Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Como fazer uma luz de freio com Leds
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2
apulschen
Caros,

Eu instalei as lanternas cristal no meu Celta e fiquei pe da vida ao saber depois que não existiam lâmpadas na cor vermelha.

Procurei e procurei e encontrei apenas lâmpadas pintadas, que descolorem com 1 semana de uso.

Pensei então em seguir as dicas do povo e pintar as lanternas, pois a lente é colocada com uma vedação muito boa e fiquei receoso em tentar desmontar.

Pensei no insulfilme colorido e não gostei da idéia de colar e depois alguém arrancar de sacanagem, desbotar, etc.

Então, num dos tópicos aqui, postaram uma luz feita em leds e com a idéia, resolvi eu mesmo fazer as lâmpadas.

Ainda carecem de melhorias, mas na minha opinião ficaram legais para um primeiro trabalho.

Acho que o mais difícil são as luzes de ré, mas dá pra fazer o freio e os piscas da mesma forma.

Vamos a receita do bolo para quem como eu quiser se aventurar a fazer as luzes. Para uma lâmpada. As peças são:

- 8 leds vermelhos de alto brilho 5mm. Foi a solução ideal, com menos leds, ficou meio fraco, pois o brilho dos leds é direcional. Com leds com a cabeça raspada, acho q se perde força do brilho.
- 1 led vermelho de alto brilho 10mm.
- 1 starter dessas luminárias brancas de banheiro/cozinha. Foi o que eu achei no tamanho que precisava.
- 4 resistores 390ohms por 1/2 watt.
- 1 faca de serra.
- 1 lâmpada 2 pólos velha, a qual será a doadora da base. Pode ser até lâmpada queimada.
- solda.
- ferro de solda.
- meio metro de fita isolante termo-retrátil (formato de tubo).
- 1 tachinha daquelas de pregar papel em quadro de aviso.

Na imagem 1 tem a foto do starter para quem nunca ouviu falar na peça

Nas fotos 2 e 3 tem a foto do starter cortado com uma faca de serra. Tentei com estilete, mas é muito ruim, pois o plástico é resistente e mole ao mesmo tempo. Riscos de acidente se utilizar um estilete. Antes, deve-se retirar a base do starter (não coloquei as fotos). Mas é muito fácil. Basta com um alicate de bico, puxar um dos terminais, que o circuito sairá facilmente da tampinha. PS: O starter deve ser de plástico, pois existem alguns de metal.

Notem que as fotos já estão com os furinhos dos leds. Para fazer esses furinhos, eu utilizei uma daquelas tachinhas para se colocar papéis em quadro de avisos. Essas tachinhas tem o tamanho ideal e pressionando vc faz o furo e não precisa de mais nada.

Eu liguei 4 leds em série, totalizando 8 leds de 5mm e 1 de 10mm. A foto a seguir, tem a dimensão dos leds dentro da carcaça do starter, onde eles são unidos cruzando o terminal (-) de um com o terminal (+) de outro e depois soldado para garantir a boa condutividade.

A próxima imagem tem a foto com os terminais já unidos, soldados, com a aplicação do isolante termo-retrátil e os resistores no terminal positido de cada sequencia de 4 leds.

Para cada sequencia de leds de 5mm, utilizar 1 resistor de 390ohms. Já para o led maior de 10mm, utilizar 2 resistores de 390ohms em série, o que dará 780ohms e para esse led, o mínimo são 747ohms.

Agora vem a parte chata. Separar as carcaças doadoras das lâmpadas. Em alguns casos, basta esquentar com ferro de solda a lateral da carcaça onde tem um pontinho de solda q a lâmpada se descola. Em outros, deve-se quebrar a lâmpada e arrancar o circuito, deixando apenas a carcaça.
Sugiro cobrir a lampada em jornal e dar umas pancadas com martelo sobre o bulbo, cuidando para não amassar a base. Retire os restos de vidro com uma chave de fenda pequena e muito cuidado para não se cortar.

Assim que tiver limpo, jogue o vidro e o jornal fora, antes que ocorra alguma caca.

Com o ferro de solda, passe na base da carcaça para que se retire o estanho original da lâmpada velha. Pois por esses lugares é que serão passados os terminais dos leds para ligar a lâmpada. Sugiro segurar a carcaça com um alicate de bico, pois o bicho esquenta muito.

