Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Tutorial - Como trocar filtro de combustivel
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2
Christen Eagle
Galera...

Resolvi fazer um totorial para ajudar o pessoal a trocar o filtro de combustivel, a GM recomenda a troca a cada 30 mil km ou 2 anos, mas como a troca não demora mais que 5 minutos, o filtro custa apenas $10 e a gasolina do nosso querido país é "excelente", eu troco a cada 15 mir....

Materiais Utilizados:

Localização do Filtro:

Filtro e suas travas:

Trava da linha de comb. que vem do tanque, é apenas um botão, só apertar e puxar:

Gasolina que escorre da linha de combustivel (Cuidado com os olhos na hora de soltar esta trava!!!):

Quantidade de gasolina q sai...:

Filtro novo, atenção para a seta q indica o fluxo de combustivel:

Filtro Velho, notem q a trava da linha que vai para o motor é diferente, tive q preciona-la com a chave de fenda e ela saiu junto com o filtro:

Sem filtro:

Filtro novo no lugar, é só precionar as travas e parafusar o suporte...pronto:

Se vcs forem tão curiosos quanto eu, e quiserem verificar o estado do filtro, basta uma serra e um pouco de vontade...

Filtro serrado:

Filtro por dentro:

Nem estava tão sujo...

Aproveitem q já estão em baixo do carro e deem uma geral, olha o q eu descobri no pneu novo....

Vlw...
gustavo25
muito bem explicado o how-to com as fotos thumbsup.gif

PS: já pegou prego com o pneu ? unsure.gif
Christen Eagle
QUOTE(gustavo25 @ Dec 20 2007, 02:17 PM) *

Vlw... thumbsup.gif

É, infelismente agente corre este risco... dry.gif
Ainda não arrisquei tira-lo pois o pneu pode murchar, mas vou no borracheiro agora atarde!!!
fernandomuluk
Excelente tópico, me motivou a fazer isso final de semana.

Parabéns
tbreda
O que é aquele cano azul parelelo? Retorno?
Moreno
bom tutorial!

seria bom mover pro "faça vc mesmo" e fixar..
HeitorMoura
bem útil!
Atento
Útil, mas eu sempre faço isso quando vou trocar o óleo, cada 3 trocas, na 4ª eu já troco o filtro também, dai ele nem me cobra...
Mais garantido, vai que eu acabo fazendo besteira, já viu né...
baiazinho
opa, topico bem explicativo

eh sempre bom conhecermos nossos carros, para nao cair em contos de mecanicos pilantras

thumbsup.gif
Christen Eagle
QUOTE(Christen Eagle @ Dec 20 2007, 02:19 PM) *
QUOTE(gustavo25 @ Dec 20 2007, 02:17 PM) *

Vlw... thumbsup.gif

É, infelismente agente corre este risco... dry.gif
Ainda não arrisquei tira-lo pois o pneu pode murchar, mas vou no borracheiro agora atarde!!!

Realmente estava furado...

QUOTE(tbreda @ Dec 20 2007, 03:32 PM) *
O que é aquele cano azul parelelo? Retorno?

Exatamente.... coolio.gif

QUOTE(baiazinho @ Dec 20 2007, 04:45 PM) *
opa, topico bem explicativo

eh sempre bom conhecermos nossos carros, para nao cair em contos de mecanicos pilantras

thumbsup.gif

Sem dúvida....por mais q não gostem ou confiem em fazer o serviço em ksa, vale a pena conhecer o q vai ser trocado...
Iuri Morandini
pois é..preciso trocar o meu
apulschen
Galera,

Hoje troquei o meu. Nem 10 min. para trocar a peça, isso para quem como eu não tem experiência alguma.

Comprei o meu filtro ontem na Acciolly e paguei R$ 6,90 da marca ACDelco.

Seguinte, coordenadores, vamos mover esse tópico para o Faça Vc Mesmo, pois é muito útil.

Outra coisa, vou dar umas dicas para enriquecer o tópico.
1) tenha sempre a mão um pano para se secar na hora em q a gasosa espirrar. Quem tiver daqueles óculos transparentes, é bom usar, pois no meu caso acertou gasosa no rosto e o olho ficou ardendo, isso q eu estava com um pano para me secar.
2) se fizer na garagem de casa, forre o chão com papelão ou jornal, senão a mãe ou patroa irão bricar com vc.
3) se tiver uma luva de látex, utilize, pois para quem como eu não está acostumado a manusear combustível, o bicho queima, isso lavando a mão logo em seguida a troca. E ainda mais se o combustível for batizado com solventes. A luva é bem vinda.

