Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Luz de cortesia, LEDs com temporizador
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2, 3
fabriciogcbh
To deixando aqui um circuito q eu montei para instalar LEDs no lugar da luz de cortezia, junto com um temporizador, vc fecha a porta e fica um tempo acessa, depois vai apagando gradativamente,

Arquivo RAR com todas as informacoes http://www.4shared.com/file/14603482/8c2da...r_com_LEDs.html

Temporizador para LEDs, esquema

Temporizador para LEDs, board

LEDs no lugar da torpedo, esquema

LEDs no lugar da torpedo, board

Este modelo de LED, 4.5v , tb pode se usar com 3 LED ao inves de 4, mas elas trabalham muito proximo do limite maximo de tensao, e pode vir a queimar.

no aguardo das fotos do equipamento instalado.
Oshiro
Boa Fabricio... só falta um videozinho mostrando ela funcionando....

Obs: Moderadores acho que merece ser fixado e movido para "faça vc mesmo".
eph2
Ótimo Post...

Vale a pena Mover para o Faça vc mesmo!!
EDIAS
boa iniciativa!!

Merece ser fixado na sessão "FAça você mesmo" aqui do fórum...

Só poderia haver uma explicação para leigos do esquema de instalação disso tudo aí, se possível com um passo a passo com fotos ilustrativas...

Eu mesmo, sei fazer, sozinho, só uma prte do que está aí... ahuahuahuahauhauauhu

abraço!
fabriciogcbh
Ta na mão, pra todo mundo conseguir montar wink.gif
viva o paint, heheheh
eph2
Cara.. eu naum entendi direito o esquema dos Leds em si.. eu posso ligar qts leds?? tipo qual a tensão q sai ali?? 12V por exemplo se eu ligar 4 Leds de 3V blz??

E se eu ligar 2 leds, teria q usar outro resistor, isso?
thortiz
pq vc n monta e vende pra galera ???

mta gente n entende disso. ex: eu !

se for pequeno, da pra mandar por carta registrada, dai compensa o frete.
fabriciogcbh
QUOTE(eph2 @ Apr 24 2007, 09:57 PM) *
Cara.. eu naum entendi direito o esquema dos Leds em si.. eu posso ligar qts leds?? tipo qual a tensão q sai ali?? 12V por exemplo se eu ligar 4 Leds de 3V blz??

E se eu ligar 2 leds, teria q usar outro resistor, isso?

isso mesmo.
estes Super LEDs (LED de alto brilho) funcionam com uma tensao de 3,5v a 4,5v , entao vc liga em serie 4 delas e nao precisa de resistor, vc pode ligar ate 3 leds, mas com o motor funcionando a tensao sobe para ate 13,8v, vamos supor (3leds X 4,5v = 13,5) e pode vir a queimar.

vc pode ligar quantas quiser, sem resitor, tem q ser 4 em serie,
fabriciogcbh
QUOTE(thortiz @ Apr 25 2007, 02:25 AM) *
pq vc n monta e vende pra galera ???

mta gente n entende disso. ex: eu !

se for pequeno, da pra mandar por carta registrada, dai compensa o frete.

se alguem quiser eu monto o circuito sem problemas, ja vendi alguns,
esta semana eu enviei um temporizador e uma placa com LEDs dentro de uma caixa (parecida com aquela caixa de sucos MAIS) o peso ficou em 111 gramas (ja embalado).

para quem tiver interesse:
placa com 4 LEDs R$6,00
placa com 8 LEDs R$12,00
placa com temporizador R$12,00

se quiser mais de 8 LEDs tb monto (mas nao vejo necessidade)
a placa com LEDs é a de formato torpedo,
no caso da lampada pingo, tenho q arrumar um socket para desenhar o circuito no tamanho correto.
O temporizador pode ser montado com tempo programado para apagar (de imediato ou nao).
E acrecentar o valor de envio.

o tamanho:
a forma q eu monto fica achatado exatamente do tamanho da chave do carro (bom pra esconder no forro de teto), mas da pra diminuir pela metade, so que fica mais gordinho.
JMVIEIRA
Eu vou querer esse negócio aê! Como faço pra acertar c vc? So tem um detalhe: meu carro eu instalei uma segunda luz de cortesia na parte de trás, se quizer eu tiro fotos pra mostrar como eh a luminaria pra vc fazer a plaquinha com os leds pra ela tb.
eph2
Opa.. valeu por responder... bá pelo trabalho, acho q vale a pena comprar direto com vc.. o q deixa caro é o frete, vou pagar as contas desse mês e depois compro umas plaquinhas com vc ehaeuae