Na carcaça do starter com os leds montados e soldados sobrarão 7 terminais. Sendo 2 positivos dos 8 leds pequenos 1 do led positivo grande e 3 terminais negativos dos leds pequenos (2) e grande (1).

Agora se deve converter esses 7 terminais em apenas 3 terminais. Unir os 3 terminais negativos entre si. Unir os 2 positivos dos leds pequenos entre si e deixar o terminal do led grande isolado.

Outra coisa q dá trabalho é isolar o que se puder desses terminais para que não se encostem em si.

Ah, esses terminais que eu mencionei são terminais após a colocação dos resistores.

Agora é que eu vou ficar devendo. Terá de ser ver em qual pólo da carcaça da lâmpada alimenta o freio e qual terminal a luz de estacionamento. Sugiro ir até a lanterna e fazer a medição do circuito para ter certeza, pois se tiver que desmontar é um parto.

Eu não coloquei no meu projeto. Mas creio que depois do starter montado com todos os leds, resistores e terminais possa ser preenchido com cola quente, imagino que deixará o corpo do mesmo mais firme e melhor isolado.

Passe os terminais positivos em suas respectivas passagens pela carcaça da lampada e os negativos afaste-os para a lateral mais próxima, pois serão soldados na carcaça pelo lado de fora.

Vejam as fotos abaixo:

Vejam como ficou o resultado
Lanterna com a luz de posição ligada

Lanterna com freio vista de ângulos diferentes

Ah, para a colocação das novas lâmpadas, tb é um pouco chato, pois normalmente pegamos no bulbo da lâmpada para instalar e agora teremos de pegar no bulbo do starter que é mole e se girar com força, irá torcer o circuito interno. Ou seja tem que tentar segurar pela base (carcaça), senão vai botar tudo a perder.

Espero ter podido contribuir com o fórum.

Quem fizer e tiver dúvidas é só postar e quem tiver sugestões para melhoria do projeto basta postar aqui.

PS: Custo de cada led pequeno 1,80. Led grande 0,90. Resistor 1/2 watt 0,25. Starter 1,00. Termo-retrátil 2,00 o metro.
abs

Andre
phpaz
trabalhoso... mas gostei do resultado!

ainda assim, prefiro não trocar as lanternas!

PARABÉNS!!

laugh.gif
kent
parabens pelo seu trabalho.....
brunnu
Parabéns pelo trampo, ficou de primeira biggrin.gif
gustavo25
haja paciência pra fazer um negócio desses, heim ? mandou bem thumbsup.gif
loupgarou
Muito trabalho, porém muito bom o resultado!
Parabéns!!! thumbsup.gif
eph2
Massa heim fera.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei sad.gif

Mas muito show a iniciativa...
fernando2211
Show de bola!

Ahh! Se eu tivesse paciencia!!Hehe

Abrasss
Thigo87
Movendo para faça você mesmo thumbsup.gif
apulschen
QUOTE(eph2 @ Dec 31 2007, 04:31 PM) *
Massa heim fera.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei sad.gif

Mas muito show a iniciativa...

Realmente eu não sei. Acho q é uma questão que dá uma boa discussão, pois entendo que a luz do freio deve emitir uma luz vermelha e não necessariamente a cor dela quando apagada.

Mas, vou levando. Qquer coisa estou com as lanternas e lâmpadas pintadas e poderei voltar se necessário.

abs
Rafiuski
Q empenho hein!!!

Ficou mto bom o resultado!!! Parabens !!!
apulschen
QUOTE(eph2 @ Dec 31 2007, 05:31 PM) *
.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei sad.gif

Veja essa sobre o VW Jetta
"O estilo do Jetta impressiona bem. Grade e "bigodes" cromados no pára-choque dão a mensagem de requinte, assim como os faróis com piscas integrados e o grupo ótico traseiro com LEDs"

Detalhe, é tudo branco e qdo se liga fica vermelho, ou laranja.

http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos2/jetta-1.htm

Com certeza, esse carro me ajudou a inspirar para fazer a luz com leds. rsrssrsrrsr

abs
Atento
Cara, parabéns! Ficou muito bom!
sysop
QUOTE(apulschen @ Jan 2 2008, 01:58 PM) *
.. mas o foda é q a lampada qd apagada continua branca e isso não é permitido na lei sad.gif

"O estilo do Jetta impressiona bem. Grade e "bigodes" cromados no pára-choque dão a mensagem de requinte, assim como os faróis com piscas integrados e o grupo ótico traseiro com LEDs"