4) na troca, o nosso amigo não detalhou a conexão do filtro com a linha de combustível que vai ao motor.
Nessa parte, é mais chato de se tirar o filtro, pois são 2 pecinhas, uma preta, fixa na mangueira azul, que dá a pressão e uma branca (transparente) q fica por baixo da preta e complementa no travamento da mangueira.
Pois bem, essa peça branca, para se retirar a preta, vc deve pressionar suas abas e aí puxar a peça preta, blz, vc tira a mangueira. Só q normalmente essa pecinha branca, fica no bico do filtro de combustível, para retirar ela, tem q tomar cuidado para não a quebrar. Ela é retirada, abrindo-se as 2 abas da peça, só q cuidado para não abrir demais senão quebra. Então após a retirada dessa pecinha branca, conecta a mesma no novo filtro e só então se coloca o engate preto junto a mangueira. Se conectar a peça preta sem a branca, ao dar pressão na linha de combustível, o mesmo irá vazar.

E por último fica a questão do combustível q sobra, se der coloque ele no tanque para ser reaproveitado. Nesse caso é bom guardar em casa aquele aditivo para combustíveis vendidos em postos de gasolina, pois o bico comprido irá auxiliar na reposição da gasosa.
Agora se acontecer como no meu caso em q a gasosa ao cair no pote ter se contaminado com a sujeira debaixo do carro, jogue no meio fio, desde q não seja dia de chuva, nem próximo a bueiros. Pois a gasosa irá evaporar causando poucos danos ao meio ambiente. thumbsup.gif

abs
[ Aoki ]
ótimo tutorial.
Parabens

Merecia ir pro Faça você mesmo.
Daniel.
Movendo! thumbsup.gif
Top_Fel
QUOTE(apulschen @ Mar 16 2008, 12:35 PM) *
Galera,

Hoje troquei o meu. Nem 10 min. para trocar a peça, isso para quem como eu não tem experiência alguma.

Seguinte, coordenadores, vamos mover esse tópico para o Faça Vc Mesmo, pois é muito útil.

1) tenha sempre a mão um pano para se secar na hora em q a gasosa espirrar. Quem tiver daqueles óculos transparentes, é bom usar, pois no meu caso acertou gasosa no rosto e o olho ficou ardendo, isso q eu estava com um pano para me secar.
2) se fizer na garagem de casa, forre o chão com papelão ou jornal, senão a mãe ou patroa irão bricar com vc.
3) se tiver uma luva de látex, utilize, pois para quem como eu não está acostumado a manusear combustível, o bicho queima, isso lavando a mão logo em seguida a troca. E ainda mais se o combustível for batizado com solventes. A luva é bem vinda.

4) na troca, o nosso amigo não detalhou a conexão do filtro com a linha de combustível que vai ao motor.
Nessa parte, é mais chato de se tirar o filtro, pois são 2 pecinhas, uma preta, fixa na mangueira azul, que dá a pressão e uma branca (transparente) q fica por baixo da preta e complementa no travamento da mangueira.
Pois bem, essa peça branca, para se retirar a preta, vc deve pressionar suas abas e aí puxar a peça preta, blz, vc tira a mangueira. Só q normalmente essa pecinha branca, fica no bico do filtro de combustível, para retirar ela, tem q tomar cuidado para não a quebrar. Ela é retirada, abrindo-se as 2 abas da peça, só q cuidado para não abrir demais senão quebra. Então após a retirada dessa pecinha branca, conecta a mesma no novo filtro e só então se coloca o engate preto junto a mangueira. Se conectar a peça preta sem a branca, ao dar pressão na linha de combustível, o mesmo irá vazar.