Vlwww!
fabriciogcbh
QUOTE(JMVIEIRA @ Apr 25 2007, 08:00 PM) *
Eu vou querer esse negócio aê! Como faço pra acertar c vc? So tem um detalhe: meu carro eu instalei uma segunda luz de cortesia na parte de trás, se quizer eu tiro fotos pra mostrar como eh a luminaria pra vc fazer a plaquinha com os leds pra ela tb.

me manda uma MP q entramos em contato por email e acertamos.

a lampada de cortesia trazeira, vc puxou fio da dianteira ou o celta tem os fios la atraz independentes.

o meu é corsa modelo novo, no meu caso ta sem lampada, mas acho q é separado da lampada da frente.
qual tipo de lampada vc usou la?
RodWarner
Bacana cara...

Parabéns...
nmatrai
cara, pq vc nao poe os nomes dos componentes e uma referencia nessa tabela ae q voce fez certinho pra comprarmos

pq eu sei o q eh R (resistor) mas nao sei o q é C, muito menos o nome dessa peça quadrada preta com 3 perninhas =p

leigo eh foda mesmo

valew abs
fabriciogcbh
QUOTE(nmatrai @ Apr 26 2007, 02:28 AM) *
cara, pq vc nao poe os nomes dos componentes e uma referencia nessa tabela ae q voce fez certinho pra comprarmos

pq eu sei o q eh R (resistor) mas nao sei o q é C, muito menos o nome dessa peça quadrada preta com 3 perninhas =p

leigo eh foda mesmo

valew abs

Tem uma lista das peças com os valores.
R = resistor
C = capacitor
T = transistor
nmatrai
opaaaa valew cara, sorry a ignorancia ae wink.gif
fabriciogcbh
fotos do meu carro com 4 leds,

eph2
Ficou massa. o led é azul ou branco?
fabriciogcbh
QUOTE(eph2 @ May 3 2007, 12:07 PM) *
Ficou massa. o led é azul ou branco?

Branco,
mas tem um tom azulado bem fraco, afinal toda luz branca tem um pouco de tom azul. (fora as fluorescentes)
japo
tu podia começa a faze pa vende neh !!! q q tu acha ???
Derek
movido para faca vc mesmo
fabriciogcbh
QUOTE(japo @ May 3 2007, 02:12 PM) *
tu podia começa a faze pa vende neh !!! q q tu acha ???

eu faço,
mas, é mais pra ajudar o pessoal do forum,
Atento
QUOTE(fabriciogcbh @ Apr 24 2007, 08:56 AM) *
viva o paint, heheheh

Esse esquema faz o delay também? Tipo, vai apgando bem devagar? Quantos segundos dura +ou-?
Queria um capacitor que dure uns 3 segundo aceso totalmente após o fechamento da porta e vá apagando depois disso e o tempo para apagar fosse uns 3 segundos também... totalizando 6 segundos após o fechamento das portas... é só mudar o capacitor?
fabriciogcbh
QUOTE(Atento @ May 3 2007, 05:21 PM) *
QUOTE(fabriciogcbh @ Apr 24 2007, 08:56 AM) *
viva o paint, heheheh

Esse esquema faz o delay também? Tipo, vai apgando bem devagar? Quantos segundos dura +ou-?
Queria um capacitor que dure uns 3 segundo aceso totalmente após o fechamento da porta e vá apagando depois disso e o tempo para apagar fosse uns 3 segundos também... totalizando 6 segundos após o fechamento das portas... é só mudar o capacitor?