Com certeza, esse carro me ajudou a inspirar para fazer a luz com leds. rsrssrsrrsr

abs

Imagina que loko, desmontar a lanterna traseira do celtinha e fazer parecida com essa do Jetta =D
mauriciodm
Não era mais fácil ter pintado a lâmpada original com verniz vitral vermelho não? Porque se você pintar o acrílico da lanterna de vermelho ela pisca vermelho (igual quem pinta a lanterna inteira de vermelho a seta mesmo tendo a lâmpada laranja pisca vermelho), acho que pintando a lâmpada de vermelho daria o mesmo resultado. Mas LED é outro nível hahaha
Falou.
apulschen
QUOTE(sysop @ Jan 8 2008, 12:34 AM) *
Imagina que loko, desmontar a lanterna traseira do celtinha e fazer parecida com essa do Jetta =D

Aí teria que reconstruir toda a lanterna. Esse esquema que eu fiz, não requer nenhuma adaptação elétrica ou da estrutura da lanterna.
Estou pensando em fazer uma nova versão da lâmpada, ao invés de utilizar 1 led para a lanterna, utilizar 4 pequenos. Também estou estudando a possibilidade de se utilizar um circuito em q todos os leds fiquem acesos com a luz da lanterna, porém, com baixa luminosidade e e todos fiquem fortes, qdo o freio for acionado. Ainda estou estudando isso, mas não sei como fazer.
Tem um outro tópico que abri sobre o circuito PWM, mas ainda não obtive uma resposta para a dúvida.

QUOTE(mauriciodm @ Jan 8 2008, 02:01 AM) *
Não era mais fácil ter pintado a lâmpada original com verniz vitral vermelho não? Porque se você pintar o acrílico da lanterna de vermelho ela pisca vermelho (igual quem pinta a lanterna inteira de vermelho a seta mesmo tendo a lâmpada laranja pisca vermelho), acho que pintando a lâmpada de vermelho daria o mesmo resultado. Mas LED é outro nível hahaha
Falou.

Sim, com certeza seria muito mais fácil. Comprei até tinta vitral vermelha.
Só que a iluminação só fica boa nos 2 primeiros dias. No decorrer de 1 semana de uso, a cor vai embora. Inclusive, a tinta liberou um vapor dentro da lanterna que ficou impregnado nos cantos internos. Qquer hora vou ter q desmontar e tentar enfiar um algodão com chave de fenda para tirar esse vapor que não saiu.

Pensei inclusive em pintar internamente a lanterna, porém, para ficar um serviço decente, eu teria que desmontar a tampa de acrílico, o que é muito difícil devido ao silicone de vedação da mesma. Fora o fato que se uma lâmpada perde a coloração, a lanterna tb irá perder. Está certo que deve demorar mais tempo, mas com certeza irá perder, pois o carro fica exposto as intempéries do tempo.

Pensei tb no insulfilm vermelho, mas é um saco de trabalhar com ele, fora o q alguém pode querer sacanear e arrancar, na lavagem do carro pode se desbotar ou riscar.

Enfim, estudei todas as possibilidades, e a da lâmpada por led's pareceu ser a solução mais definitiva.

Encontrei um site que vende.

http://www.smtuning.com.br/listagem.php?prd=3&mrc=17#

Esse é para quem não quer ter o trabalho que eu tive. rsrsrsrsrsr

abs
Apollyon
Ótima iniciativa... muita paciência e precisão hehe...
Duu!!!
orra meu q loko q fiko eim meus parabens curti pacas
NoX
Eletrônica é tudo!
Com esse mesmo exemplo dá pra fazer todas as lâmpadas com leds smile.gif
Já to imprimindo aqui p/ tentar fazer lá na facul

Belo post!
mauriciodm
QUOTE(apulschen @ Jan 8 2008, 08:29 AM) *
Sim, com certeza seria muito mais fácil. Comprei até tinta vitral vermelha.
Só que a iluminação só fica boa nos 2 primeiros dias. No decorrer de 1 semana de uso, a cor vai embora. Inclusive, a tinta liberou um vapor dentro da lanterna que ficou impregnado nos cantos internos. Qquer hora vou ter q desmontar e tentar enfiar um algodão com chave de fenda para tirar esse vapor que não saiu.