E por último fica a questão do combustível q sobra, se der coloque ele no tanque para ser reaproveitado. Nesse caso é bom guardar em casa aquele aditivo para combustíveis vendidos em postos de gasolina, pois o bico comprido irá auxiliar na reposição da gasosa.
Agora se acontecer como no meu caso em q a gasosa ao cair no pote ter se contaminado com a sujeira debaixo do carro, jogue no meio fio, desde q não seja dia de chuva, nem próximo a bueiros. Pois a gasosa irá evaporar causando poucos danos ao meio ambiente.
thumbsup.gif

abs

Rapaz, esse ultimo paragrafo eu naum concordo não!
1) A quantidade de combustível que sai naum é nem 300ML;
2) Se vc esta trocando o filtro é por que é a gasolina mais limpa( teoricamente) vc vai utilizar uma gasolina "suja"
3) EU NAUM FAÇO NO MEU A REUTILIZAÇÃO DESSA PEQUENA QUANTIDADE DE GASOLINA OU ALCOOL!
Rafiuski
Bom tuto!!! Mandou bem brother!
Kazynha
Tarefa simples, mas quem praticamente ninguem faz...

Bela iniciativa, Parabéns.

OBS: Vou trocar o meu já já.. rsrsrs
apulschen
Sobre a questão de reaproveitar ou não a gasosa, vai de cada um.

O importante é não prejudicar mais ainda o meio ambiente q já está um caos.

Mudando de assunto:

Me lembrei de uma coisa engraçada, antes de trocar o filtro, procurei muito aqui no fórum pela ferramenta de busca do mesmo, pois eu tinha certeza de ter lido a respeito.

Foi dureza encontrar. Por incrível q pareça, localizei o tópico através do Google, pois lá ficam armazenadas as páginas do fórum.

abs
Daniel.
QUOTE(apulschen @ Mar 17 2008, 10:34 AM) *
O importante é não prejudicar mais ainda o meio ambiente q já está um caos.

plus.gif

Falou tdo.
apulschen
Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida.

Muitos aqui no fórum falam do pré-filtro de combustível.

Alguém tem as fotos desse pré-filtro?

Esse pré-filtro é passível de limpeza ou tem de ser trocado?

Seria muito bem vindo um sub-tutorial para troca e/ou limpeza desse pré-filtro.

abs
marcell-b
O pre-filtro fica na peça que aloja a bomba de combustivel... á maioria pode ser limpa... ate trocada, mas ai o trabalho de remover essa peça é mais complicado... se voce for limpar o pré-filtro lembre-se de fazer a limpeza de todo o tanque de combustivel, pois nao adianta limpar o filtro e deixar o tanque sujo...melhor fazer em uma oficina
FrancoNeto
Eu achei um parafuso no pneu !!!!! hauhauahuah

mas esse tutorial vai ser bem útil o filtro do meu celtoso já venceu tem uns 2000 km !!!! hauhauha
apulschen
QUOTE(marcell-b @ Mar 22 2008, 09:27 PM) *
O pre-filtro fica na peça que aloja a bomba de combustivel... á maioria pode ser limpa... ate trocada, mas ai o trabalho de remover essa peça é mais complicado... se voce for limpar o pré-filtro lembre-se de fazer a limpeza de todo o tanque de combustivel, pois nao adianta limpar o filtro e deixar o tanque sujo...melhor fazer em uma oficina

Mas e aí, vc pode dar as dicas de como acessar e retirar o pré-filtro para limpeza?

- tenho q levantar o banco traseiro?
- tenho q tirar a tampa de acesso ao tanque?

Onde fica? blink.gif

vlw thumbsup.gif

abs
marcell-b
isso mesmo.. fica embaixo do banco traseiro, remove a tampa, desenrosca a peça inteira... o pre-filtro é uma pequena "peneira" de material plástico que fica na parte de baixo da bomba de combustivel (por onde o combustivel entra), aproveita e da uma olhada se há sujeira no tanque...
FrancoNeto
Troquei o meu hoje olha a situação dele aí !!

agora a presilha azul que engata o filtro é diferente no meu , ela sai e é colocada no bico do filtro pra ser encaixada na mangueira, será que tem um alicate proprio pra ela, reparei aque todas as mangueiras tem uma presilha igual a essa , e deu um belo trabalho achar posição pra soltar isso , mas tá aí filtro trocado !!