faz exatamente isto que vc escreveu
Lele_Vidotti
Minha nossa!!! Mais que alegria!!! Finalmente consegui postar alguma coisa aqui!!!
Eu me cadastrei alguns dias atrás quando eu estava na net procurando sobre o painel do Celta pois achava o meu muito feio e foi quando achei o CeltaClube!!! Fuçando pelo fórum achei o faça vc mesmo dos leds no painel .... na mesma hora me inscrevi para poder perguntar e talz mas demorou a chegar meu e-mail com a confirmação de cadastro e com isso foram se passando alguns dias... continuei só olhando sem poder escrever naada.. nem um agradecimento pelos How2!!! Mas agora vou começar e podem se preparar pq tô adorando o Fórum!!! Mto mto mto bom!!! Enquanto eu 'não podia postar eu fui me empolgando e troquei a cor do painel (só ainda não inverti meu LCD- deu medo unsure.gif unsure.gif ) , hj terminei com a luz do teto.... coloquei 9 leds alto brilho ligados de 3 em 3 pra ficar mais claro...
ficou muitooo show!!!!!!!!
fiz o esqueminha com o delay aqui desse tutorial e pra minha surpresa....... não funcionou... fiquei triste pra porra... caraioo tanto trabalho e o barato acendia apenas 1 único led dos 9 que eu tinha colocado e testado somente eles e estavam perfeitos... foi então que falei: -Que POR#$%!!!!!! e liguei direto... sem o R2 desse esquema desenhado no paint e num eh que funcionou direitiinnnnn!!!!
Caralleeeeeeeoooo até chorei de emoção vendo a bagaça apagar devagar.... ficou mtoooo loco!!! vou postaar o vídeo que fiz agora a noite assim que eu chegar em casa!!!!
Mas tem um porém qdo eu fui na casa de mat eletronicos o cara falou que num tinha o "TIP36"e ele então me deu um outro lá que ele falou que eh a mesma coisa... num sei se foi por causa disso q num deu certo comigo... depois coloco o nome certinho do componente...!!!

Aeaeaeaeaeaeae meu primeiro post e quero aqui AGRADECER À TODA A FAMÍLIA CELTACLUBE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MUITO OBRIGADOOO POR TODAS AS EXPLICAÇÕES E TUDO MAIS!!!!!
Logo logo começarei a contribuir tb !!!! Por enquanto só tô aprendendo com tudo que andei lendo!!!!!

Abraçoos a todos!!!!

Valeu!!!

Lelê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lele_Vidotti
http://www.youtube.com/watch?v=Pbzer9tXAvY

Como prometi taí o videozinho da minha luz em funcionamento!!!!!

abraçãooo e Valeuuu por todas as explicações!!!!!

biggrin.gif biggrin.gif
fabriciogcbh
QUOTE(Lele_Vidotti @ May 4 2007, 05:58 AM) *
http://www.youtube.com/watch?v=Pbzer9tXAvY

Como prometi taí o videozinho da minha luz em funcionamento!!!!!

abraçãooo e Valeuuu por todas as explicações!!!!!

biggrin.gif biggrin.gif

Parabens wink.gif
e valeu pelo video, so estava faltando ele pra mostrar pra galera.
souza.vc
Muito bacana o tópico !!!

Bem esse é meu primeiro post e estou ja a algum tempo observando as ideias de todos os membros. Meu celta é bem simplório mas vou começar apartir do momento que arranjar dinheiro, enquanto isso fico realmente no faça vc mesmo.hehehe

Soh uma dúvida, poderia ser colocado este mesmo sensor junto com o sinal sonoro para as 4 portas?
apulschen
Caros,

Se eu não quiser alterar muito o veículo e deixar a lâmpada torpedo original, será q rola eu ligar em série um capacitor eletrolítico antes de lâmpada????

Por exemplo, o esquema seria o seguinte, um dos pólos da lâmpada (q não tem polaridade definida) é ligado no (+) e o outro pólo no (-).
Suponham q eu identifique de qual lado do soquete é o sinal (+).
Desse lado eu corto o fio e ligo ele ao (+) do eletrolítico.
O negativo do eletrolítico eu ligo no soquete q vai dar em um dos pólos da lâmpada.

Em teoria, o eletrolítico irá armazenar uma carga, ao romper o circuito, o mesmo irá continuar descarregando a carga para o (-) e mantendo a lâmpada acesa até se apagar totalmente.

O q acham? Será q rola? Pois assim eu não teria q alterar muita coisa.

Estava pensando em colocar um eletrolítico de 15v por 4.700uF.

abs
fabriciogcbh
QUOTE(souza.vc @ May 4 2007, 01:55 PM) *
Muito bacana o tópico !!!