Pensei inclusive em pintar internamente a lanterna, porém, para ficar um serviço decente, eu teria que desmontar a tampa de acrílico, o que é muito difícil devido ao silicone de vedação da mesma. Fora o fato que se uma lâmpada perde a coloração, a lanterna tb irá perder. Está certo que deve demorar mais tempo, mas com certeza irá perder, pois o carro fica exposto as intempéries do tempo.

Pensei tb no insulfilm vermelho, mas é um saco de trabalhar com ele, fora o q alguém pode querer sacanear e arrancar, na lavagem do carro pode se desbotar ou riscar.

Enfim, estudei todas as possibilidades, e a da lâmpada por led's pareceu ser a solução mais definitiva.

abs

Estranho, como será que a lâmpada da seta é pintada? Deve ter um material certo, não? Porque ela não descolore e sai com acetona, então é alguma tinta que foi usada. Sei lá hehehe
Falou.
DE_TURBO
Pow parabéns !!!! Mto trampo e trabalho final nota 10 !!!!
E otra achoq ue a parada da lampada ter que ser na cor num tem nada a vê, ela a penas tem que acendeer na cor certa ! mas qdo apagada tanto faz !!!! Abs...............Anderson (DE_TURBO)
apulschen
QUOTE(mauriciodm @ Jan 8 2008, 08:49 PM) *
Estranho, como será que a lâmpada da seta é pintada? Deve ter um material certo, não? Porque ela não descolore e sai com acetona, então é alguma tinta que foi usada. Sei lá hehehe
Falou.

Realmente. Existem 2 motivos para isso.
1) a luz do pisca fica 1 décimo do tempo acesa, logo, para perder a pigmentação vão muito anos. Já a do freio e da lanterna ficam muito mais tempo acesas.
2) a maioria dos carros novos saem com lâmpadas na cor âmbar. Isso quer dizer que a indústria de lâmpadas, pode estar adicionando diretamente ao vidro, a pigmentação para a lâmpada ficar âmbar. Como ocorre com as lâmpadas do tipo cool blue dos faróis, onde o bulbo é azulado e não perde a cor. Qdo o pigmento é adicionado na composição do vidro, não sai nunca.

blz?

abs
mauriciodm
QUOTE(apulschen @ Jan 9 2008, 09:41 AM) *
Realmente. Existem 2 motivos para isso.
1) a luz do pisca fica 1 décimo do tempo acesa, logo, para perder a pigmentação vão muito anos. Já a do freio e da lanterna ficam muito mais tempo acesas.
2) a maioria dos carros novos saem com lâmpadas na cor âmbar. Isso quer dizer que a indústria de lâmpadas, pode estar adicionando diretamente ao vidro, a pigmentação para a lâmpada ficar âmbar. Como ocorre com as lâmpadas do tipo cool blue dos faróis, onde o bulbo é azulado e não perde a cor. Qdo o pigmento é adicionado na composição do vidro, não sai nunca.

blz?

abs

É, o 1° tudo bem, mas o 2° acho que não, os meus piscas eu descolori usando acetona, por isso comentei falando que devia ser uma tinta, se fosse pigmento adicionado na composição do vidro, não sairia com acetona.
Falou.
apulschen
QUOTE(mauriciodm @ Jan 9 2008, 01:53 PM) *
É, o 1° tudo bem, mas o 2° acho que não, os meus piscas eu descolori usando acetona, por isso comentei falando que devia ser uma tinta, se fosse pigmento adicionado na composição do vidro, não sairia com acetona.
Falou.

Caro Mauricio. A maioria é realmente pintado e com um removedor/acetona ou coisa do tipo vc tira a tinta. Porém, como é uma tendência de qse todos os carros atuais saírem com lanternas transparentes e lampadas do pisca na cor, pode ser que alguma fábrica já tenha se prontificado em fabricar a lâmpada já pigmentada, já que a produção em larga escala baixaria o custo.

Minha tia trabalhou muitos anos com lustres de vitrais. Muitos dos trabalhos que ela fez, utilizou tinta para vitral que até tem uma boa resistência ao calor, porém, ela me disse que pintar a lâmpada em si a tinta não segura e o cabeça dura aqui não botou fé, qdo pintou as lâmpadas, deu nisso mesmo, perderam a cor.

Só se alguma fábrica de tintas lançou alguma ultramegahiper tinta resistente ao calor. Qdo fiz as experiências de pintar as lampadas, procurei muito na net sobre tintura e em nenhum lugar falou-se de tinta resistente ao calor. Talvez por isso as fábricas não tenham feito o local do freio transparente, pois nenhuma lampada existente dura.

