Sem modificar a originalidade do Celta
Agora você pode ter em seu carro um item de segurança presente nos carros mais luxuosos e tunados mundo a fora...
Por ser o Celta um hacth-back temos a facilidade de não precisarmos modificar nada do carro para instalar a câmera.
A seguir explicarei o procedimento para montagem da câmera e alguns upgrades possivéis.
Material Necessário
Câmera de Segurança P&B - R$120 (Aqui em Aracaju) - A P&B é melhor por precisar de menos luminosidade
Clique para ver o anexo
Alicate para corte de fio
Clique para ver o anexo
Ferro de Solda - Para deixar as ligações mais bem feitas
Clique para ver o anexo
Pistola de Cola Quente - Prender a câmera e isolamento das ligações
Clique para ver o anexo
TV Portatil P&B - Daquelas de Porteiro
Clique para ver o anexo
Fita Isolante
Cabo RCA - Macho x Fêmea
Clique para ver o anexo
Cabo RCA - Macho x Macho (Do mesmo modelo do outro)
Extensão da tomada de 12v
Clique para ver o anexo
Clique para ver o anexo
Eliminador de Pilha p/ 12v - Eu uso como extensão, já que a saida já liga direto na câmera, além de possuir um fusivel, servindo assim de proteção para a câmera
Clique para ver o anexo
Método de Montagem
Como estava presando pela facilidade de montagem e a permanencia de todas as caracteristicas do carro, o primeiro passo foi colar com a cola quente, a câmera a modura da mala.
Clique para ver o anexo
Com a câmera colada e centralizada faça as ligações do cabo RCA e do cabo de força com a câmera, como todas essas ligações ficam expostas à chuva eu isolei elas com cola quente, fita isolante e papel filme.
Clique para ver o anexo
Com todas as ligações prontas eu alojei o "pacote" das ligações e os cabos no espaço entre a tampa e a borracha de isolamento da mala, pela foto fica melhor de entender
Clique para ver o anexo
Os fios saem deste espaço vazio + ou - na altura dos encostos de cabeça, pela lateral direita, numa posição que não aparece no campo de visão do motorista
Clique para ver o anexo
Esses cabos então entram pelo fundo do encosto do banco traseiro para sairem perto da soleira da porta direita
Clique para ver o anexo
Na soleira da porta direita eu alojei o eliminador de pilha e o plug RCA macho, lembrando que você pode usar um cabo que saia direto da câmera até a TV na frente do carro, é so ter um cabo maior
Clique para ver o anexo
Aqui você liga a extensão da tomada de 12v e passa ela por baixo do banco do passageiro e a liga na tomada de 12v, eu aproveitei para ligar também na tomada um plug para passar energia para a TV também
Clique para ver o anexo
Agora é só ligar os cabos à TV e usar sua câmera de ré e se sentir um rapper num Hummer
Clique para ver o anexo
Essa foto ae não foi dela, mas é + ou - a imagem que ela gera
Clique para ver o anexo
Algumas modificações Possiveis
1 - No lugar de usar uma TV de porteiro você pode ligar o conjunto ao seu DVD, coisa que pretendo fazer logo
2 - Se vc tiver algum módulo ou qualquer coisa na mala que use uma fonte de 12v você pode aproveitar pra puxar a alimentação pra câmera, já que ela não consome quase nada de energia
3 - Utilizar o mesmo local onde passam os fios das caixas-de-som para passar os cabos de força e imagem e usar também usar a parte interna da porta da mala, FOTO aqui, se alguem puder me explicar como fazer isso eu agradeço
Alguns problemas encontrados
1 - Ao lavar o carro pode vazar um pouco d'agua para dentro do carro, já que os cabos passam pela borracha de vedação, no caso de chuva não existe este problema ja que o volume d'agua é menor - Solução - Deixe o conjunto todo pendurado pra dentro do carro e depois da lavagem bote no lugar
2 - A imagem durante a noite não é muito boa, talvez graças a pouca luminosidade gerada pela luz de ré solitária
Bem, espero que o tutorial tenha sido claro, e estou aqui para qualquer esclarecimento
Flwzzz....
Afonso Oliva
afonso85@terra.com.br
afonso85@hotmail.com
afonso85@gmail.com