Bem esse é meu primeiro post e estou ja a algum tempo observando as ideias de todos os membros. Meu celta é bem simplório mas vou começar apartir do momento que arranjar dinheiro, enquanto isso fico realmente no faça vc mesmo.hehehe

Soh uma dúvida, poderia ser colocado este mesmo sensor junto com o sinal sonoro para as 4 portas?

Ola, da pra ligar o circuito com as 4 portas sim, basta seu carro ter interruptor nas demais portas.

so nao o que vc quis dizer com este aviso sonoro.
fabriciogcbh
QUOTE(apulschen @ May 4 2007, 01:59 PM) *
Caros,

Se eu não quiser alterar muito o veículo e deixar a lâmpada torpedo original, será q rola eu ligar em série um capacitor eletrolítico antes de lâmpada????

Por exemplo, o esquema seria o seguinte, um dos pólos da lâmpada (q não tem polaridade definida) é ligado no (+) e o outro pólo no (-).
Suponham q eu identifique de qual lado do soquete é o sinal (+).
Desse lado eu corto o fio e ligo ele ao (+) do eletrolítico.
O negativo do eletrolítico eu ligo no soquete q vai dar em um dos pólos da lâmpada.

Em teoria, o eletrolítico irá armazenar uma carga, ao romper o circuito, o mesmo irá continuar descarregando a carga para o (-) e mantendo a lâmpada acesa até se apagar totalmente.

O q acham? Será q rola? Pois assim eu não teria q alterar muita coisa.

Estava pensando em colocar um eletrolítico de 15v por 4.700uF.

abs

da sim, mas vc teria q usar um monte de capacitor de baixo valor ou um gigante de valor alto, e ao fechar a porta ele ja iria apagando, no caso do circuito ele fica um tempo depois vai apagando

esse capacitor de 4.700 nao vai nem fazer cocegas na lampada, vc precisaria de uns 5 deles para começar a ver resultado, se for Led esse capacitor da algum resultado.
fabriciogcbh
Mais ilustracao

Led X Torpedo

Circuito temporizador montado por mim

Circuito Led no formato torpedo

apulschen
QUOTE(fabriciogcbh @ May 4 2007, 02:41 PM) *
da sim, mas vc teria q usar um monte de capacitor de baixo valor ou um gigante de valor alto, e ao fechar a porta ele ja iria apagando, no caso do circuito ele fica um tempo depois vai apagando

esse capacitor de 4.700 nao vai nem fazer cocegas na lampada, vc precisaria de uns 5 deles para começar a ver resultado, se for Led esse capacitor da algum resultado.

Entendi, deve ser por causa da voltagem, não? A lâmpada torpedo utiliza 12v enquanto os led's, no máximo 3v.... Vou tentar fazer um teste de bancada para ver o q rola...

QUOTE(fabriciogcbh @ May 5 2007, 05:54 PM) *
Mais ilustracao

Show de bola a idéia e criar uma placa no formato do torpedo, acho q o lance agora seria no lado da solda, tentar achar um espacinho para colocar o circuito, como o regulador de tensão, capacitor e resistores. A idéia é fazer algo do tipo plug & play, ou seja, se quiser tirar do carro para vender não se tem tanto trabalho.
Aliás, o único trabalho mesmo seria posicionar corretamente o circuito pois o mesmo é polarizado.
Aliás 2, essa idéia é muito boa para a luz no porta-malas, para quem como eu colocou uma lâmpada do tipo torpedo, não?

abs
fabriciogcbh
QUOTE(apulschen @ May 5 2007, 06:40 PM) *
QUOTE(fabriciogcbh @ May 4 2007, 02:41 PM) *

Entendi, deve ser por causa da voltagem, não? A lâmpada torpedo utiliza 12v enquanto os led's, no máximo 3v.... Vou tentar fazer um teste de bancada para ver o q rola...

QUOTE(fabriciogcbh @ May 5 2007, 05:54 PM) *
Mais ilustracao

Show de bola a idéia e criar uma placa no formato do torpedo, acho q o lance agora seria no lado da solda, tentar achar um espacinho para colocar o circuito, como o regulador de tensão, capacitor e resistores. A idéia é fazer algo do tipo plug & play, ou seja, se quiser tirar do carro para vender não se tem tanto trabalho.
Aliás, o único trabalho mesmo seria posicionar corretamente o circuito pois o mesmo é polarizado.
Aliás 2, essa idéia é muito boa para a luz no porta-malas, para quem como eu colocou uma lâmpada do tipo torpedo, não?

abs

nao e por causa da tensao de 12v, e sim por causa da corrente q a lampada utiliza q é grande, entao o capacitor nao faz diferença,
ja o led tem corrente baixisima, o capacitor serve como uma pilha.

ja pensei em colocar tudo junto mas nem todas as lanternas cabem, e mesmo assim ainda ia ter q puxar fio.
apulschen
Eu fico aqui pensando com os meus botões...