Mas os leds estão aí para solucionar o problema. hehehhe

abs
Baduel
Parabéns pelo trampo .....
epardal
cara muito bom mesmo, qualquer dia eu faço para ver como fica
charlie_bass
fera heim!!!
parabén pelo tutorial!!!
iceblu
parabens pelo trabalho muito bem elaborado thumbsup.gif
so sendo creativo para resolver esses pequenos problenas coolio.gif
nightmare
existe lampadas na cor vermelho, iguais as de pisca ambar, soh que vermelho para ser usadas nessas lanternas cristais, eu vi vendendo no voli em sp....

ps: nao eh pintada, eh no msm esquema das ambar, pigmento na composicao do vidro
Alexandre Bento
mto bom mesmo cara , parabens pelo trampo smile.gif sempre vale a pena a gente fazer como a gente quer e depois ver funcionar legal smile.gif show mesmo
tibuchecha
show de bola!!!
felipecelta2005
QUOTE(apulschen @ Dec 30 2007, 11:17 PM) *
Caros,

Eu instalei as lanternas cristal no meu Celta e fiquei pe da vida ao saber depois que não existiam lâmpadas na cor vermelha.

Procurei e procurei e encontrei apenas lâmpadas pintadas, que descolorem com 1 semana de uso.

Pensei então em seguir as dicas do povo e pintar as lanternas, pois a lente é colocada com uma vedação muito boa e fiquei receoso em tentar desmontar.

Pensei no insulfilme colorido e não gostei da idéia de colar e depois alguém arrancar de sacanagem, desbotar, etc.

Então, num dos tópicos aqui, postaram uma luz feita em leds e com a idéia, resolvi eu mesmo fazer as lâmpadas.

Ainda carecem de melhorias, mas na minha opinião ficaram legais para um primeiro trabalho.

Acho que o mais difícil são as luzes de ré, mas dá pra fazer o freio e os piscas da mesma forma.

Vamos a receita do bolo para quem como eu quiser se aventurar a fazer as luzes. Para uma lâmpada. As peças são:

- 8 leds vermelhos de alto brilho 5mm. Foi a solução ideal, com menos leds, ficou meio fraco, pois o brilho dos leds é direcional. Com leds com a cabeça raspada, acho q se perde força do brilho.
- 1 led vermelho de alto brilho 10mm.
- 1 starter dessas luminárias brancas de banheiro/cozinha. Foi o que eu achei no tamanho que precisava.
- 4 resistores 390ohms por 1/2 watt.
- 1 faca de serra.
- 1 lâmpada 2 pólos velha, a qual será a doadora da base. Pode ser até lâmpada queimada.
- solda.
- ferro de solda.
- meio metro de fita isolante termo-retrátil (formato de tubo).
- 1 tachinha daquelas de pregar papel em quadro de aviso.

Na imagem 1 tem a foto do starter para quem nunca ouviu falar na peça

Nas fotos 2 e 3 tem a foto do starter cortado com uma faca de serra. Tentei com estilete, mas é muito ruim, pois o plástico é resistente e mole ao mesmo tempo. Riscos de acidente se utilizar um estilete. Antes, deve-se retirar a base do starter (não coloquei as fotos). Mas é muito fácil. Basta com um alicate de bico, puxar um dos terminais, que o circuito sairá facilmente da tampinha. PS: O starter deve ser de plástico, pois existem alguns de metal.

Notem que as fotos já estão com os furinhos dos leds. Para fazer esses furinhos, eu utilizei uma daquelas tachinhas para se colocar papéis em quadro de avisos. Essas tachinhas tem o tamanho ideal e pressionando vc faz o furo e não precisa de mais nada.

Eu liguei 4 leds em série, totalizando 8 leds de 5mm e 1 de 10mm. A foto a seguir, tem a dimensão dos leds dentro da carcaça do starter, onde eles são unidos cruzando o terminal (-) de um com o terminal (+) de outro e depois soldado para garantir a boa condutividade.

A próxima imagem tem a foto com os terminais já unidos, soldados, com a aplicação do isolante termo-retrátil e os resistores no terminal positido de cada sequencia de 4 leds.

Para cada sequencia de leds de 5mm, utilizar 1 resistor de 390ohms. Já para o led maior de 10mm, utilizar 2 resistores de 390ohms em série, o que dará 780ohms e para esse led, o mínimo são 747ohms.