http://img247.imageshack.us/my.php?image=p4099853st0.jpg
Black_Celta
agora que lembrei que nunca troquei esse filtro, já tá na hora de colocar entre as prioridades... thumbsup.gif
p_vitor
Uma pergunta de ignorante: Esse filtro de gasolina é específico para carros a gasolina? PQ meu carro é 07/08 flexpower e queria saber se usa o mesmo filtro ou se tem algum específico para bicombustíveis...

vlw
apulschen
QUOTE(p_vitor @ Jun 5 2008, 03:11 PM) *
Uma pergunta de ignorante: Esse filtro de gasolina é específico para carros a gasolina? PQ meu carro é 07/08 flexpower e queria saber se usa o mesmo filtro ou se tem algum específico para bicombustíveis...

vlw

Q eu saiba os filtros de Corsa e Celta flex ou não são os mesmos, não mudam em nada.

O q muda é a frequencia de troca. Pela GM para carros a gasosa, a cada 15.000km. Para carros flex, a cada 10.000km.

abs
p_vitor
QUOTE(apulschen @ Jun 5 2008, 04:55 PM) *

vlw

Q eu saiba os filtros de Corsa e Celta flex ou não são os mesmos, não mudam em nada.

O q muda é a frequencia de troca. Pela GM para carros a gasosa, a cada 15.000km. Para carros flex, a cada 10.000km.

abs

valeu pela dica apulschen!
vou procurar me informar direito aí...
Eduardogti
Meu deus, vcs págaram 6,90 o filtro, aqui em Gravataí ta R$20,70 com 10% de desconto já!!!

Vou pesquisar melhor na grande Poa!

Valew
tatohard
Eae galera!

Aqui foi um parto tirar o filtro que tava lá!
Fazia um tempo que já não era trocado, e a parte da entrada, que vem do tanque, não saía de jeito nenhum, apertei, quase afundei o botãozinho lá e nada!

O jeito foi apelar pra serrinha e puxar o restante do bico do filtro com o alicate!
Será que fiz cagada ?

Bom, de qualquer jeito, ele tá lá já fixado, amanhã fixo melhor ele, agora já tá muito tarde e já passei a tarde toda fazendo força embaixo do carro! uahauahua

Abs!
Maverick76
QUOTE(p_vitor @ Jun 5 2008, 05:18 PM) *
QUOTE(apulschen @ Jun 5 2008, 04:55 PM) *

vlw

abs

valeu pela dica apulschen!
vou procurar me informar direito aí...

cara os filtros para carros flex só são iguais por fora ,existem filtros para gasolina . alcool ,e flex
e uma dica não tire o filtro logo após ter ligado o carro a linha fica presurizada , e o combustivel sempre vai no olho !!!!
flw

QUOTE(apulschen @ Mar 16 2008, 12:35 PM) *
Galera,

Agora se acontecer como no meu caso em q a gasosa ao cair no pote ter se contaminado com a sujeira debaixo do carro, jogue no meio fio, desde q não seja dia de chuva, nem próximo a bueiros. Pois a gasosa irá evaporar causando poucos danos ao meio ambiente. thumbsup.gif

abs

cara onde fica esse lugar que vc compra ,esse filtro tá barato pra caramba !!!

flw
MaNoLo
Paguei R$8,50... qualquer autopeças vende, mas peça o original ACDELCO, pq a diferença de preço pro paralelo não vale a pena.
apulschen
QUOTE(Maverick76 @ Jun 28 2008, 04:08 PM) *
cara onde fica esse lugar que vc compra ,esse filtro tá barato pra caramba !!!

flw

Na velha e boa Accioly.

Al. Barão de Limeira, qse esquina com a Av. Duque de Caxias no centro de Sampa.

abs
viniciush
Po vo troca o oleo sexta ae vo ve se o cara troca o filtro pra min se nao vo tenta troca eu mesmo no fds!
Alguem sabe qto q um mecanico vai cobra pra troca o filtro +/-?
Marlon Score
Fala Christen, tranks ?
Show seu topico, sou novo no Clube e meu celta 2006/2007 q comprei tem um mes e meio ta com 55 000 km
E tenho q trocar correia, filtro de ar, de oleo, de combustivel velas e cabos

Pelo q ando pesquisando vou eu mesmo trocar as velas, os cabos , o filtro de ar, e agora com sua ajuda o de combustívell...