Se todas as luzes do carro fossem de led`s, além da durabilidade maior e melhor eficiência na iluminação, não teríamos tantos problemas qdo esquecêssemos as luzes acesas durante uma noite....

abs
Chapolin
QUOTE(fabriciogcbh @ May 5 2007, 04:54 PM) *
Mais ilustracao

Led X Torpedo

Circuito temporizador montado por mim

Circuito Led no formato torpedo

ei tiiiôôôôôô... fais um deeessiii pa miiinhêêê?? =)
poha ja faz uns 2 meses que to me matando pra montar um circuito q segure a lampada uns 7 sec acesa e depois dê um fade de uns 5sec... tipo, fiz akele esquema com relê e capacitor de 10.000 pra segurar acesa, mas nao ta dando fade pq a hora q o rele abre apaga duma vez. dai to me matando com uns transistores pra montar o fade em cima do rele...
mas se ele fizer a lampada ficar acesa por um tempo regulado pelo capacitor la do seu projeto, e depois ele dar um fade de 5sec, eu monto esse circuito e jogo o rele fora!
da certo isso ai?
JMVIEIRA
Fabricio!! Lhe dando uma satisfação cara, he q desde q eu voltei de viagem, nao tive tempo de ir ao seu banco pra fazer o deposito, mas segunda de manha eu to de folga e pode ter certeza d q eu vou e faço isso. Tu vai embalar como? Por mim, vc ja pode deixar o pacote pronto!!!

Abs.
FullMetal
Fabrício,

Me envie uma MP para que eu possa comprar também o produto, tenho grande interesse.

Valeu. thumbsup.gif
claudiocsc
Opa ... eu tb tenho intereçe de comprar sim ... manda uma MP pra mim e ai agente se acerta ... abraço
Atento
Teria como fazer um desses com 8 leds mas com o delay um pouco maior que o postado no video? Tipo uns 3 segundos à mais??? Qual o preço disso tudo?
VALEU...
fabriciogcbh
QUOTE(Atento @ May 19 2007, 12:39 AM) *
Teria como fazer um desses com 8 leds mas com o delay um pouco maior que o postado no video? Tipo uns 3 segundos à mais??? Qual o preço disso tudo?
VALEU...

tem sim, se tiver interesse me manda uma MP com qualtos leds vc quer, e o cep.

-----------------------

foi mal ae galera a demora, no estou recebendo notificaçao, vim conferir pq achei estranho nao ter recebido durante tanto tempo.

Abraço
wag_dago
fabriciogcbh

Como te falei via mp...

Ficou 10 meu sisteminha ... e mais pratico...
Coloquei 02 capacitores(2200 cada) em paralelo e montei os leds da mesma maneira, só que 2X5 e liguei um resistor de quase 1k em serie com os leds (vou ter que diminuir pq n clareou o suficiente) e liguei os capacitores em paralelo ao conjunto (led´s+resistor)...

Funciona da mesma forma, o detalhe dos meus leds.... é que coloquei vermelho...
Qdo tiver fotos dele 100% posto aqui
fabriciogcbh
QUOTE(wag_dago @ Jun 1 2007, 01:14 PM) *
fabriciogcbh

Como te falei via mp...

Ficou 10 meu sisteminha ... e mais pratico...
Coloquei 02 capacitores(2200 cada) em paralelo e montei os leds da mesma maneira, só que 2X5 e liguei um resistor de quase 1k em serie com os leds (vou ter que diminuir pq n clareou o suficiente) e liguei os capacitores em paralelo ao conjunto (led´s+resistor)...