Agora vem a parte chata. Separar as carcaças doadoras das lâmpadas. Em alguns casos, basta esquentar com ferro de solda a lateral da carcaça onde tem um pontinho de solda q a lâmpada se descola. Em outros, deve-se quebrar a lâmpada e arrancar o circuito, deixando apenas a carcaça.
Sugiro cobrir a lampada em jornal e dar umas pancadas com martelo sobre o bulbo, cuidando para não amassar a base. Retire os restos de vidro com uma chave de fenda pequena e muito cuidado para não se cortar.

Assim que tiver limpo, jogue o vidro e o jornal fora, antes que ocorra alguma caca.

Com o ferro de solda, passe na base da carcaça para que se retire o estanho original da lâmpada velha. Pois por esses lugares é que serão passados os terminais dos leds para ligar a lâmpada. Sugiro segurar a carcaça com um alicate de bico, pois o bicho esquenta muito.

Na carcaça do starter com os leds montados e soldados sobrarão 7 terminais. Sendo 2 positivos dos 8 leds pequenos 1 do led positivo grande e 3 terminais negativos dos leds pequenos (2) e grande (1).

Agora se deve converter esses 7 terminais em apenas 3 terminais. Unir os 3 terminais negativos entre si. Unir os 2 positivos dos leds pequenos entre si e deixar o terminal do led grande isolado.

Outra coisa q dá trabalho é isolar o que se puder desses terminais para que não se encostem em si.

Ah, esses terminais que eu mencionei são terminais após a colocação dos resistores.

Agora é que eu vou ficar devendo. Terá de ser ver em qual pólo da carcaça da lâmpada alimenta o freio e qual terminal a luz de estacionamento. Sugiro ir até a lanterna e fazer a medição do circuito para ter certeza, pois se tiver que desmontar é um parto.

Eu não coloquei no meu projeto. Mas creio que depois do starter montado com todos os leds, resistores e terminais possa ser preenchido com cola quente, imagino que deixará o corpo do mesmo mais firme e melhor isolado.

Passe os terminais positivos em suas respectivas passagens pela carcaça da lampada e os negativos afaste-os para a lateral mais próxima, pois serão soldados na carcaça pelo lado de fora.

Vejam as fotos abaixo:

Vejam como ficou o resultado
Lanterna com a luz de posição ligada

Lanterna com freio vista de ângulos diferentes

Ah, para a colocação das novas lâmpadas, tb é um pouco chato, pois normalmente pegamos no bulbo da lâmpada para instalar e agora teremos de pegar no bulbo do starter que é mole e se girar com força, irá torcer o circuito interno. Ou seja tem que tentar segurar pela base (carcaça), senão vai botar tudo a perder.

Espero ter podido contribuir com o fórum.

Quem fizer e tiver dúvidas é só postar e quem tiver sugestões para melhoria do projeto basta postar aqui.

PS: Custo de cada led pequeno 1,80. Led grande 0,90. Resistor 1/2 watt 0,25. Starter 1,00. Termo-retrátil 2,00 o metro.
abs

Andre

Então Amigo... ficou de mais ... mais naum sei se consegueria fazer isso....rs

minha lanterna é igual a sua...

cara será que isso que vc fez os caras vendem pronto???

seria bem mais facil...

meu mais ficou muitooo show mesmo.. parabénss!!!!

e valeu...
ai!!!

abração
Rafiuski
Deve ser foda montar um desse hein!!!
apulschen
QUOTE(felipecelta2005 @ Aug 22 2008, 08:17 PM) *
Então Amigo... ficou de mais ... mais naum sei se consegueria fazer isso....rs

minha lanterna é igual a sua...

cara será que isso que vc fez os caras vendem pronto???

seria bem mais facil...

meu mais ficou muitooo show mesmo.. parabénss!!!!

e valeu...
ai!!!

abração

Cara, como eu disse antes, na rua Duque de Caxias, no centro, próximo à Santa Ifigênia tem uma loja que vende dessas lâmpadas. Logo após q fiz as minhas, comecei a fuçar na internet e achei uma loja lá, mas não me lembro o nome, nem em q número da Duque fica, mas q tem, tem.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-790...melha-r2200-_JM

http://www.smtuning.com.br
http://www.smtuning.com.br/listagem.php?prd=3&mrc=17

QUOTE(Rafiuski @ Aug 23 2008, 08:08 AM) *
Deve ser foda montar um desse hein!!!

