo do DEED, porém não fiz o molde antes, apenas cortei no tamanho correto, e depois colei ele inteiro, cortando a sobra nas laterais.
Seguem as fotos:

Valeu!
deed
ficou mto legal!!!
alanpsy
quem já fez isso num novo celta 4 portas da a dica ai, realmente o fato de o vidro trasseiro não abaixar todo deve atrapalhar o processso..

Ajuda ai povu, vamu embelezar os celtinhaaasss!
Haward
ae ricardoporto,

Ficou muito bom...

Também comprei esses adesivos da 3M. Devem estar chegando esta semana..

Estou ansioso para instalar e ver como fica no meu celtinha branco...
Wla
Ficou legal mesmo, você colocou com cuidado, trabalho profissional!

Acho que era pra ter dado a volta com o adesivo de coluna inclusive na parte de dentro pra não aparecer a cor do carro dependendo do ângulo que se vê, como mostra uma das fotos, não?

Alguém sabe se tem essa desivo de coluna em vinil? (aquele que brilha ao invés do fosco). Acho que nesse modelo do novo celta deve ficar lindão pq deve ficar parecendo uma extensão dos vidros. smile.gif
ricardoporto
Valeu pelos elogios pessoal! Gosto e sigo muito aquele ditado: "Quer bem feito? Faça você mesmo!"

Wla, aquele vermelho que aparece na primeira foto não é da coluna da porta, e sim da coluna do carro. Eu dei a volta com o adesivo sim. Acho que para não aparecer aquilo, teria que colocar também na coluna do carro. Será que alguém já fez isso!? Se ficar legal, faço também...

Um abraço a todos!
GaBi-LoiRiNhA
aonde encontra pra comprar esse "vinil texturizado da 3M"?!

a minha dúvida é a seguinte... meu carro não tem garagem e passa o dia inteiro e 365 dias no ano no sol e chuva... será que o contact não irá encolher rapidamente?

quem tem contact na coluna do carro, diz ae a quanto tempo que tem ele! só para eu ter uma idéia se vai encolher e enporcalhar tudo ou se fica na boa...
ricardoporto
QUOTE(GaBi-LoiRiNhA @ Jan 25 2007, 01:40 PM) *
aonde encontra pra comprar esse "vinil texturizado da 3M"?!

a minha dúvida é a seguinte... meu carro não tem garagem e passa o dia inteiro e 365 dias no ano no sol e chuva... será que o contact não irá encolher rapidamente?

quem tem contact na coluna do carro, diz ae a quanto tempo que tem ele! só para eu ter uma idéia se vai encolher e enporcalhar tudo ou se fica na boa...

Olá Gabi,

Eu comprei o vinil no MercadoLivre desse vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52404984-_JM
Chegou tudo certo em casa, e o vinil é realmente da 3M. É o mesmo que vem instalado na Montana Sport e em outros carros da GM.
Quanto a duração desse adesivo sob sol e chuva, não sei te informar. Acredito que esse vinil seja melhor que o contact.

Até mais...
Wla
QUOTE(ricardoporto @ Jan 22 2007, 09:32 PM) *
Valeu pelos elogios pessoal! Gosto e sigo muito aquele ditado: "Quer bem feito? Faça você mesmo!"

Wla, aquele vermelho que aparece na primeira foto não é da coluna da porta, e sim da coluna do carro. Eu dei a volta com o adesivo sim. Acho que para não aparecer aquilo, teria que colocar também na coluna do carro. Será que alguém já fez isso!? Se ficar legal, faço também...

Um abraço a todos!

É mesmo, acabei de ver a foto! É da coluna do outro lado. Bom, parabéns mesmo, bem-feito é pouco!
jujubaskt8
Gente to adorando esse "faça vc mesmo" muito legal, parabéns meninos pela criativide !!!

Isso é muito bom pra ecnomizar uma graninha!!
juniorbaroni
O meu carango, ja ta (quase) todo equipado, falta apenas essa bendita coluna da porta.
Só que tem um porém, minhas portas tem calhas de chuva wink.gif
Alguém aí tentou fazer num carro que tenha a calha??? dry.gif
Felipe_neo
Parabéns! Ótimo tuto!
Mas eu num vo precisar pq meu carqango é preto! rs
Tech
QUOTE(alanpsy @ Jan 22 2007, 11:22 AM) *
quem já fez isso num novo celta 4 portas da a dica ai, realmente o fato de o vidro trasseiro não abaixar todo deve atrapalhar o processso..

Ajuda ai povu, vamu embelezar os celtinhaaasss!

no novo e no antigo...tbm preciso de dicas para fazer no meu 4p unsure.gif
alexandrepaladino
Eu já tinha visto este tutorial no forum do corsaclube. Tanto que quando eu tinha um corsa eu fiz no meu carro. Realmente deixa o carro com outra cara. Não parece mas muda muitoooo!!!
maragato
ae deed...

parabens pelo tuto...

vou fazer no meu!

depois posto os resultados
SoulWolf
troquei hj do carro do meu irmão
antes tava com vinil preto brilhoso(durou 1 ano)
agora coloquei contact texturixado
vamo ve se dura mais
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.