Funciona da mesma forma, o detalhe dos meus leds.... é que coloquei vermelho...
Qdo tiver fotos dele 100% posto aqui

pra relembrar a galera,
4 leds em series ou resistores de 0,470
estamos aguardando as fotos,
quando a mulherada entrar no corsa com luz vermelha ja vao ficar doidinha, hehehehe, ja q o vermelho .....(haa todo mundo sabe) hypocritesmiley.png
JMVIEIRA
Fabricio, eu fiz uns testes aqui, acho importante nivelar contigo... ligando 4 leds em serie sem resistor nao tem problema de estressar o leds, mas eles ficam subutilizados e iluminam mal, ficam fracos. Eu medi a corrente de cada serie com 4 leds, a corrente fica na casa do 8mA somente. É por isso q os leds ficam fracos: o ideal é a corrente ficar em torno dos 20mA. Continuando os testes, coloquei só 3 leds em série em 12V, e verifiquei q os leds brilham muito bem, iluminam demais, mas a corrente sobe muito, fica uns 60mA, dai inclusive queimaram-se alguns leds nessa bricandeira... sad.gif

Pra trazer de volta a corrente pros 20mA, é só colocar um resistor de 100R tb em serie com cada 3 leds em série. Os leds ficam muito fortes! Iluminam bem pra caramba. Fiz os testes aqui usando a fonte do computador q tem a tensão bem regulada, pra ter valores mais precisos e tal. Funciona bem.

Descobri tb q a tensão maxima suportavel por cada um dos leds, pra manter a corrente na casa dos 20mA é da ordem de 3,2V em cada led. Primeiro peguei o multimetro em mA DC coloquei em serie com uma "carreira" de 3 leds e fui inserindo resistores de 470R até ter 20mA. Consegui isso com 5 resistores de 470R em paralelo, o q dá 94ohms de resistor equivalente. Apos achar a corrente, tirei o multimetro do circuito serie, coloquei ele em DCV e fui medir as tensões: com a ponteira do multimetro no (+) antes do resistor tinham 12V, com a ponteira (+) depois do resitor são 9,5V. Em cada led 3,2V.

Tu poderia fazer a placa já assim pra galera: ao inves de colocar 4 leds em cada serie, tira o 4º led e no lugar dele colocar um resistor de 100R. Vc vai notar q ilumina bem mais.

Aquela plaquinha q tu fez pra mim com 16 leds, vai ser de 5 x 3 leds (cada 3 usando resistor d 100R) + 1 led sozinho (c/ resistor d 470R)... ficou forte pra dedeu....

Abs.
nmatrai
QUOTE(JMVIEIRA @ Jun 18 2007, 02:32 AM) *
Fabricio, eu fiz uns testes aqui, acho importante nivelar contigo... ligando 4 leds em serie sem resistor nao tem problema de estressar o leds, mas eles ficam subutilizados e iluminam mal, ficam fracos. Eu medi a corrente de cada serie com 4 leds, a corrente fica na casa do 8mA somente. É por isso q os leds ficam fracos: o ideal é a corrente ficar em torno dos 20mA. Continuando os testes, coloquei só 3 leds em série em 12V, e verifiquei q os leds brilham muito bem, iluminam demais, mas a corrente sobe muito, fica uns 60mA, dai inclusive queimaram-se alguns leds nessa bricandeira... sad.gif

Pra trazer de volta a corrente pros 20mA, é só colocar um resistor de 100R tb em serie com cada 3 leds em série. Os leds ficam muito fortes! Iluminam bem pra caramba. Fiz os testes aqui usando a fonte do computador q tem a tensão bem regulada, pra ter valores mais precisos e tal. Funciona bem.

Descobri tb q a tensão maxima suportavel por cada um dos leds, pra manter a corrente na casa dos 20mA é da ordem de 3,2V em cada led. Primeiro peguei o multimetro em mA DC coloquei em serie com uma "carreira" de 3 leds e fui inserindo resistores de 470R até ter 20mA. Consegui isso com 5 resistores de 470R em paralelo, o q dá 94ohms de resistor equivalente. Apos achar a corrente, tirei o multimetro do circuito serie, coloquei ele em DCV e fui medir as tensões: com a ponteira do multimetro no (+) antes do resistor tinham 12V, com a ponteira (+) depois do resitor são 9,5V. Em cada led 3,2V.

Tu poderia fazer a placa já assim pra galera: ao inves de colocar 4 leds em cada serie, tira o 4º led e no lugar dele colocar um resistor de 100R. Vc vai notar q ilumina bem mais.