Sim, não é fácil, mas para quem como eu gosta de colocar a mão na massa, tem paciência e boa vontade, acaba virando uma terapia fazer esse serviço.

abs
maciel6
Nossa muita paciência...se eu tivesse um pouco de habilidade com eletrica tentaria fazer no meu tbm....

Isso que vc disse que não ficou muito legal hein...eu achei show de bola....

vc q teve essa idéia??? Quanto tempo pra fazer esse passo???
Phelipee
Caramba cara, mente vazia OFICINA DO DIABO!!

Muito boa a iniciativa, foi excelente.

Abraço
fabufi
opa muito bom seu trabalho fico muito bom
da uma olha nas minha que comprei http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=66408
ve se fico bom

agora vem ca se sabe como que eu faço pra por na seta led pq eu tenho ja comprei as lampadas e esquessi de comprar um tal de LED Light Load Equalizer
que eu axo que nada mais é um resistor de 6 ohms vc tem conhecimento se eu comprar as resistencias e fazer sera que pisca?
pq eu coloco e num faz nada se der da uma ajudinha ae

abraço
Diogo Telles de Menezes
uP, TO AFIM DE FAZER UM !
apulschen
QUOTE(fabufi @ Aug 23 2008, 07:33 PM) *
da uma olha nas minha que comprei http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=66408
ve se fico bom

agora vem ca se sabe como que eu faço pra por na seta led pq eu tenho ja comprei as lampadas e esquessi de comprar um tal de LED Light Load Equalizer
que eu axo que nada mais é um resistor de 6 ohms vc tem conhecimento se eu comprar as resistencias e fazer sera que pisca?

abraço

Ficou muito legal, mas o grande lance q quero fazer é achar um circuito para ligar os leds da lanterna em conjunto com os leds do freio. Aí mandar metade da tensão qdo a lanterna estiver ligada e 100% da tensão qdo o freio estiver ligado.

Assim, eu utilizo mais leds tanto para lanterna qdo para o freio e fica mais legal.

abs
fabufi
QUOTE(apulschen @ Aug 26 2008, 01:19 PM) *
QUOTE(fabufi @ Aug 23 2008, 07:33 PM) *
ve se fico bom

abraço

Ficou muito legal, mas o grande lance q quero fazer é achar um circuito para ligar os leds da lanterna em conjunto com os leds do freio. Aí mandar metade da tensão qdo a lanterna estiver ligada e 100% da tensão qdo o freio estiver ligado.

Assim, eu utilizo mais leds tanto para lanterna qdo para o freio e fica mais legal.

abs

hum entendi o que se que fazer vo ve se consigo achar alguma coisa do tipo pq eu lembro que vi em algum forum gringo

abraço
marcelo_ba
QUOTE(apulschen @ Jan 2 2008, 12:58 PM) *

abs

o jetta vem do mexico, por isso nao se enquadra com as leis daki, o mesmo ocorre com o pisca vermelho de fabrica do fusion...abs!!!
apulschen
QUOTE(marcelo_ba @ Aug 26 2008, 04:30 PM) *
o jetta vem do mexico, por isso nao se enquadra com as leis daki, o mesmo ocorre com o pisca vermelho de fabrica do fusion...abs!!!

Concordo contigo, mas cabe a interpretação do código de trânsito. No código fala-se das lanternas traseiras na cor vermelha. Bem, para quem conhece as leis da física, uma luz projetada por uma placa vermelha iluminará em vermelho. Logo, da-se uma brecha para ter lanternas transparentes, mas que exibam as luzes conforme determina o código.

Assim como os inúmeros carros importados q vem com xenon. As leis em algum momento regulamentaram o seu uso? Elas apenas falam de se utilizar lampadas brancas ou amarelas, e os xenon em sua maioria emitem luz azulada ou violeta.

Talvez falte uma regulamentação mais clara para tal, mas eu sigo as cores q a lei determina, a forma em q eu chego no determinado é q muda, pois ao invés de uma placa colorida eu uso uma lâmpada colorida.

É um assunto delicado para dizer se é ou não é correto.
Só sei q estou muito satisfeito, pois não gasta tanto a bateria, dura-se mais anos e ainda ilumina bem e sem perder a cor.

