Eu instalei as lanternas cristal no meu Celta e fiquei pe da vida ao saber depois que não existiam lâmpadas na cor vermelha.
Procurei e procurei e encontrei apenas lâmpadas pintadas, que descolorem com 1 semana de uso.
Pensei então em seguir as dicas do povo e pintar as lanternas, pois a lente é colocada com uma vedação muito boa e fiquei receoso em tentar desmontar.
Pensei no insulfilme colorido e não gostei da idéia de colar e depois alguém arrancar de sacanagem, desbotar, etc.
Então, num dos tópicos aqui, postaram uma luz feita em leds e com a idéia, resolvi eu mesmo fazer as lâmpadas.
Ainda carecem de melhorias, mas na minha opinião ficaram legais para um primeiro trabalho.
Acho que o mais difícil são as luzes de ré, mas dá pra fazer o freio e os piscas da mesma forma.
Vamos a receita do bolo para quem como eu quiser se aventurar a fazer as luzes. Para uma lâmpada. As peças são:
- 8 leds vermelhos de alto brilho 5mm. Foi a solução ideal, com menos leds, ficou meio fraco, pois o brilho dos leds é direcional. Com leds com a cabeça raspada, acho q se perde força do brilho.
- 1 led vermelho de alto brilho 10mm.
- 1 starter dessas luminárias brancas de banheiro/cozinha. Foi o que eu achei no tamanho que precisava.
- 4 resistores 390ohms por 1/2 watt.
- 1 faca de serra.
- 1 lâmpada 2 pólos velha, a qual será a doadora da base. Pode ser até lâmpada queimada.
- solda.
- ferro de solda.
- meio metro de fita isolante termo-retrátil (formato de tubo).
- 1 tachinha daquelas de pregar papel em quadro de aviso.
Na imagem 1 tem a foto do starter para quem nunca ouviu falar na peça

Nas fotos 2 e 3 tem a foto do starter cortado com uma faca de serra. Tentei com estilete, mas é muito ruim, pois o plástico é resistente e mole ao mesmo tempo. Riscos de acidente se utilizar um estilete. Antes, deve-se retirar a base do starter (não coloquei as fotos). Mas é muito fácil. Basta com um alicate de bico, puxar um dos terminais, que o circuito sairá facilmente da tampinha. PS: O starter deve ser de plástico, pois existem alguns de metal.

Notem que as fotos já estão com os furinhos dos leds. Para fazer esses furinhos, eu utilizei uma daquelas tachinhas para se colocar papéis em quadro de avisos. Essas tachinhas tem o tamanho ideal e pressionando vc faz o furo e não precisa de mais nada.
Eu liguei 4 leds em série, totalizando 8 leds de 5mm e 1 de 10mm. A foto a seguir, tem a dimensão dos leds dentro da carcaça do starter, onde eles são unidos cruzando o terminal (-) de um com o terminal (+) de outro e depois soldado para garantir a boa condutividade.

A próxima imagem tem a foto com os terminais já unidos, soldados, com a aplicação do isolante termo-retrátil e os resistores no terminal positido de cada sequencia de 4 leds.

Para cada sequencia de leds de 5mm, utilizar 1 resistor de 390ohms. Já para o led maior de 10mm, utilizar 2 resistores de 390ohms em série, o que dará 780ohms e para esse led, o mínimo são 747ohms.
Agora vem a parte chata. Separar as carcaças doadoras das lâmpadas. Em alguns casos, basta esquentar com ferro de solda a lateral da carcaça onde tem um pontinho de solda q a lâmpada se descola. Em outros, deve-se quebrar a lâmpada e arrancar o circuito, deixando apenas a carcaça.
Sugiro cobrir a lampada em jornal e dar umas pancadas com martelo sobre o bulbo, cuidando para não amassar a base. Retire os restos de vidro com uma chave de fenda pequena e muito cuidado para não se cortar.
Assim que tiver limpo, jogue o vidro e o jornal fora, antes que ocorra alguma caca.
Com o ferro de solda, passe na base da carcaça para que se retire o estanho original da lâmpada velha. Pois por esses lugares é que serão passados os terminais dos leds para ligar a lâmpada. Sugiro segurar a carcaça com um alicate de bico, pois o bicho esquenta muito.
Na carcaça do starter com os leds montados e soldados sobrarão 7 terminais. Sendo 2 positivos dos 8 leds pequenos 1 do led positivo grande e 3 terminais negativos dos leds pequenos (2) e grande (1).
Agora se deve converter esses 7 terminais em apenas 3 terminais. Unir os 3 terminais negativos entre si. Unir os 2 positivos dos leds pequenos entre si e deixar o terminal do led grande isolado.
Outra coisa q dá trabalho é isolar o que se puder desses terminais para que não se encostem em si.
Ah, esses terminais que eu mencionei são terminais após a colocação dos resistores.
Agora é que eu vou ficar devendo. Terá de ser ver em qual pólo da carcaça da lâmpada alimenta o freio e qual terminal a luz de estacionamento. Sugiro ir até a lanterna e fazer a medição do circuito para ter certeza, pois se tiver que desmontar é um parto.
Eu não coloquei no meu projeto. Mas creio que depois do starter montado com todos os leds, resistores e terminais possa ser preenchido com cola quente, imagino que deixará o corpo do mesmo mais firme e melhor isolado.
Passe os terminais positivos em suas respectivas passagens pela carcaça da lampada e os negativos afaste-os para a lateral mais próxima, pois serão soldados na carcaça pelo lado de fora.
Vejam as fotos abaixo:

Vejam como ficou o resultado
Lanterna com a luz de posição ligada

Lanterna com freio vista de ângulos diferentes

Ah, para a colocação das novas lâmpadas, tb é um pouco chato, pois normalmente pegamos no bulbo da lâmpada para instalar e agora teremos de pegar no bulbo do starter que é mole e se girar com força, irá torcer o circuito interno. Ou seja tem que tentar segurar pela base (carcaça), senão vai botar tudo a perder.
Espero ter podido contribuir com o fórum.
Quem fizer e tiver dúvidas é só postar e quem tiver sugestões para melhoria do projeto basta postar aqui.
PS: Custo de cada led pequeno 1,80. Led grande 0,90. Resistor 1/2 watt 0,25. Starter 1,00. Termo-retrátil 2,00 o metro.
abs
Andre