Aquela plaquinha q tu fez pra mim com 16 leds, vai ser de 5 x 3 leds (cada 3 usando resistor d 100R) + 1 led sozinho (c/ resistor d 470R)... ficou forte pra dedeu....

Abs.

é, o fabricio montou um desses pra mim de 8 leds em serie... sem resistor.... ficou legal pacas o circuitinho e tals.... pelos leds eu vi q poderia iluminar mais.. pensei exatamente nesse eskema, mas como fikei com preguiça de mexer hehehhehehe

a iluminaçao ficou um pokinho soh mais forte, mas ficou mais facil de enxergar as coisas por ser luz branca e nao amarelada... mas acho q assim, se fizesse mais forte, ia irritar mto..... tipo legal pra achar alguma coisa perdida e tals... mas imagina vc dirigindo, tua mina mexendo no cabelo, perde o brinco, quer acender a luz pra procurar, e akela luz fortona te cega.... eh perigo de vida isso.... sauheiuahsuiahehae, e luzes assim sao feitas realmente pra dar um efeito de iluminaçao fraca... acho q mto forte perderia o estilo e o sentido.... maaaaaaaaaaas pra ganhar funcionalidade, vcs q entendem bem mais de eletronica que eu, podem facilmente fazer um eskeminha q eu pensei, soh num desenhei ainda.... fazer uma placa nesse estilo... mas adicionar um botao turbo nela hahahahahaha puxando a fiaçao e tals, vc pode usar um switchzinho em algum lugar escondido do carro, pra qdo vc tiver q procurar algo, vc ativa ele, e usa esse eskema do resistor, ou desliga ele pra normalmente ter uma luz "fraca"..... o foda ia ser passar toda a fiaçao pelo forro do teto descer pra baixo do painel bla bla bla.... mas se quiser funcionalidade eh uma proposta....
fabriciogcbh
QUOTE(JMVIEIRA @ Jun 18 2007, 02:32 AM) *

Abs.

Opa blz.

Eu tb tenho uma fonte de pc para fazer as ganbiarras, mas ela é usada somente quando eu preciso de 5v. Construa um regulador para 12v. Essa fonte de pc (pelo menos as 2 q eu tenho) o 12v na verdade é 10,8v entao nao me serve pra nada. Eu tenho uma fonte que eu regulo em 12v ou 13,8v (tenho um esquema de regulagem muito boa, se quiser te envio por email)

Este esquema q vc dotou é bem viavel, ja ate pensei nisso tb, mas tem um fator ai q atrapalha tudo, e pra resolver fica mais caro. O carro com motor desligado tem tensao de 11~12v e ligado tem tensao de 13,8v . 3 leds funcionariam muito bem se a tensao mantesse estes 12v, mas ao ligar como a tensao sobe, pode queima os leds, outra solucao é colocar um L7812 mas a placa iria ficar maior e mais cara. Ja pensei tb em usar o 78L12 mas tenho q testar pra saber se ele suporta a corrente dos leds, se vai esquentar, ele suporta 100mA,

seus 4 leds em serie, ficaram fracos por causa do diodo. faz um teste com e sem diodo, a diferença é enorme, testei aqui com sua placa de 16 e a diferença tb foi muito grande.

Abraço
JMVIEIRA
Eu tb testei no carro sem o diodo. Tirei ele e liguei direto so pra ver. A diferença so e grande qdo vc liga o motor, com o motor desligado a diferença eh bem menor em termos de brilho, com 4 leds, fabricio. Isso tb eh um sinal d q os leds estao com pouca corrente com 4 em serie, pq qdo a tensão sobe (ligo o motor), os leds "acordam" e ja começam a iluminar melhor. O ideal eh deixar os leds numa faixa de corrente e tensão em q eles nao fiquem tao longe do limite inferior. Se ficarem (4 leds) qqer queda na tensão de alimentação faz a corrente nos leds cairem muito, dai a questao do diodo dar diferença. A queda de tensão de um diodo é da ordem de 0,7V, e esse valor nao deveria provocar tanta diferença assim. Tanto q com os 3 leds + resistor, essa diferença ja dimnuiu um bocado. Como medi a corrente dos 4 leds em serie e eles davam 8mA somente, assim estão muito longe da faixa otima.... se colocar um resitor de 150R e 3 leds, a corrente ja pula pra uns 14mA e nota-se os leds "acordando". Se for a questao de menos luz, seria mais barato diminuir a quantidade de leds, ja q cada led custa algo d R$1,30~1,50, enquanto cada resistor de 100R/150R custa R$0,07. Como exemplo, se ligar 16leds em series de 4, vc tem cerca d uns 60% (mais da metade) da luz q com 12 leds com series de 3 + resistor. Dai era so fazer com uns 9 leds + resistores e ja resolveria.