Outro detalhe, com as lampadas incandescentes, volte e meia queimava ou eu tinha q arrumar pois a mesa saía da posição ficando apagada e isso sim daria uma bela multa pra mim.

abs
bob.weg
Faz tempo que voce postou, mas tenho uma dúvida: esse dispositivo feito com leds, exatamente desta maneira, no Celta iluminava mais, menos ou com igual intensidade a uma lâmpada incandecente?
apulschen
QUOTE(bob.weg @ Aug 10 2009, 09:42 PM) *
Faz tempo que voce postou, mas tenho uma dúvida: esse dispositivo feito com leds, exatamente desta maneira, no Celta iluminava mais, menos ou com igual intensidade a uma lâmpada incandecente?

O led tem pela natureza da sua concepção um luz mais direcional e não se espalha como uma luz incandescente.
Se eu pensar no alcance da luminosidade em linha reta, o led teria mais luminosidade q a luz comum. Mas se pensar em espalhar mais a luz num campo menor, a incandescente é melhor.

Se bem q o pessoal está aprimorando as técnicas e logo mais devem surgir lampadas de led mais eficazes. Agora o site Wolloko está comercializando uma linha completa dessas lâmpadas, inclusive luzes do tipo torpedo.

abs
cElSoOo
Muito show mesmo, em sites vc vai pagar até R$30,00 em um lâmpada dessas, agora que tem como fazer, vou fabricar umas em casa hehe.
rodrigodk
cara parabens... parabens mesmo!!
Lopes Jr
ja to com projeto de fazer isso no meu celta, nas luzes de freio e na de ré...

agora a duvida é.... ligando assim, igual ao tutorial... os leds mudariam de intensidade conforme pisa no freio?
giggio_oli
Galera esse find troquei a lanterna trazeira da minha moto e por uma transparente e dai o cara da oficina me vendeu uma lampada vermelha, dai pensei axo q essa é uma boa solução pois a lampada é igual 21/5w e é pintada de vermelha original pois vi ele tirando da caixinha um monte delas, claro que a idéia do tópico é fazer com leds mais pra quem não tem tamta abilidade ou quer uma coisa mais rapida, vai em qq oficina de moto e compra lampadas vermelhas eu paguei 3,00. ok vlw abs
nightmare
QUOTE(giggio_oli @ Dec 6 2009, 10:13 PM) *
Galera esse find troquei a lanterna trazeira da minha moto e por uma transparente e dai o cara da oficina me vendeu uma lampada vermelha, dai pensei axo q essa é uma boa solução pois a lampada é igual 21/5w e é pintada de vermelha original pois vi ele tirando da caixinha um monte delas, claro que a idéia do tópico é fazer com leds mais pra quem não tem tamta abilidade ou quer uma coisa mais rapida, vai em qq oficina de moto e compra lampadas vermelhas eu paguei 3,00. ok vlw abs

essas lampadas vermelhas sao pintadas....... ea ao esquentar pode evaporar a tinta e ainda "manchar" por dentro sua lanterna....
apulschen
QUOTE(Lopes Jr @ Dec 1 2009, 12:19 PM) *
ja to com projeto de fazer isso no meu celta, nas luzes de freio e na de ré...

agora a duvida é.... ligando assim, igual ao tutorial... os leds mudariam de intensidade conforme pisa no freio?

Carinha, não sei se vc reparou direito, mas o led maior (10mm) ficou para luz da lanterna e os led`s menores de 5mm ficaram para o freio. Qdo montei as opções de leds de alto brilho ainda eram escassas. Hoje com maior oferta, talvez seja mais fácil e rápido fazer isso.
Tem um cara no ML, chamado Neonlight. Ele vende uma placa q faz isso com as lâmpadas de led, ou seja, o circuito aproveita todas as lâmpadas e as mantêm acesas com menor intensidade qdo a lanterna é acionada e mais forte qdo se pisa no freio. Inclusive nessa placa eles deixaram os led`s piscando a uma intensidade bem rápida, imperceptível a olho nu. Dizem q isso melhora a durabilidade dos leds.

QUOTE(nightmare @ Dec 6 2009, 10:35 PM) *
QUOTE(giggio_oli @ Dec 6 2009, 10:13 PM) *

essas lampadas vermelhas sao pintadas....... ea ao esquentar pode evaporar a tinta e ainda "manchar" por dentro sua lanterna....

Eu só entrei no mérito de construir as minhas lâmpadas com leds justamente pq a evaporação da tinta vitral das lâmpadas pintadas, mancharam toda a minha lanterna. Além do trabalho de tirar o vapor formado, ainda detonou o defletor cromado das mesmas.

abs
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.