Cara, valeu mesmo, assim economizo em mao de obra de algumas coisas

Só a Correia dentada e a inspeção se tem algo fora do normal que vou deixar pro mecânico mesmo....rsrsrs rolleyes.gif

Isso ai, valeu mesmo

Amo esse Clube...
ccbslevy
Tarefa simples, que muitos mecanicos ganha dinheiro em cima.

Otimo post,

t +
Arlindo Neto
gostei da idéia!!! vou tenta!
cassiosurfpro
Ai vou tentar trocar o meu nesse feriado sera q consigo???
junior_oliveira
ae to querendo fechar o retorno do combustivel do meu carro ai será que ele anda ?
gustavo25
QUOTE(junior_oliveira @ Nov 24 2009, 01:16 AM) *
ae to querendo fechar o retorno do combustivel do meu carro ai será que ele anda ?

vc pára pra pensar e raciocinar um pouco antes de escrever, ou vomita no teclado a primera coisa q vem na sua cabeça ?
jorgelost
QUOTE(gustavo25 @ Nov 24 2009, 11:32 AM) *
QUOTE(junior_oliveira @ Nov 24 2009, 01:16 AM) *

vc pára pra pensar e raciocinar um pouco antes de escrever, ou vomita no teclado a primera coisa q vem na sua cabeça ?

Moderação coloca o cavalinho ai por favor!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Se tem retorno acho que serve para algo que não prejudique pq fecha-lo?????
junior_oliveira
pq dizem se fechar o retorno falaram que anda mais um pouco pruriso to querendo uma dica.
gustavo25
QUOTE(junior_oliveira @ Nov 24 2009, 03:53 PM) *
pq dizem se fechar o retorno falaram que anda mais um pouco pruriso to querendo uma dica.

certo

só tem uma coisa: vc pode pesquisar e descobrir o motivo de existir a tal da "linha de retorno de combustível", e então raciocinar um pouco e ver se o que te falaram faz sentido ou não

sobre o retorno de combustível:

"Uma das funções do retorno é eliminar o vapor de combustível que se
forma pelo aquecimento na bomba. É até por isso que aquela peça se chama
"desborbulhador", para mandar de volta para o tanque as "bolhas" de vapor que
vierem da bomba pela mangueira. O que acontece se o retorno for ligado direto na
mangueira antes da bomba? Forma-se um circuito 100% fechado, onde o vapor não
tem para onde sair e fica circulando e se acumulando cada vez mais, até que a
bomba começa a apenas comprimir/descomprimir o vapor ao invés de empurrar o
líquido ("vapor lock").
"

agora eu te pergunto: o que vc acha que vai acontecer se vc tampar o retorno ?

junior_oliveira
então vou fazer assim quando eu for corre com alguem fecho o retorno depois abrir ele normal né?
gustavo25
acho que vc ainda não entendeu

não vai adiantar nada / melhorar desempenho nenhum se vc fechar o retorno

só vai fazer acumular gases dentro do tanque, aumentando a pressão lá dentro e provavelmente prejudicando a bomba
junior_oliveira
ae então eu tenho que fazer o que pro meu carro pelomenos andar na frente do celta vhc E
Pq o meu carro ainda tá na garantia...sai agora da garantia,entao no caso sabado agora esse celta vhc E tá querendo fazer o teste comigo ai o que vcs me indicão para eu levar esse celta vhc E?
acft.dm
Bom, agradeço a ajuda.
1º O meu celta é mais difícil de ser retirado por se tratar de um modelo mais antigo (2001)
2º Juninho, se ai for quente igual aqui, essa merda vai explodir!
3º OW, o trêm começou a sair gasosa e eu espero..., espero..., espero... depois de ter saido uns 2 litros desisti engatei o bagulho no filtro novo, decantei a gasosa e a maior parte foi pro tanque de novo, afinal, saiu de lá mesmo....

Abraços!, Depois que eu abrir o velho eu posto as fotos....
Pedrogbottas
belo post cara !

Parabens.
Felipe Nova Lima/MG
Caso retire a bomba para limpar o pré filtro, fique atento ao anel de vedação que fica entre o tanque e a bomba, pois ao retornar com o mesmo e ele estiver ressecado, ele deixa passar vapor e o carro fica cheirando a gasolina por dentro.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.