Minha fonte ta dando 12V (11,98V), nao sei se pq eh uma ATX2 450W, mas ta bem real. Medi com 94R (470R ///// "5" ) com 12V deu 20mA e 3,2V, 3 leds em serie e o resistor de 100R devem ficar uns 18mA no multiteste, e cada led com 3,0~3,1V. Como acredito q cada led possa chegar ate uns 3,7V com cerca de 25mA sem problemas, esse é o valor q deve ser atingido com 13,8V (motor ligado) e o resistor. Pra se ter uma ideia, eu liguei 3 sem resistor no computador medi 60mA e os leds ficaram acesos lá, esquentaram pra dedeu, enfim... mas aguentaram o tranco (tensão por led: 4V). Depois fui pro carro e liguei, mas com motor desligado:12,53V na bateria (da 4,17V por led) eles ainda aguentaram. Depois leguei o motor, tensão bateria foi pra 13,8V (4,6V por led) e eles ainda aguentaram, claro, nao por muito tempo, alguns queimaram... ao todo, de 28 leds queimaram 3 (3 series começaram a piscar, pq foi um led queimando em cada uma), ligados por uns 2~3 minutos com motor ligado e sem resistor nenhum... um verdadeiro ensaio destrutivo, hehehehe.... Mas a conclusão q eu tirei disso, eh q esses leds sao muito machos mesmo. Mas se quizerem ser mais conservadores, podem usar um resistor de 150R. Se quizerem ter menos luz ainda, 3 leds e 220R, mas ai ja acho q vai ficar mais fraco q com 4 leds, pq tem o mesmo brilho com um led a menos.

Essa ideia do "turbolight" tb eh uma boa. Talvez essa função turbo poderia so funcionar ao abrir a porta... Qdo acionasse a luz nela, acendesse mais fraco. No meu caso nao rola, pq eu quero mesmo é muita luz, pra ler mapas na estrada com o carro em movimento (eu não, os passageiros, claro) mas como tenho o farol + forte, dai uma coisa compensa a outra.

Pensei nisso d usar CI regulador de tensão tb, mas usar o 7812 fica complicado com a tensão de entrada eh muito proximo de 12V. Dai teria q partir prum 7809, a queda de tensao nele o faria dissipar calor, dai teria q ter dissipador... da pra fazer, mas começa a complicar....

Abs.
japo
aí fabricio... tu ta fazendo pra vende ???

caso estiver eu to interessado na compra...
qlker coisa MP... valew
fabriciogcbh
Opa JMVIEIRA, blz

no teste q vc fez, usando 3 leds e 1 resistor de 150r, ficou melhor igual ou pior que usando 4 sem resistor,

vou fazer um teste usando o 78L12

problema sao 2 coisas, o diodo cair a tensao, e o motor ligado subir a tensao. se eu colocar o 78L12 vou ter q por um diodo pq se alguem ligar errado, ja era o transistor, mas ai cai a tensao. Talvez usando 3 leds com transistor regulando pra 12v com diodo fazendo a queda no lugar do resistor fique bom.

vamos testar, abraço
wag_dago
Li um artigo interessante e nele mostrava parametros dos led´s pelas cores e outras coisas +:

Os parâmetros dos LEDs

Primeiramente, procure saber os parâmetros do seu LED, geralmente especificado como If e Vf nos manuais ténicos. Na dúvida pergunte ao vendedor a tensão do LED. A caráter de curiosidade veja alguns valores:

Leds vermelhos:
If = 15mA
Vf = 1,8 Volts
R = 1K Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts

Leds verdes, amarelos, laranja:
If = 20 a 25 mA
Vf = 2,1 Volts
R = 470 Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts

Azuis e Brancos:
Vf = 2,8 a 4,2 Volts
If = 15 a 30 mA
R = 470 Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts

Link do site: http://www.autosom.net/artigos/led.htm
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.